sábado, 25 de dezembro de 2010

Tel Aviv no dia 47, Jericó dia 49 e Ein Gedi (Mar Morto) dia 50 [até meus títulos são longos =P]

Sim! Saindo de Nazaré, fui para Jerusalém! Aliás, fui de Nazaré para Afula. De Afula peguei um ônibus para Nazaré, pois era Sabah e não tinha ônibus direto. Mas este post não é sobre Jerusalém! Primeiro vou contar como foram os dias nos arredores!

Nossa base foi Jerusalém, sempre dormindo lá, mas visitamos as redondezas, saíamos de manhã de ônibus e gastávamos o dia na outra cidade, e depois voltávamos para nosso abrigo em Jerusalém. As cidades que visitamos em volta foram: Tel Aviv, Jericó e Ein Gedi, que fica às margens do Mar Morto.

Primeira cidade a ser visitada foi Tel Aviv. De primeira, não gostei muito, fomos com uma van que vai direto na rodoviária onde pega o circular, paguei U$6,20 pra ir. não gosto de rodoviárias em baixo de viadutos. Pegamos o ônibus 46 que ia para o lado da Old Jaffa, que me disseram que era o único lugar interessante pra conhecer. Aí, como ninguem avisou e não tinha nenhuma placa avisamos, passamos reto com o ônibus, aí descemos só lá muito longe. Aí fomos andando pelas ruas, entramos num mercado grande e fizemos a festa. Com o preço de uma refeição num restaurante, compramos comida pra no mínimo 3 dias. Aí continuamos e chegamos na Beira-Mar de Tel Aviv, encontramos um bom parque com mesa de piquenique, e almoçamos ali mesmo ao lado do mar. Vimos o sol se pôr no mar, e voltamos com o mesmo ônibus para a rodoviária, voltar para Jerusalém, sinceramente, não valeu a pena o passeio. Só pra dizer que fui.

Agora outra cidade! Depois de Tel Aviv foi a vez de Jericó. Cidade importantíssima! É, junto com Damasco, considerada a cidade mais antiga do mundo que foi continuamente habitada. Há muitas histórias bíblicas sobre Jericó, mas a que mais me recordo é quando Josué, após a morte de Moisés, entrou na terra santa com o povo que fugiu da escravidão no Egito, eles rodearam a cidade, rodaram 7 vezes a cidade e tocaram as trombetas, e derrubaram as muralhas da cidade com o poder de Deus, e assim Jericó foi a primeira cidade conquistada pelos judeus. Isso está escrito em Josué 6, 20-21. Os primeiros povos nessa cidade viveram ali cerca de 11mil anos atrás, em 9000a.C. Ali, foi onde Moisés avistou, e Deus o revelou como sendo a terra prometida, e então ele morreu. A cidade fica às margens do rio Jordão, onde Jesus foi batizado, e é um campo verde à beira do deserto, um oásis de palmeiras. Ali fica a Montanha da Tentação, o deserto de montanhas que se situa ao lado da cidade, onde Jesus foi tentado pelo diabo após um jejum de 40 dias e 40 noites no deserto. Jesus resistiu e respondeu ao diabo citando versículos do Antigo Testamento. Quando o diabo falou: se joga daqui de cima ao templo, que os anjos do Senhor irão segurá-lo, e ele respondeu: Não tentarás o Senhor. E levou num lugar muito alto e mostrou todos os reinos do mundo, e o diabo falou que se ele se prostrasse diante dele, ele daria a Jesus todos os reinos do mundo e poder sobre todos eles, então Jesus replicou que só ao Senhor nosso Deus se dará louvor e adoração, e a nenhum outro. Então o diabo o deixou, e os anjos serviram a Jesus.

Então, fomos paga o portão de Damasco em Jerusalém pegar uma van ou ônibus para Jericó, já que fica próximo daqui, então são os ônibus menores que fazem o transporte. Jericó fica na Palestina, Israel faz uma verdadeira prisão com eles, invade e acha que o território é deles, mas o Brasil já reconhece a Palestina como um Estado independente. Passamos pelo check-point, viram nossos passaportes, e chegamos na cidade. Achei a cidade uma confusão e um pouquinho feia, mas tudo bem! No centro não achamos informação nenhuma de o que fazer na cidade, então peguei um mapa que tinha e quis ir para onde Jesus foi batizado no rio Jordão. O taxista, claro, falou que nos levava lá. Depois andando disse que não sabia onde era, e nos trouxe de volta. Aí perguntamos para todo mundo, e ninguem sabia. Então fomos para a Montanha da Tentação, e lá nos informaram que este lugar do batismo só é aberto 2 vezes por ano, é controlado pelo exército de Israel, pois é fronteira com a Jordânia, devia ter pensado nisso antes né! Então, aí pegamos um teleférico para subir ao monte da Tentação. É uma montanha rochosa, desértica, vai aparecer nas fotos. Lá emcima tem alguns restaurantes, lojas de souvenirs, e um monastério, da tentação. Para ir ao monastério devemos subir alguns degraus, e então bater na porta de ferro. Um monge vai lá e abre pra você, e um cara te leva até a capela, onde está a rocha que eles acreditam que é a qual Jesus estava quando o diabo o tentou. Não sei se é exatamente aquela pedra, mas com certeza foi ali por perto! De lá também é interessante ver a vista que se tem do vale do Jordão, de Jericó, e do deserto. É a mesma vista que Jesus tinha, e a vista que Moisés teve antes de morrer, vendo a terra prometida.

Depois disso, descemos, fomos até a cidade, vimos que não teria mais nada interessante pra fazer, e voltamos para Jerusalém. Na verdade tinha algumas coisas, como a tumba de Raquel, que morreu ao dar o parto. Mas seria muito complicado ir até lá e provavelmente estava fechado.

Então, a última cidade que visitamos e que vou contar neste post, é Ein Gedi. Na verdade não é uma cidade, é um lugar. É onde está a infra-estrutura do Mar Morto. Tem um parque ali muito bonito, com várias trilhas para se fazer, com uma fauna rica e algumas cachoeiras (que são pobrezinhas perto das que vejo no Brasil). Mas não fizemos as trilhas, chega de trilha né! Fomos direto para a praia! E lá, direto para a água. Entrei que queria ver como era salgada a água, e se eu conseguiria me afundar.

Como eu sofri! Dói demais! É muito sal, e tudo que é frágil, pele frágil no teu corpo, arde de dor. No meu calcanhar por exemplo não tinha nada de machucado, e eu nem bati em lugar nenhum, mas quando sai da água estava sangrando, não sei porque! Está até agora machucado, mas tudo bem. Teve coisas muito piores. E também se você for nesse lugar praticar um pouco de masoquismo, nunca entre de frente, ou então você vai boiar de barriga pra baixo, e que tortura é isso. Se entra uma gota de água no teu olho, você tem um tipo de cegueira branca por uns 15 segundos, e arde muito. Se entra água no nariz, ruim também. Teus lábios ficam ardentes, orelha cheia de sal. Melhor ir de tênis, ou sandália, na água, pois formações de cristais de sal nem sempre são fofinhos, geralmente são  ponti-agudos e cortantes, muita gente sai cortada de lá, porque escorrega, e escorregar nessas rochas cortantes não é agradável. Mas é ótimo tudo isso!!! Apesar de tudo! =D

A experiência é muito boa, uma água assim tão diferente, morta e ao mesmo tempo uma das mais límpidas da Terra, porque que é que vai querer fazer alguma coisa com essa água? E o mais interessante, este lugar fica a 400 metros abaixo do nível do mar!!! Imagine! É quase como se você tivesse no inferno! Haha, ou como se estivesse no fundo da Terra. 400 metros abaixo no nível do mar é muito! É uma experiência incrível! Depois do banho, é bom tomar um banho. Tirar aquele sal, porque mesmo depois que você sai da água, o sal no teu corpo incomoda. Bastante. Eu tive que pagar para entrar num banheiro fechado com chuveiro, pois a situação era crítica e precisava de um banho de verdade, haha. É possível só se lavar em chuveiros abertos e gratuitos.

Também vale muito a pena ir se deleitar nas lamas medicinais. O Mar Morto é famosíssimo por suas propriedades medicinais e de estética. Lá é possível comprar muitos produtos de beleza, para a pele. Há também um spa, mas não visitei.

Bom, é isso, agora o próximo post estou até com medo de escrever, pois é muita coisa, não sei se vou lembrar tudo pra por de uma vez só, vou dividir em dois posts Jerusalém até, pois aqui é muita experiência pra um post só! Então, até o próximo post!

Fotos:

Picnic em Tel Aviv à beira-mar
 Montanha da tentação, no deserto de Judá
 Local onde Jesus foi tentado pelo diabo
 Vale do Jordão, a terra prometida
 Centro de Jericó, cidade mais antiga do mundo, 11mil anos de história
 Espuma é puro sal, pedras são puro sal, água é puro sal
 Tentando me afundar, e sofrendo