segunda-feira, 19 de maio de 2008

Dinamarca e Holanda!

Nos últimos dias foi difícil achar tempo suficiente pra escrever aqui no blog, por isso a demora.

Vamos lá, Dinamarca, chegamos lá vindo de Estocolmo, de trem, um trem passa por uma ponte da Suécia pra Dinamarca por uma ponte, da cidado de Malmo pra Copenhagen! Entao chegando lá tivemos algumas surpresas, com o preço das coisas principalmente. Tudo MUITO caro, excessivamente, eles usam a moeda que em portugues se chama coroa. Mas nós conhecíamos o albergue público da cidade e fomos para lá, público, mas pago, pelo menos mais em conta, mas dormimos num quarto com 68 camas, beliches. Após encontrar o albergue fomos andar pela cidade e paramos numa parque para descansar. Lá no meio de semana se encontra muitas pessoas passando um tempo no parque, tomando sol de biquini ou topless, ou de roupas íntimas, na boa. Também vimos lá pessoas fazendo um piquenique, outros jovens todos sentados no gramado olhando a paisagem de árvores bonitas e de cores variadas e tons variados de verde, e desenhando a paisagem, aula de pintura, e também vimos pessoas que pelo que parece estavam fazendo uma reunião de trabalho no parque, é mais inspirador não é? As construções tinham aquele estilo arquitetônico nórdico, com casas grudadas e com tijolinhos vermelhos à vista, muito bonito. Todo o ambiente nos dá uma impressão de nobreza, luxo, dos locais turísticos estou falando. Conhecemos outros lugares como a City Hall, e o Jardim Botânico Real, com uma estufa até que parecida com a que temos em Curitiba mas com um parque muito maior e com muito mais espécies de plantas, árvores. Ao lado do Jardim Botânico está o Palácio Real e o Jardim Real. No palácio havia alguns soldados no estilo londrino ou sueco que faziam a guarda. Nos jardins, um parque enormes acho que até milhares de pessoas estavam lá, a toa, sentados, meio de semana lotado aquilo, não sei como pode isso. E muitas bicicletas, muitas mesmo, abria o sinal de trânsito e vinha aquele bolo de bicicleta, ecológico! Lá conhecemos também uma ilha com várias construções bonitas e museus com um jardim muito bonito dentro. Lá está uma das primeiras sociedades alternativas da Europa, a Christiania, nome irônico, não gostei, e não gostei do lugar também, me senti entrando num inferninho, mas há quem goste. Lá o pessoal vive em comunidade, totalmente diferente de Copenhagen, lá reina Bob Marley e Buda. Paz e amor. Você respira maconha lá dentro, fica bem tranquilo, impossível sair de lá sem sentir o cheiro do ambiente. Repito que não gostei, mas como a viagem é para conhecer os cantos do mundo, que eu conheça o inferninho também, ah, e muita bebida lá também, claro. Outra peça muito importante de Copenhagen é a Pequena Sereia, não sei de quando é a escultura mas sei que ela faz sucesso, todos que passam por Copenhagen devem tirar uma foto com a Pequena Sereia, ela é uma escultura em bronze de uma sereia, numa pedra pertinho da calçada, mas na água, no mar. Há muitas outras coisas a destacar lá, mas não posso falar tudo, igrejas, por exemplo uma feita toda em mármore. Foi lá que descobri que tinha perdido minhas fotos de Estocolmo. Uma última coisa de Copenhagen, quando estivemos lá estava acontecendo o Carnaval de Copenhagen, imagino que criado por uma comunidade de brasileiros, com desfile de escolas de samba com alegorias e tudo, meio desorganizada mas legal, e uma grande festa a noite num parque enorme, que eu não fui.

Na Dinamarca ainda, não em Copenhagen, subimos para uma cidade ao norte onde está o chamado castelo de Hamlet. Eles chamam assim pois Shakespeare se inspirou na história dos nobres dete castelo e no ambiente para escrever seu romance de maior sucesso. Entramos no castelo e vimos seus grandes salões, e por fora também o castelo é muito bonito. É engraçado em volta, pois os moradores ocupam toda a orla (o castelo fica na beira do mar), pescando, um peixe comprido, mas são muito pescadores mesmo. A 20 minutos dali via ferry boat está a Suécia, e fomos para lá para termos pelo menos alguma foto da Suécia e vídeos, e demos sorte pois a cidade onde fomos tem lugares muito bonitos como uma fortaleza medieval com uma torre graned no alto da cidade, além da bonita Town Hall.

Depois de lá fomos direto a Amsterdam, capital da Holanda. Em Amsterdam, resolvemos primeiro não ficar na cidade de Amsterdam, pegamos um trem para Zoetermeer, uma cidade ao sul onde vive uma família de primos nossos. Até nos perdemos um pouco para chegar lá, mas chegamos e achamos a tal rua deles. Lá pertinho havia um parque onde estava acontecendo uma feirinha, chegamos no apartamento e batemos, ninguém atendeu. Pensamos que o primo estaria no trabalho, já que era uma segunda feira e que esperaríamos até 18hrs para ver se ele estava. Ficamos por lá, até que perguntei para uma velhinha o que estava acontecendo para aquele movimento daquela feirinha e ela falou que era feriado. Corpus Christi, 40 dias da ressurreição de Cristo, é o que estavam comemorando, e era feriado. Então concluimos que o primo estava viajando e fomos embora, aí chegamos na cidade entre Zoetermeer e Amsterdam onde dever[iamos comprar outro ticket e a bilheteria já estava fechada, e não conseguimos comprar tickets nas máquinas porque não dava e a multa se não pagasse e entrasse no trem era 45 euros. Então ficamos na cidade, chamada Gouda. O centro da cidade era uma ilha cercada e "grelhada" por canais. Lá dentro uma catedral de tamanho considerável e uma construção bonita mas não consegui descobrir direito o que era, no centro da cidade, além de um moinho, lá gravei um vídeo com o som da batida dos sinos da igreja, diferente, em ritmo, e ritmo bonito, vejam. No outro dia fomos para Amsterdam finalmente.

Amsterdam é uma Gomorra, tudo liberado, yeáh! Bom, eu não gosto dessas coisas, pensei que tinha visto tudo na sociedade alternativa de Copenhagen, mas em Amsterdam era mais. Para ir ao centro da estação central é necessário passar pelo distrito da luz vermelha. E passamos, aliás, achamos o albergue sem mapa nenhum do outro lado da cidade. No distrito da luz vermelha se passava na frente dos bares e vinha aquele cheiro de maconha, ou estava em qualquer lugar e batia aquele vento com um cheiro de maconha, imagino como deve ser aquela área durante a noite, o povo experimenta de tudo. E não sei se você sabe, mas lá tudo é liberado. Um sex shop a cada esquina também, e denovo, muito cheiro de maconha. Uma Gomorra. Mas além do distrito da luz vermelha há uma cidade bonita. Visitei o museu de Van Gogh, muito bonitos os quadros dele e também de outra exposição britânica que estava acontecendo, gostei particularmente de dois, um que já era meu preferido de Van Gogh, chamado The Bedroom, que ele pintou o quartinho dele um ano antes de morrer. E um da outra exposição, que mostra José e Maria trabalhando na carpintaria, além de Jesus jovem ajudando os dois e dois irmãos pequenos no quadro, estilo realista ao máximo da pintora. Uma coisa muito interessante a se fazer em Amsterdam é navegar pelos canais, nosso estilo de fazer isto é navegando nós mesmos, alugamos por uma hora um pedalinho e podemos ir a qualquer lugar de Amsterdam pelos canais e entregar em qualquer um dos 4 pontos de entrega dos pedalinhos, podemos admirar a paisagem das ruas sobre as águas e navegar, junto aos outros barcos. Muitas casas-barco nos canais, e muitos patos de pescoço verde também. Muito lindo este passeio. Outros lugares interessantes em Amsterdam é a casa de Anne Frank, acho que é esse o nome, uma menina morta aos 16 anos que conseguiu escapar do nazistas e se escondeu no sótão por 2 anos e 7 meses até ser denunciada. Ao lado esta uma igreja muito bonita de Amsterdam, não católica, protestante, mas é interessante porque tem muito em comum com católica, na sua arquitetura, velas, órgão, tem até imagens, é uma igreja Calvinista, interessante porque é uma das primeiras igrejas que se desprenderam da católica e por isso é parecida com ela, não criou outras ramificações. Aí, alugamos uma bicicleta por 24 horas, e tivemos uma overdose de bicicleta, ainda não sei quantos quilômetros nós andamos, mas sei que foram muitos, acho que uns 70Km. Saímos do albergue até a estação central, de lá pegamos a estrada para um vilarejo ao norte de Amsterdam que conserva para fins turísticos casas e um povo com cultura holandesa, pessoas com aquela roupas diferente e sapatos de madeira inclusive, e moinhos, muitos moinhos, no curso do rio. Muito bonito ver a sequência de moinhos e o tamanho deles, que representam muito bem a Holanda, os países baixos. Toda a região da Holanda fica abaixo do nível do mar, e diques enormes seguram a água do mar lá emcima e o povo pode viver feliz ali "embaixo do mar", quero ver mais pro futuro próximo com a elevação dos mares, como vão fazer. E várias vacas holandesas também por ali mostrando seu valor. De lá andamos de bicicleta por uma estradinha rural mais ao norte e depois voltamos aos moinhos, lanchamos e partimos novamente de bicicleta, passamos por dois canais com ferry, e fomos perto de uma cidade grande que fica a leste de Amsterdam, e andamos por estradas rurais, e muitas, até nos perdemos um pouco e por isso pedalamos mais. Foi cansativo, como foi, quando chegamos do lado sul de Amsterdam finalmente e olhei no mapa o quanto ainda tínhamos que andar até a estação central e depois ao albergue, não foi animador, mas conseguimos! E esta foi nossa passagem pela Holanda: Gouda, Anne Frank, igreja Calvinista, distrito da luz vermelha, canais de pedalinho, museu de Van Gogh, moinhos e muitas pedaladas! Eu queria ir ao parque das tulipas, o maior jardim do mundo, mas no dia os motoristas de ônibus estavam em greve e só se chegava lá de greve, além do mais me disseram que as tulipas já estão meio murchas porque está muito quente. Pelo menos vi lindas tulipas nos jardins do Sultanahmet em Istanbul, aliás segundo o meu amigo holandês do concerto de Mozart em Viena, as tulipas foram trazidas da Turquia para a Holanda. Então vi elas na fonte! Demorei mas escrevi, estou já em Paris e já visitei os mais belos castelos franceses no Vale do Loire, mais tarde escrevo sobre estes lugares!

Videos:

Canais de Amsterdam by canal bike http://br.youtube.com/watch?v=wOVwP76o0x4
Sino Holandes: http://br.youtube.com/watch?v=FyOHt_7WyrM
De bicicleta nos moinhos holandeses!: http://br.youtube.com/watch?v=casYpqs27I8
Órgão dentro da catedral calvinista de Amsterdam: http://br.youtube.com/watch?v=lGdy59ujMUk
1 minuto na Dinamarca: http://br.youtube.com/watch?v=X_N5GDAn1iw
1 minuto na Suécia: http://www.youtube.com/v/I9Ri3mg54YM

Fotos:

Town Hall de Copenhagen.
Carnaval de Copenhagen.
Canal em Copenhagen e suas casinhas típicas.
Já xavequei até a Pequena Sereia em Copenhagen. Olha ela dando bola.
O Jardim Botânico Real em Copenhagen.
Castelo de Hamlet, norte da Dinamarca.
Quem disse que não tenho foto da Suécia? Olha a bandeira ali, voltamos pra uma cidade sueca só pra ter algumas fotos da Suécia!

Pedalei muito...
Dentro da igreja protestante calvinista em Amsterdam, ali o órgão com 5 imagens.

Navegando pelos canais de Amsterdam, observando a paisagem, as casas na beira do canal.
Pedalando o pedalinho nos canais de Amsterdam.
Eu, minha bicicleta, o holandes e seu carrinho.
Andando de bicicleta pelos moinhos da Holanda.
Numa vila típica holandesa.

Bonito o centro de Gouda, interior da Holanda.
I AMsterdam.
Meu quadro preferido de Van Gogh, The Bedroom.
Um quadro de uma artista britânica realista, na carpintaria, José, Maria, Jesus e 3 irmãos.
Monet. Retrata bem a paisagem holandesa.