Curtiu o Blog?! Recomende aos seus amigos!! Apenas clique aqui!! ;)

Curtiu o Blog?! Clique aqui!! Compartilhe! ;)

quarta-feira, 9 de abril de 2008

Tunis, Carthago e o Isla

Bonjour! Assalemalaikom!

Estou escrevendo direto de Tunis, capital da Tunisia, no continente africano! E aqui, qle, do arabe eles falam e tem coomo lingua oficial o frances, foi a frança que esteve dominando aqui depois da primeira guerra mundial até o pais ser independente.

Se eu tiver muitos erros de ortografia é culpa do teclado, escrever um post num teclado arabe é muuuito dificil!

Entao, chegamos ontem aqui e demos entrada num hotel na avenida mais central da cidade. As coisas aqui sao realmente baratas. Um euro equivale a 1800 denaris, e um real equivale a 720 denaris. Uma pizza aqui custa 3500 denaris. E as outras coisas sao tao baratas quanto, se nao fosse o bilhete de volta pra Italia jah estar comprado nos poderiamos ateh ficar mais dias aqui.

Hoje foi um dia bem interessante. Sabe a cidade de Carthago? Da antiguidade, que tinha os cartagineses com o Anibal que entrou na Europa e passou pelos Alpes com elefantes para atacar Roma de surpresa, depois foi conquistada pelos romanos, bizantinos e depois os arabes. E a influencia arabe aqui é muito grande. Os museus pegaram peças necessarias para amostra mas tinha muita coisa aqui em volta do tempo de carthago, e as pessoas vao achando peças originais e vendem pros turistas, é, eu comprei uma. Comprei por 6000 denaris uma moeda de bronze bem bonita, romana, com dois gladiadores de um lado e um imperador, Adrianus, do outro, bem legal. E tem muita ruina, a cidade era bem grande e é facil andar por entre todas estas ruinas. Aqui é patrimonio da humanidade.

Andamos pela medina tambem, fica no final desta avenida aqui e tem ruelas bem pequenas co, muito comércio com todo mundo querendo te vender alguma coisa. Lah deu pra ver como os tunisianos gostam de brasileiros, e eu estava com a camisa da seleçao brasileira entao eles olhavam aqe era brasileiro e diziam: Brasil! Ronaldinho! Tinha mesquitas no meio da medina tambem, e do outro lado da medina os prédios do governo. Nas ruinas do porto de Carthago, o homem aue verificava a entrada auqndo soube aue éramos brasileiros abriu soh prq nos uma casinha que era um museu fechado com maquetes de como era o porto, ele falou: este soh para brasileiros!

Sobre a cultura e a sociedade, pra quem nao conhece. Todo o mundo arabe, islamico, os filhos de Ismael, filho de Abraao, que foi formado depois de Maomé e depois da morte dele cresceu rapidamente, era bem grqnde, e depois de varios califados, apos a primeira guerra mundial, foi separado em paises Estado como vemos hoje, sob a tutela de paises como frança e inglaterra, por isso aqui na Tunisia por exemplo a lingua oficial é o frances e nao o arabe. Ai ateh ai tudo era bem rigoroso quanto a religiao, mais ou menos a partir disso, quando começa essa modernidade de hoje, os paises do ocidente começaram a interferir aqui na cultura com o comercio. Ai hoje a maioria aqui continua islamica praticante, mas o governo é liberal, nao é como o da arabia saudita e do ira por exemplo aue obrigam o uso do véu. Entao o veu é algo cultural, nao coisa indispensavel da religiao, entao muitas pessoas aqui nao usam, maioria das mulheres mais velhas usam, metade mais ou menos das adultas usam e poucas jovens usam, decerto por achar careta, digamos assim, mas mesmo as aue usam poe enfeites, como um laço, e coisas assim. Mas a maioria se veste mesmo como as ocidentais. Tem tudo que tem no Brasil, praias, carros, engarrafamento, coca cola, celular, internet, tudo normal, e a sociedade é bem parecida com as globalizadas, entao jah estao globalizadas, mas a religiao aqui ainda é bem forte, entao algumas por exemplo usam o véu para dizer com orgulho que seguem a religiao do Isla, e tambem tem igreja catolica, normal. Diferença eh que lah eles seguem bem mais o que esta escrito no Alcorao, jah os cristaos nao seguem o que esta na Biblia direito, pelo menos a maioria. Por exemplo, tah escrito orem 5 vezes ao dia, e eles oram.

Sobre o Isla pra quem nao conhece. Se originou no mundo arabe, dos filhos de Ismael, o primeiro filho de Abraao. Maomé era da parte nobre dos arabes e a partir de um momento começou a receber visitas do anjo Gabriel que levava ele pra visitar o céu. Ai no correr dos anos foi sendo revelado pra ele as suras, que mais tarde formaram o Alcorao. Ai, o Alcorao reescreve a mesma historia dos cristaos do velho testamento mas com mais detalhes, e conta outras historias nao contadas no Velho Testamento. Dizem que é uma segunda tentativa de dizer o velho testamento de uma maneira mais facil de entender. Ai os anciaos do apocalipse cristao no Alcorao sao os profetas, na Biblia nao diz quem sao, os profetas sao Adao, Noé, Abraao, Isaque, Jaco, Jose, Moises, Jesus e Maomé. Uma sura inteira é dedicada a Jesus, e conta que ele foi um homem, profeta, milagre de Deus porque foi gerado por Ele, mas nao filho que era filho jah no ceu, sem tendencia ao pecado, por isso nao pecou, trouxe o espirito santo pra Terra e foi elevado aos céus. Eles soh nao dizem que Jesus é Deus. Ai Maomé é o maior profeta do Isla porque foi a ele revelado o Isla, a religiao deles. E dizem que no céu, Moisés chorou na frente de Maomé e disse que Maomé veio depois dele, e serao salvos mais do povo de Maomé do que do povo dele. Tah, eles consideram que cristaos e judeus que seguirem corretamente o que lhes foi ensinado serao salvos tambem, diferente do que pensam os cristaos sobre eles. Ai depois da morte de Maome os arabes criaram califados e espalharam a religiao por boa parte do mundo, atraves da espada muitas vezes interpretando mal o Alcorao, alias os terroristas sao maus intérpretes do Alcorao, por levarem ao pé da letra frases historicas, mate os idolatras, por exemplo, que tambem existem na Biblia, em Numeros, por exemplo. Ai a religiao é pacifica, mas existem seitas de interpretacoes diferentes, assim como existem milhares de igrejas evangelicas diferentes e seitas catolicas. Bom, isso que sei do Isla.




Em Carthago, faltaram algumas peças mas jah dah pra ler alguma coisa.





Bonita vista nas ruinas das termas de Carthago.





Aqui até camelo bebe coca, é o vicio.





Moeda de bronze romana, em Carthago tem muitas peças que museus nao pegaram, porque sao muitas.





Uma casa de um patricio romano em Carthago, essa era a varanda dele.

Resto de uma estatua de elefante, do Anibal, aquele de Carthago que foi com elefantes nos Alpes europeus pra atacar Roma.

Eu e uma mesquita bem bonita.

Moças muçulmanas na beira do mediterraneo fazendo um lanche, bonita paisagem.

6 comentários:

Anônimo disse...

OI,OI
NOSSA,QUE CURTIÇÃO,DE VCS.FICO IMAGINANDO COM TÁ SENDO LINDO E MARAVILHOS,CURTINDO OUTRAS CULTURAS.
TÓ LENDO O DIA A DIA DOS DOIS AVENTUEIROS..
ROGO A DEUS QUE TUDO SEJA COM PLANEIJARAM E COROADO DE BENÇÁOS.

ABRAÇOS
ALME

Carol disse...

Nussa Muito legal !! .. melhor ainda é usar dos beneficios de uma " amarelinha " né .. ahuahauhauhauah ...
Eiii acho q vc deveria virar Jornalista .... vc escreve muito bem ... agora sei até sobre o Islã !! hihih
Aproveita bem a Viajem ai !!!
Bjokas

Carol *verdinha*

Lorena disse...

Muito legal, Lucas! Sinceramente? Eu acho o Islã uma das religiões mais bonitas que existem. Eu acho tão lindas as religiões com bastante misticismo, bastante simbologias, e se vc já leu algumas partes do Alcorão percebeu o quanto é poético e bem escrito. Não é narrado tão linearmente como a nossa Bíblia, é mais enfeitado, parece mais o livro de Cântcios! =)

Como cristã, eu acredito que muitos, mas muitos mulçumanos vão ser salvos, sim. Na verdade eles, muitas vezes, seguem muito mais os ensinamentos de Cristo que os próprios cristãos!

Luquinhas, continua aproveitando a viagem. Não recebi seu scrap pq não tenho vc adicionado no orkut! Me adiciona lá!
beijos

Dessa disse...

Lucassssssssssssssssssssssss
ei li sim ta
como todas as suas postagens
= P

Veronic disse...

Oi, Achiles! Oi, Lucas!
Passando aqui só pra marcar presença!hehe Muito legal a viagem de vcs! É tudo que eu queria fazer!! quem sabe um dia, né???
bjs, Ve ;)

Lillian disse...

Olá Achiles e Lucas!!
Realmente é uma viagem de sonhos!!
Acho que dá até prá escrever um livro na volta.
Quando chegarem aqui na França é só me ligar que a gente combina de fazer alguma coisa (o telefone está no perfil do orkut). Vcs já tem alguma programação?
Abraço,
Lillian