sexta-feira, 15 de julho de 2011

Indo de Jerusalém para Petra - Dias 52 e 53

Pessoal,

Inicialmente peço desculpas pela interrupção súbita da postagem de novos textos sobre a viagem, logo após o natal, creio que você, leitor, entende o quão difícil é manter um blog ativo durante uma viagem, deve-se andar e descobrir coisas novos durante todo o dia, e noite, e quando se vai para o quarto dormir, ainda gastar algumas horas escrevendo. Mas, fui perseverante e assim o fiz até quase o fim da viagem. Mas o ideal é escrever sobre experiências e lugares visitados após um retorno tranquilo para casa, assim é melhor para mensurar tudo que se viu e aprendeu, e trazer melhores informações. Depois de voltar, tive tempo para relaxar e só então começar o meu tão sonhado emprego público num banco, e agora estou mais tranquilo, com tempo para escrever novamente, depois de uma época de muitas mudanças. Portanto hoje continuarei escrevendo sobre a continuidade da viagem, novos lugares e novas histórias.

Após um natal inesquecível ao lado de onde Jesus nasceu, ouvindo o sino de Belém badalar, eu tinha um plano. O plano deveria ser seguido à risca pois nossos dias para a volta já eram contados. O plano era voltar pro hostel em Jerusalém (após meia noite entre dias 24 e 25), dormir, e no outro dia (25) sair cedinho pegar ônibus para Eillat, e de Eillat atravessar a fronteira Israel-Jordânia, chegar em Aqaba que é ao lado, e de lá já pegar um ônibus para Wadi Musa, onde fica a famosa Petra. Portanto, do dia 25 de dezembro para o dia 26 de dezembro dormiríamos ao lado de Petra, na Jordânia.

Mas, aos desavisados de plantão vai uma dica: Sempre há imprevistos na sua viagem. Novamente, aquela velha história de judeu não trabalhar na sexta-feira, interferiu na viagem (da outra vez tivemos que pagar caríssimo num táxi da fronteira de Jordânia-Israel para Nazaré pois não havia ônibus pois era sexta-feira). Dia 25 de dezembro era um sábado, só fomos descobrir isso depois de acordar dia 25 para ir para a rodoviária. Então acabamos gastando o dia à toa, pois somente a partir do pôr do sol (18:00), os judeus iam começar a trabalhar novamente e teríamos como ir para Eillat. Fomos após as 18h para a rodoviária, aliás, eu já falei aqui que a rodoviária de Jerusalém é maravilhosa? Apesar dos milhares de militares teenagers circulando por lá. Enfim, chegamos a Eillat às 05:00 do dia 26, numa manhã fria e com neblina, tivemos que esperar até 8:00 para poder atravessar a fronteira com a Jordânia, fomos os primeiros a atravessar, e os primeiros a serem enganados pelos taxistas, isso é resultado da falta de informação. Agora se você fizer este mesmo roteiro e ter lido isto, não vai ficar na mesma situação. Vou contar, atravessamos a fronteira e pensávamos: temos que ir para Petra o quanto antes!! Mas como?? Não sabíamos, este foi o trunfo do taxista, como estávamos um dia atrasados segundo meu planejamento, eu queria visitar Petra naquele mesmo dia, não perder tempo, portanto tínhamos que arranjar um jeito de chegar bem rápido! Mas aí o taxista falou, que os ônibus iam demorar para sair, iam sair apenas pela tarde, e não conseguiríamos visitar Petra ainda naquele dia, além de que não eram tão baratos. Pessoal, não sei se vocês sabem, mas a Jordânia é um país caríssimo! Jordan Pounds, é o nome dos pentelhinhos, vale mais do que o dólar! Pagamos o taxista, pois, apesar de saber que estava pagando mais caro, pensei que assim poderia ganhar um dia na viagem, então valeria a pena. O motorista só esqueceu de mencionar que se eu tentasse entrar em Petra naquele mesmo dia, teria que pagar cerca de 90 euros por pessoa (180 euros pra mim e para meu pai), para entrar no complexo, ou seja, impossível, nem sonhando, aqui farroupilha! Se eu fosse no meu segundo dia de visita, pagaria o equivalente a 50 euros cada. Mesmo assim caro. Eles fazem isso para evitar turistas oriundos de Israel que gastem apenas um dia na Jordânia. Então chegamos em Wadi Musa, a cidade que fica bem ao lado de Petra, muito simpática, e fomos direto para um hostel que eu havia selecionado pelo hostels.com. Lá ficamos o resto do dia, descansando.

Para a viagem Jerusalém-Tel Aviv-Eillat (sim, tivemos que passar por Tel-Aviv), o custo foi de U$50,70 (U$25,35 cada). Para a porcaria do táxi verde que nos levou de Aqaba para Wadi Musa (Petra), gastamos U$70,00 (poderíamos ter gastado 5 dólares cada um de ônibus).

Este é o melhor caminho para ir de Jerusalém para Petra, outra opção é ir de Jerusalém para Amman, e de lá para Wadi Rum, mas, geralmente você tem muito mais complicações na fronteira, e mais trânsito, e fica mais caro, mas pelo menos é menos complicado. Na fronteira do sul, é muito fácil passar, é só pagar o visto temporário, e você faz tudo isso na hora.

Este post é só um aquecimento, só escrevendo sobre o difícil trajeto de Jerusalém para Petra. Ainda sobre este mochilão escreverei os seguintes posts:
- Petra
- Um dia e uma noite no deserto de Laurence das Arábias
- De Petra a Dahab
- Dahab, o paraíso dos mochileiros
- Monte Sinai - O significado
- Dahab a Luxor
- Luxor
- Cairo
- A volta para casa
- O aprendizado
- Custos de viagem

É, ainda tenho muito o que escrever, espero que depois desse tempo todo ainda tenha algum interessado que leia! Eu agradeço! Depois de terminar esta viagem, vou escrever sobre cada cidade que conheci através das viagens pela MSC Cruises! Ainda tenho muito o que escrever!

É logo ali...
 Welcome to Jordan
 Explorador de turistas desavisados
 Táxi caro
 Deserto na Jordânia
 Pôr do Sol na Jordânia
Wadi Musa

Quero agradecer àqueles que me incentivaram a terminar minha história, inclusive nos comentários aqui no blog, acabei escrevendo hoje pois me animei com o blog, pois mencionei ele hoje na pós-graduação.