quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Natal em Belém da Palestina, o anseio pela PAZ

Bate o sino, pequenino, sino de Belém! Já nasceu o Deus menino para o nosso bem! Paz na Terrra pede o sino alegre a cantar, abençoa ó Deus menino este nosso lar!

Quem nunca ouviu esta música, esta cantata de natal? Todos ouvem direto, pelo menos em países ocidentais liberais, durante festividades de fim de ano, em que somos bombardeados pelo comércio por temas natalinos para comprarmos presentes para os nossos entes queridos. E funciona. Mas o natal não é só comércio, não é só presentes, não é só Papai Noel. Inclusive, falando em Papai Noel, na verdade a figura dele é inspirada num santo, agora não me lembro bem o nome, seria Santa Claus? Enfim, mas bem diferente da fantasia, ele não vivia no Pólo Norte, ele vivia no sul da Turquia, próximo à Antalya, passei ali do lado, mas não quis ir até o monastério. Ele foi um santo que cuidava das crianças, por isso a fama. Também passei, na Finlândia, próximo à casa de verão e de inverno do Papai Noel, mas nem visitei. Em vez disso tudo, visitei um lugar muito especial, com o real significado, desta vez tão intenso, do natal.

Belém! A cidade onde nasceu Jesus, em uma viagem em que Maria ia num jumentinho junto ao seu marido José, foi a hora do nascimento e eles não tinham lugar para ficar, por isso, num local para os animais, que antigamente seria uma gruta, Jesus nasceu numa manjedoura, acalentado pelos animais que o serviam. Foi quando chegaram os reis magos do Oriente, que leram as profecias do profeta Daniel sobre o Messias e sabiam exatamente o dia em que ele nasceria, e foram guiados para encontrá-lo, e o presentearam. Não o entregaram a Herodes como estavam contratados, em vez disso, o serviram e retornaram à casa. Bom, acho que esta história todos também já conhecem. Alguns se perguntam: mas se estava escrito nas escrituras as profecias de Daniel que se bem calculadas indicariam exatamente a data do nascimento do Messias, porque os judeus não perceberam isto? Já que liam diariamente a Torá? Bom, é que antes daquela época houve um movimento de pensamento, que não se deveria interpretar as escrituras e profecias de modo literal, então havia muito tempo que eles não estudavam de maneira literal a Torá, por isso ficaram cegos ao fato. Menos os sábios do Templo, servos de Herodes, então Herodes sabia, e por isso mandou matar a todos os meninos com menos de 3 anos na época, foi quando a família sagrada fugiu para o Egito, guiados por um anjo.

No dia de natal de 2010, eu estava na cidade onde nasceu Jesus, em Belém. Fui logo cedo no dia 24 de dezembro e curti o dia inteiro lá. Chegando à praça da Natividade, estava cheio de pessoas, pois haveria um desfile, havia por ali muitos turistas mas também muitos palestinos. Sim, Belém fica na Palestina. O Brasil, meu país, aceitou e considerou a Palestina como Estado Independente neste mês de dezembro, então para mim, é um país, uma nação. E realmente é. O desfile era um desfile cívico, como o nosso 7 de setembro, o dia da independência, as escolas da cidade fizeram desfile, com bandas e bandeiras. Na frente, sempre bandeiras da Palestina, ostentando com orgulho sua bandeira sempre ia o primeiro do grupo. A organização era impecável, com policiais, mídia, políticos, e o público. Várias mulheres em meio ao público, palestinas, vestidas como ocidentais (sem véu), e algumas com véu, à opção de cada uma. E várias mulheres entre as bandas, e também ostentando bandeiras, com roupas normais de desfile, como no Brasil. À aqueles que pensam que na Palestina eles querem fazer um governo autoritário de repreensão seguindo o Islamismo ultra-radical, engano, a Palestina só quer ser livre, só quer a paz, quer a liberdade para poder se desenvolver e trazer paz e tranquilidade ao seu povo, como qualquer país, com liberdade. O terrorista aqui é Israel, que, por ter financiamento externo, tem poder militar, e com isto cerca o território palestino com muros, soldados, a todo momento estão com seus aviões militares e caças sobre território palestino, vigiando e controlando. É uma prisão, pois os palesitnos não podem sair dali, e não podem ter aeroporto. E as pessoas que, com alguma ignorância sobre o assunto e preconceito, seguem o que vêem na mídia e acreditam que a Palestina é um Estado terrorista, que remete ao medo. Pura ignorância. Se você pensa assim, repense. A Palestina guarda a Terra Santa, Belém, Jericó, parte de Jerusalém, entre outros vários pontos de interesse religioso, a terra santa de Moisés é lá. E eles querem se valer disto, e se desenvolver além de outras, baseado neste turismo. Mas isto se Israel deixar. E o mundo fecha os olhos, emudece e tapa os ouvidos aos apelos destas pessoas, e ainda condena cegamente. Injusto. Eles só querem paz e liberdade, não é justo que a tenham?

É um país mais árabe, então é um pouco ao estilo árabe mesmo, que eles tem uma cultura mais de gritaria na rua pra vender as coisas, sujeira nas ruas pois jogam tudo no chão, carros buzinando toda hora, pessoas andando nas ruas e não nas calçadas, mas vendo Palestina, Síria, Jordânia, Egito, a Palestina é a menos pior neste sentido. Mas é cultura.

Em todos os cantos da cidade podia-se ler: Ore pela Paz. Ou: Reze pela liberdade da Palestina. É o sentimento que se tem andando por lá. Pelo menos não é difícil de ir de Jerusalém para Belém, para os turistas. Mas israelenses não podem ir para a palestina, e palestinos não podem ir para Israel, então há um check-point na fronteira, assim como havia na antiga Alemanda pós-guerra. Para quem vai na Alemanha em Berlin e ve o museu do terror, o check-point Charlie, que era o check-point que separava as duas partes, com o muro em volta, e se choca, com a ignorância que este povo tinha em fazer uma coisa absurda destas, e acha que hoje somos cabeça mais aberta e não temos mais isto. Esta pessoa se engana, ainda temos isto, os israelenses fizeram um muro em volta da Palestina, e há o mesmo tipo de check-point, continua sendo um absurdo? Se é, a maioria não se importa. Em Jerusalém é possível pegar um ônibus que vai até a fronteira, e da fronteira pegar um outro para Belém, ou um táxi. Mas no dia do natal havia um serviço de shuttle-bus que levava até um ponto de Belém, e dali pegávamos um táxi para a praça da Natividade, muito fácil, e pela noite estava funcionando este serviço por toda madrugada, pela demanda turística no natal.

Depois do desfile, entramos na famosa igreja da Natividade. Pensei que haveria mais gente, havia, mas nem tanto. A Igreja da Natividade é um caso interessante, a igreja é dividida por várias religiões, pois é importante para várias. Mas a igreja fica na verdade metade na mão dos Católicos Ortodoxos, e metade na mão do Católicos Romanos Franciscanos. Mas o local mais importante, ou seja, a entrada para a gruta onde acreditasse que nasceu Jesus, é pela igreja ortodoxa, uma catedral diferente, com teto em madeira, parece quase um galpão (perdão pela comparação), mas é linda! E especial. É diferente, e por isso tão especial, o chão de mosaicos está mais abaixo do que hoje pisamos, e no dia da minha visita abriram umas portas de madeira no chão e era possível ver o chão original. Claro, ortodoxa, cheio de incenso na igreja, e ícones, a entrada é uma porta de 1,2m, devemos entrar prostrados (ou abaixados). Descendo as escadas no fundo da igreja já se percebe um clima diferente, depois de uma portinha pequena, há uma gruta, pedras nas paredes, pedras que talvez tenham testemunhado o nascimento do Messias, que formavam e ainda formam uma gruta. No local onde acreditasse que Maria deu a luz a Jesus, há uma estrela, no chão, e ali está escrito: Aqui Maria deu a luz a Jesus. Algo assim. E as pessoas chegam ali, se ajoelham, choram, oram, turistas tiram fotos, e no dia do natal estava cheio aquilo, grupos de turistas, policiais mandando saírem para não tumultuar, e eu lá no meio. Fiquei um bom tempo lá, fui duas vezes me ajoelhar lá na estrela cercada de incesos, tenho fotos, vou postar. Estar nesta gruta, no natal, supostamente exatamente 2010 anos após o nascimento, é especial, não tem o que dizer. Esta é a primeira coisa especial deste dia, e a mais importante.

Depois saímos, visitei uma outra gruta embaixo do mesmo complexo de igrejas, e ali é onde um santo monge da igreja traduziu a Bíblia do hebraico para o latim, e iniciou a difusão da Palavra. Depois assisti a uma missa na igreja católica dos franciscanos. Depois, saindo da igreja, fiquei observando em volta, e percebi um detalhe muito importante, o sino de Belém. Um pequeno sino, tímido, ali emcima da catedral. E este sino representou a segunda e terceira coisa especial do dia, já digo porque.

Antes, durante o dia, assistimos a um festival de músicas natalinas na praça da Natividade, e andamos pela cidade. Já durante a noite, resolvemos que faríamos nossa ceia de natal, eu e meu pai. Compramos um frango assado e 2 litros de coca gelada, para a nossa ceia. Quem disse que encontramos um local calmo para comer? As ruas estavam lotadas de gente, por todos os lugares, nosso único refúgio para sentar era no centro de informações turísticas, e ali não era possível comer, esperamos.

Começou a missa do Galo, na Basílica da Natividade, e só quem pôde entrar foram pessoas que haviam reservado já a mais de 3 meses, e que puderam participar de um sorteio entre estas pessoas, também autoridades palestinas importantes estavam presentes. Para quem pensa que é um estado Islâmico radical, estava na Missa do Galo o chefe da autoridade Palestina, isto significa alguma coisa pra você? Não é fato determinante, mas indica a realidade. Assistimos então a Missa do Galo em frente à Basílica, mas num telão instalado no palco do festival. Ali chegou uma família de brasileiros muito simpáticos, um casal com três filhos, infelizmente não passei contato para eles então nunca vão ler isto, haha. Eles ficaram ali ao lado assistindo, são católicos, mas era difícil entender pois o padre rezava a missa em latim e o tradutor traduzia emcima para árabe, mas, tava valendo! Enquanto isso, vários balões eram lançados ao ar, dali mesmo, da praça. 

Então foi quando deu meia noite, e uma sensação me fez perceber o segundo e terceiro momento especial do dia. A missa deu uma pausa, todos começaram a cantar: Glooooooria! Glooooooria! Gloooooria! De repente, começa a tocar, o sino, pequenino, sino de Belém. Falei pra menina filha do casal: Nossa, olha que importante, é o sino de Belém! Bate o sino pequenino sino de Belém! E tocou por bastante tempo, e todos atentos, ouviam, e cantavam, e oravam.

A canção diz: Bate o sino, pequenino, sino de Belém, já nasceu o Deus menino para o nosso bem. Ali estava eu, ouvindo este mesmo sino tão conhecido e sonhado, com todos celebrando o nascimento do Deus menino, que veio para o nosso bem. E isto foi especial. Blém, blém, blém, blém, blém, blém, blém, blém, blém, blém, blém, blém, tocava exatamente assim!

A canção diz: Paz na Terra pede o sino alegre a cantar! Abençoa ó Deus menino este nosso lar. Isto foi a terceira coisa especial, enquanto tocava o sino, percebi o desejo de paz daquele povo, a esperança de um dia serem libertos, o anseio por liberdade se tornou ainda mais forte neste natal, em que receberam um número recorde de turistas, sem problemas, e muito bem organizados, assim puderam acreditar que sim, é possível, eles formarem a nação Palestina a qual tanto sonham. E o sino, alegre a cantar, refletia o desejo de muitos corações ali presentes, desejo de Paz na Terra, Paz na Palestina, Justiça, Liberdade. Não é especial?


Depois de todas estas coisas, terminando a missa, voltamos para o nosso hostel em Jerusalém, chegamos 4 da manhã e fomos fazer a nossa ceia na cozinha, enquanto era meia noite no Brasil, comemos e nos fartamos, graças a Deus, na ceia deste natal tão especial.

Fotos:

 Palestinos assistindo ao seu desfile cívico

 Desfile cívico da nação palestina

 Na gruta onde Jesus nasceu

 Gruta da Natividade

 De Maria nasceu Jesus, está escrito isso nesta estrela que hoje fica no local exato

 A família Sagrada

 Onde a Bíblia foi traduzida pela primeira vez de hebraico para latim, em Belém

 Basílica da Natividade

 Antigo Sino de Belém

 O Sino de Belém

 Táxi chique palestino

 Igreja dedicada a São José, o pai carpinteiro

 Presépio em Belém

 Nossa ceia de natal! =D

 O muro da Palestina

 Passado? Presente?... FUTURO??

8 comentários:

Anônimo disse...

O santo que inspirou a imagem do Papai Noel é São Nicolau. Em certos lugares, entre eles a Nancy na França, no dia 6 de dezembro, é celebrado o seu dia. Eu estive em Nancy no dia. Um ator com barba longa sai numa carruagem distribuindo doces.

http://en.wikipedia.org/wiki/Saint_Nicholas#Saint_Nicholas_Day

Marcelo disse...

Ei Lucas, que especial estar no dia de natal em Betlehem! Graças a Deus!!

naiane disse...

Como faço para saber se tem um tripulante no msc OPERA? é uma amiga que perdemos o contato o nome dela é Thais Alves, no msc opera ela trabalha no bar e restaurante, ela tem em media 167 d altura magra,branca,cabelo castanho claro liso abaixo do ombro pesa em media 55 kls,
tem 26 anos. é da cidade de santos Sao paulo. eu sou amiga dela, mais perdir o contato
com ela. a ultima vez q nos falamos por msn foi dia 13 d dezembro,e ela mim disse q o
opera iria chegar em janeiro de 2011 no rio d janeiro e ela ia desembarcar lá.pq o contrato dela acaba. tem como eu descobrir se ela ainda esta no navio opera? Se poder mim da alguma dica ou blog da galera da baixada Santista desde já obrigada...

Anônimo disse...

Parabéns pelo blog!

Raphael Medeiros disse...

Fala Lucas. Por onde anda? O blog parou no final...
Manda notícias,
Abraço
Raphael (nos conhecemos no trem saindo de veneza)

Lucas Cavalheiro Bueno disse...

E aí Raphael!! Tudo bom? Agora virei funcionário público no Brasil, só na boa! Hahaha, viagem agora é só 1 mês por ano

pois é, cara agora vc me deu vontade de escrever sobre o resto da viagem, eu tinha parado pela correria q foi qndo voltei pro Brasil, mas agora as coisas se aquietaram, dá pra escrever... acho q logo sai algo sobre o resto da viagem!

Abraço!

Larissa disse...

parabéns pelo blog, gostei muito das descrições dos lugares; sei como é difícil manter atualizado e com tantas informações... tentei manter um do meu primeiro mochilão, mas é difícil ...

vendo o seu só fiquei com mais vontade de conhecer outros países!

Raphael Medeiros disse...

Bacana... fico feliz que esteja tudo certo contigo... Como o relato parou no meio pensei que tinha acontecido alguma coisa contigo.
Vida de funcionário público é bacana. Sofrida e contada (dinheiro certo mas não é tanto assim), mas muito boa.
Precisando tamo aí.
abraço

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...