quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Último cruzeiro! Já!

Bom, vamos atualizar isso aqui! Última vez que postei eu estava onde? Espanha? Nossa, faz tempo! Então, hoje vou escrever sobre esses últimos dias, sobre meu planejamento e também algumas dicas úteis que eu lembrar para os futuros escravos, ahm, tripulantes.

Bom, eu digo pra todos que eu só estou de férias, resolvi viajar pelo mundo de graça aí fui pro navio fazer 11 cruzeiros, com todas excursões inclusas, e tudo pago, só precisando pra isso vender algumas excursões, e ainda ganhando pra isso. É, mais ou menos isso, hehe. Me gabando né... então, eu sou um caso a parte. Já falei aqui como é difícil pra todo mundo, e já posso dizer que mais da metade das pessoas que vieram comigo de Curitiba através do CECETH, já estão em casa, desistiram. É porque é muito melhor ficar em casa sem dinheiro, perto da família, do que estar longe e sofrendo que nem um escravo. Que dependendo da função, sofre mesmo, se você quer trabalhar de empregada, trabalhe no Brasil mesmo. Aliás, o bom é que você pode conhecer os lugares do mundo de graça, e ganha em dólar e junta dinheiro, mas estar longe da família e dos amigos, e trabalhar todos os dias sem folga, durante em média 12 horas por dia, não é pra qualquer um. Tem que pensar duas vezes antes de embarcar.

Mas enfim, meu caso não é esse graças a Deus. Para quem trabalha na excursão ou na animação ou de social host é tranquilo, só trabalha bastante também, mas é muito menos pressão e mais divertimento. Eu já me acostumei bem com a carga horária, dia de porto se trabalha mais, mas dia normal o máximo que se trabalha é 9 horas por dia, das 9h as 12h e depois das 16h as 22h. É bom pois depois que almoço posso fazer a ciesta, dormir umas 2 horas, e voltar descansado como se fosse um novo dia pra mais 6 horas. Esses são os dias at sea, os dias de excursão sai na excursão e trabalha mais um pouco na desk.

Eu já estou completando o primeiro cruzeiro que vai para o Mar Negro, já cheguei em Veneza e fui pra Istanbul, fiz muita coisa nesse tempo. Passei por: Tunis na Tunísia, Dubrovnik na Croácia, Veneza na Itália, Kotor em Montenegro, Atenas e Olympia na Grécia, Istambul na Turquia e Yalta e Odessa na Ucrânia.

Tunísia aquela mesma coisa de sempre, calor e camelos. 



Veneza não desci, dia de embarque e desembarque.

Kotor foi uma surpresa, cidade linda na costa montenegrina, vila medieval com bares e lojas super chiques e bonitos dentro, muito bem organizado e bonito, e as montanhas também são muito bonitas, e tudo muito barato e mulheres lindas, somente. Não vi nenhuma feia.

 




Atenas, aquela mesma coisa de sempre, calor, Parthenon, Pantheón, cheia de turistas.



 Yalta foi gostoso, na excursão a única coisa boa foi um quarto azul belíssimo num palácio, e o bom foi depois da excursão, tempo livre pra ir pra praia, tomei banho de sol do lado de uma boneca de porcelana russa e nadei nas águas transparentes do Mar Negro.




 Odessa só foi bom porque fiquei a excursão toda conversando com uma italiana de 24 anos, que está se formando em Eng. Civil e é boa gente. A surpresa foi ver na área principal uma igreja evangélica de jovens dentro de um prédio normal, no domingo, ouvindo a música e as palmas identifiquei na hora do que se tratava, mesmo sendo tudo em russo! Outra surpresa foi entrar no Teatro Real e ver um pouco de uma peça, muito bonito!


 Istambul eu já estava acordado 5 horas da manhã de ansiedade pra chegar, aí tomando café olhava pela janela, só as mesquitas no horizonte, muito bom. Pude ir na Mesquita Azul, e depois fui na Hagia Sophia e foi muito bom, ela estava fechada só para passageiros da MSC e só a parte de baixo. E eu fui na parte de cima, e eu sozinho fiquei um bom tempo admirando aqueles mosaicos lindos e famosos, SOZINHO. Maravilha. Depois me perdi no Grand Bazaar, peguei outro ônibus de excursão. Depois sozinho fui a Torre de Gálata e ao Topkapi Palace. É muito fácil andar por Istambul com aquele metrô de superfície.





Katakolon foi hoje, e foi gostoso. Vi uma das 7 maravilhas do mundo antigo, o templo de Zeus na antiga cidade de Olímpia, corri no Stadium, lá era onde eram realizadas as olimpíadas do mundo grego. Depois fui numa fazenda de agriculturismo, que tem mais de 1300 pés de Oliveiras, lá almocei, ofereceram vinho e eu recusei, né, e muito azeite de oliva na comida. O melhor azeite do mundo. Ser da excursão é bom, foi só falar pra dona que eu gostei do lugar (porque fizeram até dança típica, e tudo era típico grego), que a dona me deu 3 potes de azeite de oliva e uns docinhos deliciosos típicos gregos. E, aliás, esse azeite de oliva é o melhor do mundo inteiro, sem dúvidas.





Bom, atualizado. Agora tenho mais 3 cruzeiros como este, e eu me mando daqui, não vou querer ir pro Brasil não. No final deste cruzeiro vou falar com o Crew Purser pra acertar como fazer para meu desembarque. Como estarei rompendo o contrato, tenho que pagar a passagem de volta, então quero ver se preciso comprar para o meu dia de desembarque, ou se posso comprar para depois, em janeiro. E se posso descer em Istambul. Acredito que só poderei descer em Veneza e vou ter que pagar passagem para o dia do desembarque e depois eu mudo no aeroporto pra janeiro, mas, veremos isto. Provavelmente próximo post já terei estas informações.

O meu roteiro já podem ver nos meus mapas que estão ali do lado. Mas já posso escrever das minhas expectativas. Pra mim que vou gostar do povo turco, mas quando chegar na síria vou gostar muito mais deles, e vou gostar muito das mulheres sírias e libanesas (estilo paulistanas). Vou gostar muito da comida em todos os lugares. Vou achar caro as coisas em Israel. Vou gostar muito das praias de Antalya, pois diz que são AS melhores. Istambul, vai ser para me despedir, e para compras. A Jesus Trail, vai ser desgastante. Não sei se vou achar alguém que me batize no rio Jordão. Vou amar Jerusalém e querer ficar por lá. Vou amar estar em Belém, mas no natal vai estar muito cheio de gente lá. Petra vou achar sem graça e caro. Noite no deserto vai ser bem interessante. Dahab vou achar o paraíso, e quero mergulhar pois diz que é o melhor lugar do mundo pra mergulhar, no Mar Vermelho. Vou achar frio, e bonito, no Monte Sinai. E no Egito vou achar que todos os caras querem explorar os turistas, mentirosos que arrancam teu dinheiro, além de tarados pelas estrangeiras, além de que tudo vai ser sujo no Egito. Bom, é isso, as expectativas.

Depois volto pra casa ter uma vida normal, internet de 3Mb no mínimo e ilimitada com rede wireless em casa, tv por assinatura, tv boa e grande, comida da minha mãe (madalena, macarronada, arroz feijão e carne, etc), praia no fim de semana, igreja no fim de semana, poder ir pro campo às vezes; depois ir pra curitiba fazer cursinho pra concurso e trabalhar na caixa. Ahh que saudades de tudo isso.

A melhor maneira de comunicação aqui é com skype, na minha opinião, paga 33 reais com taxa, pelos 25 reais de crédito no skype, dá pra ligar do meio do oceano pra qualquer celular ou fixo no Brasil, o minuto fica mais ou menos R$0,46 pra celular. Isso foi uma dica.

Pronto, não sei mais o que falar de dica sobre navio, no inspiration, e ninguem pergunta nada, então tudo bem. Alora va bene.

Bom, falei sobre últimos dias, expectativas e planos, e uma dica rápida. Ok. Post feito, obrigado a quem leu, escrevo depois que a Dilma for eleita.

quinta-feira, 16 de setembro de 2010

Mais sobre vida a bordo, sobre último post, e últimos dias...


Olá! Buenas!


Fazia tempo que não postava, fiquei com saudades, é bom escrever, eu gosto!


Depois do trabalho, a noite, na minha cama, ler, ouvir uma música e escrever, e às vezes jogar alguma coisa ou ver uma série repetida!


Bom, eu na verdade não gostei muito do último post, eu não ajudei muito os interessados em trabalhar em navio e também fui muito crítico. Primeiro então as considerações sobre o post anterior, aquilo que escrevi sobre os europeus, ok, pode ser verdade na grande maioria, mas não é nada diferente dos brasileiros, a única diferença pra brasileiro é que é menos preconceituoso e é mais arrogante quando tem dinheiro, em geral. Mas é no mundo inteiro assim as coisas, as pessoas tem seus defeitos e qualidades, o importante é na essência, no geral, se busca o bem, a indiferença, ou o mal. Eu também não sou nenhum santo pra ficar falando por aí, eu também tenho fraquezas e sou de carne e osso. Falando nisso, é isso, assim como somos feitos de espírito e carne, existe as qualidades e defeitos (ou como desejar), e todos somos humanos sujeitos a ser assim, só um dia se formos só espírito que não temos essa desculpa. Haha. Mas é assim, todas as religiões tentam ensinar para desenvolver mais a parte espiritual, buscar a santidade, o equilíbrio e a bondade no amor, em geral, e é isso que eu gostaria de ver mais pessoas praticando, assim como também prefiro desenvolver mais o intangível, afinal, o essencial, é invisível para os olhos.


Agora começando denovo, hoje vou falar sobre meus últimos dias, e algumas informações sobre o navio. Estou hoje entre Málaga e Túnis, gosto de Túnis, eles gostam de brasileiros, nos vêem e falam: “Ronaldinho! Brasil!” (sinal de positivo), aí respondemos: “Yeah! Obrigado!” A medina é ótima para se comprar de tudo, por preços muito baixos, só pena que não quero carregar muito peso pela longa viagem ainda pela frente, senão comprava bastante coisa. Última vez que escrevi estava no norte da Europa, então já passei por La Coruña, região norte da Espanaha onde fica Santiago de Compostela, um local de peregrinação para os católicos, e também passei por Lisboa. Lisboa é uma cidade muito gostosa, e dessa vez vou levar várias lembranças marcantes da cidade. Fui a noite num jantar com show de fado e dança típica portuguesa (sim, tipo arebita arebita arebita dos Mamonas), com bacalhau e regada a vinha do porto. E depois daquela só tenho uma coisa a dizer: vai demorar muito pra eu tirar o trauma de vinho tinto. E no outro dia, ainda consegui fazer outra excursão, dos pastel de Belém, visitamos a Torre de Belém, o Monastério dos Jerônimos e a pastelaria de 1836 de Pastéis de Belém, melhor doce do mundo, pena que eu não estava tão bem pra apreciar tão bem os pastéis, mas mesmo assim muito bom. Em La Coruña e Málaga nada de muito especial.


Bom, eu já falei aos futuros tripulantes como é difícil se adaptar a essa vida de trabalhar 12 horas por dia todos os dias, sem folga, ainda mais se você pega um chefe indonesiano no restaurante que não vai com a cara de brasileiros, é isso pode acontecer. Essa semana dois da turma do PR já estão pegando o avião novamente. É o que eu falei, ou gosta de estar longe de tudo cada dia num lugar mas sempre com muito trabalho, ou volta pras mordomias dos direitos trabalhistas brasileiros, fim de semana remunerado, férias, previdência, coisas que aqui, nem em sonho.


Já falei o que trazer? Não né. Então, considere que você vai morar no navio, então tente trazer coisas que você levaria para um apartamento de 1 quarto mobiliado alugado. Aqui tem travesseiros, lençol e coberta, mas se você quiser trazer teu cheirinho, traga. Traga coisas úteis para se organizar numa cabine. Depois se quiser e puder, pode-se até comprar TV e frigobar de fora ou de pessoas que tem e estão deixando o navio. Roupas suas mesmo você praticamente não usa, só usa quando for sair pra cidade, mas mesmo assim dá pra repetir, eu nunca uso, já que não posso sair por conta praticamente, então só uso uniforme mesmo, a mala que eu trouxe é praticamente intocada. Se tiver roupas das que vai usar no uniforme traga todas que tiver, essas você usa.


E lavanderia, sabe como funciona? Leva a roupa lá, se for de uniforme, 3 peças por dia, e em 2 dias está lá limpinha. E roupa pessoal você mesmo lava, tem que colocar na máquina da lavanderia, apertar start e esperar uns 45 minutos. Parece fácil, nunca fiz.


Internet é bom usar quando ninguem mais está usando, assim ela é mais rápida, é assim pelo menos aqui no Ópera, se eu uso de manhã posso fazer upload de vídeos no Youtube, falando nisso vejam meu novo canal no Youtube! A noite não consigo nem abrir uma simples foto na internet. É dinheiro jogado no lixo.


Pra comprar perfumes, óculos de sol e relógios é um ótimo negócio para brasileiros, já falei? Já né, perfume 30 euros, Rayban por 80 euros e relógio Armani por 120 euros. Se você for trabalhar de Hosts, por favor traga teu terno completo, não faça que nem eu que não trouxe e tive que comprar aqui, uns 60 euros o uniforme completo.


Não tem muito o que dizer, ah, sempre tem inspeção de cabine, eles entram no teu quarto e verificam se está tudo em ordem, se não estiver: Warning. Mas e daí, nunca ninguem viu alguem sendo demitido por causa de warning, pelo menos aqui. As vezes tem Crew Party, com bebidas a vontade, aí eu não sei que nunca fui numa. Sempre todo mundo vai no crew bar pra conversar, beber alguma coisa, fumar ou entrar na internet, eu vou pra tomar coca e entrar na net. E a parte boa de ser Host é que posso andar pelo navio todo sem problema algum, como se fosse o dono. E dá pra ir na pizzaria comer, pagando, claro, preços de passageiros.


Ah, e depois que você está aqui a alguns cruzeiros, o tempo passa muito rápido. Você não conta as semanas ou meses para sair, conta o número de cruzeiros, eu por exemplo tenho só mais 4!


Bom, não tenho idéia mais do que podem ter de dúvidas, perguntem nos comentários, aí eu digo nos próximos posts.


Sobre o futuro, agora termino esse cruzeiro, nos próximos cruzeiros muita gente vai desembarcar, e no Dry Dock, daqui mais 4 cruzeiros todo mundo, menos os brasileiros e escravos orientais, que ficam. Eu, meu plano e desembarcar também, mas vi que pra isso preciso já ter uma passagem aérea comprada, vamos ver como faço isso.


Eu já estou desenhando o roteiro da minha viagem de mochilão, é o meu projeto, se tiverem alguma sugestão também postem comentários por favor! Vejam ali nos meus mapas do Google meu projeto, com as cidades que pretendo visitar! Quero por no meu canal vídeos de cada lugar!


Alora va bene, é tutti, finito, gratize, arrivedercci, ciao.

 La Coruña - Espanha

 Lisboa at night

 A marvada (Vinho do porto)

 Arebita arebita arebita

 Lisboa... Portugal... ahhh Lisboa...

 Pastel de nata, o melhor doce do mundo!

 Lisboa - Portugal

 Málaga - Espanha (reparem a plaza de toros e os navios) =)


sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Mapas Interativos, com fotos!!


Visualizar Mar Báltico em um mapa maior


Visualizar Cruzeiro na Noruega x3 em um mapa maior


Visualizar Cruzeiro do norte para o Mediterrâneo em um mapa maior


Visualizar Cruzeiro Mediterrâneo e Mar Negro em um mapa maior

Aprendi a montar mapas no Google Maps! Então agora estou postando os mapas dos cruzeiros que já fiz aqui no norte, o que estou começando agora indo pro Mediterrâneo, e o que farei no Mediterrâneo! Cliquem no mapa pra poderem ver as fotos das cidades que estão no mapa também! Se divirtam! =D

domingo, 5 de setembro de 2010

Adeus norte! E análise cultural-religiosa.


Olá leitores! Bravos leitores que se arriscam a ler meus posts intermináveis sem saber se ao final vão ficar satisfeitos ou não! Enfim, hoje o post pode ser interessante pra alguns e desinteressante para outros.
Vou começar falando da situação atual. Está frio, muito frio, e ficando mais frio, é hora de fugir para as montanhas! Aliás, fugir para o Mediterrâneo! Engraçado como a temperatura pode cair em 15 dias, ontem em Helsinki na Finlândia, fiz uma excursão de bicicleta pela cidade, aquele ar frio, congelante, minha mão nem mechia mais, estava congelada, meu rosto também! Mesmo usando a blusa térmica, o frio que se sente nas outras partes do corpo compensa. E hoje em São Petersburgo na Rússia não foi muito diferente, visitei pela última vez a cidade mais bonita das capitais do Báltico, indo novamente em Petrodvoretz, ou Peterhoff, o Palácio de Verão dos Imperadores Russos. Muito bonito com suas estátuas douradas que são fontes, e seus jardins, aliás nos jardins vários passarinhos bonitos e esquilos vermelhos vieram pra cima de mim querendo comida, muito legal! Muito bonito mesmo! Também hoje teve Catedral de St. Isaak, a 4ª maior do mundo. Além de várias outras coisas. E, coisa que marca dos almoços na Rússia não é a vodka, é aquela sopa cremosa  deliciosa, hummm.
Bem, já falei que é a última vez na Rússia, então, consequentemente estou a caminho do Mediterrâneo! Aeee! Isso me anima bastante! E anima todo mundo aqui, acredito eu, é chato repetir demais o mesmo itinerário. O que estou aguardando mais é no próximo cruzeiro quando vamos parar em Lisboa! Dia 13 e 14 de setembro, quero comer MUITO pastel de Belém e bacalhau, se possível. É a melhor coisa que tem. De todos os lugares que ainda vamos, os que mais me interessam mesmo são Istambul e Lisboa, além dessas passaremos por La Coruña e Málaga na Espanha, Túnis na Tunísia, Dubrovnic, Katakolon e Kotor na Croácia, Veneza na Itália, Atenas na Grécia e Odessa e Yalta na Ucrânia. Espero que o tempo passe rápido nesses próximos dois meses, que estou ansioso. E espero que eu ainda esteja trabalhando na excursão até eu largar, porque não sei se vocês sabem, mas nesse navio é muito fácil a gente mudar de posição de uma hora pra outra, eu fiquei uma semana na recepção e já fui pra excursão, e o Pedro que divide cabine comigo, entrou na excursão, ficou 2 meses na excursão e foi transferido para a recepção. E tem várias outras pessoas que estavam em outro navio e foram enviadas para este, ou que estavam neste e foram para outro. Isso também não é difícil de acontecer, espero que não aconteça comigo!
Segundo minhas previsões dia 30 de outubro eu desembarco em Istambul, já vou ter tido a experiência que queria fazendo turismo de graça num navio, e com o dinheiro que ganhei completo a viagem com um mochilão pro Oriente Médio, antes de me enfiar num emprego público. Para este mochilão pro oriente médio, me inspirei bastante num blog de um colega que fez este ano o mesmo mochilão que quero fazer. O endereço do blog é o seguinte: www.sagaorientemedio.blogspot.com O blog é repleto de informações, perfeito para quem vai fazer mochilão praqueles lados! Valeu Marcelo!


Ah, e agora com mais de 2 meses de contrato começa a me dar alguma saudade da liberdade, de casa, de ter dois dias livres por semana pelo menos, de poder ir onde quiser, por exemplo ir numa chácara andar a cavalo, ou ir ao shopping, coisas simples que não percebemos como são importantes. Igreja também faz falta. O ruim da excursão, onde trabalho, é que não há liberdade, não há tempo para mim mesmo, sempre que saio é com a excursão, nunca posso fazer o que bem quero.
(Se você não se interessa pela minha análise cultural-religiosa das pessoas e lugares que visito, pare por aqui. Tchau. =))
Quem já acompanhava o blog desde o mochilão, sabe que eu sou muito ligados no aspecto religioso-cultural das pessoas e dos lugares onde visito. Eu queria hoje escrever um pouco sobre isso mas já vi que isso iria extrapolar um pouco os limites de tamanho de post considerado legível. Então vou fazer um breve comentário. Eu já tinha observado isso no mochilão de 2008, mas agora vejo com mais clareza. Infelizmente. Aqui na Europa, o que reina é a religiosidade vã, hipocrisia e iniquidade. Grande parte das pessoas nem é religiosa, o que eu acho até melhor! Antes frio, do que morno, morno se vomita. Grande parte das pessoas aqui é religiosa, como GRANDE parte dos italianos por exemplo. No sul da Europa impera o catolicismo, com as bases no Vaticano, nos países nórdicos impera o protestantismo com a igreja Luterana, e no leste, como Rússia, Romênia, Polônia impera o Catolicismo Ortodoxo.
É claro que não quero julgar ninguém, só observo a situação do mundo, pra depois poder falar pros outros qual é a situação do mundo, mas acho que muitas pessoas concordam comigo que é o tempo de Deus julgar o seu povo. Vou tentar descrever um pouco do que observei, os nórdicos tem fé, acreditam na Bíblia, só que acreditam que a igreja tem que se modernizar e a Bíblia de Paulo está desatualizada, então questões como aborto, divórcio, sexo antes do casamento, são coisas que não podiam antes, agora é outra coisa. Tanto que a Suécia por exemplo é o país do mundo com o maior número percentual de divórcios em sua população, é muito normal. Os ortodoxos seguem a tradição, desses não sei muito, mas o que dizem é que é mais tradição, grande da população só diz que é, mas não praticante, assim como muitos “católicos não praticantes” do Brasil. Os católicos do sul, bom, esses conheço de perto. Estou num navio italiano. Existem muitos que são não praticantes, mas muitos que são MUITO praticantes. Mas praticantes assim: rezam o terço, oram e fazem todas as orações e rezas sempre, respeitam as tradições, quando estão na Itália vão a missa, mas fora da igreja usam as roupas mais ousadas, mostrando tudo que podem, falam mal dos outros pelas costas, fazem intriga, MUITO preconceito, maldição, bebem e vão a baladas, fumam demais, sexo só depois do casamento como a Bíblia diz é piada, vivem a vida como o mundo, não são o sal da terra, não trazem esperança, só descrença. Sabem que a Bíblia foi alterada quando foi incorporada por Roma, selecionados apenas os evangelhos que interessavam, e alguns até dizem que o Vaticano é a maior máfia que existe no mundo. Ok, pode até ser a prostituta do Apocalipse, mas se pensa assim melhor se converter ao Islamismo e resolver praticar. Mas o difícil é praticar, esses me dizem: Eu tenho minha fé (e religiosidade) e estou contente com ela. Para estes eu digo: o próprio Satanás tem mais fé que qualquer um aqui na terra, e daí, isso não faz dele um santo. O importante é praticar o que se aprende na palavra. Sem isso, a fé é vã.
Claro que não é 100% das pessoas que são assim, alguns raros, deve ter algum, que deve praticar o que lê na palavra, entre os poucos que ainda lêem. Você se identificou com o povo europeu? Então te cuida fio! Eu vejo que a iniquidade impera hoje no mundo, e quando a iniquidade impera entre o povo de Deus, é tempo de Deus julgar o seu povo. E quero conhecer a cidade santa antes desse dia! Ou pelo menos durante esse dia! Haha.
Eu não me identifico muito com esse povo cristão, me identifico mais com os Islâmicos, porque ao menos grande parte deles pratica o que lêem e aprendem, não reina a hipocrisia, são mais coerentes. Eles não creem que a salvação se consegue apenas crendo em Jesus, que irão pagar por cada pecado, antes de ir ao paraíso, acho que por isso seguem a palavra, e fojem do que desagrada a Deus. Apesar da diferença de eu crer na salvação em Jesus, acredito que me darei melhor com os turcos e árabes.
Bom, fim, ainda escreverei mais sobre o tema! Ah, mas as igrejas dessas religiões aqui são as grandes atrações turísticas, grandiosas e cheias de ouro e imagens, e, ao mesmo tempo, vazias.
Leão de Lubeck, Alemanha


Lubeck, Alemanha


Helsinki by bike, Finlândia

Jardins de Peterhof, São Petersburgo

Petrodovretz, Sâo Petersburgo, Rússia

Jardins de Petrodovretz, Sâo Petersburgo, Rússia

Pássaros! ó!

Esquilo vermelho da Rússia! ó! Mão branca! ó!

Igreja Ortodoxa





Catedral de St. Isaak, São Petersburgo, Rússia

Adeus Rússia! Catedral do Sangue Derramado, em São Petersburgo, Rússia.

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...