quinta-feira, 3 de abril de 2008

ROMA!

Bouna Sera per tutti... Boa noite para todos... Good night for all... Buenas noches para todos...

Mas tah looco que vou escrever em quatro linguas tudo... o começo jah tah otimo, aquela minha ideia de escrever aqui num portugues correto foi por agua abaixo, cada pais tem um teclado diferente neh, lingua diferente, aqui por exemplo na Italia nao tem tio, nem acento em "a" nem em "o".

Ok, entao, aportamos em Genova na terça feira, dia 01° de abril, atrasados duas horas por causa da tempestade, pegamos o trem e em 5 horas chegamos em Roma, a cidade nascida de dois meninos amamentados por uma loba, segundo a lenda... onde grandes reis reinaram o mundo conhecido e que foi o centro do mundo conhecido por muitos anos, a cidade dos 7 montes, oooh

Tah, iamos dormir na praça se nao fosse uma mulherzinha meio maluca que falava falava falava em tudo que eh lingua tentando fazer agente entender as coisas... ela viu que estavamos meio perdidos e veio perguntando se agente tinha onde dormir que ela queria oferecer lugar pra dormir. Nao tinhamos lugar pra dormir e ela nos levou num lugar chamado House of Alessia, Alessia eh o nome dela, lah era como uma pensao com 3 quartos, dois banheiros e uma cozinha, alugamos um quarto e dormimos lah, bem confortavel.

Dia 02, fomos para a praça da Espanha, Piazza de Popollo, Villa de Médici que é um parque bem grande que parece que foi criado por uma familia que foi bem importante aqui em Roma por um tempo. Compramos comida de mercado e comemos perto do Vaticano, tendo cruzado o rio aqui de Roma. Entramos no Vaticano e vimos a praça da Basilica de Sao Pedro, enorme, cheia de estatuas de santos, comercio, colunas de marmore...

Entramos na Basilica de Sao Pedro, hum, o que dizer, cheia de luxo, ouro, marmore, estatuas de santos, papas, bispos, quadros desses ai, é o que mais se via, poucas vezes pequeno dava pra ver alguma coisa de Jesus, maioria eram os papas mesmo... o povo tambem fazia fila pra pegar no peh da estatua de Sao Pedro... todo mundo tirando foto e tal... bem alto... aquela coisa pra encher os olhos mesmo, o ego de quem eh dono daquilo... ouro ouro ouro.... e... ah eh...

Dia 02, dia que estavamos lah, era aniversario de 3 anos da morte do quase santo Papa Joao Paulo II, e de manha encheu de peregrino lah e teve missa do papa, agente nem sabia, fazer o que, mas fomos lah a tarde e passamos pela frente do tumulo do Joao Paulo II, que eh embaixo da Basilica, cheio de gente de joelho lah rezando e chorando. Mas o mais legal ali embaixo era num lugar que dizia assim: Sepulcri di Santi Pedri Apostoli, um lugar que era pra dentro, tinha duas escadas que chegavam fazendo curva pro lugar, lah dentro, com um lugar que seria onde foram depositados os restos mortais do apostolo Pedro, de Jesus, que morreu em Roma. O, isso foi legal. Ai, tah, acabou o dia.

Hoje, dia 03, fomos visitar a Roma antiga, sede do antigo Imperio Romano, que dominou Europa, parte da Asia e Africa, que Césares faziam o que queriam. Primeiro visitamos ruinas e passamos pelo Mercatu Traiano, Forum Traiano, que é um mercado que os romanos tinham que continua inteiro, ai uns restos do forum, aquela regiao eh cheia de pedras, ruinas, da Roma antiga, bem legal. Compramos comida no mercado, comemos pertinho do Circus Maximus, ai entramos no Circus Maximus, que é totalmente destruido, soh tem o lugar com grama, que é onde eram realizadas as corridas com bigas e seus cavalos. Tem lah o trajeto da pista, é bonito de ver. E fomos claro, ao Coliseu. Lah perto tem um arco bem bonito, grande, parece aqueles de Napoleao, sei lah se nao foi Napoleao que colocou aquilo depois de um tempo, tem que ver... Porque quando eu estava lah dentro do Coliseu tinha uma excursao de uma escola da França e eu estava ouvindo o professor que falou que foi Napoleao que reconstruiu grande parte do Coliseu porque ele estava mais destruido do que agente ve hoje, ai lah dentro dah pra ver onde os escravos ficavam antes de entrarem na arena para lutar, e morrer. E onde o Cesar ficava, os senadores, e onde o povo ficava, e dah pra andar bastante lah dentro, dando voltas, e tem um museu lah tambem, com algumas peças com figuras esculpidas que eram paredes do coliseu que cairam.

E acho que é isso, ainda ficamos em Roma até no sabado 20:00, entao tem bastante tempo ainda, quero ver se acho uma Catedral de Paulo que fica pro sul do Coliseu. Ah, o lugar que estamos dormindo é pertinho de uma Basilica bem interessante, que inclusive estou pertinho, nessa lan, Basilica de Maria Maior, algo assim, bem grandona tambem cheia de luxo e imagens...

Pena que nao vi cardeais com suas vestes preta, purpura e escarlate, e suas joias, soh vi padres de baixo escalao ateh agora, quem sabe vejo uma figura dessa ainda por ai...

Agora soh uma reflexao teologica sobre o Vaticano e Igreja Catolica Apostolica Romana:

A Pedro foi confiado por Jesus pra liderar os primeiros cristaos, tah, ai recomendacoes pra igreja de Pedro:

I Pedro 5

Apascentai o rebanho de Deus, que está entre vós, tendo cuidado dele, não por força, mas voluntariamente; nem por torpe ganância, mas de ânimo pronto;
Nem como tendo domínio sobre a herança de Deus, mas servindo de exemplo ao rebanho.

(nao foi muito seguido, pq teve muita dominacao e poder, e ganancia tambem, ouro, tudo em contexto geral com suas varias excessoes...)

Ai aqui diz que haverao falsos mestres na igreja de Pedro:

II Pedro 2
E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição.

Ai aqui o que os evangelicos em geral interpretam como o Vaticano no apocalipse:

Apocalipse 17

E VEIO um dos sete anjos que tinham as sete taças, e falou comigo, dizendo-me: Vem, mostrar-te-ei a condenação da grande prostituta que está assentada sobre muitas águas;
(mulher na Biblia eh igreja, prostituta eh mulher, assentada nas aguas)

Com a qual se prostituíram os reis da terra; e os que habitam na terra se embebedaram com o vinho da sua prostituição.

(reis governantes se curvaram pra ela)
E a mulher estava vestida de púrpura e de escarlata, e adornada com ouro, e pedras preciosas e pérolas; e tinha na sua mão um cálice de ouro cheio das abominações e da imundícia da sua prostituição;

(vestes da igreja: roxo e vermelho, com joias, ouro, pedras preciosas, etc, coisas dos chefoes do vaticano)
E vi que a mulher estava embriagada do sangue dos santos, e do sangue das testemunhas de Jesus. E, vendo-a eu, maravilhei-me com grande admiração.
(perseguiu e matou muitos cristaos que tinham a Biblia e seguiam de outra forma nao servindo a ICAR na epoca medieval e pos medieval na Europa, matava na Inquisicao)

E o anjo me disse: Por que te admiras? Eu te direi o mistério da mulher, e da besta que a traz, a qual tem sete cabeças e dez chifres.

(Joao se admirou por isso, pq era a igreja que estava sendo criada)
Aqui o sentido, que tem sabedoria. As sete cabeças são sete montes, sobre os quais a mulher está assentada.

(a igreja assentada em sete montes, bom, roma sempre foi conhecida como cidade dos 7 montes)
E disse-me: As águas que viste, onde se assenta a prostituta, são povos, e multidões, e nações, e línguas.

(as aguas sao os povos, entao eh sobre onde ela tem dominio)

Nao fiquem brabos catolicos, soh pq to no Vaticano uma visao teologica sobre o Vaticano, nao condenando ninguem, claro...

Ciao!

Fotos:

Chegamos a Genova e fomos direto pra estaçao de trem.Numa Basilica de Madre Maria Maior, perto do nosso quarto, muito ouro hein!Eu no Vaticano, estatua de Paulo atras, em volta ali tem muitas estatuas de santos!Eu dentro da Basilica de Sao Pedro, com a pomba desenhada pelos catolicos do Espirito Santo num treco que tem no meio da Basilica.

Eu, ruinas romanas e o mercatu Traiano.....

Nosso almoço de mercado, baguete, mortadela e coca!

Numa das pontas do Cirucs Maximus.Dentro do Coliseu, ali embaixo eh onde ficavam os escravos antes de irem pra arena que ficava emcima daquilo pra lutarem e morrerem e divertirem os romanos.

O Coliseu, é, bonito ele.