segunda-feira, 7 de abril de 2008

Palermo e Italia

Viemos pra Palermo ontem, e ontem mesmo fizemos um tour pela Sicilia, andando de trem ateh o outro lado da ilha, ao sul, em Agrigento. E hoje passeamos por Palermo, e jah partimos amanha ao amanhecer, pra Tunisia, em Tunis.

Palermo eh uma cidade interessante pois mistura duas culturas, a arabe e a italiana, aqui ateh nas placas de nome de ruas algumas vezes tem escrito em arabe o nome da rua, e na entrada do porto diz bem vindos em arabe. Aqui tem muitos coqueiros, uma parte da cidade eh cheio de ruelas e casas bem apertadas com comercio de feirinha direto, lembra uma Medina. Passamos por lah hoje ateh chegar na catedral, muito bonita por sinal, bem grande, lah perto tambem esta o Palacio real. Na viagem ontem, tentamos chegar perto do vulcao Etna mas nao deu tempo ateh o anoitecer, mas pudemos ver todo o relevo siciliano, com montanhas e morros rochosos, bastante caracteristicos. O litoral que reune o mar azul mediterraneo com os altos paredoes tambem formam uma bela paisagem.

Hoje almocei num restaurante chamado "A Medina", comi um spagheti, bem evidente mistura de italiano com arabe aqui. Bem gostoso o spagheti tambem. Comi em Roma uma pizza maravilhosa, muito boa, pizza napolitana, com anchovas. Tambem tomei um sorvete bem gostoso e tomei capuccino num dia de frio em Roma.

Agora falar um pouco sobre o pais...

A Italia: Lugar bonito, cheio de montanhas, muita historia, muitas igrejas, muitas casas antigas. Alias, o centro das cidades, a maioria delas imagino eh daquele jeito cheio de casinhas juntas, de 2 ou 3 andares, meio feio, e com ruas apertadas e sem garagem. Assim as pessoas deixam os carros nas ruas, e chega ao ponto de murchar o pneu, riscar todo e estragar a pintura alguns carros, pelo tempo que eles deixam lah. Onde eu fui pelo menos era assim. O transito é meio louco, as pessoas atravessam em qualquer lugar da rua, os motoristas diminuem pra nao atropelarem, quando o sinal pra pedestre esta verde continua passando carro normal, as motos passam correndo por todo canto, alias, quanta moto! E muita buzina tambem! Entao o sistema rodoviario nao gostei muito, apesar de que as estradas aqui parecem ser bem boas, falo da cidade, mas imagino que por que as cidades nao foram planejadas. O sistema ferroviario é otimo, voce pode trabalhar em Roma e morar em Napoli tranquilamente, soh pegar o trem para o transporte, limpo, barato e seguro.

Os italianos: Os italianos falam bastante "prego", qualquer coisa é "prego", chega na loja e falam "prego", ai voce fala grazya e falam "prego". Sao muito bem arrumados, bem vestidos, as italianas, mesmo as feias, sao bonitas, usam maquiagem, oculos, roupas bonitas, cabelo impecavel, tudo bem bonitinho que acabam ficando todas bonitas. No transito sao bem estressados e buzinam e xingam. Devem brigar facil tambem. Um monte de gente fuma, tudo que eh lugar que voce vai tem gente fumando, inclusive grupo de adolescentes que andam por ai varios com cara de uns 13 anos fumando. E falam alto tambem. E gostam de uma moto hein, credo, como tem moto.

Fotos:

Por enquanto no orkut.

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...