terça-feira, 10 de agosto de 2010

Compras e planos

Bom, já que tenho blog, partilho idéias, mesmo elas sendo imprevisíveis ou malucas.

Hoje estou felicíssimo! Porque compras nos deixam assim, ainda mais com primeiro salário, e ele foi inteiro nisso. Fui na cidade de Rostock, na Alemanha, e comprei um laptop pra mim, um Sony VAIO... de acordo com minhas necessidades, MUITO BOM! Muito feliz, fazia muito tempo que eu não tinha um laptop bom, ou um computador bom. Esse aqui lê blu-ray e tem até entrada HDMI, acho que posso até jogar playstation nele se duvidar, haha. Comprei também um headphone que parece ser muito bom, e um mouse sem fio muito bom também! E estou postando dele agora, ouvindo uma música pra relaxar, já que o dia hoje foi tranquilo. Liberado pra sair sozinho pela cidade. Fato raro.

Então, a parte do plano é a seguinte: eu percebi que eu vou ficar apenas um contrato, mais provável que nem isso, pois estou esperando ser chamado pela Caixa, e eu vou trabalhar na Caixa, e vou dizer o porquê. Este tipo de trabalho aqui, é bom, faz você conhecer muitos lugares e conseguir juntar dinheiro bom se você ficar bastante tempo. E pra mim ainda mais, que estou na excursão, é muito sussegado pra mim, apesar da carga horária pesada e trabalhar todo dia, é tranquilo. Apesar de tudo, de ter conseguido coisas boas no navio e agora estar nessa situação, tenho que pensar no que é melhor. Um trabalho desses pra mim é só uma experiência, eu fui feito pra ser família, então eu não posso viver longe de tudo, no mar, sem vínculos, quem faz isso por muito tempo é que não tem vínculos na terra, eu tenho. Então, trabalhando 6 horinhas na Caixa vou ganhar em reais, e ter despesas, muito mais difícil de juntar dinheiro, mas há possibilidade de fazer carreira e aumentar bastante o salário. Mas esse é a pior situação pra mim, pois quando começar a trabalhar na Caixa vou estar estudando bastante pra outros concursos federais, e sempre vou fazer, e acredito que uma hora ou outra passo em um, e assim vou "me promovendo" na carreira pública, porque conhecimento se acumula, e a experiência conta muito pra se dar bem em concurso público. Então, vou sair do navio na hora que me chamarem, sem pensar duas vezes por isso, muito mais a estabilidade do que a aventura. A aventura eu já estou tendo.

Tenho 3 situações distintas:

1. Desembarcar começo de novembro, para fazer mochilão pelo Oriente Médio por minha conta, e voltar e não juntar dinheiro nenhum.
Eu ficaria até começo de novembro no navio, teria passado já 4 vezes por Istanbul, e sairia no dry-dock, quando o navio fica parado esperando para partir para o Brasil. Assim eu pegaria 3 salários, menos o que vou gastar até lá, e vou mochilar, conhecer o mundo. Já mochilei e conheço toda a Europa, como já sabem. Mas um outro sonho meu é conhecer o Oriente Médio, as cidades que Jesus passou, toda a carga cultural e lugares sagrados em Jerusalem. E se não fizer isso agora, que tenho tempo, difícil conseguir fazer depois.
Eu iria para Istanbul, de ônibus, ou carro alugado, iria passar pelo interior da Turquia, que tem muitos lugares bonitos, iria para a Síria, depois Líbano, depois Jordânia, Palestina, Israel e Jerusalem, depois Egito no Cairo, e de lá pegaria avião para o Brasil. É 800 dólares o avião para o Brasil. Voltaria sem grana, mas com uma baita experiência acumulada do navio e desse mochilão.

2. Desembarcar em janeiro de 2011, em SC, com entre 8 e 10 mil reais no bolso.
Ficaria todo tempo no navio, curtindo as excursões, como estou agora, compraria mais coisas pra mim, e voltaria com mais dinheiro que eu iria investir, ou gastar depois em alguma coisa.

3. Desembarcar no final do contrato, em abril de 2011, com 18 mil reais no bolso.
Desembarcaria com bem mais dinheiro, mas é difícil de acontecer isso porque é quase certeza que a Caixa chama antes de abril, então não vou cumprir todo o contrato.

A opção mais provável é a 2, mas a 1 tá ganhando espaço, estou pensando, se vale a pena. Porque eu sei que dinheiro é papel, dinheiro vai e vem, posso ganhar agora e gastar em besteira, posso ganhar agora e trocar por uma experiência de vida, e depois vou ter a vida inteira pra trabalhar e juntar dinheiro, então porque guardar e deixar de aproveitar o que se pode aproveitar?

Então, a quem ler isto, estou aqui muito bem, num trabalho ótimo, o melhor do mundo, que qualquer pessoa gostaria de ter. Mas estou pensando na opção 1. Aos leitores, podem comentar? Qual a melhor opção?

A decisão é minha, mas é bom saber o que as pessoas pensam, hehe. Opção 1 ou 2? O que você em meu lugar faria?

Ah, e não sei se já falei aqui, mas trabalhando 3 semanas com italianos na excursão, num momento tenso que embarcaram 600 italianos num mesmo dia, e nesse mesmo dia lotaram nossa desk fazendo bagunça querendo comprar excursões, comecei do nada a parlar italiano con tutti il passageri, l'informazioni della excursioni, pero misturando il español con il italiano, pero io he iniciato. Sei lá, escrevi do jeito que eu falaria, pra ver como to enrolado, mas é até impressionante isso, vou sair daqui falando italiano.

Hoje sai da Alemanha, amanhã é mar, depois Estocolmo, Helsinki e São Petersburgo.

Bom, é isso, boa sorte aos que ficam!

13 comentários:

Marcinha disse...

Olá!

Então, eu acho que vc deve escolher ou a 1a. ou a 3a. opção.
Sabe porque?

Ou você viaja e curte sua vida, ou guarda o máximo de dinheiro que puder.

O meio termo não compensa, você não vai comprar nem um carro com menos de 10 mil reais! E sempre vai pensar na viagem que poderia ter feito.

Eu, de fato, escolheria a opção 1 (com exceção do roteiro, mas daí é coisa pessoal).
Você é novo, tem mais é que aproveitar.
E dinheiro você vai conseguir no futuro, já o tempo não volta mais.

18 mil reais não é uma fortuna, não vai mudar sua vida. Conhecer novas pessoas e novos lugares vai.

Boa sorte.
bjos

Gismo disse...

Você já respondeu, você é mais família! Então...
...se a Caixa te chamar, venha e siga a vida que deseja! Se não, curta a opção 1!

Abraço primo!!!

Unknown disse...

Opção 3 pq eu quero entrar no navio aqui em São Francisco do Sul!!!!!

FÁBIO disse...

oii
eu tbm quero trabalha no navio



abraço

Anônimo disse...

Oii! Qual o seu cargo mesmo? É preciso falar inglês fluente? To pensando em embarcar também, mas só se for pra staff e coisa beeem tranquila. Me dá umas dicas?

Ah eu to entre a opção 1 e 3!

Boa sorte
Michele

JuNadal disse...

Luquinhas!!

Eu optaria pela opção 1. Como vc mesmo disse: "dinheiro vai e vem..." Já a experiência e a sensação única de passar por eses lugares ficarão pra sempre...

Bjão

Adriana disse...

Olá. Estou aguardando anciosamente para entrar na Navio, já fui aprovada e só estou esperando a data de embarque! Falando sobre os vinculos, todas as pessoas que embarcam tem vinculos, esse tipo de trabalho não é p/ quem quer se aventurar, mas p/ quem realmente precisa melhorar sua situação financeira e cultural, mas é claro que muitas pessoas entram nessa só p/ experimentar. E também não é fácil deixar familia, amigos por um longo tempo, mas é um tipo de trabalho que faz você crescer e aprender muitas coisas, sem contar que você acaba criando uma nova familia, conhece outras pessoas, e tudo isso conta como sendo positivo, sem contar que sempre estara em lugares diferentes.
Mas se sua preferencia é trabalhar na Caixa, te desejo toda a sorte do Mundo, e que você consiga passar em outros... Mas vamos conbinar que 18 mil não é mal negocio! rsrsr

Anônimo disse...

Apesar de ser familia, vc não tem realmente uma familia tua, então já que não tem ninguém que te segure!A opção 4 é legal.
Esqueça a caixa.Viaje pra todo lugar com esse navio.Renove o contrato e viaje novamente.Mochileie a vontade.
E quando tiver cansado (e espero não velho) volte pra constituir uma familia só tua. Se ainda tiver pique pra isso. haha

Lucas Cavalheiro Bueno disse...

Haha... essa última pessoa realmente não me conhece...

mas enfim, hj falei com uns israelenses no navios, eles falando como Jerusalem é diferente, é a cidade "mais especial" q tem no mundo.. eta

então, só pra atualizar, hj a caixa chamou 93 pessoas pro RJ, do concurso 2010. Agora to é pensando que vão chamar antes, tomara que só ano q vem, e to mais pra opção 1. Experiência no momento certo vale mais que qualquer dinheiro.

Anônimo disse...

Amiable dispatch and this mail helped me alot in my college assignement. Thanks you for your information.

Anônimo disse...

Aproveite a oportunidade, tempo e condições que te apresentam nesse momento para viajar!
Essa chance pode ser única.
Opção 1.

Advinha quem é.. hehe
D.

Anônimo disse...

Fika por ai mesmo! :P

FÁBIO disse...

quem é vc anonimo??

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...