segunda-feira, 2 de junho de 2008

Península Ibérica (Espanha e Portugal)

Olá! Bom, agora a parte final da viagem. Barcelona, Madri e Lisboa, com passagens por Porto e Coimbra em Portugal.

Saimos de Mônaco e fomos pra Barcelona, viagem meio turbulenta essa. Montei junto com a estagiária da estação de Paris umas conexões malucas entre Mônaco e Barcelona, e chegamos em Montpellier era meia-noite. Nosso trem partia de Montpellier 05:30 e teríamos que ficar por lá, o plano era esperar na estação de trem. Mas nos expulsaram de lá, disseram que estavam fechando. Aí era perto de 01:00 quando fomos pra rua. Andamos vendo preços de hotéis, tudo muito caro, passamos pela praça central de Montpellier, bem bonito o grande teatro, todo iluminado em azul, e os bares todos fechando. Aí não sabíamos o que fazer, voltamos pra perto da estação, sentamos num ponto de ônibus moderno na frente do primeiro hotel que tentamos e ficamos por ali, sentados. Fiquei escrevendo um texto descrevendo a situação na minha agenda, um tanto para tentar esquecer a situação perigosa em que estávamos, com toda a bagagem de madrugada na rua de uma cidade estranha. Aí passava um pouco das 3:00 e o cara do hotel que antes estava cobrando 50 euros (125 reais) pra passarmos algumas horas lá, decerto ficou com dó e nos chamou e nos deu a chave de um quarto pra passarmos até as 5:00 lá. E graças a Deus pude até dormir um pouco em segurança aquela noite!

Pois então, no outro dia chegamos a Barcelona. Linda cidade. No primeiro dia visitamos o lugar onde tem a dança das águas, que acontece nos fins de semana a noite, infelizmente não era fim de semana quando estivemos lá. A arena de touradas tão famosa lá estava em uma reforma completa, o povo gosta de matar os touros mesmo! Procuramos uma escola em que meu pai estudou ali em 1998, mas ela estava com outro nome e fechada. Então o próximo passo eram Las Ramblas. A praça da Cataluña, que marca o início das Ramblas é lotada de pombos, eu me diverti andando rápido entre eles, elas são rápidas, não pisei em nenhuma. Ao lado dessa praça está a loja "El Corte Inglés", é muito famosa principalmente ali na Espanha. Não é a primeira de Barcelona mas é a maior. Uma loja que é um shopping, que tem todo tipo de artigo para venda (pão, chocolate, macarrão, roupas de grife, sandália, gravata, vestidos, mesa com 4 cadeiras, armários, computadores, bonecas, quebra-cabeças, máquinas fotográficas, entre outros), tem acho que uns 10 andares de loja. Las Ramblas é um calçadão que vai da Praça da Cataluña até o porto, a cada 10 passos você ve um artista de rua diferente, a maioria estátuas vivas, de uma infinidade de personagens, mostrando muita criatividade. Existem lá muitas barracas que vendem pássaros (não entendi o porquê), e banquinhas de souvenier. No meio das Ramblas está "La Boqueria", uma feira coberta enorme, com muitas barraquinhas com frutas fresquinhas, carnes vermelhas, brancas e muitos peixes! E tem uma lojinha de doce lá que você encontra o doce que quiser. Visitamos o porto, no qual já havíamos passado, e seguimos a orla até chegar na praia. Meu pai queria muito ir na praia, queria poder dizer que entrou em águas do Mediterrâneo. E entrou, fiquei com as coisas na areia e ele entrou na água, tinha gente até na praia, mas o mar estava bravo, puxando bastante e com ondas grandes. Bom, ele ficou bem feliz lá na praia de Barcelona. Aí, sem ter o endereço tentamos achar a casa de uma professora que hospedou ele em 1998 em Barcelona, ele só sabia a região. Chegamos na região e ele lembrou o endereço, rua Nápolis número 155, número do apartamento ele não sabia. Procuramos nesse prédio, e não tinha ninguem com aquele nome, Montserrat. Aí não deu né, fomos andando pela rua em direção da Sagrada Família. Aí acabamos entrando num outro prédio, tentativa. Aí meu pai pediu pela mulher na portaria, e era lá mesmo. Aí meu pai ficou pensando como falar em espanhol com ela e quando foi apertar o interfone saiu pela porta da frente a famosa professora Montserrat com uma amiga. Aí conversamos bastante ali, ela falou que muita coisa se passou naqueles 10 anos, entre elas que ela venceu um câncer, aí tiramos foto e elas saíram pro lugar onde estavam indo, não tinha condições de ficar. Fomos pra Sagrada Família que era ali perto e vislumbramos a catedral por fora, mas não entrei, procuramos internet e na hora graças a Deus achei um albergue ideal para nós pertinho dali, e barato.

No outro dia as visitas foram a Catedral Sagrada Família, obra prima do aquiteto Gaudi, e o parque Güell, onde Gaudi criou algumas obras e morou seus últimos 20 anos. A Sagrada Família é curiosa, além de bela. De um lado está a parte feita por Gaudi, mais escurecida pelo tempo, com traços ais detalhados e com curvas; do outro a parte recém terminada, depois da morte de Gaudi, que tem esculturas da vida de Jesus que tem característica moderna, inda clara, cor de cimento. As torres da catedral são lindas, a altura das colunas lá dentro também impressiona. Por dentro é uma catedral em construção, há bastante tempo assim, com escultores e arquitetos trabalhando dia e noite, mas não parece que será terminada assim tão logo. Lá dentro é um canteiro de obras. O parque Güell reúne grandes obras do artista Gaudi, entre elas a mais fotografada um lagarto envolto de mosaicos coloridos, vou mostrar nas fotos. Lá Gaudi morou seus últimos 20 anos de vida, como já disse.

Madrid passamos só um dia. Procuramos um parente que mora lá, mas provavelmente ele estava no trabalho, e só sabíamos a rua onde morava, achamos a rua e ficamos sentados lá sem saber que prédio ou apartamento, muito inteligente da nossa parte. Esperávamo que ele atendesse o celular, mas não foi o caso e voltamos para o centro. Lá no centro passamos pela praça de Colombo, que comemora as descobertas das terras nas Américas por Colombo e outros navegadores, e entrei no Museu do Prado. Museu do Prado é muito famoso, reúne muitas obras, o artista mais famoso é Velásquez. Passei umas 3 horas por lá e vi todos os quadros e esculturas. Alguns bem interessantes que vou por no orkut. E de Madrid é isso.

Em Barcelona e em Madrid o tempo não foi legal, muitas vezes chuviscou, e estava mais frio do que em Estocolmo. Na verdade eu não gosto muito dos espanhóis, eles são grosseiros e mau-educados, claro, falando não de todos, falando da cultura geral de tratamento espanhol. E eles não gostam de brasileiros, quando entrei de trem da França pra Espanha o guarda olhou os passaportes (na U.E. só na Espanha pediram passaporte pra entrar), e o guardinha estava reclamando que tinha brasileiro demais naquele trem. E se eles não gostam de brasileiros eu não gosto deles! Blé! Antes sorriam de ver imigrantes pois eles trabalhariam e faziam o país crescer, agora que o país cresceu quer expulsar os imigrantes e não querem nem pensar na possibilidade de receber mais imigrantes, preconceituosos, certos por um lado, errados em outro, como no tratamento. Direto via duplas de guardinhas caçando praticamente imigrantes, e se viam um com cara de marroquino logo pediam os documentos, pois se fosse ilegal mandavam pra casa.

Agora Portugal, terra mãe. Eu gosto de Portugal, alguns portugueses são meio carrancudos mas eles são boa gente. Lá visitamos três cidades: Porto, Coimbra e Lisboa. Em porto meu pai comeu tripas (como a nossa feijoada mas com feijão branco), e eu comi Carapau (um peixe gostoso e inteiro), isso acompanhado de um bom vinho do Porto. O tão famoso vinho do Porto é proveniente desta cidade mesmo, Porto, em Portugal, o vinho é muito bom, doce na boca e forte quando desce, mas eu ainda prefiro o vinho francês de Chambord. Desci até o porto de Porto, andamos pelas ruelas das casinhas portuguesas típicas e fomos a Coimbra. Em Coimbra o que eu queria ver, e vi, era a famosa Universidade de Coimbra. Cenário da minissérie "Os Maias", que eu acompanhei quando passou na TV. Universidade muito famosa onde os filhos de ricos coronéisdo Brasil iam estudar para se formarem médicos ou advogados. E ainda hoje a universidade funciona normalmente.

Lisboa. Nossa última parada. Eu não sabia, mas quando cheguei lá descobri, o dia em que chegamos foi o primeiro dia do Rock in Rio Lisboa 2008. Depois falo sobre isso. Primeiro nos hospedamos em uma pensão, é bom porque pudemos observar bem a vida portuguesa. Lá vivem dois velhinhos donos da pensão, e parece que a recepção é a sala da casa deles, quando chegamos lá a noite a velhinha estava com cara de emburrada sentada no sofá assistindo TV, com um cobertor e um gato deitado no colo. Lugar com móveis antigos, grandes. No quarto inclusive, e com a TV a cabo pude ver como eles gostam de novelas. E eu vi novelas da Globo, mas o que mais vi foi novela da Record, aliás, lá passa o canal da Record. Na TV também assisti Ivete Sangallo abrir o Rock in Rio, aí entrou uma drogada chamada Amy Winehouse, que não sei por que cargas d´água faz sucesso, sendo que o maior sucesso dela traduzido é: "Querem me levar pra clínica de reabilitação e eu disse não, não, não." Já ouvi a voz normal dela, feia, e ali no Rock in Rio ela chegou quase atrasada, de qualquer jeito e sem voz, e parecia drogada que estava quase caindo, aliás caiu no palco. E ficam adorando ela, ganhou 5 grammy's, faça-me o favor. Depois se apresentou Lenny Kravitz, esse sim um verdadeiro cantor, eu gosto bastante das músicas, nesse novo álbum ele propõe a Revolução do amor, bom, é uma tentativa.

Agora Lisboa! Quando sai na rua logo vi um cartaz fazendo propaganda do musical Jesus Christ SuperStar e decidi ir ao teatro Politeama conferir. Esse musical eu ouvi pela primeira vez aos 11 anos, musical da Broadway muito interessante de um ritmo de rock envolvente. Que narra de uma maneira "moderna" os últimos dias de Jesus. Quando eu tinha 14 anos eu assisti várias vezes este musical e sempre quis assistir, nesse dia eu tive essa oportunidade. É claro que a versão portuguesa não é melhor do que a da Broadway, até porque as palavras em inglês se encaixam melhor no ritmo do musical, mas foi muito bom!

Lisboa! Lisboa lembra: Castelo de São Jorge, Torre de Belém e Pastelzinho de Belém! Subimos no castelo de São Jorge e eu entrei, nada além de ruínas, mas a vista é legal, e a torre de Ulisses, que eles vigiavam a cidade de dentro da torre através de um espelho é interessante. Na subida até o castelo em ruelas de casinhas juntas, com azuleijos brancos e azuis, de janelas abertas mostrando a sala de estar, podia-se ouvir o som do Fado, a canção portuguesa. Lá em Lisboa eu era viciado em Pastelzinho de Belém, queria experimentar um de cada pastelaria, deliciosos. Os outros lugares da região ali como a Praça do Comércio onde se passou muita história nem preciso falar denovo aqui. Então vou direto para o dia em que fomos para Belém. Belém na verdade é uma cidade ao lado de Lisboa. Lá visitamos a torre de Belém, é bonita e interessante ver a arquitetura da torre. Ela não é muito alta, mas parece que sua arquitetura tem influências e mistura arquitetura árabe com luso-portuguesa com italiana com medieval, muito bonita ela. Por dentro é um pouco apertada com aquele monte de turistas, mas tudo bem. Ali perto está o memorial do descobrimento, estátuas no estilo moderno como as que estão na parte nova da Sagrada Família em Barcelona, mas gigantes. Ali comemos um bacalhau que estava uma delícia. Em Belém ainda está um Monastério, neste monastério onde também visitei um museu que tinha muito ouro e múmias, entrei na igreja e presenciei um casamento. Um velhinho que parecia ter uns 65 anos com uma moça de 20 anos, bem bonita. Interessante, e ele parecia ter muito dinheiro. Até gravei na hora do sim, que romântico. Casar na igreja onde estão os túmulos de nada mais nada menos que o navegador português Vasco da Gama e o escritor português Camões. Tirei foto com os dois. E ali pertinho vimos que tinha uma fila que ficava formada direto. Era a fábrica de pastéis de Belém. Dizia lá: a única fábrica de pastéis de Belém, desde 1837. Experimentamos, delicioso, comprei vários para trazer para o Brasil, já que eu voltava no dia posterior. Lá dentro é bem gostoso també, sempre com azuleijos azuis e brancos decorando o ambiente, e vi a cozinha, uma correria de gente pra preparam milhares de pastéis de Belém por dia. E lotado. Pastel de Belém é o doce mais gostoso do mundo na minha opinião. E aquele é o legítimo, onde criaram o pastel de Belém.

Bom, acho que falei tudo de Lisboa, aí voltei pro Brasil, um dia inteiro de viagem por causa da conexão demorada em São Paulo. Foi muito bom voltar pra casa, descansar, mostrar os presentinhos, ficar com a minha mãe, agora visitar a família. É muito bom viajar, mas voltar pra casa também é bom. E essa viagem foi maravilhosa, mas deu pra cansar. Vou postar mais uma vez fazendo uma balanço geral da viagem, agora as fotos.

Vídeos:

Fotos:

As pombas da Praça da Cataluña, início das Ramblas em Barcelona.A professora.Sagrada Família.Dentro da Sagrada Família, canteiro de obras bem alto.Parque Güell.Essa não tinha mencionado né?Madrid. Museu do Prado, Velásquez.Vinho do Porto, em Porto.Ruas portuguesas.Universidade de Coimbra.Meu musical predileto!!!Catedral de Lisboa (parecida com a Notre-Dame?)Castelo de São Jorge.Torre de Belém.Bacalhau.O monastério.
Eu e Vasco da Gama.
A criadora do Pastel de Belém, em Belém!Minha casa!