terça-feira, 8 de junho de 2010

Paris em 2 dias!

Quer saber o que é uma façanha? Façanha é conseguir visitar todos os pontos turísticos de Paris em apenas 2 dias!

Eu tentei esta façanha, obtive meio sucesso, mas tudo bem.

Chegamos, depois de quase 16 horas de viagem, com direito a mais de uma hora parados na cidade de San Sebástian na fronteira com Espanha e França, num restaurante na beira do Atlântico. Ah, sim, uma dca aos turistas desavisados, caso vá num restaurante fazer um lanche, não peça simplismente "Coke" ao garçon. Senão ele vai trazer a Coca mais aguada e cara de todas, num copo que tem 70% de gelo. Bom, foi isso que aconteceu, pagamos 4,5 euros num copo com 3 glaciares e um pouco de coca. Nunca mais.

Depois de San Sebástian, mais 1 hora em Blois, cidade do Vale do Loire, a noite. E perto das 3 da madrugada chegamos à Paris, entramos pela Port D'Órleans e depois de um tempo para se acostumar com o trânsito da cidade (um pouco vazio naquele horário), chegamos à nossa pensão, a Pensión Residénce du Palais. Foi um filme de suspense entrar naquela pensão, imagine entrar por uma porta desconhecida, de madrugada, tudo completamente escuro, a porta de 3 metros de altura e muito pesada, rangendo. Entrar num páto escuro, encontrar uma porta com uma escadaria de madeira, entrar e a cada passo ouvir um rangido, e completamente no escuro, tateando. Até encontrar na porta da pensão uma carta para nós, com instruções, aí subir mais 2 andares para encontrar a porta que daria para um corredor cheio de quartos até encontrar o nosso, no escuro. Aquele edifício deve guardar histórias de pelo menos 2 séculos, imagino carruagens passando do lado de fora das suas paredes. Quando chegamos ao quarto ficamos tranquilos, um quarto triplo, muito aconchegante, com sacada e chuveiro, além de uma TV LCD com TV paga, mas nem pudemos usar muito. Pagamos 77 euros por noite para 3 pessoas, 27 euros por pessoa. Depois disso, fomos até Montmartre levar o César e a Alexandra até o hotel deles, e no caminho passamos por alguns monumentos iluminados, como or Arco do Triunfo.

Meu roteiro para Paris em 2 dias foi pensado de última hora da seguinte forma:

1° dia: Chocolate quente -> Jardins de Luxemburgo -> pegar metrô até próximo a Sacré Coer, subir e visitar Sacré Coer -> passar pelo bairro dos artistas de Montmartre, onde viveu Van Gogh por exemplo -> junto ali ir na Place du Tertre -> descer e andar até Basílique de Sainte Trinité  -> Galeias La Fayette -> Ópera de Paris -> Madeleine -> Place du Concorde -> Avenida Champs Elisées -> Arco do Triunfo -> Torre Eiffel -> Metrô para a pensão.

2° dia: Metrô/trem para Palácio de Versailles e entrar -> Metrô para Museu d'Orsay -> Museu do Louvre -> Souvenirs na rue du Rivoli -> Catedral de Notre Dame -> Pantheón -> Catacumbas -> Pensão para pegar o carro e ir para Madri.

Bom, em resumo é isso que fizemos. Mas foi muito corrido, na Torre Eiffel estávamos muito cansados, de tanto andar, e fomos brindados com o brilho da Torre ao pôr do sol, como se pode ver nas fotos.

E no segundo dia, chegamos no Museu do Louvre e li na entrada: fermé au lundi. Bom, então trocamos o Museu do Louvre por Versailles, mas tudo bem, eu tinha certeza que o Louvre fechada segunda-feira, então só comemos um lanche do lado de fora da pirâmide. Gastamos tempo demais nas lojas de souvenirs, e em lojas de livros, então só pudemos ver por fora o Pantheón, e não tivemos tempo de ir para as Catacumbas. Mas o dia foi brindado por uma mini-missa na catedral de Notre Dame, com a voz de uma jovem ecoando pelas suas paredes. Lanchamos Crepes, croissant e kebabs.

Saímos 22h de Paris, nos perdemos na saída por 1 hora porque perdemos uma saída, UMA. E então depois de tanto cansaço, mais 12 horas de viagem e 80 euros só de pedágio até chegar em Madri, instantes antes de nosso avião partir. Foi só o tempo de entregar o carro, fazer o Check-In, ir para a sala de embarque e embarcar, com aviso de última chamada. Cravado. Depois mais umas 15 horas até chegar em Florianópolis, acho que dá pra imaginar o cansaço. Precisei de 3 dias pra recuperar. Haha.

Sobre Paris posso escrever bastante, a minha mãe e irmã gostaram muito, a cidade é maravilhosa, só foi difícil para conhecê-la em apenas 2 dias, o mínimo do mínimo são 3 dias. Mas foi ótima a viagem, elas puderam conhecer tudo que tinham direito. E mais detalhes sobre os lugares já escrevi num post do mochilão de 2008 que passei 6 dias em Paris.

Fotos:
 Pensión Residénce du Palais
Jardins du Luxembourg
Basílique du Sacré Coer
Catedral de Sainté-Trinité
Galerias La Fayette
Ópera de Paris
Madeleine
 
Place du Concorde
Avenue Champs Elisées

Arco do Triunfo

Torre Eiffel

Champs de Mars

Torre Eiffel

Palácio de Versailles

 
Palácio de Versailles

La Seine

 
Louvre

Museu do Louvre

Catedral de Notre Dame

 Inside Notre Dame 

Livros!

Pantheón

Nosso quarto

10 comentários:

Unknown disse...

Cara estou programando um roteiro tipo este para julho. Aff. Estou vendo que vou correr muito.

De qualquer forma só de ver as fotos fico animado.

katy sayuri disse...

Ual foi uma correria doida heim .... mais vcs conseguiram aproveitar bem o pouco tempo e passearam pra carambaaa
as Fotoos ficaram lindasss
Paris é um sonhooo
TBm quero irrrr (^v^) haha

Rita disse...

Vou fazer isso em Janeiro 2012 tudo pra não chegar tão cansada em Tokyo, estou vendo que irei me cansar, mas tenho certeza que valerá a pena. será que você me passa o endereço dessa pensão?

Lucas Cavalheiro Bueno disse...

O link para o site da pensão está no próprio texto do blog. É:

78, rue d'Assas
75006 Paris
Tel.+33 (0)1 43 26 79 32
Fax.+33 (0)1 43 54 60 61
pensionladagnous@wanadoo.fr

Karol disse...

Muito obrigada por esse post!
Irei passar 2 dias e meio em Paris, e lendo isso aqui ajudou MUITO a planejar o que fazer/ver lá sem perder tempo.

Antonio Sousa disse...

Olá Lucas

Estarei em Out/12 em Paris, e estarei na mesma situação que você, dois dias e talvez meio do outro! O que você agora me indicaria não fazer para aproveitar melhor o passeios que você fez, que ao meu ver são legais?

Carolina Giannoni Camargo disse...

Obrigada pelas dicas!
Acha loucura esse roteiro com duas criancas (3 e 5 anos com carrinho)?
Danke!

Lucas Cavalheiro Bueno disse...

Antônio, todos os lugares que passei são os essenciais de Paris, e um não consegui ir nesta viagem, foi as Catacumbas. Agora, se for pra aproveitar só Paris, com muito pesar, tiraria Versailles, que é imperdível, mas, pode te custar um dia inteiro de visita.

Carol, dá pra tentar, mas utilizando o metrô ou taxi, pois andando com elas de Montmartre até Torre Eiffel é bastante caminhada.

Livia Bento disse...

Olá!

Estive em Paris em setembro deste anos de 2012.
Sugiro que para dois dias corridos peguem o ônibus turístico - Paris L'Open Tour para dois dias, 34 euros que valem a pena ser gastos pois no sistema hop on - hop off vc pode fazer Paris por superfície sem se cansar. Você sobe e desce onde quiser sem o stress de longas caminhadas subterrâneas. Na ponte em frente a Notre Dame tem uma parada (6) na qual vc pode comprar o passeio ou veja em seu Hotel se há uma parada próxima a ele- www.parislopentour.com/paris , tem 4 linhas diferentes que cruzam os pontos turísticos importantes de Paris. Aí vc pode visitar a Place de La Concorde, Le Grand et Le Petit Chalais, a Ponte Alexandre III, Les Invalides( túmulo de Napoleon), subir ou descer a Champ's Elysées, visitar o Arco do Triunfo, ir a Trocadero para ter a melhor visão da Torre Eiffel( imperdível) e descer até a mesma. Visitar a Santa Capela, a Notre Dame, Conciergerie e a Prefeitura de Paris - Hotel de Ville. Ir ao Louvre, no Museu d'Orsay. Não esquecer o Jardin de Luxembourg
Ainda poderá ir a Madeleine, com direito a apreciar as vitrines do Fauchon e comer um pedaço de torta ou comprar macarrons, visitar a loja das mostardas Maille, ver a Ópera e outras maravilhas que ´so Paris oferece. Não esquecer a Sacre Coeur, Place de Tertle( pintores) e Montmartre e ainda de noite se houver folego passear de bateau mouche pelo Sena.
Se não conseguir fazer tudo isto lembre-se que vc precisará sempre voltar a Paris sempre, pois é a capital do mundo mais completa, mais fascinante. E não esqueça que na próxima vez vc deverá ir a Versailles, a La Defense , ao Marais, na Gare de Lyon para tomar ao menos um café ou uma água no Restaurante Le Train Bleu, verdadeira obra de arte, na Sorbonne , no Pantheon, nas Catacumbas e outras tantas opções que a cidade oferece. Boa viagem!

Anônimo disse...

Adorei seu post, pois irei em novembro pra Paris e estava desanimada pois ficarei apenas 2 dias por lá! Mas achei uma luz kkkkkk.

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...