segunda-feira, 26 de maio de 2008

Vale do Loire, Paris e GP de Mônaco de F1!

Bonjour!!!

Nossa, primeira coisa que me impressionei é que de alguma maneira eu sei falar francês, pelo menos eles me entendem! E francês é assim, nao gosta de falar ingles, se você pergunta: "Parlez-vous anglais?" eles já fazem cara feia. É menos que antes, mas ainda tem disso. E quando você humildemente tenta falar francês eles ficam felizes!

Entao, cheguei de Amsterdam e alugamos um carro para passear por dois dias pelo Vale do Loire. O Vale do Loire é um famoso vale principalmente localizado entre as cidades de Órleans e Tours, e no meio Blois. Neste vale existem muitos castelos da época pós feudal e renascentista principalmente, que retratam como era a vida dos nobres ricos daquela época, muito bonito de ver. O primeiro castelo que chegamos foi o Chambord, ele tem apenas 5.400 hectares de bosque, onde os nobres caçavam javalis, e tudo cercado por muros, é a maior reserva florestal fechada da França. E o castelo é lindo, enorme e equilibrado. Quem ajudou a arquitetar o castelo foi nada mais nada menos que Leonardo da Vinci, o castelo tem 4 andares com corredores iguais em forma de cruz e uma escadaria enorme em que quem desde ve por frestas o outro que sobe mas nunca o encontra. O castelo tem muitos quartos, um mais bonito que o outro, que pertenceram a reis, rainhas, príncipes e princesas. Muito bom tirar fotos de fora dele também, e foi o que eu fiz, e bastante! No segundo dia visitamos o Chenanceau, um castelo lindo também, menor que o Chambord mas grande parte dele é suspenso sobre o rio, o que o deixa mais belo, e seus jardins também sao muito bonitos. Mas infelizmente perdemos as fotos deste castelo por conta de outro erro de arquivo da máquina fotográfica, mas pelo menos nao perdemos o resto. Passamos por outros vários castelos menores ou que ficam dentro de cidades, e nao vou poder citar a todos aqui, somente os dois principais! O carro foi um Novo Clio, muito gostoso, o volante parecia uma pena, freio ABS, 4 airbags, tudo bonitinho nele, e era preto. Ah, sim, no primeiro dia passamos pelo Palácio de Versailles também nos arredores de Paris. E uma dica, Hertz e Avis sao insanamente caros comparando com outras empresas que oferecem a mesma qualidade de serviço por um preco muitíssimo menor.

Depois disso chegamos em Paris e no nosso primeiro dia andamos pela cidade dando uma olhada geral sobre a cidade, deitei um tempo no Champs de Mars, e encontramos lá a Líllian. A Líllian é uma brasileira de Curitiba nossa amiga, minha veterana da faculdade e trabalhou com o meu pai no Banco do Brasil. Ela é casada com o Eldo, ele trabalha numa empresa multinacional que é parceira da Renault, e por isso os dois estao aqui. E a Líllian é discípula do Darli, que também foi meu professor na UFPR! Eles nos acolheram em Paris, foram muito gentis e nos ofereceram a casa deles para nós dormimos, e claro que aceitamos! Eles foram muito legais, a Líllian me falou sobre os costumes franceses, nos apontou lugares interessantes para visitar em Paris, nos levaram a um jogo de Rugby do time do Eldo, que é da empresa dele, eles aliás ganharam o jogo contra o time da cidade de Antony, foram jantar conosco e nos levaram para dar um inexquecível passeio de carro a noite por Paris! Eles foram muito legais e nos ajudaram muito, merecem tudo de melhor! Obrigado Lillian e Eldo!

Bom, durante os dias eu subi da Torre Eifell, fiquei umas duas horas lá curtindo. Passamos pelo Arco do Triunfo, e por coincidencia, ou nao, tivemos o prazer de assistir um raro momento, em que a banda marcial francesa com autoridades tocou La Marseillese no Arco do Triunfo, perguntei a um guarda e ele falou que era comemoracao do final da guerra. Isso foi muito bom. Ah, e na Torre Eifell fiquei um tempao no gramado do Champs de Mars tirando fotos, muito bonita a vista dali.

Um dos dias eu separei somente para o Museu do Louvre. E realmente, cheguei lá cedo, e só sai às 21:00. Quase deu pra enjoar de museu e deu pra quase decorar todos os saloes do Chinon, Richereau e Venon, os três cantos do museu do Louvre. Lá estao quadros muito importantes de várias épocas e de vários pintores, italianos, franceses, holandeses, etc. A mais famosa é a Monalisa, nao sei porque, tem outro quadro de Leonardo da Vinci chamado La Femme que é parecidíssimo. Um quadro que representa a revoluçao francesa também é bastante importante, um de um naufrágio, alguns de Napoleao Bonaparte, etc. Lá estao muitas esculturas, entre elas a mais famosa: Venus deMileto. E o museu reune grandes colecoes de peças antigas, egípcias, e entre as egípcias uma grande esfinge. Para quem nao sabe o Louvre antes era um grande castelo, e as bases dele foram descobertas no século passado e estao disponíveis para o público visitar no museu mesmo, claro. E para quem nao leu os evangélios da Bíblia, é só prestar atençao nos quadros de Jesus no Louvre que você vai saber de muitas das histórias. Percebi que a maioria dos quadros lá tem tema religioso e muitos deles retratam Jesus, sabemos que isso se deve pela época em que os quadros foram pintados e em que lugares, onde a Igreja Católica Romana era muito forte. Até vou fazer um álbum no orkut apenas com as fotos de quadros de Jesus que tirei foto. Ah, claro, a situaçao mais engraçada aconteceu no Louvre. Eu sai na hora do almoço para comprar uma camiseta para mim e fazer um lanche fora do museu. Aí na volta fui tirar foto da fonte, que é muito bonita ao lado da pirâmide do Louvre. Aí quando tirei a máquina do bolso o bilhete do museu voou para dentro da fonte, e eu só poderia entrar no museu com o bilhete. E estava cheio de guardinhas em voltar e até gente do exército, aí fiquei um tempao observando o ticket indo lá pro meio da fonte e desaparecendo no meio de tanta água, depois voltando mas nao chegando perto da beirada e depois voltando lá pro centro da fonte. Até que uma hora coloquei pra gravar a camera e fui, entrei na fonte do Louvre! Hahaha... foi muito bom, tirei a parte debaixo da calça, o tênis e fui. E nenhum guardinha apitou nem militar nenhum percebeu! Foi muito engraçado, está nos vídeos também!

Bom, outro dia visitamos o Sacré Coer, eu queria bastante visitar aquele lugar. A igreja Sagrado Coraçao fico no alto de um morro e quase toda Paris pode ve-la. Ela é linda, toda branca com um gramado bem verde e escadarias em sua fronte. Na verdade ela lembra bem o Taj Mahal. Ela é a mais rigorosa de todas as igrejas que visitei, lá nao pode exaltar a voz e nem tirar fotos, e seguranças estao lá para pegar quem faz isso. Mas dentro tem um mosaico de Jesus emcima do altar enorme e muito bonito. Neste mesmo dia visitamos a catedral de Madeleine, eu fiquei perplexo. É uma construçao ao estilo neo-clássico grego, é praticamente uma cópia dos templos gregos a deuses, é como o Parthenón, templo a Zeus. Mas esta é uma igreja dedicada a Santa Maria Madalena. É. Neste dia tive uma paisagem muito bonita aos meus olhos, e aproveitei para gravar 1 minuto de Paris, na ponte sobre o rio Sena, ao por do sol, podia-se ver a Torre Eiffel muito bem, as águas do Sena douradas, a praça da Concórdia e Madeleine.

Outro dia visitamos as catacumbas, agora desci ao mármore do inferno! Hehe, brincadeira, mas aquilo me lembrou um templo à morte, sao 60.000 pessoas mortas que foram postas ali nas catacumbas de Paris, e ali estao várias frases mórbidas, que os góticos devem adorar! Tirei foto com umas caveirinhas! Neste dia estive no Pantheón, mas nao entrei, nao estava afim de ver túmulo de Rosseau nem de Victor Hugo nenhum!

No último dia choveu, e eu estava em frente a catedral de Notre Dame, eu já tinha visitado o lugar antes, mas a chuva parecia me convidar a entrar na catedral. E entrei, e tive a oportunidade de participar de uma missa na catedral de Notre Dame. Logo que entrei e sentei nos bancos a missa começou, foi muito lindo, mas muito mesmo, o início, pois o órgao estava tocando maravilhosamente e dois cantores líricos, um homem e uma mulher estavam cantando músicas sacras, enquanto os chefes da igrejas iam para o altar. Mas um espetáculo. Bom, eu até estava entendendo, ainda mais com a ajuda de uma francesa que me emprestou o livrinho dela com o programa do ano da igreja mostrando os versículos em francês que o padre estava lendo. Ele na verdade leu 3 trechos da Bíblia, de cabeça eu lembro um, em Corintios 10:16-17. Ele também pediu oracao pelo povo que sofreu com o terremoto na China, pelas igrejas que cairam lá, pelo missionário tal, aí passaram umas pessoas com caixinhas em todos os bancos e todas as pessoas colocavam algum dinheiro dentro, ficava pesada a caixinha! E depois no fim da missa ele pedia para todos se cumprimentarem. O programa me lembrou cultos evangélicos, a programaçao. Só tem menos pregaçao, mas o povo canta bastante também, mas nao daquele jeito animado, do jeito sacro, e sempre hinos dos salmos, cantaram o Salmo 147 lá, bonito também. Essa oportunidade também foi inexquecível, assim como estar no momento da oraçao na Blue Mosque.

Na última noite com a Líllian e o Eldo fomos assistir o jogo dele de Rugby como já falei, o jogo é quase como o futebol americano, mas sem muito equipamento. O objetivo é chegar na linha de fundo do adversário e deixar a bola lá, e só pode passar a bola para trás. Eles se quebram bastante, é legal de ver. Depois do jogo fomos jantar num bom restaurante no centro de Paris, comi um salmao e lembrei dos tempos de navio, diferentemente de no Brasil aqui o Salmao nao é tao raro e caro. Depois do jantar passeamos de carro e vimos a Torre Eiffel cintilando, ela é linda a noite, cintilando fica melhor ainda, foi muito bonito, está nos vídeos também. E vimos também a Champs Elisé a noite com o Arco do Triunfo iluminado.

No último dia quando eu voltava de metro pra casa da Líllian, vi no jornal da moça do lado uma foto de Lewis Hamilton e algo dizendo sobre Monaco. Aí imaginei que teria GP de Monaco e já maquinei na minha cabeça uma mudança de planos para nao mais ir diretamente a Barcelona e sim passar primeiro por Mônaco no domingo. E fizemos isso, deu certo. Domingo de manha estávamos em Mônaco, estava lotado, muita gente e dava par perceber como rolava muito dinheiro por ali. Fomos nos informar e tinha ingresso pra arquibancada, os preços giravam em torno de 500 euros (em torno de 1250 reais). É. Impossível. Mas também se ficasse nas arquibancadas ia ser ruim porque provavelmente nao veria o telao e só veria uma curva eles passando que nem daria pra ver quem era. Nós andamos bastante por volta da pista pra ver se achava alguma brecha em que pudéssemos enchergar a pistar. No alto de um morro achamos esse lugar, e depois encheu de brasileiros lá, que também nao queriam pagar mais de 100 euros num ingresso. Fiquei lá pendurado por umas quatro horas, mas assisti todo o GP, até tomei chuva, mas foi bom. Dali podíamos ver a curva depois do túnel, a reta de subida de largada e a reta antes da curva que dá pros boxes, e a curva também, ou seja, bastante, de longe mas uma visao geral e muito boa, além de que de lá era fácil acompanhar tudo pelo telao! Foi muito bom, tenho um vídeo de lá também, pra muitos assistir um grande premio de Fórmula 1 em Mônaco é um sonho, e eu tive também essa oportunidade! Comprei um boné oficial da Ferrari lá por tao somente 10 euros! E Mônaco nós conhecemos daquele jeito, crowded, mas deu pra ver bem o principado, aliás vi a família real saindo das arquibancadas cheia de seguranças. De lá partimos para Barcelona!

Vídeos:

Castelo de Chambord
http://br.youtube.com/watch?v=IyzeKTDffDM

Entrando na fonte do Louvre
http://br.youtube.com/watch?v=lgOlU97oK1o

1 minuto de Paris
http://br.youtube.com/watch?v=BTX4aZ6yK3k

La Marseillese no Arco do Triunfo
http://br.youtube.com/watch?v=pIyj9O5RCnw

La Tour Eiffel by night
http://br.youtube.com/watch?v=g3wbVRmvT2w

Grande Prêmio de Mônaco de F1
http://br.youtube.com/watch?v=RwogEzW8gi8


Fotos:


Eu e o Clio no Vale do Loire.
Chateau de Chambord.
Castelo de Chambord.
Pelo menos tirei foto do anúncio do Chenonceau.
La Tour Eiffel.
Monalisa.
Jesus.
Pentecostes.
Venus de Mileto.
Arco do Triunfo.
Champs Elisé.
Sacré Coer.
Por do Sol em Paris.
Eldo, Líllian, Lucas e Achiles. Na casa deles.
No jantar, Eldo, Líllian, Achiles e Lucas.
La Tour Eiffel cintilando a noite.
Templo da morte.
Notre-Dame
GP de F1 de Mônaco.
Ferrari em Mônaco.

segunda-feira, 19 de maio de 2008

Dinamarca e Holanda!

Nos últimos dias foi difícil achar tempo suficiente pra escrever aqui no blog, por isso a demora.

Vamos lá, Dinamarca, chegamos lá vindo de Estocolmo, de trem, um trem passa por uma ponte da Suécia pra Dinamarca por uma ponte, da cidado de Malmo pra Copenhagen! Entao chegando lá tivemos algumas surpresas, com o preço das coisas principalmente. Tudo MUITO caro, excessivamente, eles usam a moeda que em portugues se chama coroa. Mas nós conhecíamos o albergue público da cidade e fomos para lá, público, mas pago, pelo menos mais em conta, mas dormimos num quarto com 68 camas, beliches. Após encontrar o albergue fomos andar pela cidade e paramos numa parque para descansar. Lá no meio de semana se encontra muitas pessoas passando um tempo no parque, tomando sol de biquini ou topless, ou de roupas íntimas, na boa. Também vimos lá pessoas fazendo um piquenique, outros jovens todos sentados no gramado olhando a paisagem de árvores bonitas e de cores variadas e tons variados de verde, e desenhando a paisagem, aula de pintura, e também vimos pessoas que pelo que parece estavam fazendo uma reunião de trabalho no parque, é mais inspirador não é? As construções tinham aquele estilo arquitetônico nórdico, com casas grudadas e com tijolinhos vermelhos à vista, muito bonito. Todo o ambiente nos dá uma impressão de nobreza, luxo, dos locais turísticos estou falando. Conhecemos outros lugares como a City Hall, e o Jardim Botânico Real, com uma estufa até que parecida com a que temos em Curitiba mas com um parque muito maior e com muito mais espécies de plantas, árvores. Ao lado do Jardim Botânico está o Palácio Real e o Jardim Real. No palácio havia alguns soldados no estilo londrino ou sueco que faziam a guarda. Nos jardins, um parque enormes acho que até milhares de pessoas estavam lá, a toa, sentados, meio de semana lotado aquilo, não sei como pode isso. E muitas bicicletas, muitas mesmo, abria o sinal de trânsito e vinha aquele bolo de bicicleta, ecológico! Lá conhecemos também uma ilha com várias construções bonitas e museus com um jardim muito bonito dentro. Lá está uma das primeiras sociedades alternativas da Europa, a Christiania, nome irônico, não gostei, e não gostei do lugar também, me senti entrando num inferninho, mas há quem goste. Lá o pessoal vive em comunidade, totalmente diferente de Copenhagen, lá reina Bob Marley e Buda. Paz e amor. Você respira maconha lá dentro, fica bem tranquilo, impossível sair de lá sem sentir o cheiro do ambiente. Repito que não gostei, mas como a viagem é para conhecer os cantos do mundo, que eu conheça o inferninho também, ah, e muita bebida lá também, claro. Outra peça muito importante de Copenhagen é a Pequena Sereia, não sei de quando é a escultura mas sei que ela faz sucesso, todos que passam por Copenhagen devem tirar uma foto com a Pequena Sereia, ela é uma escultura em bronze de uma sereia, numa pedra pertinho da calçada, mas na água, no mar. Há muitas outras coisas a destacar lá, mas não posso falar tudo, igrejas, por exemplo uma feita toda em mármore. Foi lá que descobri que tinha perdido minhas fotos de Estocolmo. Uma última coisa de Copenhagen, quando estivemos lá estava acontecendo o Carnaval de Copenhagen, imagino que criado por uma comunidade de brasileiros, com desfile de escolas de samba com alegorias e tudo, meio desorganizada mas legal, e uma grande festa a noite num parque enorme, que eu não fui.

Na Dinamarca ainda, não em Copenhagen, subimos para uma cidade ao norte onde está o chamado castelo de Hamlet. Eles chamam assim pois Shakespeare se inspirou na história dos nobres dete castelo e no ambiente para escrever seu romance de maior sucesso. Entramos no castelo e vimos seus grandes salões, e por fora também o castelo é muito bonito. É engraçado em volta, pois os moradores ocupam toda a orla (o castelo fica na beira do mar), pescando, um peixe comprido, mas são muito pescadores mesmo. A 20 minutos dali via ferry boat está a Suécia, e fomos para lá para termos pelo menos alguma foto da Suécia e vídeos, e demos sorte pois a cidade onde fomos tem lugares muito bonitos como uma fortaleza medieval com uma torre graned no alto da cidade, além da bonita Town Hall.

Depois de lá fomos direto a Amsterdam, capital da Holanda. Em Amsterdam, resolvemos primeiro não ficar na cidade de Amsterdam, pegamos um trem para Zoetermeer, uma cidade ao sul onde vive uma família de primos nossos. Até nos perdemos um pouco para chegar lá, mas chegamos e achamos a tal rua deles. Lá pertinho havia um parque onde estava acontecendo uma feirinha, chegamos no apartamento e batemos, ninguém atendeu. Pensamos que o primo estaria no trabalho, já que era uma segunda feira e que esperaríamos até 18hrs para ver se ele estava. Ficamos por lá, até que perguntei para uma velhinha o que estava acontecendo para aquele movimento daquela feirinha e ela falou que era feriado. Corpus Christi, 40 dias da ressurreição de Cristo, é o que estavam comemorando, e era feriado. Então concluimos que o primo estava viajando e fomos embora, aí chegamos na cidade entre Zoetermeer e Amsterdam onde dever[iamos comprar outro ticket e a bilheteria já estava fechada, e não conseguimos comprar tickets nas máquinas porque não dava e a multa se não pagasse e entrasse no trem era 45 euros. Então ficamos na cidade, chamada Gouda. O centro da cidade era uma ilha cercada e "grelhada" por canais. Lá dentro uma catedral de tamanho considerável e uma construção bonita mas não consegui descobrir direito o que era, no centro da cidade, além de um moinho, lá gravei um vídeo com o som da batida dos sinos da igreja, diferente, em ritmo, e ritmo bonito, vejam. No outro dia fomos para Amsterdam finalmente.

Amsterdam é uma Gomorra, tudo liberado, yeáh! Bom, eu não gosto dessas coisas, pensei que tinha visto tudo na sociedade alternativa de Copenhagen, mas em Amsterdam era mais. Para ir ao centro da estação central é necessário passar pelo distrito da luz vermelha. E passamos, aliás, achamos o albergue sem mapa nenhum do outro lado da cidade. No distrito da luz vermelha se passava na frente dos bares e vinha aquele cheiro de maconha, ou estava em qualquer lugar e batia aquele vento com um cheiro de maconha, imagino como deve ser aquela área durante a noite, o povo experimenta de tudo. E não sei se você sabe, mas lá tudo é liberado. Um sex shop a cada esquina também, e denovo, muito cheiro de maconha. Uma Gomorra. Mas além do distrito da luz vermelha há uma cidade bonita. Visitei o museu de Van Gogh, muito bonitos os quadros dele e também de outra exposição britânica que estava acontecendo, gostei particularmente de dois, um que já era meu preferido de Van Gogh, chamado The Bedroom, que ele pintou o quartinho dele um ano antes de morrer. E um da outra exposição, que mostra José e Maria trabalhando na carpintaria, além de Jesus jovem ajudando os dois e dois irmãos pequenos no quadro, estilo realista ao máximo da pintora. Uma coisa muito interessante a se fazer em Amsterdam é navegar pelos canais, nosso estilo de fazer isto é navegando nós mesmos, alugamos por uma hora um pedalinho e podemos ir a qualquer lugar de Amsterdam pelos canais e entregar em qualquer um dos 4 pontos de entrega dos pedalinhos, podemos admirar a paisagem das ruas sobre as águas e navegar, junto aos outros barcos. Muitas casas-barco nos canais, e muitos patos de pescoço verde também. Muito lindo este passeio. Outros lugares interessantes em Amsterdam é a casa de Anne Frank, acho que é esse o nome, uma menina morta aos 16 anos que conseguiu escapar do nazistas e se escondeu no sótão por 2 anos e 7 meses até ser denunciada. Ao lado esta uma igreja muito bonita de Amsterdam, não católica, protestante, mas é interessante porque tem muito em comum com católica, na sua arquitetura, velas, órgão, tem até imagens, é uma igreja Calvinista, interessante porque é uma das primeiras igrejas que se desprenderam da católica e por isso é parecida com ela, não criou outras ramificações. Aí, alugamos uma bicicleta por 24 horas, e tivemos uma overdose de bicicleta, ainda não sei quantos quilômetros nós andamos, mas sei que foram muitos, acho que uns 70Km. Saímos do albergue até a estação central, de lá pegamos a estrada para um vilarejo ao norte de Amsterdam que conserva para fins turísticos casas e um povo com cultura holandesa, pessoas com aquela roupas diferente e sapatos de madeira inclusive, e moinhos, muitos moinhos, no curso do rio. Muito bonito ver a sequência de moinhos e o tamanho deles, que representam muito bem a Holanda, os países baixos. Toda a região da Holanda fica abaixo do nível do mar, e diques enormes seguram a água do mar lá emcima e o povo pode viver feliz ali "embaixo do mar", quero ver mais pro futuro próximo com a elevação dos mares, como vão fazer. E várias vacas holandesas também por ali mostrando seu valor. De lá andamos de bicicleta por uma estradinha rural mais ao norte e depois voltamos aos moinhos, lanchamos e partimos novamente de bicicleta, passamos por dois canais com ferry, e fomos perto de uma cidade grande que fica a leste de Amsterdam, e andamos por estradas rurais, e muitas, até nos perdemos um pouco e por isso pedalamos mais. Foi cansativo, como foi, quando chegamos do lado sul de Amsterdam finalmente e olhei no mapa o quanto ainda tínhamos que andar até a estação central e depois ao albergue, não foi animador, mas conseguimos! E esta foi nossa passagem pela Holanda: Gouda, Anne Frank, igreja Calvinista, distrito da luz vermelha, canais de pedalinho, museu de Van Gogh, moinhos e muitas pedaladas! Eu queria ir ao parque das tulipas, o maior jardim do mundo, mas no dia os motoristas de ônibus estavam em greve e só se chegava lá de greve, além do mais me disseram que as tulipas já estão meio murchas porque está muito quente. Pelo menos vi lindas tulipas nos jardins do Sultanahmet em Istanbul, aliás segundo o meu amigo holandês do concerto de Mozart em Viena, as tulipas foram trazidas da Turquia para a Holanda. Então vi elas na fonte! Demorei mas escrevi, estou já em Paris e já visitei os mais belos castelos franceses no Vale do Loire, mais tarde escrevo sobre estes lugares!


Videos:

Canais de Amsterdam by canal bike http://br.youtube.com/watch?v=wOVwP76o0x4
Sino Holandes: http://br.youtube.com/watch?v=FyOHt_7WyrM
De bicicleta nos moinhos holandeses!: http://br.youtube.com/watch?v=casYpqs27I8
Órgão dentro da catedral calvinista de Amsterdam: http://br.youtube.com/watch?v=lGdy59ujMUk
1 minuto na Dinamarca: http://br.youtube.com/watch?v=X_N5GDAn1iw
1 minuto na Suécia: http://www.youtube.com/v/I9Ri3mg54YM

Fotos:






Town Hall de Copenhagen.
Carnaval de Copenhagen.
Canal em Copenhagen e suas casinhas típicas.
Já xavequei até a Pequena Sereia em Copenhagen. Olha ela dando bola.
O Jardim Botânico Real em Copenhagen.
Castelo de Hamlet, norte da Dinamarca.
Quem disse que não tenho foto da Suécia? Olha a bandeira ali, voltamos pra uma cidade sueca só pra ter algumas fotos da Suécia!

Pedalei muito...
Dentro da igreja protestante calvinista em Amsterdam, ali o órgão com 5 imagens.


Navegando pelos canais de Amsterdam, observando a paisagem, as casas na beira do canal.
Pedalando o pedalinho nos canais de Amsterdam.
Eu, minha bicicleta, o holandes e seu carrinho.
Andando de bicicleta pelos moinhos da Holanda.
Numa vila típica holandesa.



Bonito o centro de Gouda, interior da Holanda.
I AMsterdam.
Meu quadro preferido de Van Gogh, The Bedroom.
Um quadro de uma artista britânica realista, na carpintaria, José, Maria, Jesus e 3 irmãos.
Monet. Retrata bem a paisagem holandesa.

sábado, 10 de maio de 2008

Berlin e Estocolmo!

Ola! Entao, esse teclado aqui nao eh muito diferente, mas tah todo desconfigurado entao acentos nao tem hoje!

Estivemos em Berlin, capital da Alemanha, apos nossa jornada na montanha! Pegamos um trem noturno da Zurique pra Berlin. Berlin toda investe bastante no turismo historico, contando as historias do nazismo e da divisao da cidade entre a URSS, USA e Inglaterra, criando entao o Muro de Berlin, que foi a marca da divisao entre dois sistemas, o capitalista e o comunista!

Entao, chegamos, nos alojamos num albergue, um albergue do rock, alguma coisa assim. No primeiro dia saimos, e descobrimos que estava acontecendo uma maratona (outra), e fomos atras da linha de largada, mas quando descobrimos a largada jah tinha ocorrido a alguns minutos, mas fomos mesmo assim. A largada era no Estadio Olimpico de Berlin, aquele mesmo que abrigou as Olimpiadas em que Hitler estava no comando da nacao e viu alguns negros ganharem algumas provas, como de corrida. Nao pensamos que era tao longe! Fomos andando normal, mas demoramos umas duas horas pra chegar! Quando chegamos, chegamos junto com a ultima colocada! Deu tempo de ver os ultimos chegando lah dentro do estadio pelo menos! Outro dia conhecemos o Parlamento Alemao, ficamos quase duas horas na fila desse! E eu pensei que era muita coisa, mas era soh pra visitar a cupula de vidro do Parlamento, mas pelo menos a vista de lah era legal e o ambiente moderno tambem. Nesse parlamento se organiza hoje a democracia da Alemanha, que junto com a Uniao Europeia, tenta evoluir pacificamente. Conhecemos o Portao de Berlin, bom, o portao tem um nome especifico, mas agora nao lembro dele e nem vou fazer a coisa facil de fazer que eh procurar no google, fica assim mesmo, vou ser honesto, nao lembro e pronto! Entao, o portao vem de antes do Hittler e eh bem mais antigo, ali perto estah uma torre que tem a estatua da vitoria no topo, dourada. Tambem estao na area o memorial sovietico e o memorial do holocausto. O memorial do holocausto sao varios... nao sei definir, mas formam quase um labirinto, eh legal andar pelo meio, vai dar pra ver na foto como eh. O holocausto acho que todos sabem nao eh, quando os nazistas de Hittler mataram milhoes de judeus, de seus campos de concentracao, pois consideravam eles uma raca impura. Mataram muita gente querendo formar uma nacao pura, branca, mais evoluida do que as outras. Eles acreditavam nisso com teorias cientificas. Por ali passava o Muro de Berlin! E em um certo lugar estah um resto de muro, uma quadra de muro, com umas fotos e textos atras que contam a historia do nazismo, tem o nome de: Topografia do Terror. E do lado do muro tem uma placa dizendo algumas coisas, e comeca dizendo que o muro representa o fracasso do sistema desumano e desigual do comunismo. O sistema que ateh onde eu sei tem um governo que eh o detentor de todas as coisas e divide elas igualmente entre a populacao. Nao entendi, falar que o comunismo eh menos propenso a evolucao tecnologica tudo bem, mas com mais desigualdade social que o capitalismo? Bom... almocei dois dias num restaurante brasileiro, chamado> Cafeh do Brasil, no primeiro dia fiquei tao animado com a comida, que era muito boa, que comi peito de frango ao molho, feijoada, arroz, polenta frita, etc etc etc, e exagerei, comi demais, conheci o limite do meu estomago! Quando agente engole e a comida nao vai mais, fica no esofago. Pra ver como era boa a comida, depois foi dificil ateh andar ateh o albergue. No outro dia comemos lah outra vez. E acho que eh isso, jah falei dos lugares da Alemanha, e lah eh capital da tecnologia, eu gostava de mecher no Iphone!

Pegamos um trem e fomos para Estocolmo, chamei o trem de Expresso Polar! Jah que Estocolmo eh perto do Polo Norte. Era branquinho o trem pelo menos! No outro dia chegamos lah, estava frio, nublado, foi um parto conseguir um albergue jah que todos estavam lotados e nao costumamos fazer reserva por nao ter certeza de quando chegaremos nos lugares! Enfim conseguimos um no fim da tarde, soh no outro dia conseguimos passear tranquilos. Fizemos um passeio de barco bem interessante, jah que Estocolmo, capital da Suecia, eh na verdade um arquipelogo, que congela no inverno, e bem bonito! Eh bonito ver as casas de arquitetura caracteristica Nordica. Muito bonitas as construcoes. Lah vive uma mulher chamada Sofia, ela eh brasileira, e rainha da Suecia, arranjou um partidao, eles tem 3 filhos, nao tem realmente poder sobre o pais, mas sao respeitados como rei e rainha, e vivem no palacio numa ilha central de Estocolmo. Assistimos a troca da guarda de Estocolmo, acontece como em Londres, mas os soldados nao tem aquele capacete dos ingleses, e usam azul. O palacio eh muito grande e bonito, e a localizacao dele eh privilegiada. Outro lugar bonito eh a City Hall, estivemos algum tempo nele. Mas sobre Estocolmo acontece uma tragedia, perdemos todas as fotos de Estocolmo e videos, tudo. Pois nao entramos em internet com USB em Estocolmo pois ficamos pouco tempo lah, e eu ia por as fotos da maquina para o pen drive aqui em Copenhagen ontem. E ontem a tarde deu um problema na maquina, que a pasta onde estavam todas as fotos de Estocolmo ficou corrompida, provavelmente por virus, nao sei, mas perdemos todas as fotos de Estocolmo! Triste. Em Estocolmo um pouco antes de partirmos conhecemos o Edgard que estah trabalhando no albergue em que ficamos, ele eh mestrando, jah visitou o circulo polar, e o trabalho dele, em Meio Ambiente, a dissertacao, eh sobre uma coisa que eu estava pensando esses dias, como implantar o sistema de bicicletas de aluguel nas ruas do Brasil. Como funciona muito bem aqui na Europa, Viena eh um exemplo, teconologia sustentavel. Bom para a saude e para a natureza! Em Estocolmo parecia que tinha mais bebes do que gente! Em todo canto muito carrinho de bebe! E achei legal lah que pra entrar no albergues as pessoas precisavam tirar os sapatos e andar descalco ou de meias, interessante.

E eh isso! Proxima postagem sera de Copenhagen, capital da Dinamarca, onde estou agora! Abracos!

Videos:
http://br.youtube.com/watch?v=ZitTrnTkzrE

Fotos:A estacao de trem mais moderna do mundo, inaugurada pra Copa do Mundo em 2006, em Berlin.Torre com a estatua da Vitoria.Estadio Olimpico de Berlin, muitas historias ai, inclusive a cabecada do Zidane!O urso polar famoso do Zoo de Berlin!Essa igreja de Berlin foi destruida durante a guerra.
O tal portao...Memorial ao Holocausto, dele que eu estava falando.Olha, eu peguei no muro de Berlin!Olha nos no espelho da cupula do Parlamento alemao!Ah... como eu comi... ai aiIsso eh em Berlin! Parece ser uma igreja neh.

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...