terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Velha Jerusalém - Dias 45 e 46

Jerusalém, a cidade santa, a cidade de ouro, a cidade da paz, a cidade da guerra, a cidade de Deus, a cidade do Príncipe da Paz, a cidade do sacrifício, o centro do mundo, a terra prometida, a querida Sião! É dificil nomear ou descrever esta cidade, pelo menos por mim. Era meu objetivo de viagem, desde que comecei isto tudo, meu objetivo era chegar em Jerusalém por terra. Bom, agora isso é concreto! =D

Jerusalém, quando ela foi criada? Difícil dizer, arqueólogos apontam para 2 mil anos antes de Cristo, as religiões acreditam que começou com a vinda de Abraão para a terra que Deus havia designado para ele iniciar o seu povo. Ali, segundo os judeus, ele teria oferecido seu filho Isaque para sacrifício, e dali também os judeus acreditam que Deus começou a criação do mundo, de onde fica localizado o Templo. Quando os judeus fugiram do Egito, a cidade esteve com a tribo de Benjamin, e foi controlada pelos Jebuleus até que o rei Davi a conqusitasse e a tornasse a capital do Reino de Israel. Ali foi a cidade de Davi, 1000 anos antes de Cristo, e a história realmente documentada começa aí. O rei Davi era servo de Deus, toda sua história está na Torá e na Bíblia, além do Alcorão, e ele escreveu muitos salmos. O seu filho, Salomão, foi o responsável pela construção do Tabernáculo, o Templo de Deus, o Templo de Salomão, o Primeiro Templo, o local mais sagrado do mundo, onde o Espírito de Deus habitou. Então, os judeus entraram em transgressão e Deus abandonou o Templo, e logo os judeus foram conquistados pelos babilônios, houveram vários profetas na babilônia como Daniel, e vários anos depois, os judeus foram autorizados a voltar para Jerusalém e construíram o segundo Templo, que obviamente não era tão belo e grandioso quanto o primeiro. Mas este segundo Templo esteve ali até a época de Herodes e Jesus, quando Herodes aumentou o Templo, mas alguns anos depois os romanos, o Império de Ferro, destruiu o Templo, e ele nunca mais foi reconstruído. Depois, com o controle muçulmano, embora Jerusalém não apareça no Alcorão, eles tem crenças que ali é um local sagrado, porta do céu e do inferno, e ali construíram um dos lugares mais sagrados do islamismo, um tabernáculo, um santuário, a Doma da Rocha, esse que nós vemos hoje. Então, a cidade foi dos judeus, dos assírios, dos babilônicos, dos persas, macedônios, romanos (chegada do Messias), bizantinos, dos reinos islâmicos e pré-islâmicos, dos cruzados, dos mamelucos, dos otomanos, até o fim da segunda guerra se tornar território britânico, então de Israel e Jordânia, até virar, depois da guerra dos seis dias, de Israel. Então a cidade foi dividida em quatro quarteirões, dos armênios, dos judeus, dos islâmicos e dos cristãos. Longa história hein!

Então, depois de sair de Nazaré, do estimado Hostel Fauzi Azar Inn, chegamos em Aluba, e de Aluba pegamos um ônibus para Jerusalém. Isto porque era Sabah, uma sexta feira, e os ônibus de Nazaré para Jerusalém não funcionavam nem de manhã. Então chegamos na rodoviária de Jerusalém, muito bonita, um shopping, moderníssima, limpa, mesmo cheia de pessoas indo e vindo. Saímos sem mapa, e quisemos ir andando para as muralhas, difícil para quem está pela primeira vez na cidade, e ainda que perguntamos pouco, os únicos que conversamos foram taxistas que diziam: É loucura! São quase 10Km, venha comigo e pague só 30 dólares! E nós: não, vamos andando. Mas, demos uma bela volta até chegar às muralhas, mas tudo bem. Havia uma rua que ia reto da rodoviária até a cidade velha, só descobrimos isto depois, e usamos este caminho para ir andando até a rodoviária várias vezes, para ir a outras cidades próximas, e para partir dali. A rua se chama Jaffa Street.

Chegamos ao centro, eu tinha duas opções de hostel que havia selecionado no www.hostels.com, os melhor avaliados, o Abrahan Hostel, que depois descobri que ficava um pouco longe, pelo menos 1Km da cidade velha, e o Citadel Hostel. E o Citadel fica bem no meio da cidade velha, se você quer ficar no meio das muralhas, melhor localização não há! Vamos lá, primeiro vou falar deste albergue: pontos positivos: o terraço é incrível! Não há vista melhor em toda Jerusalém, fica mais ou menos na altura da torre da catedral luterana, que é ao lado do Santo Sepulcro, de lá se pode ver tudo, um pouquinho do Muro das Lamentações, se vê muito bem a área do templo, e a Doma da Rocha, com sua doma dourada, e o Santo Sepulcro, além de todo o monte das Oliveiras. Ou seja, tudo! Todos os quatro quarteirões. Também tem internet livre wireless, apesar de que se quiser internet, provavelmente vai ter que sentar na recepção, meu quarto não tinha sinal de wifi. É um hotel com estilo antigo, como antigas casas, até um pouco cavernoso, com a altura das paredes não muito alta. Pontos negativos: Os banheiros são um nojo, são fedidos, pequenos, vou tentar fazer você imaginar um banheiro de lá: imagine  um vaso sanitário e o espaço que você precisa em frente dele, é isso. Só que com uma torneira em forma de chuveiro, presa na altura da cintura, em frente ao vaso sanitário, que você abre e tem que segurar com uma mão para tomar banho com a outra, em frente ao vaso, e com a água não muito quente. Os quartos: são pequenos, como o meu era um dormitório era maior mas lotado de camas, obviamente, mas o problema é que as camas tinham colchão fino demais, e o travesseiro era pior que se eu dormisse apoiado em uma blusa, além disso o local me parecia um pouco sujo, a roupa de cama, lençóis e companhia, não eram bem lavados, dava pra ver isto nitidamente. Quem cuida do hostel parece que são mochileiros que ficam por lá trabalhando para não pagar a estadia e ficar por Jerusalém, bom, tem gente que gosta, eu resolvi ficar lá só os 3 dias que reservei (ficaria 8 dias em Jerusalém), e fiquei os 3 dias pois é impossível cancelar após a reserva, o dinheiro não volta, ou o passaporte fica retido. E, não tem café da manhã, só cozinha, tudo bem se a cozinha fosse boa, mas é um nojo, uma delas é melhorzinha, mas a outra é um nojo, literalmente, tinta das paredes caindo, infiltração, cadeiras com o meio delas furado, geladeira dos anos 80 sem manutenção, e o resto também, sem talheres que preste, enfim, parece que não há nenhuma renovação naquilo a anos, o dono esqueceu que é melhor dar um bom serviço aos clientes e resolveu abandonar, já que as pessoas pagam né. Mas a vista do terraço é imbatível!! Problema é que estava muito frio para ficar lá fora.

Mas agora falando sobre a cidade, chegamos, e ao ver os muros, e passar pelo portão de Jaffa, foi muito gratificante, finalmente estar entrando por aqueles muros, daquela cidade de tanta história. Depois de deixar as coisas no hotel, demos umas voltas e já era noite, e era Sabah, ou seja, estava TUDO fechado, só algumas coisas no bairro cristão estavam abertas. Então andamos, e vimos muitos homens brancos, com cabelos e barbas pretas, barbas compridas, e bigodes, e com o cabelo curto, mas um tufo de cabelo saindo da frente de cada orelha, e longo, alguns, ou a maioria, com tufos encaracolados, consegue imaginar? Eles andavam apressados, isso pelo bairro muçulmano, às vezes em grupos, meio que atropelando todo mundo, meio estranho, eram os judeus ortodoxos, vestidos todos de preto, e chapéu preto, e alguns chapéis eram quadrados, de pele. É, estranhos.

Então no outro dia começamos a visita de verdade, mas resolvemos seguir um Tour gratuito que há na cidade, todos os dias, às 11 horas da manhã, na parte de fora do Jaffa Gate, começa um Tour pela cidade gratuito. A cidade tem quatro quarteirões, o Armêmio, o Judeu, o Islâmico e o Cristão. Começamos pelo bairro armêmico, e o guia explicou: alguns me perguntam: Mas por que numa cidade tão importante e tão disputada, um povo armeno tem um quarto da cidade, como isto aconteceu? Quem sabe você esteja com esta dúvida. Quem sabe até, tua primeira dúvida seja: Onde é a Armênia afinal? ? A Armênia é um país que fica no lado leste do Mar Negro, ao lado da Geórgia, entre a Turquia, o Irã e a Rússia, que lugarzinho ruim pra se fazer um país não é? Mas então, antes, na época pós Cristo, este era um grande reino, e foi o primeiro reino do mundo a se converter ao cristianismo, antes dos romanos. Então muitos foram para lá, e lá viveram, em Jerusalém, então sempre tiveram um bairro formado por eles, já que formaram uma comunidade por muitos anos, quando os muçulmanos conquistaram a cidade, eles continuaram por lá, e quando os cruzados conquistaram a cidade, eles eram só homens, e para tentar povoar a cidade, tiveram filhos com as únicas cristãs da área, as armenas, então assim este povo começou a ter mais relevância. Depois teve a época dos muçulmanos e eles uma época foram espulsos, mas quando a cidade foi reunificada, ou, dividida, nos últimos anos, eles por serem este povo que sempre esteve ali, teve direito a um quarto da cidade, o seu quarteirão que sempre foi deles.

Depois andamos pelo bairro judeu, judeus já imaginam porquê têm um quarteirão não é? Fácil. Eles tiveram o direito de voltar para a cidade depois de muito tempo exilados, e agora têm o poder sobre toda Israel. Lá fica a Sinagoga da Ruína, pois esta sinagoga nunca teve muita sorte, foi várias vezes destruída. E a última vez que a construíram foi este ano. Então imagine. Ali também fica o famoso Muro das Lamentações, ou Western Wall como eles preferem chamar. É um bairro bem limpo e organizado, mas com muita segurança, principalmente para ir para a área do Muro das Lamentações, passamos por revista antes de entrar na área.

Depois andamos pelo bairro muçulmano, e comparando com o bairro judeu, já que fomos de um para o outro, é inevitável comparar negativamente o bairr muçulmano, o cheiro, o lixo nas ruas, a confusão, as pessoas gritando, vários tentando vender coisas, uma confusão, mas que eles gostam. Ali fica a entrada para o Templo, e a Via Dolorosa.

Então chegamos no último bairro, o bairro cristão, que fica onde muitos acreditam ser o alto onde ficou a cruz de Jesus, então ali está o Santo Sepulcro, pois acreditam que quase no mesmo lugar que foi crucificado, foi sepultado, e ali na época de Jesus era fora dos muros da cidade. Ali é sempre cheio de gente, turistas, crentes e peregrinos. Há uma pedra na entrada, acredita-se que ali o corpo de Jesus foi preparado por José de Arimatéia, todo mundo ajoelha e chora ali, cheio de incenso em volta. É uma igreja escura, pois é, apesar de dividida entre igrejas, principalmente ortodoxa. Então tem aquele ar ortodoxo, pesado e triste, pelo menos é assim que parece pra mim, com uma grande carga emocional, e o cheiro de incenso por toda parte, claro. Também há o local onde Jesus foi cruficiado, a Gólgota, e onde ele foi sepultado, o Santo Sepulcro, estes são os locais mais importantes na igreja.  Gostei bastante, apesar do clima pesado.

Neste mesmo dia, antes da excursão, fomos para a Tumba de Davi, e o local da casa onde foi realizada a Última Ceia. Ali também tem uma igreja dedicada a Maria. A Tumba de Davi, é um local muitíssimo importante para os judeus, e para entrar lá só com o chapéuzinho deles, mas, difícil que seja realmente do próprio rei Davi, difícil aguentar 3 mil anos, mas, nada é impossível não é?

Neste dia não visitamos nada que fosse judeu, nem muçulmano, pois era sábado e estava tudo fechado, inclusive as lojas. Então após a excursão andamos para o portão dos Leões, e seguimos em direção ao Monte das Oliveiras. Lá, aos pés do monte, estão os Jardins de Getsemani, me lembraram muito o que eu vi no norte do Mar da Galiléia. Ali foi onde Jesus chorou, sofreu, sozinho, uma madrugada antes de ser preso, os seus discípulos não conseguiram ficar acordados com ele, e Jesus sofreu, até suar sangue. E então, ali, foi traído por Judas, com um beijo, e levado à prisão de Caifás para ser julgado por ele, e após para Pilatos. Aqui está o trecho da Bíblia que conta isto, em Marcos 14, 32-46:
E foram a um lugar chamado Getsêmani, e disse aos seus discípulos: Assentai-vos aqui, enquanto eu oro.
E tomou consigo a Pedro, e a Tiago, e a João, e começou a ter pavor, e a angustiar-se.
E disse-lhes: A minha alma está profundamente triste até a morte; ficai aqui, e vigiai.
E, tendo ido um pouco mais adiante, prostrou-se em terra; e orou para que, se fosse possível, passasse dele aquela hora.
E disse: Aba, Pai, todas as coisas te são possíveis; afasta de mim este cálice; não seja, porém, o que eu quero, mas o que tu queres.
E, chegando, achou-os dormindo; e disse a Pedro: Simão, dormes? não podes vigiar uma hora?
Vigiai e orai, para que não entreis em tentação; o espírito, na verdade, está pronto, mas a carne é fraca.
E foi outra vez e orou, dizendo as mesmas palavras.
E, voltando, achou-os outra vez dormindo, porque os seus olhos estavam pesados, e não sabiam o que responder-lhe.
E voltou terceira vez, e disse-lhes: Dormi agora, e descansai. Basta; é chegada a hora. Eis que o Filho do homem vai ser entregue nas mãos dos pecadores.
Levantai-vos, vamos; eis que está perto o que me trai.
E logo, falando ele ainda, veio Judas, que era um dos doze, da parte dos principais dos sacerdotes, e dos escribas e dos anciãos, e com ele uma grande multidão com espadas e varapaus.
Ora, o que o traía, tinha-lhes dado um sinal, dizendo: Aquele que eu beijar, esse é; prendei-o, e levai-o com segurança.
E, logo que chegou, aproximou-se dele, e disse-lhe: Rabi, Rabi. E beijou-o.
E lançaram-lhe as mãos, e o prenderam.

Ali no Getsemani estão algumas oliveiras que parecem ser milenares, testemunhas do sofrimento de Jesus. E há uma igreja ali, bem bonita, do sofrimento de Jesus, há uma pintura no fundo da igreja de Jesus numa pedra do Getsemani sofrendo, e a pedra no altar, onde Ele teria sofrido. Ali também estão vários versículos bíblicos sobre esta madrugada de sofrimento.
Depois continuamos subindo, passamos por onde está a tumba dos profetas, entre eles Elias, e subimos ao mirante. Vimos um pôr do sol que com certeza entra pra minha lista dos mais bonitos que já vi, o sol enorme, sobre Jerusalém, tenho até um vídeo (um dos poucos que consegui colocar no Youtube, e por ser pequeno), deste pôr do sol incrível! Depois, descendo, encontramos novamente o grupo daquela agência que faz as excursões de graça por Jerusalém, eles estavam na tumba de Maria, mãe de Jesus, fica aos pés do monte das Oliveiras. Aliás, o monte das Oliveiras é o local das tumbas, de judeus, é tomado por cemitérios judeus, pois eles acreditam que ali neste monte, é onde Deus levará o Messias, e onde haverá o juízo final, então ali eles estão mais perto disto. Então tá né, é ali também onde Jesus ascendeu aos céus, depois dos 40 dias ressurreto com os seus pela Terra, mas não acreditamos que Ele vá voltar exatamente ali, pois ao mesmo tempo que todo olho verá, será rápido e secreto como um ladrão na madrugada, num dia qualquer.

Então, ali, na tumba de Maria, embaixo da terra, uma caverna, bem escura e de clima pesado, obviamente território dos católicos ortodoxos gregos, encontramos o grupo, e lá, coincidentemente estavam também dois brasileiros que estavam no grupo da manhã conosco, além de duas espanholas. Começamos a conversar com eles, e eles não estavam com o grupo, foi coincidência, então voltamos juntos para a cidade e andamos pela Via Dolorosa, seguindo cara parte, eu tinha um mapa que explicava o que significava cada ponto da Via Dolorosa, onde Jesus foi julgado por Pilatos (há uma igreja bem interessante ali), era onde ficava o Palácio Romano. Onde Jesus caiu a primeira vez, onde caiu a segunda, onde o ajudaram a carregar a cruz, até o Santo Sepulcro, a Gólgota. Aí voltamos e jantamos num restaurante no bairro árabe, que arrependimento! Caro e comida ruim, mau feita, não gostei nem um pouco, além do ambiente ruim. Ah, os brasileiros eram o Juliano e a Regiane, e as espanholas a Sol, e a, esqueci o nome! Hehehe. Depois de nos despedirmo das espanholas, seguimos conversando com o Juliano e a Regiane, muito gente boa eles! Conversamos sobre várias coisas, o Juliano é geólogo e está fazendo uma viagem pelo Oriente Médio, só que com um pouco menos tempo que nós. Mas quase o mesmo roteiro (no final). E a Regiane é uma jornalista muito competente, hehehe, estava no Qatar, e com as curtas férias estava por aqui! Fomos com eles até o hostel deles, o Abrahan Hostel, longe! Pois queríamos trocar de hotel, mas no fim acabamos indo para o Jerusalém Hostel, depois no outro post sobre Jerusalém falo sobre este. Tentamos assistir uma apresentação na Torre de Davi mas nem deu, mas acho q nem valeria a pena. E foi assim este dia, inesquecível!

Eu fiquei de dizer algumas opiniões pessoais sobre o que vi por aqui, da cultura, dos conflitos, da nossa visão, da outra visão, e vou escrever isto, no próximo post! Então o próximo post será também sobre Jerusalém, não se preocupem que não é só isso! Haha, tem mais! E agora vão as fotos:

Muro das Lamentações
 Vista do terraço do Citadel Hostel
 Local da Última Ceia
 Tumba de Davi (não vou postar foto da tumba em si, senão os judeus me caçam, haha)
 Igreja de Maria
 Onde estava o jumentinho
 Gólgota
 Oliveiras milenares do Getsemani
 Getsemani
 Tumba dos Profetas
 Jerusalém vista do Monte das Oliveiras
 Pôr do sol em Jerusalém
 LINDO Pôr do sol em Jerusalém!
 Salas do Citadel Hostel

XICA DA SILVA O MUSICAL disse...

EU FIZ TODO ESTE ROTEIRO E FUI ALÉM, CRUZEI O DESERTO DA JUDÉIA RUMO A MASSADA, SEGUINDO AINDA ATÉ O MAR MORTO! VOLTEI TRANSFORMADO DE ISRAEL!

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...