terça-feira, 27 de julho de 2010

2º cruzeiro - Capitais do norte

Pois então... segundo cruzeiro...

Eu acho que no outro post já contei que fui da recepção pra excursão não é? Então, foi no começo desse segundo cruzeiro que aconteceu isso. Também fui transferido de cabine de passageiro pra cabine de oficial, acho que já contei também. Bom, enfim, melhor no navio não podia ser. Na excursão trabalha mais, mas eu acho que é melhor recompensado, na recepção é muito stress e problemas, na excursão os passageiros são só alegria, bem melhor. Na excursão ao fim do cruzeiro o passageiro lembra de você de tal viagem e te cumprimenta dando adeus, é legal.

Posso andar pelo navio normalmente, ir na disco ver movimento, etc. Mas muitos dias acorda 7h da manhã e termina 23h com umas 2 horas de almoço. Eu acho que sobrevivo. Tem alguns dias mais tranquilos, como o que fui pra Berlin e passeei por conta própria, e quando voltei fui pra cabine descansar, e em copenhagen que só trabalhei das 9h as 12h e o resto do dia foi excursão pra copenhagen e depois só descansar.

Neste cruzeiro chegamos primeiro em Rostock, e fui pra Berlin e pude passear sozinho lá, depois fomos pra Estocolmo e Helsinki onde fiz outras excursões e inclusive conheci uns brasileiros de Curitiba que estavam na mesma excursão. É bom conversar com brasileiros.

A cidade mais impressionante foi São Petersburgo, na Rússia, é uma Paris praticamente, tem muitas atrações e lugares MUITO bonitos. Lá ganhei almoço chique na faixa incluindo um poquinho de vodka, que sempre tomam lá pra fazer a digestão. Desce quente, mas nem faz efeito, é da boa. Mas eu só bebo culturalmente hein, não bebo! Hehehe. Da loja de souvenir sai contente, ganhei uns 15 euros em presente da loja, incluindo um chaveiro com cristal que custava uns 10 euros que vou postar uma foto.

Depois veio Copenhagen, que eu já conhecia, e fui numa vila que não conhecia pra tomar um café caro de graça com os velhinhos passageiros.

Eu sou scott, eu só escolto, participo da excursão pra ver se tah tudo correndo bem, mas não sou guia, bom hein!

Agora saimos de Amsterdam e estamos indo para Dover na Inglaterra, e eu vou pra Londres amanhã! Fazer London on your own, ou seja, vou poder andar pela cidade o quanto quiser sozinho de boa. Muito bom!!!

E dia 25 agora foi aniversário da minha mãe, e eu estava na Dinamarca, comprei um chip de celular pré pago por 5 euros, e coloquei 15 euros de crédito, com isso vou poder ligar do meu celular dos países do norte e posso falar até 127 minutos com fixo no Brasil, bom né?!? Ela passou no Sesc de SC e vai trabalhar lá, parabéns pra ela. Liguei também pro meu pai e falei com a Luana, bom poder usar o celular! E na Caixa, começou a valer meu concurso agora dia 23.

Agora vamos fazer o meu terceiro cruzeiro, denovo para os Fiords no oeste da Noruega, mas agora vou em lugares das excursões, mais bonitos. Continuo na mesma cabine de oficial, só que agora entrou uma outra pessoa aqui que não conheço ainda.

Bom, é isso, na verdade não estou muito inspirado pra escrever, mas já que comecei agora termino.

Ah, e uma música que não sai da minha cabeça é: Lucky - Jason Mraz.

Berlin - Alemanha


Dommm Dommmm


Norte!


Estocolmo - Suécia


Helsinki - Finlândia


Petrovotisk, alguma coisa assim, São Petersburgo, Rússia


Catedral de Saint Isack em São Petersburgo


São Petersburgo - Rússia


É, feito de chocolate, qndo eu tiver camera boa vai ser bom


Ganhei isso, na faixa! Custava uns 25 reais, só na Rússia.


Café da tarde em Copenhagen - Dinamarca

domingo, 18 de julho de 2010

1º cruzeiro - Noruega

Olá pessoal.







Antes já estava bom, agora está melhor ainda pra mim! No primeiro cruzeiro, eu estava trabalhando na recepção, foi um cruzeiro de 11 dias. Aí pra mim tava ótimo, mas uns lá brigaram e se demitiram, aí tiveram que remanejar o povo e eu fui pra trabalhar na excursão. E era isso o que eu queria!






Na recepção não era ruim, mas o problema é que era um clima mais estressante, de problemas. Já na excursão o clima é de carnaval. Haha. No escritório fica direto só tocando música brasileira, hoje escutei desde “vai descendo na boquinha da garrafa”, até o hino nacional, passando por Titãs e Armandinho. Hoje foi meu segundo dia na excursão, e estes parece que foram os dias que mais se trabalha na excursão, então tá tudo ótimo. O que fazemos é basicamente isso: vendemos as excursões (e ganhamos comissão se atingirmos a meta), mas todos os passageiros vem que nem formiga nas excursões, só basicamente recebemos os formulários de reserva e imprimimos os tickets, depois colocamos num envelope e enviamos para a cabine, depois arquivamos os formulários, e acompanhamos a excursão, porque não somos guias, nós só vamos junto, os guias são locais. No balcão as vezes também explicamos sobre os lugares e tiramos dúvidas, e é bom pra praticar o inglês, espanhol e francês, no escritório a maioria é estrangeiro, sou eu mais 4 meninas, e o chefe, mas todo mundo fala português praticamente.


Quanto a cabine, antes estava numa cabine de passageiro das mais caras, agora estou numa cabine de oficial, muito boa também com uma janela enorme, mas não sei qual será cruzeiro que vem. A comida também to gostando, vo postar umas fotos do restaurante dos oficiais pra verem como é.






Aí agora to descobrindo as coisas de staff NE, que posso pegar e sair, desde que com terno, em todas as áreas do navio, inclusive na discoteca, hoje lá tem um tal de DJ Tiesto. Tem uns 40 passageiros brasileiros nesse cruzeiro, de vez em quando vejo eles por aí.


No momento estou passando pelo litoral da Dinamarca e amanhã estarei na Alemanha. Dá pra ver que está tudo muito bem obrigado né?






Mas de qualquer maneira estou esperando a chamada da caixa. Vamos ver. Ah, e vou dizer, Noruega apesar de ser um país caro, tem um dos lugares mais bonitos que já fui, a cidade de Flam. MUITO bom. Nesse cruzeiro vou até pra Rússia.






A internet aqui eu comprei por 40 euros 24 horas, isso quer dizer uns 4 reais a hora. Não é tão ruim.






Bom é isso aí, agora vejam as fotos aqui e no Orkut!


Primeiro quarto (de passageiro)

Dover

Carros elétricos em Oslo

Stavanger

Stavanger Noruega

Lugar mais bonito de todos... Flaam - Noruega

Fiords

Sol da meia-noite

Carne de baleia em Bergen

Comendo Kaviar com coca e pringles, vida mansa...

Comprei perfumes, 30 euros cada.

Uniforme da excursão

Tratamento no restaurante

Vida mansa... hein? =P

domingo, 11 de julho de 2010

Aqui dentro...

Aqui dentro.. eh... jah estou aqui dentro... e sem laptop por isso nao entro muito na internet, pois esse computador do navio aqui eh uma porcaria... eh muito lerda a internet, nunca funciona e o teclado nao tem acento! Hehe. 

Entao, vou escrever soh um pouco pois estou pagando um pouco caro a internet aqui, mas quando receber pela primeira vez vou comprar um netbook pra poder me comunicar melhor. Jah que telefone tambem eh complicado, caro demais. 

Eu iria escrever aqui neste blog sobre vida de tripulante, posso tentar mas eh que minha vida aqui ateh agora tem sido um pouco mais facil que vida de crew. Estou traabalhando como Hosts na recepcao, ou seja recepcionando, quem me conhece diria: ele nunca poderia trabalhar com isso. Mas enfim, nao fale isso pra minha chefe, tenho tentado ser o mais simpatico possivel, e como sao passageiros vlehinhos na maioria eh facil. Eh praticamente um trabalho de escritorio, o "cerebro" do hotel do navio, mas tranquilo. Soh tem mais um homem na recepcao e o resto eh mulher, legal ateh. 

Por enquanto nao tenho do que reclamar, poooor enquanto ainda estou numa cabine de passageiro, no decimo andar, uma das mais caras. Eu como staff como no melhor restaurante que tem no navio, que serve o comandante, entao eh comida melhor, sobremesas MUITO boas (ontem comi uma torta alema, daquelas de bolacha, que eu pagaria 10 reais o pedaco ai no Brasil), e toma agua a vontade em tacas e talheres de primeira. Todo mundo reclama da comida mas eu estou achando muito boa. Na verdade todo mundo reclama de tudo, eu ateh agora de nada. A coca custa 70 centavos de euro. O problema aqui eh que pagamos tudo em euro e ganhamos em dolar americano. Como staff eu tambem posso andar pelas areas de passageiros numa boa, desde que eu esteja de uniforme, por exemplo fui comer em restaurante de passageiro esses dias, uma pizza inteira, muito boa. 

Sobre as viagens, como eu trabalho 9 horas por dia (ficar esse tempo em peh que eh o problema), eu tenho tempo geralmente de sair. Visitei Dover na Inglaterra, Oslo e outra cidade lah na Noruega, e uma outra cidade da Noruega LINDA, eu jah visitei muitos lugares mas com certeza este lugar eh um dos mais bonitos, aluguei uma bicicleta e andei por uma rodovia na "ciclovia" e foi muito bom. Uma cidadezinha no meio de montanhas muito altas que a maior parte do ano sao cobertas por neve, e a agua eh limpissima, muito bonita. O nome dessa cidade eh Flaam, procurem no google e vao ver imagens. Agora nao posso postar fotos, mas filmei e tirei foto com o celular. No primeiro salario vou comprar um netbook e uma camera digital ai poderei postar as fotos. 

Bom, no mais tudo bem, soh fiquei um pouco dolorido por causa da academia, mas eh normal. A minha chefe eh italiana e tem soh 23 anos. Que coisa. Por euquanto tah tudo muito bem obrigado, vamos ver se continua assim, porque como todo mundo reclama acho que nao deve ficar assim todo o contrato! 

Ah, aqui nessa regiao nao anoitece, dah agonia, mas tudo bem. Eh um lugar que eu sempre quis visitar, e agora estou fazendo isso de graca. Ah! E eu trabalho de terno, se alguem tivesse me avisado antes eu poderia ter levado meu terno e nao precisaria ter comprado um novo, uma calca, blazer e duas camisas (italiano tudo) me custaram 53 euros.

Ateh o proximo post! Quem sabe mes que vem!

domingo, 4 de julho de 2010

Departure

And so it is...

Resolvi postar logo antes de ir. Só para dar uma alôzinho! Como vo sair de Curitiba, e estou em Florianópolis, vou sair 2 da manhã daqui de carro com a família para o aeroporto Afonso Pena. Meu vôo pela TAM parte para o Rio de Janeiro às 07:05 desse domingo. Estou levando só uma mala, que espero que consiga levar na mão!

Hoje falei com a Renata, que conheci na internet, ela está trabalhando como Hostess no balcão da recepção do MSC Opera, e ela disse que já viu meu nome no sistema, que vou trabalhar ali no balcão da recepção mesmo, com ela! É, isso aí!

Hoje sai de casa de carro e liguei o rádio e ouvi: a rádio n° 1 em música italiana! Aí fui no mercado e a música que tocava era italiana. Quando sai do mercado, tocava "Aviso aos navegantes" de Lulu Santos. Parece um aviso mesmo! Haha.

Comprei remédios, vários analgésicos que é relaxante muscular, vários para dor de cabeça, pouco pra gripe, pouco guaraná pra acordar, cataflan e várias pílulas de energia, ou um nerd diria: stamina. Porque eu sei que no começo vai ser complicado, pois estou sedentário, faz tempo que não exercito bastante as pernas, vai doer!

Bom, mas é isso, chego segunda feira de manhã em Amsterdam e provavelmente a tarde eu embarco no MSC Opera! Deus me abençoe! Hehehe.

E outra, hoje fiquei pensando que é possível que eu não cumpra todo meu contrato, e que volte antes por ter sido convocado para trabalhar como concursado público na Caixa Econômica. Isso pelo que li no site www.bancarios.com.br:

"Contratações - Os bancários cobraram da Caixa informações sobre o processo de contratação de 5 mil novos bancários, compromisso assumido pelo banco na Campanha Nacional 2009. Os trabalhadores manifestaram preocupação quanto à possibilidade do banco não cumprir o prazo para as contratações, previsto para 31 de dezembro deste ano, por conta dos 2,6 mil empregados que deixaram a empresa no Programa de Apoio a Aposentadoria (PAA).
O banco informou que hoje emprega cerca de 81 mil empregados e já tem dotação distribuída para 84,7 mil, que estão em processo de contratação. Além disso, a empresa informou que os concursos públicos feitos no Brasil inteiro já estão homologados, não havendo impedimento para as contratações. O acordo prevê que a Caixa termine o ano com 87 mil bancários."

Então quem sabe, como fiquei em 90° e vão chamar muito mais que isso, quem sabe me chamem este ano ainda! Espero que chamem apenas em depois do dia 10 de dezembro! Mas veremos! Tenho que ficar atento às convocações.

Hoje minha despedida de Florianópolis foi com minha mãe em Santo Antônio de Lisboa, num pôr-do-sol MUITO bonito! Para me despedir da ilha foi perfeito!

Então é isso, vamos aproveitar agora porque depois de concursado difícil fazer uma dessas! =D

quinta-feira, 1 de julho de 2010

Preparativos finais!

Bom, como passa rápido o tempo!

Hoje são as dicas do que levar, e os preparativos finais e expectativas.

Bom, meu embarque será domingo de manhã... 07:05 de Curitiba. Aí encontro todo pessoal que vai pro navio no Rio de Janeiro no Galeão e vamos no mesmo vôo pra Paris, chegaremos 08:00 da segunda-feira dia 05 de julho em Paris no aeroporto Charles-de-Gaulle e aí cada um vai para seu respectivo destino, eu e mais alguns iremos para Amsterdam enquanto outros pra Gênova. Na CECETH, no início, foi combinado de eles me colocarem, se possível, num navio junto com a Bruna, minha amiga, e assim vai ser! Vamos juntos pra Amsterdam.

Então, agora falando sobre as malas, tamanha dúvida de tantas pessoas. Pra mim não tem segredo, arruma a troxa e ai embora, mas vou detalhar. Recomenda-se que o tripulane leve consigo para o navio, uma mala, contendo o básico. Sua função no navio será trabalhar e dormir, há lavanderia gratuita em todo navio para que você possa ter suas roupas limpas. E não haverão muitas festas de gala para você levar salto alto ou vestido de prada. Coisas úteis e simples são recomendadas, no meu caso, sendo homem:
- 7 camisetas (incluindo polo)
- 2 calças jeans
- 2 bermudas
- 1 sunga
- meias e cuecas suficientes
- uma blusa de lã fina (vai que a era glacial começa enquanto você está lá né)
- roupa de dormir
- um tênis
- um sapato
- palmilhas para o calcanhar
- objetos de higiene (depende de cada um)
- remédios (pra dor de cabeça, dor muscular, gripe, e o básico: cataflan)
- livrinhos de comunicação básica em outras línguas (vai que, né)
- celular com mp3, foto, wifi e etc (vou comprar laptop e máquina digital lá fora)
- 12 Gb de memória entre chips de celular e pen drive 
- 100 euros pro primeiro mês ficar garantido
- 2 cadeados para a mala
- Fotos
- Bíblia!

Bom, que me lembre é isso. Tá aí, o básico né. É que o resto compra lá fora que é mais barato.

Por falar em comprar, eu sei que artigos de tecnologia lá fora são mais baratos, são mais baratos nos USA e nos países orientais. Na Europa são mais caros mas ainda assim bem mais baratos que no Brasil. Portanto vou comprar lá na Inglaterra, vou tentar pelo menos. Vou passar aqui uns preços que observei para artigos eletrônicos na Inglaterra, através do site www.pcworld.co.uk :

- Máquina Digital Sony: 69 a 99 libras (100 a 150 dólares) R$175 a R$262
- Netbook HP Mini - 250 libras (380 dólares) R$665
-Laptop i7 - 4Gb RAM - 1Gb dedicada (BOM) - 699 a 999 libras (1000 a 1500 dólares) R$1750 a R$2620
- Laptop "norml" - 450 libras (690 dólares) R$1200
- Bluray player - 69 a 99 libras (100 a 150 dólares) R$175 a R$262
- X Box console - 150 libras  (230 dólares) R$400
- iPad - 429 libras (657 dólares) R$1150
- TV LED 32' - 449 libras (687 dólares) R$1200

Bom, é, o laptop eu sei que vou comprar, o resto vamos ver. Haha.

Antes de embarcar no avião é preciso verificar várias vezes se todos os documentos estão ok. Também antes de embarcar deixei uma procuração com meu pai caso haja alguma necessidade. Documentos no meu caso são:
Passaporte, carta de garantia, voucher da passagem aérea, contrato, folha de resumo dos exames médicos, todos os exames médicos, carteira internacional de vacinação contra febre amarela, certificado STCW.

Bom, não sei se sem laptop vou conseguir escrever muito aqui, mas vou tentar, fiquem de olho! Espero que dê tudo certo, se não der, volto pra esperar a convocação da Caixa. ;)

Perguntas e respostas:

1. A academia é gratuita e 24 horas no navio para qualquer tripulante?
Sim

2. Qual a voltagem do navio?
Bivolt.

3. Pode fumar no navio?
No crew bar.

4. Existe médico no navio se eu ficar doente?
Sim, apenas casos muito graves é preciso ir em médico em terra, o resto é tudo tratado no navio.

5. Posso guardar o dinheiro que ganho em um cofre do navio?
Pode guardar no quarto (menos seguro), ou no "departamento de pessoal", no "cofre do navio", e só poderá fazer retirada programando o saque.

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...