sexta-feira, 26 de novembro de 2010

Antalya - Dias 22, 23 e 24

Antalya... bom, essa cidade é bonita, mas é melhor visitá-la no verão.

Depois de meu pai conhecer Pamukkale fomos direto para o próximo destino, Antalya, no litoral sul da Turquia. É uma cidade histórica, cheia de histórias, e com praias lindas e muito comércio, além de ser um pólo industrial e comercial muito grande que ajuda tanto a economia da Turquia que anda tão bem. Aliás, também no turismo é gigante, o aeroporto de Antalya em um dos últimos anos teve mais movimento do que o de Istanbul! Muitas pessoas do mundo todo vem passar o verão aqui.

Mas pra mim, eu não estava muito bem, dor de cabeça, e estava frio, nublado, fomos à praia de pedrinhas e ficamos lá por mais de hora, na água era impossível entrar. Até que teve um solzinho por alguns minutos, mas em geral não estava muito bom o tempo. O hostel que pegamo era uma pensão, muito bom por sinal. Fui direto na pensão com melhor avaliação no site www.hostels.com, ele se chama Sabah Pension, o preço de um quarto duplo era 50TL, mas com a conversa fechamos por 40TL, ou seja 10 euros cada um. Preferimos assim já que estamos em dois, deixar as coisas espalhadas no quarto, mais sussegado! O hotel tinha wifi no quarto, café da manhã buffet incluso, muito bom isso, e o ambiente do hotel é muito agradável, disponibiliza uma piscina também, mas como ninguem quer se matar, ninguem chega  perto dela no inverno. O quarto parecia um quarto de chalé, e o banheiro era bom! A janta tinha que pagar como se fosse restaurante, e é, mas eu gostei muito, pois paguei o preço de um Sish Kebab e veio primeiro o pão, depois sopa, salada, prato principal e ainda depois a sobremesa com sorvete e pudim turco! Ahh, foi muito bom!

A cidade, cara, pois é muito turística, em termos europeus era barata, mas em termos turcos era cara. Mas encontrei um restaurante EXCELENTE, que se você for pra lá eu recomento, o Sini Kebab Plaza, é como se fosse uma das nossas churrascarias, só que de kebab. Mas não é rodízio de kebab né, você pede o prato, normal, só que a qualidade é muito alta e os preços são muito baixos. Comi uma pizza muito boa com a massa fininha por 2,5TL, depois um Adana Kebab por 9TL. Saindo da praça na frente da torre do relógio, na entrada da cidade velha, pelo calçadão, a primeira à esquerda! Hehehe. Recomendo!

De resto, é resto, ficamos andando pela cidade, entrando nas mesquitas, olhando a paisagem, que quando não está completamente nublado deve ser muito bonita, principalmente aquelas montanhas no horizonte! É uma cidade muito rica e moderna, tem muita cultura histórica mas ela acaba se perdendo no meio de tanto comércio que tem por ali!

Depois de Antalya pegamos um ônibus noturno para economizar no hotel e fomos para a tão esperada Capadócia! Eu logo posto sobre Capadócia! Terra dos Flintstones!

 Portão de Adriano
 Paisagem da costa
 Até deu pra tomar um solzinho
 Sabah pension, ótima!
 Pôr do sol em Antalya
 Sini Kebab Plaza, o melhor!

quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pamukkale, o paraíso na Terra! Dias 16,17,18 e 19

Olha, eu sei que vários lugares nesta viagem vão me surpreender, mas com certeza um deles foi Pamukkale.

Peguei um ônibus da empresa Pamukkale em Selçuk, e em 3 horas já estava em Pamukkale, nem precisei ir para Denizli antes. E é sempre assim, pelo menos na Turquia, se você desce de um ônibus em uma cidade com bagagem, ou mochila nas costas, com certeza chegará alguem te oferecendo hotel. E não foi diferente em Pamukkale, veio um, e acabei indo ao hotel dele, que ficava ao lado. A área de Pamukkale é realmente pequena, com alguns hotéis e alguns restaurantes e só, mais nada. Então, o hotel se chama "Kale Guesthouse", não tenho muito o que reclamar, o preço era 10TL pra dormitório, mas fiquei em quarto simples por 20TL, com café da manhã. Mas não gostei do café da manhã que era muito limitado, e o quarto não tinha calefação, se não fosse o cobertor teria passado frio, e sem TV. Mas a internet era ótima! E tinha vista para as travertinas, a montanha branca.
Logo após não resisti e fui visitar Pamukkale, as travertinas, a cidade assentada sobre o mármore, sobre o castelo de algodão, Hierápolis.
Estava cheio de turistas, estudantes e trabalhadores turcos, visitando o próprio país por conta do feriado chamado Hajj, que os islâmicos fazem a peregrinação para Meca, é a semana inteira de feriado. Na subida, um "piá", leia-se garoto, guri ou menino, um piá turco de 18 anos que não falava nada de inglês veio falando turco comigo, ele estava com a irmã de 15 anos e um irmão de uns 10 anos. E ficou subindo comigo todo o tempo, com os irmãos, a irmã de 15 anos até falava um pouco de inglês, mas era tímida e levava um tempo pra começar a falar comigo, já o piá não parava de falar turco e eu só: aham. Mas conseguimos nos comunicar, fomos "conversando" até chegar lá emcima, até lá tiramos fotos com a minha e a câmera deles também. Na subida eu me impressionava com a beleza do lugar, lindo lindo lindo, um dos lugares mais bonitos que já conheci, me sentia pisando nas nuvens. Para subir à cidade de Hierápolis, ao sítio arqueológico, é necessário tirar os sapatos e subir descalço pelas travertinas, pisando naquele mármore branco com a água quente descendo, além das pequenas piscinas azuis no caminho. A cada piscina nós parávamos pra entrar e molhar o pé! Esse dia foi muito especial, realmente. 

Esse lugar, chamado Pamukkale, é um lugar especial no mundo, onde há mais de 40 fontes de águas termais e medicinais, com várias propriedades pra tratamentos de várias doenças. Como essa água quente brota do chão, ela traz consigo carbonato de cálcio, e esse carbonato de cálcio quando chega à superfície, se solidifica, e vira MÁRMORE TRAVERTINO. Então, vejam nas fotos, todo esse branco maravilhoso é puro mármore, na natureza, lindo de ver! Pamukkale significa "Castelo de Algodão".

Os antigos encontraram este lugar e fundaram uma cidade que foi muito grande e importante, a cidade de Hierápolis, sério, eu se fosse ter que trocar de vida por uma vida no passado, queria viver em Hierápolis! Eles tinham um resort aos seus pés! Depois visitei o sítio arqueológico, enorme, não consegui visitar tudo num dia, visitei o museu e o local onde um dos apóstolos de Cristo foi martirizado, Apóstolo Filipe morreu ali em Hierápolis. Neste dia, para fechar o dia assisti um dos pores do sol mais lindos que já vi! E vou  colocar fotos aqui pra compartilhar isto com vocês! Além deste vídeo:


Durante a noite, vi na internet o site do hotel ao lado e resolvi que no outro dia de manhã trocaria de hotel, e assim eu fiz. Fui para o Artemis Yoruk Otel, por apenas 5 liras a mais, agora pagando 25 liras turcas, eu tinha uma piscina externa enorme, e uma piscina interna aquecida e duas saunas, com águas das fontes naturais, das travertinas, ou seja, com propriedades medicinais! Ah, pagar 12 euros pra ter isso tudo, tá de brincadeira né? Isso com um quarto duplo suíte, café da manhã MUITO bom com buffet livre, e só a internet que não era muito boa, mas pegava no quarto! E foi bom este hotel também pra conhecer as pessoas, conheci um pessoal estudante, que faz Erasmus em Istanbul, uma espanhola que conheci na piscina, a Rebeca, ahhh eu acabei sem pegar contato dela depois da piscina e não consegui mais achar a criatura, eita! Falei também com franceses, e italianos, e falando italiano! É bom isso!!

Neste dia descobri que meu pai tinha finalmente se decidido e se resolvido, conseguiu ajeitar as coisas no Brasil, e na mesma hora comprou uma passagem de avião pela Turkish Airlines para Istanbul no outro dia! Então resolvi ficar mais dias naquele resort esperando ele chegar. Ele é aposentado, e sempre quis fazer essa viagem também, então por isso ele resolveu vir também, porque sozinho seria mais difícil!

Segundo dia fiquei só andando por lá e na piscina, mas no outro dia fui para Laodicéia! Lugar muito importante! Pelo menos para os cristãos! Os turcos nem dão muita importância, no hotel me falaram que nem valia a pena ir, eram apenas ruínas. Mas Laodicéia é a sétima igreja do Apocalipse, é a igreja morna, que representa a grande maioria dos cristãos hoje em dia, que têm um pé na igreja e outro pé no mundo, que misturam as coisas e não são coerentes por isso não dão o exemplo. Jesus fala que antes fosse frio, pois morno ele vomita. Morno mente para si mesmo. Eu, Lucas, aconselho a pessoa que está lendo, se ela for cristã, pra ela pensar se não é morna, se ela concorda com alguma coisa da Bíblia e outras não, e assim julga Deus, e é metade cristão, metade do mundo, ou seja, ahn? Cadê a coerência, seja uma coisa ou outra! Enfim, Laodicéia foi uma cidade bastante rica, pois estava no meio de uma rota de comércio e produzia têxteis. Tinha 2 teatros, o maior estádio da Ásia Minor e quatro banhos, com águas quentes, mornas e frias, um luxo! Segue o texto bíblico sobre Laodicéia:

Apocalipse 3:14-22
E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

 Então, publiquei um vídeo sobre isso e vou postar aqui:


Então no outro dia meu pai chegou de manhã, e não se abateu com as horas e horas de viagem, pois depois de enfrentar as 14 horas de avião, pegou mais 10 horas de ônibus até Denizli, e quando chegou já foi direto passear comigo! Fomos e entramos em Pamukkale! Eram 20TL para entrar, muito bom voltar lá! Depois entramos na piscina, linda, melhor piscina que já estive! Com colunas originais ao fundo, a água quente, com a fonte logo ao lado, de origem vulcânica, a água borbulhava, as bolhinhas grudavam na nossa pele, realmente medicinal essa água, milagrosa! Ficamos lá cerca de 2 horas, e depois fomos andar pelo resto da cidade, foi cansativo pois ela é muito grande, depois assistimos o pôr do sol com as travertinas. Mas o que eu não gosto muito, mas é por causa do mês que eu vim, de inverno, é que o pôr do sol já começa às 15:30, aquela foto que você vai ver do pôr do sol em Laodicéia foi tirada às 15:30. E 17h já é noite! E 20h já não há uma alma viva nas ruas da cidade, é uma cidade pequena. Isso encurta meu dia né!

Há também a opção de pular de asa delta por cima de Pamukkale, eu até pensei nisso, mas desisti, faço em outro lugar, custaria 120TL.

Bom, é isso, realmente impressionante este lugar, como os turcos dizem agora eu acredito, a 8º maravilha do mundo! É lindo este lugar, se a pessoa tem oportunidade, tem que visitar este lugar uma vez na vida! E aquela piscina, maravilhosa! Depois fui para a próxima parada: Antalya.

Fotos:
 Quando descobri que a água era quente, olha a cara da criança
 Piscinas naturais nas travertinas!
 Água límpida!
 Os turcos que me acompanharam
 A turca que também subiu comigo
 Olha, sem palavras né, lindo demais!!!
 Lugar da morte de um dos 12 apóstolos, apóstolo Filipe
 Paisagem linda!
 Pôr do sol em Pamukkale
 Laodicéia secou!
 Laodicéia, a sétima igreja do apocalipse
 Pôr do sol em Laodicéia, reparar na cidade abaixo do sol, foto boa né!! Haha
 Piscina histórica, medicinal, térmica, etc
 Queria uma dessas em casa
 Eu com meu pai, agora não estou mais sozinho!
180º em Pamukkale

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ephesus - Selçuk - Dias 13, 14, 15

Você gosta de história? Você gosta de Grécia antiga? Império romano? Bizantino? Civilizações pré históricas? Helenísticas? Sim, você pode encontrar tudo isso num só lugar, na cidade de Selçuk, na Turquia!

EPHESUS! Que nome de peso! Este é um dos pontos do mundo mais importantes da história, praticamente um berço da civilização, também!

Cheguei em Marmaris, vindo da ilha de Rhodes, paguei 22 dólares só de taxa portuária! Mais 35 euros da passagem! E agora prometi que não mostro mais meu Seaman's book na fronteira, porque só me deu problema! O cara já estava carimbando meu passaporto quando viu o seaman's book aí resolveu investigar minha vida, queria saber todas as vezes que entrei e sai da Europa, e estou meio que pela Europa desde abril, então ele queria saber se eu tinha estrapolado os 3 meses de visto para turista, cara chato! Chegando Marmaris, andei com minha mochila por uns 5Km girando até encontrar a estação de ônibus, e quando cheguei lá não tinha mais ônibus para Aydin, cidade vizinha a Selçuk. Então resolvi ficar por Marmaris e peguei uma pensão de 15 liras turcas, cerca de 7,5 euros. Meu espírito consumista então tomou conta, quando percebi o paraíso de preços baixos que eu estava, depois de sair da Europa, pagar 7 euros no hotel, mais 4 euros por uma refeição completa, é o paraíso! E com música turca ao lado, e com aquela comida muito bem temperada, uma delícia! Eu amo Adana Kebab! E Marmaris é uma cidade praiana, cheia de comércio e muito viva! Gostei demais!

No outro dia peguei um ônibus para Aydin, e de Aydin a Selçuk uma van, paguei 6 liras pelo transporte, ou seja, 3 euros. Chegando, já na estação de ônibus me esperava o dono da Nur Pension, a mulher dele então veio para me buscar, e me levou para o albergue, me mostrando os principais pontos da cidade. Ela é muito simpática e faz você se sentir em casa! A pensão é bem boa, por apenas 15 liras turcas, ou 7,5 euros, você tem sua cama, check out flexível, café da manhã incluso, internet no quarto de alta velocidade. E até que limpinho, só não gostei muito do banheiro, não consegui tomar banho direito lá, ou a água sai fervendo (eu digo, pelando) a un 1000ºC, ou ela sai congelada a -10ºC, é demais, não mistura, aí tinha que ficar abrindo e fechando a água fria, pra me molhar na transição de um pra outro, que demorava uns 7 segundos mais ou menos, complicado! E o meu quarto tinha sacada.

Foi bom ter sacada, pra estender minha mochilinha, porque um gato preto cruzou meu caminho no primeiro dia, e logo em seguida minha garrafa de óleo de oliva precioso que é o melhor do mundo, do peloponeso, abriu, e começou a vazar, e deixou tudo inundado no óleo, e eu perdi cerca de metade do meu óleo.  =( Aí tive que limpar tudo e deixar a mochila pra secar. Não, era brincadeira, o coitado do gato não tem nada com isso, haha.

Então no primeiro dia visitei a 7º Maravilha do Mundo Antigo, o templo de Artemis. Esse templo dizem que foi construído pela primeira vez na Era de Bronze, no século 14 antes de Cristo, mas o seu formato principal, que é a maravilha, foi feito em 550 antes de Cristo, esse foi o primeiro templo deste estilo, e foi o maior. Era atração de todo o mundo conhecido. Foi destruído três vezes, reconstruído duas, então hoje restam apenas os restos. Andei por todo o local e tirei várias fotos e fiz até filme! Afinal, é uma das 7 maravilhas do mundo antigo né! É importante! No primeiro dia, fui também à uma mesquita, que é uma das mais antigas do mundo, a İsa Bey Mosque, construída em 1375d.C..


Aliás, aqui é um lugar importante, desde a pré história já era habitada, desde 6000a.C., observei isso vindo pra cá, a paisagem me lembrava muito a dos Flinkstones! Cheia de pedras, mas pedras bonitas, com formatos! E por aqui passaram muitas civilizações, toda história do mundo passou aqui, a pré história, idade de bronze, aí oficialmente fundada e foi da Lig Iônica, que era paralela à civilização grega, foi dos persas, seleucidas, egípcios, iônica novamente, dos macedônios, romana, bizantina, turca, otomana e depois, turca! Mas seu período de esplendor foi na época macedônica e romana! E um pouco da iônica também.

Então, no meu quarto do albergue estava uma japonesa, a Ayako, então eu sai com ela no segundo dia, coitada. Fiz ela andar demais! Fomos andando até Éfeso, e depois até a casa de Maria, e depois voltamos andando até Éfeso! Sorte é que aí pegamos carona até a cidade. Mas o bom é que com isso fortalecemos as pernas, e economizamos 100 liras turcas! 50 euros de taxi que não precisamos pagar, e ainda no caminho da casa de Maria, entrei no mato e achei umas árvores frutíferas com umas frutas muito boas que não sei o nome, parecia amora! Mas então, voltando, primeiro fomos a Ephesus.

Essa Ephesus foi fundada pelo general de Alexandre o Grande, após sua morte, seu nome era Lysímachus. Esta era uma cidade moderna, cultuava a deusa Artemis, e dizia-se que era a terra das amazonas, portanto as mulheres tinham os mesmos direitos dos homens, não havia discriminação. Todos tinha acesso à educação, era a prioridade, uma escola de medicina muito famosa nasceu aqui. Os estrangeiros não eram descriminados e também eram tratados com igualdade. A cidade chegou a ter 20.000 habitantes em seu auge, no período romano. Neste período romano, a cidade foi a capital da Asia Menor, diz que só perdia em tamanho e importância para Roma, era o maior porto, as pessoas tinham vida boa e com riqueza, havia o sistema mais moderno do mundo de aquedutos, com 4 que chegavam à cidade com 100 litros por segundo. Havia água quente nas residências. Mas a cidade depois perdeu importância, quando o mar se afastou, antes era o maior porto da Asia Menor, hoje está a 7Km de distância do mar. E muitos terremotos também contribuíram com a destruição.


Então, aqui assisti uma apresentação bem interessante das festas durante o período romano, luta de gladiores também, e publiquei um vídeo. Fui ao teatro, que é lindo, enorme, o maior teatro greco romano que já conheci. Então fomos para a Biblioteca de Celsus, e lá, quando estava fazendo o vídeo que vou colocar aqui em seguida, eu percebi que a MSC estava lá, aí já vi que seria um dia de multidões, multidões de turistas da MSC lotando tudo. Aí falei com o povo que trabalha com a excursão, mas, né, sabe como é staff, achei uns bem metidos, e nenhum tava fazendo o trabalho deles, tavam num grupo de 5 andando por conta pela cidade, enquanto deviam estar cuidadando dos grupos! Mas enfim, onde parei? Ah, a biblioteca, é o símbolo da cidade, do conhecimento que era cultivado ali. Depois andamos mais um pouco pela cidade, vimos todas as fontes e lugares importantes, e saimos. Sabem né, que esta cidade, ótima pra morar na época, foi onde viveram o apóstolo João e Maria mãe de Jesus, depois que Jesus foi crucificado, eles passavam direto por ali, e aqui nessa cidade eles morreram.


Depois, que eu fiquei com dó da Ayako, comecei a subir a montanha até a casa de Maria, e é uns 6Km de subida até lá, foi complicado! Já falei né, que no caminho paramos pra comer umas frutas nativas, muito bom! Até que chegamos, e foi muito bom. O lugar é muito especial. Parece que em 2005 um incêndio acabou com toda a região, que tem pinos e vegetação rasteira, mas quando o fogo chegou perto da casa de Maria, circundou a casa, e parou. Dizem que foi milagre, o fogo respeitou a casa. Enfim, entrei na casa filmando, não pode, mas, pelos meus leitores eu fiz isso, hahaha. Aproveitei a brecha dos soldados, sim, o lugar é guardado pelo exército. Perigoso! E, sei lá, é uma sensação diferente estar lá, de baixo da casa há uma fonte, e a água que nas ce lá já nasce com gosto de água benta! ahuahuahauhau... na verdade eu não sei se é água benta, mas é que a água tem um gosto leve de igreja, sei lá como explicar, só sei que é diferente! Mas é boa! Peguei uma garrafa de 1,5 litros no bar de bebidas e enchi! Vou levar pra Jerusalem e pra Galiléia e pra Belém, etc, Haha. E vou beber também. 
Ah! E lá eu descobri uma coisa que não sabia, que os muçulmanos consideram que Jesus é o Messias! Tudo bem, eu sabia que eles acreditam que ele voltaria, mas nunca tinha lido no Alcorão escrito que Jesus é o Messias. Está escrito no capítulo 3 versículo 45 do Alcorão: Maria, Deus dá as boas novas que é o seu Verbo, seu nome é Messias, Jesus, filho de Maria, grande honra terá ele neste e no próximo mundo, sentado ao lado de Deus. Sério, fiquei meio que estasiado quando li, e você? Leia aí!




Depois na volta, quando descemos os 6Km e chegamos a Ephesus, conseguimos uma carona para a cidade. Economizamos uns 4Km de caminhada. Além das 100 liras do taxi! A noite, como todas as noites na Turquia, comi um kebab, dui num restaurante chamado Old House Restaurant, no centro de Selçuk, na minha opinião o melhor, os preços são iguais, o ambiente é fantástico, e a comida sensacional! Nossa, promovi agora né! Mas a carne tava boa mesmo, diz que na alta temporada tem que reservar com muita antecendência pra comer ali, pois eles têm poucas mesas.

No meu último dia inteiro em Selçuk, visitei o que restava, a Basílica de São João, e o Museu de Ephesus. Na verdade, a manhã eu gastei tentando arrumar meu laptop. Alguma coisa aconteceu, e agora quando eu desligo ele, ele apaga todas as memórias, como se formatasse ele, então agora qualquer coisa que eu altere nele, não vai gravar. Aí como o computador foi comprado na Alemanha e está em alemão, só vou solucionar isto em janeiro no Brasil. A MINHA SORTE, foi que eu comprei em Istanbul por 90 euros um HD Externo muito bom, pequeno e leve, de 690Gb, e sempre ponho as fotos e vídeos nele, isso que me salvou, se não fosse isso teria perdido todas as fotos e vídeos desde julho, imagine!!!! 

Então, depois da crucificação de Jesus, os apóstolos foram perseguidos em Jerusalem, e Jesus confiou sua mãe para o apóstolo João, o mais novo entre os apóstolos, e João, depois de uns anos, partiu para a Asia Menor, com Maria e seus filhos, ali eles viveram até os últimos anos de suas vidas, ali perto, na ilha de Patmos, João foi exilado por 2 anos e escreveu o Apocalipse, e aqui, na AyaSulk Hill ele escreveu seu evangélio, e ali foi sepultado. Então foi construída uma tumba para ele naquele local, pois ele era uma pessoa muito importante na época. Após, foi construída a Catedral de Maria, no local da tumba, e depois em 531d.C. foi construída pelos bizantinos a majestosa Basílica de São João. Era pra ser a maior do mundo para honrar este apóstolo tão amado por Jesus, mas as limitações do morro fizeram com que ela fosse a 7º maior catedral já construída no mundo. Infelizemente ela não sobreviveu ao tempo, houveram terremotos que a destruíram, e depois foi esquecida pois não era de tanta importância aos turcos e otomanos. Esse lugar que eu visitei, fiquei lá umas 3 horas, andando por entre as meias paredes do local, imaginando como seria ela completa, as cúpulas, redomas. O mármore de ótima qualidade que havia ali, o mármore vermelho no altar. Ali está a tumba do último apóstolo vivo, é um lugar muito importante pra história da humanidade. Eu fiz um vídeo de 1.13Gb e postei no Youtube, graças a boa internet deste hostel! Vou postar aqui, podem alterar nas opções do vídeo para assistir em HD, é muito melhor! Ali, naquele mesmo local também ocorreu o Concílio de Ephesus em 431d.C., o terceiro concílio da história da igreja.


Depois disto visitei o Museu de Selçuk, com grandes tesouros encontrados nas escavações, tais como estátuas de Artemis encontradas em meio às ruínas do templo, e artigos encontrados nas casas de Ephesus, além de muitas estátuas bem conservadas, até que vale a pena pagar as 5 liras!
Aliás, falando em preço, Ephesus (20TL), Casas em Ephesus (15TL), Casa de Maria (12,5TL), St. John's Basilica (5TL), Museu de Selçuk (5TL), e 1 euro = 2 TL.

Bom, com isto eu acredito que terminei Selçuk, Ephesus, um dos lugares mais importantes da minha viagem, cidade de uma das igrejas do apocalipse e da  igreja que recebeu a carta aos Efésios, da Bíblia. Com tanta história acumulada. Amanhã sigo para Denizli, para ir a Pammukkale, encontrar um hostel, ver os lagos e fontes naturais de águas quentes, e Hierápolis. São 20TL até lá! Até o próximo post! E, to aprimorando o blog hein, primeiro fotos, depois vídeos, agora links! Pra retribuir, comentem!





 Mesquita de İsa Bey
 Uma das 7 Maravilhas do mundo antigo, Templo de Artemis
 Super Teatro de Ephesus
 Biblioteca de Ephesus com a Ayako
 As frutas da casa de Maria
 Casa de Maria, mãe de Jesus
 Ali naquela planície, era o mar que dava riqueza à Ephesus
 Noite do Kebab!
 Colunas corintianas! :P
 Tumba do Apóstolo João
 Ali não pude ir!
 Batistério de João!
 Basílica de São João
 Era assim a Basílica de São João
 deusa Artemis
Era assim a 7 maravilha do mundo antigo, agora só faltam 4!

segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ilha de Rhodes - Dias 09,10,11 e 12


Ilha de Rhodes, lugar de muitas histórias, e MUITA história.
Essa viagem foi mais tranquila, sai às 02:00 e cheguei 09:00, isso é ótimo, pois assim economizo numa diária de hostel. E agora estou mais acostumado com o peso da mochila, andei desde o porto até a cidade velha normalmente e me perdi pelo labirinto que é aquelas ruelas dentro da cidade medieval, até que achei o hostel, ou pensão: Mango Rooms, o lugar é bacana, a lozalização é o melhor ponto a favor, exatamente no meio da cidade medieval. E internet rápida e livre pra WiFi. Mas o que aconteceu é que eu li no site: 15 euros por dia, cheguei lá e fui informado que é 15 euros SOMENTE se estiver em 3 pessoas, pra ocupar um quarto com 3 camas, assim ficaria 15 euros cada. Se quisesse um quarto single seria 28 euros. Aí eu fiz que ia sair, negociei, e acabei fechando por 20 euros. Já que é baixa temporada, eu tenho mais poder de negociação! Hehe. Mas o staff eu não fui muito com a cara não, grego, sabe como eu amo o jeito educado deles, mas mantive uma relação de: oi e tchau.
Agora vou falar um pouco sobre Rhodes, porque escolhi visitar esta cidade. Rhodes é quase que um berço da civilização, esteve presente em todos os momentos.  É uma ilha grande, um pouco mais que o dobro do tamanho da ilha de Florianópolis. Tem 3 cidades, visitei duas delas, hoje é uma ilha de muita história mas também frequentada por pessoas que procuram por boas praias.
Sempre o forte da cidade foi o comércio, desde muitos anos atrás, chegaram a habitar a ilha povos provindos provavelmente da Ásia Menor no século 15a.C., depois virou cidade-Estado grega, e no século 8a.C. ficou neutra na guerra do Peloponeso, e nessa época fazia comércio com Síria, etc, e era rica. Depois foi conquistada pelos Persas, já que depois da guerra do Peloponeso a cultura grega se enfraqueceu. Depois foi conquistada por Alexandre o Grande, depois ficou como que independente e fazendo comércio com o Egito, Alexandria, ficou muito rica. Isso foi no século 3a.C, aí Rhodes se armou inteira pra uma guerra que não aconteceu, e com o tratado de paz, venderam todos os armamentos e construiram uma das 7 MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO, o Colosso de Rhodes.  Tinha bases de mármore de 15 metros, e a estátua tinha 30 metros de altura, toda feita em bronze,  sobre a terra e sobre o mar, recepcionando os navios mercantes que chegavam à cidade, para construir levaram 12 anos, e em 54 anos deposi de completa, foi destruída por um terremoto. Não há rastros da estátua, apenas os registros em livros. Depois Rhodes foi Romana, quando recebeu o cristianismo pelo apóstolo Paulo, foi a primeira cidade grega em que Paulo esteve, aí foi dos Bizantinos, islâmicos, bizantinos, de guerreiros das cruzadas, do Império Otomano e depois Italiana, Alemã, Grega. Ah! Tive que resumir no final porque é muita história!
Enfim, andando pelas ruas da cidade eu me sentia no mundo medieval, na época das Cruzadas, com os melhores guerreiros cristãos passando por ali se preparando para a Guerra Santa. Muito bom! A cidade conserva esse clima! Vou por aqui um vídeo da cidade com esse clima medieval:


Então, ao lado da cidade medieval está a cidade nova de Rhodes, que é uma cidade de praia, e que praia! Primeiro dia já estava na praia aproveitando o sol, que água transparente! De ilha grega mesmo! Vou por nas fotos. E também conheci da cidade. Foi difícil para achar mercado, comi o que tinha restado de Patmos mesmo, não tive coragem de gastar 15 euros num pratinho de comida. Na verdade acabei gastando, 10 euros. Depois encontrei um mercado.
Visitei a Street of the Knights, nessa rua ficavam os alojamentos dos guerreiros, divididos por região. Havia o albergue dos Franceses, do Iberos e dos Italianos! Imagine o movimento que não era ali! Os melhores guerreiros se encontrando! Também há o Palace of the Masters, erguido nessa época. Várias catedrais, inclusive uma bizantina destruída, mesquitas, inclusive uma destruída e esquecida no meio da cidade, por acaso bem na frente da minha pensão! Primeira vez que vejo uma mesquita destruída. E bem na minha janela. Visitei também uma das 4 sinagogas mais antigas do mundo, os judeus prosperaram bastante ali no período Otomano, mas quando os alemães tomaram conta, não deixaram nem sequer um judeu vivo pra contar a história. Hoje a cidade tem somente cerca de 40 judeus. O nome da sinagoga é Shalom.
A cidade é infestada de gatos! Acho que eles prosperaram ali pela grande ofertas de ratos pra eles, é que, né, cidade medieval, devia ter muito rato.
Visitei a parte grega: Acrópolis de Rhodes, com o teatro e hipódromo. Depois em Lindos, 60Km de distância, a Acrópolis de Lindos, mais antiga que a Acrópolis de Atenas, que depois foi transformada numa fortaleza, então é interessante ver a mistura de tudo num só lugar!
E ali em Lindos está um lugar especial também, a Baía de Paulo. O primeiro lugar grego onde o apóstolo Paulo chegou, introduuzindo pela primeira vez o Cristianismo entre os gregos, com a cultura tão forte de politeísmo. Baía muito bonita por sinal, aliás, fiz este vídeo aqui, e falo em inglês também, acho que nos próximos vídeos que publicar vou falar em inglês também!


A noite lá na cidade velha é bem agitada, cheia de bares, e os bares lotados de adolescentes e universitários de Rhodes! E, cidade cheia de motos. Mas uma coisa me incomodava, é baixa temporada, tudo fechado, a cidade parece morta sem os turistas, no segundo dia que estive lá, chegou um navio grande da Costa Crociere, aí ficou um pouco mais animada a cidade, mas depois morreu denovo. É bom porque posso ficar sozinho nos lugares que quero, tranquilo e sem multidões empurrando, admirando, mas também não é muito bom. E também no inverno são menos barcos indo para a Turquia, eu pretendia ficar um ou dois dias, mas tive que ficar 3 dias inteiros, e o quarto dia pela metade na cidade, pra pegar o próximo barco para a Turquia.
E na saída, o cara da fronteira fez um carnaval com meu passaporte, eu mostrei (nunca mais faço isso) meu Seaman's Book, aí ele resolveu investigar minha vida, ficou um tempão para entender desde quando eu estava na Europa, se eu tinha saído dentro dos 3 meses de visto para turista e etc, no fim me liberou, eu estava trabalhando né!
Depois de 2 horas cheguei em Mármaris na Turquia, com 3 mochileiros que usam o www.couchsurfing.com , um argentino e dois franceses. Mas logo nos separamos na cidade, eu andei com a mochila uns 5Km para achar a estação de ônibus para ir para Selçuk. Normal, to ficando treinado! Mas, vou falar uma coisa: MUITO melhor na Turquia, me senti no céu, comida barata e hospedagem barata. Finalmente! Dormi em Mármaris, pois 17h aqui já é noite, e não havia mais ônibus para onde eu iria. Mas sobre a Turquia falo no próximo post!


 Ilha Grega!!
 Praia boa...
 Água boa...
 Praia na ilha de Rhodes... muito bom!
 A vespa!
 Lado de fora das muralhas
 Me sentindo na Idade Média, épcoa das Cruzadas
 Street of the Knights
 Catedral Bisantina
 Sinagoga Shalom
 Acrópole de Rhodes
 Acrópole de Lindos, e Baía de St. John
Baía de São João, delícia de lugar!

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...