terça-feira, 29 de junho de 2010

Tudo certo!!!

Hoje vou escrever um post exclusivamente sobre mim! Dicas escrevo depois! Mas esse post é importante hein!!

Ontem, dia 28 de junho de 2010, dia em que o Brasil venceu na Copa do Mundo o Chile pelas oitavas de final por 3 a 0, o Edson, da CECETH, me ligou perguntando se eu queria viajar para Amsterdam pra embarcar no MSC Opera como Hosts no dia 05 de julho! Eu disse: É claro! =D

É simplesmente tudo o que eu queria, é só deixar nas mãos de Deus que as coisas fluem e se encaixam perfeitamente ;). Eu vou para o melhor navio, na melhor função possível pra mim. E outra, hoje dia 29 de junho, saiu o resultado do concurso da Caixa, e eu passei! E tudo vai se encaixar perfeitamente, vou para o navio, e quando estiver acabando meu contrato, nessa época provavelmente serei chamado pra trabalhar na Caixa em Curitiba! E vou direto do navio para a Caixa, funcionário público com estabilidade! Então agora estou muito tranquilo!

Vou aproveitar minha liberdade, pois se não assim o fizesse, mais tarde poderia me arrepender do que não fiz.

Passei em 90° pra Curitiba, no último concurso (de 2008) chamaram 250 pessoas, portanto imagino que irão me chamar lá por março do ano que vem! Se tivesse feito para Florianópolis seria complicado, pois ficaria em 25° e não poderia ir para o navio agora.

Então, agora vou falar sobre o navio, o Opera é um navio que irá passar por muitos países, entre eles: Inglaterra, Dinamarca, Holanda, Alemanha, Noruega, Suécia, Finlândia, Rússia, Itália, Espanha, Marrocos, Croácia, Grécia, Turquia e Ucrânia! Vou colocar aqui o roteiro que montei em powerpoint para quem quiser acompanhar, é um calendário com todos os cruzeiros que o navio vai fazer durante meu contrato! Façam o download, é uma apresentação de powerpoint, vejam os mapas e os países! Neste link: http://www.4shared.com/document/AwliOiyf/Calendrio_MSC_OPERA_apres.html

Ao final deste post vou postar algumas fotos do navio MSC Opera, um dos lugares mais bonitos do mundo ele passa, no litoral oeste da Noruega!

Vou como host, e lá é que se decide que tipo de Host vou ser, claro que irei preferir ser Excursion Host pra trabalhar na excursão, tenho espírito mochileiro né. Mas não é assim que funciona, funciona assim: eu chego humilde e submisso e vou fazer o melhor trabalho onde quer que me indiquem para trabalhar, que provavelmente será na recepção, que será ótimo também! E depois, como funciona rotativamente os trabalhos de hosts, posso ir para excursion. Vou para esta função pela minha facilidade para me comunicar em outros idiomas, falo fluentemente o português (óbvio) e inglês, e falo também francês e espanhol! Apesar de que só estudei um ano de espanhol com 13 anos, e um ano de francês no CEFET-PR com 16 anos. O importante é compreender e saber se comunicar.

Fique feliz que este navio irá passar 7 vezes por São Francisco do Sul em SC, no começo de 2011, vou poder ver bastante a família! Além de que passa 4 vezes em Istanbul, 4 vezes na Rússia, entre vários outros lugares!

Depois postarei sobre o que vou levar, que será pouca coisa, e depois no navio posto sobre o navio mesmo. Não vou levar nem laptop, vou comprar lá, imagino que uns dois meses depois de embarcar.

Bom, agora sabem que está tudo perfeitamente certo para mim! Vou colocar as imagens e até o próximo post! Que avisaram em cima, menos de uma semana antes do embarque, coitada da minha mãe. Agora vou assistir ao espetáculo: Espanha x Portugal pelas oitavas de final da Copa do Mundo 2010! Viva Portugal!!!

(ah, e muito boa a ferramenta de tradução nova que coloquei no blog não é?)

Eu sei que não vou descer em todo lugar... mas em alguns irei sim! Sei que a vida lá não é de flores, mas ganhar em dólares para estar em todos esse lugares? Não tem preço.
A seguir alguns dos roteiros do MSC Opera e por onde vou passar:
Este é o navio MSC Opera!


Recepção onde irei trabalhar! Bonito hein?

 Uma das paisagens mais bonitas do mundo, vou passar por lá! No litoral oeste da Noruega!
Ah, não vou negar que dá um frio na barriga! São 9 meses!

segunda-feira, 21 de junho de 2010

Como trabalhar em um navio? STCW e Workshop

Olá leitores!

Como disse antes, agora vou começar a escrever sobre trabalho em navio de cruzeiros. Eu já escrevi bastante sobre cidades e viagens de mochilão, agora vou ajudar àqueles que têm interesse e dúvidas nesse tipo de emprego.

Este tipo de emprego, é ótimo para aqueles jovens (idade máxima é de 35 anos) que querem conhecer o mundo mas não têm condições financeiras para turismo, querem conhecer não apenas o mundo, mas também diferentes culturas. A primeira opção que aparece é o intercâmbio, em que o intercambista trabalha e estuda. Porém neste tipo de experiência a pessoa conhece uma cidade ou poucas, e o dinheiro que você recebe gasta em comida, roupas, transporte, hospedagem, e em uma ou outra viagem pelas proximidades. Trabalhando em navios de cruzeiro, você tem hospedagem no seu local de trabalho, comida em buffet a vontade no seu horário de almoço, roupa lavada, academia, piscina (mini), bar com frequentes festas entre tripulantes, e pode conhecer muitos lugares, pois cada dia o navio está num lugar e se estiver em seu horário de folga é possível visitar como turista a cidade. E seu dinheiro? O tripulante junta, só vai gastar com coisas supérfulas como bebidas em festas, eletrônicos, roupas, comunicação e outros.  Bom, interessado? Então continue lendo.

O preço deste tipo de aventura da juventude é trabalho, muito trabalho. O tripulante terá muitas experiências de vida, mas em média vai trabalhar cerca de 12 horas por dia, TODO dia. Raramente e em alguns cargos haverá folga. Mas o que dizem é que acostuma. O salário depende para cada companhia, vou falar em breve. A qualidade de vida também depende da companhia. Mas a realidade é que existem muitas oportunidades, pois todos os navios que vêm para o litoral brasileiro são obrigados a empregar um mínimo percentual de tripulantes brasileiros. Mas não é só essa nossa vantagem, companhias marítimas querem oferer um clima agradável e receptivo, e todo o mundo considera o povo brasileiro alegre e extrovertido, ideal. Além disso as companhias admiram nossa flexibilidade, facilidade de aprendizado de línguas, facilidade de adaptação, entre outras características. Para os tripulantes de navios que atuam no litoral brasileiro, é necessário o certificado STCW, logo falo sobre. É necessário um mínimo de inglês, mas não fluência. O importante é conseguir se comunicar. A passagem para o exterior quando o embarque é lá, é pago pela própria companhia de cruzeiros, se o tripulante completar o período do seu contrato. O período de contrato gira em torno de 9 meses. Existem muitas empresas que recrutam para as companhias, agora vou falar sobre elas.

Empresas recrutadoras:

Vou falar de apenas três que são as que tive contato, existem outras, mas prefiro não comentá-las.

Infinity Brazil:  Empresa mais aniga no ramo no Brasil, funciona assim: você se cadastra no site, será procurado de acordo com a necessidade, será chamado geralmente para São Paulo ou Santos para uma entrevista. Você paga a passagem para lá, hospedagem, faz a entrevista, e volta, vão mandá-lo estudar algumas coisas para voltar (+passagem+hospedagem) e fazer a entrevista real com a companhia mesmo, para ver es consegue a vaga. Paga por algumas coisas como materiais, e depois vão indicar consultórios que podem ser caros para fazer exames médicos para ingresso, ou, se não for selecionado ficará a ver navios, esperando a próxima oportunidade. Eu não achei o processo atraente, não fiz nenhuma entrevista com eles. Mas a Infinity parece ter mais vagas, e se a pessoa tem experiência em algum cargo pode ser um bom negócio.
ISM Agency: Empresa se não me engano chilena, com escritórios no Brasil, fiz uma entrevista via skype com eles, para a companhia Costa Crocieres, foi bem coerente mas é o mesmo esquema da Infiny, garantia nenhuma de embarque, é apenas uma entrevista.

CECETH Work on Board: Bom, foi a agência que escolhi, na verdade fui encaminhado para ela. O processo para várias companhias é igual, o escritório fica em Curitiba, entrevistas, e é bom ter experiência. Porém o que gostei foi a garantia de embarque para a companhia MSC Cruzeiros. Funciona assim: você faz o workshop da CECETH, que é um intensivo de estudo sobre cargos do navio, e garante seu embarque, desde que tenha um básico de inglês, o preço, obviamente, pela garantia, é mais salgado. Mas pela garantia, vale a pena. Paguei R$750,00 pelo workshop e garantia de embarque. Para embarcar na MSC é necessário o STCW, que logo vou descrever, que custará mais R$750,00. Porém este investimento volta em apenas um salário integral vindo da MSC, ou seja, é um bom investimento. E para as outras empresas, também deverá ser pago o curso de STCW, geralmente ministrado pela empresa Rio Ship. Pelo que ouvi, hoje o preço para o Workshop é R$1000,00, ainda vale a pena. Se o candidato não possui experiência no cargo pretendido, e tem pouco inglês, a melhor opção é a do CECETH.


Cargos, descrição e salário:

Assistente de camareiro: Ajuda o camareiro, trabalha cerca de 12 horas por dia, em turnos. Começa ganhando cerca de U$1100,00 no primeiro contrato com gorjetas.

Camareiro: É responsável por determiados quartos, e tem auxílio de um ajudante. Recebe gorjetas, pode receber até cerca de U$4.000,00 por mês.

Hotel Cleaner: Pode trabalhar de dia ou a noite, limpando áreas externas do navio, como escadas, corrimão, chão. Trabalha das 07:00 as 19:00 ou das 19:00 as 07:00. Ganha cerca de U$1100,00 e gorjetas.

Assistente de Garçon: Trabalha nos restaurantes à la carte, no café da manhã, no almoço e no jantar. Leva e traz os pratos da cozinha para o restaurante. Ganha cerca de U$1100,00 além das gorjetas. 


Garçon: Serve à mesa, no restaurante à la carte, no café da manhã, almoço e janta, recebe gorjeta. Pode ganhar até U$4.000,00 no total depois de alguns contratos.

Auxiliar de piscina: Auxilia no que for necessário na área de piscina. Ganha cerca de U$1100,00.

Atendente de bar: Serve bebidas, nos bares da piscina e também em bares noturnos internos. Recebe gorjetas, pode fazer até cerca de U$2000,00. Mas o salário base é U$1100,00 na MSC.

Atendente de buffet: Vulgo Buffet Boy, trabalha no restaurante buffet que fica aberto o dia todo. Trabalha cerca de 12 horas diárias, como os outros. Ganha U$1100,00 e gorjetas, na MSC.

Bell Boy: Trabalha com a recepção, ajuda os passageiros no que for preciso, quando requisitado, leva malas para os quartos, leva os comunicados aos quartos. Ganha gorjeta. Ganha inicialmente U$1400,00, e imagino que ganhe bem gorjetas.

Vendedor: Precisa saber vender bem, se souber, pode ganhar bastante dinheiro, pedem experiência. Existem poucas vagas.

Fotógrafo: Ganha cerca de U$1400,00 e, tira fotos. Staff.

Recepcionista: A maioria das convocadassão mulheres, mas não é um cargo exclusivamente feminino, é necessário falar mais de uma língua extrangeira, existem variações deste cargo, pode ser recepcionista, "guia de excursões", escrever o diário de bordo de passageiros, ou ser o social host, que apenas precisa "fazer o social", estar bem vestido e com um sorriso no rosto pelo navio conversando com os passageiros. Ganha entre U$1500,00 e U$2000,00. Não ganha gorjeta. É staff.

Recreação: Existe uma equipe que organiza campeonatos, eventos de recreação, e o tripulante faz parte desta equipe. Não ganha gorjetas, ganha entre U$1500,00 e U$2000,00. É staff.

Existem outros cargos, claro, mas não quero me extender mais do que já estou. Outro detalhe, dependendo da companhia o salário varia bastante.


STCW:

Standards of Training, Certification and Watchkeeping. Certificado necessário para que trabalhar em navios de cruzeiro que passarem pelo litoral brasileiro, os da MSC passam. A Rio Ship é uma empresa que ministra. A pessoa assiste aulas, sobre temas como: sobrevivência no mar, combate a incêndio, evacuação de navio, aspectos técnicos sobre o navio. No curso existem aulas práticas de sobrevivência em mar, e de combate a incêndio. E é necessário passar com a nota mínima nas provas sobre os assuntos, ser aprovado. O tempo do curso não ultrapassa uma semana.

Como fiz o processo da CECETH, fiz o curso de STCW em março de 2010, e o workshop em abril, então vou escrever sobre o Workshop:

Aprendemos sobre todos os cargos oferecidos na MSC pela CECETH, com instrutores que já trabalharam nas funções em navios nos esclarecendo dúvidas sobre os cargos e com aulas práticas sobre os cargos com mais vagas: auxiliar de camareiro, e auxiliar de garçon.

Após isto, os futuros tripulantes devem fazer exames médicos para poderem embarcar, se a pessoa não tem plano de saúde pode gastar algum dinheiro nisto. É necessário exame de oftalmologista, raio-X de tórax, vacina de febre amarela internacional, exames de clínico geral e exames sanguíneos, inclusive negativa de HIV.

Então, agora vou falar de mim. Paguei R$1500,00 no total, STCW + Workshop, garantindo minha vaga, mas no primeiro salário já vou recuperar o dinheiro. Escolhi trabalhar de Bell Boy, pois se adequava melhor a mim. Vou colocar aqui algumas fotos, o contrato dizia que deverei ser embarcado entre junho e setembro de 2010. Portanto, contratualmente garantido. Porém no começo deste mês me contataram para trabalhar de hosts, que é staff, aí era irrecusável né, ainda que posso conseguir o que tanto queria, trabalhar de excursion hosts: com excursões com passageiros do navio em áreas turísticas das cidades portuárias. Ótimo não é?

Bom, escrevi nos cargos que alguns são staff. A diferença é hierárquica, então staff tem um restaurante melhor, acesso a mais lugares, mais privilégios, mas nem tanto, o que tem é olho gordo dos outros que acham que staff tem vida boa. Staff acessa certas áreas e as áreas de crew. Crew é a tripulação em geral, da área da cozinha, limpeza, etc. Existe o Crew Bar onde rolam muitas festas, muito cigarro e bebida (ergh). No Crew bar, assim como escadas, academia, e outros pontos, existe sinal de Wifi, para os tripulantes utilizarem internet no navio, ouvi dizer que em um navio da MSC o preço é 60 dólares por 24 horas, ou seja, cerca de 3 dólares por hora. A bebida é mais barata que para os passageiros, obviamente. Outro assunto interessante de abordar é sobre as culturas dentro do navio, por exemplo dizem que existe plena máfia lá dentro, como a dos indonesianos da cozinha ou da lavanderia, mas isso não conheço de fato. E é necessário agradar seu chefe, que lá não estão em vigor leis trabalhistas brasileiras. Dizem que a melhor qualidade de vida dos tripulantes é nos navios da Princess Cruises.

Ah, tem outras coisas para escrever, mas não hoje, já escrevi demais. Vou escrever mais uma vez antes de embarcar, e depois embarcado vou ter pouco tempo para escrever, mas vou escrever de vez em quando sobre como estará lá.

Eu resolvi trabalhar em navio de cruzeiro por causa da experiência de vida, depois, mais velho, com filhos, concursado, nunca mais vou poder fazer isto, eu posso ficar agora um contrato e voltar para trabalhar em terra, ou ficar lá algum tempo para juntar dinheiro, voltar e investi-lo em algo. O fato é que é a melhor opção para ganhar em moeda estrangeira e juntar dinheiro. E caso não dê certo, posso desistir e voltar qualquer momento. Então estou tranquilo.


Aula prática STCW.
Aula prática STCW.
Aula prática Workshop.

terça-feira, 8 de junho de 2010

Paris em 2 dias!

Quer saber o que é uma façanha? Façanha é conseguir visitar todos os pontos turísticos de Paris em apenas 2 dias!

Eu tentei esta façanha, obtive meio sucesso, mas tudo bem.

Chegamos, depois de quase 16 horas de viagem, com direito a mais de uma hora parados na cidade de San Sebástian na fronteira com Espanha e França, num restaurante na beira do Atlântico. Ah, sim, uma dca aos turistas desavisados, caso vá num restaurante fazer um lanche, não peça simplismente "Coke" ao garçon. Senão ele vai trazer a Coca mais aguada e cara de todas, num copo que tem 70% de gelo. Bom, foi isso que aconteceu, pagamos 4,5 euros num copo com 3 glaciares e um pouco de coca. Nunca mais.

Depois de San Sebástian, mais 1 hora em Blois, cidade do Vale do Loire, a noite. E perto das 3 da madrugada chegamos à Paris, entramos pela Port D'Órleans e depois de um tempo para se acostumar com o trânsito da cidade (um pouco vazio naquele horário), chegamos à nossa pensão, a Pensión Residénce du Palais. Foi um filme de suspense entrar naquela pensão, imagine entrar por uma porta desconhecida, de madrugada, tudo completamente escuro, a porta de 3 metros de altura e muito pesada, rangendo. Entrar num páto escuro, encontrar uma porta com uma escadaria de madeira, entrar e a cada passo ouvir um rangido, e completamente no escuro, tateando. Até encontrar na porta da pensão uma carta para nós, com instruções, aí subir mais 2 andares para encontrar a porta que daria para um corredor cheio de quartos até encontrar o nosso, no escuro. Aquele edifício deve guardar histórias de pelo menos 2 séculos, imagino carruagens passando do lado de fora das suas paredes. Quando chegamos ao quarto ficamos tranquilos, um quarto triplo, muito aconchegante, com sacada e chuveiro, além de uma TV LCD com TV paga, mas nem pudemos usar muito. Pagamos 77 euros por noite para 3 pessoas, 27 euros por pessoa. Depois disso, fomos até Montmartre levar o César e a Alexandra até o hotel deles, e no caminho passamos por alguns monumentos iluminados, como or Arco do Triunfo.

Meu roteiro para Paris em 2 dias foi pensado de última hora da seguinte forma:

1° dia: Chocolate quente -> Jardins de Luxemburgo -> pegar metrô até próximo a Sacré Coer, subir e visitar Sacré Coer -> passar pelo bairro dos artistas de Montmartre, onde viveu Van Gogh por exemplo -> junto ali ir na Place du Tertre -> descer e andar até Basílique de Sainte Trinité  -> Galeias La Fayette -> Ópera de Paris -> Madeleine -> Place du Concorde -> Avenida Champs Elisées -> Arco do Triunfo -> Torre Eiffel -> Metrô para a pensão.

2° dia: Metrô/trem para Palácio de Versailles e entrar -> Metrô para Museu d'Orsay -> Museu do Louvre -> Souvenirs na rue du Rivoli -> Catedral de Notre Dame -> Pantheón -> Catacumbas -> Pensão para pegar o carro e ir para Madri.

Bom, em resumo é isso que fizemos. Mas foi muito corrido, na Torre Eiffel estávamos muito cansados, de tanto andar, e fomos brindados com o brilho da Torre ao pôr do sol, como se pode ver nas fotos.

E no segundo dia, chegamos no Museu do Louvre e li na entrada: fermé au lundi. Bom, então trocamos o Museu do Louvre por Versailles, mas tudo bem, eu tinha certeza que o Louvre fechada segunda-feira, então só comemos um lanche do lado de fora da pirâmide. Gastamos tempo demais nas lojas de souvenirs, e em lojas de livros, então só pudemos ver por fora o Pantheón, e não tivemos tempo de ir para as Catacumbas. Mas o dia foi brindado por uma mini-missa na catedral de Notre Dame, com a voz de uma jovem ecoando pelas suas paredes. Lanchamos Crepes, croissant e kebabs.

Saímos 22h de Paris, nos perdemos na saída por 1 hora porque perdemos uma saída, UMA. E então depois de tanto cansaço, mais 12 horas de viagem e 80 euros só de pedágio até chegar em Madri, instantes antes de nosso avião partir. Foi só o tempo de entregar o carro, fazer o Check-In, ir para a sala de embarque e embarcar, com aviso de última chamada. Cravado. Depois mais umas 15 horas até chegar em Florianópolis, acho que dá pra imaginar o cansaço. Precisei de 3 dias pra recuperar. Haha.

Sobre Paris posso escrever bastante, a minha mãe e irmã gostaram muito, a cidade é maravilhosa, só foi difícil para conhecê-la em apenas 2 dias, o mínimo do mínimo são 3 dias. Mas foi ótima a viagem, elas puderam conhecer tudo que tinham direito. E mais detalhes sobre os lugares já escrevi num post do mochilão de 2008 que passei 6 dias em Paris.

Fotos:
 Pensión Residénce du Palais
Jardins du Luxembourg
Basílique du Sacré Coer
Catedral de Sainté-Trinité
Galerias La Fayette
Ópera de Paris
Madeleine
 
Place du Concorde
Avenue Champs Elisées

Arco do Triunfo

Torre Eiffel

Champs de Mars

Torre Eiffel

Palácio de Versailles

 
Palácio de Versailles

La Seine

 
Louvre

Museu do Louvre

Catedral de Notre Dame

 Inside Notre Dame 

Livros!

Pantheón

Nosso quarto

sexta-feira, 4 de junho de 2010

Madri - Abril 2010

Hola a todos! 

OK, eu sei que eu ameacei voltar a escrever e aí não escrevi mais, perdão, mas é que faltou inspiração. Haha.

Agora tenho algumas coisas na lista pra atualizar aqui ainda, segue:
1° - Madri
2° - Paris
3° Workshop e STCW
4° - Dicas para futuros tripulantes
5° e etc - Vida a bordo para ajudar futuros tripulantes e curiosos.

Ok, este post será sobre Madri. 

Bom, quando eu visitei Madri em 2008 não achei lá grande coisa, até porque não tenho muito bom relacionamento com espanhóis, não gosto de "primeiro mundismo" e preconceito que vejo principalmente nas áreas de imigração.

Por exemplo, no aeroporto, por causa de toda a confusão que logo vou contar, um policial desrespeitou uma brasileira que queria ir para a área de bagagens, dizendo que ali era Espanha, que não era bagunça como Brasil. Isso me dói os nervos, mas tudo bem, a Espanha era só uma escala. Aliás, terceiro mundo é lá, são eles que estão quebrados economicamente e vão depender logo de ajuda até do Brasil e ainda são arrogantes. Mas enfim, vim aqui pra falar bem da Espanha! =D

Bom, nosso programa previa que iríamos chegar 7:30 em Madri no aeroporto de Barajas (por sinal é enorme), no T4, pegaríamos o metrô e iríamos para o centro de Madri passear, e voltar para o nosso vôo para Paris que sairia 17:30.
Bom, acontece que aquele dia, foi o dia 15 de abril de 2010. Dia do caos.

Chegamos e fizemos o planejado, mesmo vendo que alguns vôos tinham sido cancelados o nossa não havbia sido ainda, portanto fomos ao centro de Madri. De barajas, fizemos conexões até a estação Sol, que é bem central em Madri. Lá já entramos em uma loja de leques, pois é cultura né, então conhecemos. O metrô de Madri é bastante moderno, limpinho, eu gostei. Fomos para a Plaza Mayor, a origens da praça remontam ao século XV, quando na confluência dos caminhos que ligavam Toledo a Atocha, fora da cidade medieval, estava a Plaza del Arrabal, o mercado principal da vila, tendo sido construída um primeiro edifício portificado para regular o comércio da zona. Não havia mais ninguem lá, além de um brasileiro perdido e um grupo de chineses (quando se visita a Europa é perceptível que isso é muito comum). Muito bonito e tal, saimos e entramos em um feira, e nossa, como as frutas na Europa são coloridas! Muito boas. Por ali nós compramos mantimento e saimos andando, fomos em direção do Palácio Real. O Palácio Real de Madrid, também denominado de Palácio de Oriente e, durante a Segunda República Espanhola, de Palácio Nacional, é a residência oficial do Rei de Espanha, situado em Madrid, a capital espanhola. Foi construído no mesmo local onde se encontrava um outro palácio, denominado de Real Alcázar de Madrid, destruído por um incêndio que durou três dias, no ano de 1734. 

Lanchamos por lá, na rua, e conhecemos por fora o palácio, como tínhamos pouco tempo e a fila era quilométrica não entramos, conhecemos o palácio e a catedral por fora. Uma dica: atrás do palácio há um jardim aberto ao público (sem filas) que faz parte do palácio, muito agradável e ótimo para se tirar fotos! Ficamos lá por um bom tempo. Depois disso fizemos o caminho de volta andando até a praça da estação Sol. Passamos por uma praça em homenagem ao caçador de redemoinhos, Don Quixote, e andamos por uma longa avenida, e entramos no renomado Corte Inglés, onde escutamos som ambiente de Maria Rita.

Chegando no aeroporto vimos que nosso vôo havia sido cancelado e a fila era gigante para atendimento nos guichês da Ibéria. Minha mãe e irmã entraram na fila e eu fui buscar as malas, que iriam direto para Paris, mas como o vôo foi cancelado seriam deixadas por Madri mesmo. Chegamos 15h no aeroporto, as moças ficaram 5 horas na fila, e as malas só apareceram era meia noite. Durante esse tempo todo alguém teve a brilhante idéia de alugar um carro, pois não havia previsão de quando seriam liberados os vôos, eu fui no Europcar e reservei um para o outro dia. No guichê da Ibéria nos informaram que iriam nos encaminhar para um hotel até o dia da nossa viagem que foi remarcada. Chegamos quinta e a remarcação era pra segunda feira, ou seja, ficaríamos meio dia em Paris e já teríamos que voltar, e nossa viagem era para Paris. Ou seja, né.

Era 2 horas quando chegamos num hotel 4 estrelas, muito bonito, com diárias de cerca de 150 a 200 euros, tudo na faixa. Mas era afastado. No outro dia de manhã nos encaminharam para outro hotel, este no centro de Madri, próximo a estação de trem Atocha. O nome do hotel é Atocha, da Tryp. Elegantíssimo o hotel, clássico, e na faixa. Este dia, sexta fui com o César, que conhecemos com a esposa dele, no aeroporto. Fomos ao aeroporto e ficamos lá o dia todo, cancelei minhas passagens aéreas e pedi reembolso, e reservei denovo o carro para o outro dia. Se eu não tivesse reservado um dia antes, não conseguiria mais, pois todos os carros de Madri estavam alugados naquela altura do campeonato, TODOS, de todas as empresas. Nesta sexta-feira, as moças foram passear, enquanto os homens enfrentavam filas, elas passearam pelo Paseo del Prado, conhecendo o Jardim Botânico Real e passando apenas do lado de fora do Museo del Prado. Tem fotos muito bonitas do jardim botânico. A noite jantamos no hotel, já que ganhamos pensão completa.

A parte boa mesmo de Madri, conhecemos à noite. A noite madrilenha é muito famosa, e a conhecemos, os bares são muito movimentados e todos de alta qualidade, é um povo bastante animado. Pela noite, pelo número de pessoas em atividade nas ruas dá a impressão que ainda é dia. Fomos a um bar comer o prato típico Tapas, com o César e a Alexandra.

No outro dia, fomos com o César e a Alexandra para Paris, de carro, uma aventura já descrita aqui no post anterior. Alugamos um Citroen Xsara Picasso, por 198 euros, para rodar 1000Km. Como rodamos no total 2500Km em 4 dias, pagamos 298 euros, por aí.

Bom, é isso, nos próximo dias eu escrevo sobre Paris. Seguem fotos:


O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...