segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Profissão: Turista Profissional


Sera, aliás, no brasil ainda é pomeriggio, pero no lo só qui horari che adesso per te, alora, buona giornatta ou buona serata per tutti. Hehehe.

Descobri o nome da minha atual profissão, que ouso definir como a melhor profissão do mundo: Turista Profissional. Vou explicar a minha profissão, vai que alguém se interessa. O Turista profissional trabalha viajando, ele cada dia está num lugar diferente, e todo dia faz passeios e excursões. Ele trabalha num navio, e quando está no navio e não em terra, ele se dedica a vender excursões para os outros passageiros, porque quer que todos tenham o mesmo privilégio de estar nos melhores lugares a se visitar, assim como ele. Na hora de partir para um passeio, ele organiza o encontro do grupo que fará a excursão com ele, por isso utiliza stickers para os do grupo, microfone para anunciar a hora de ir passear, e um rádio para se comunicar com a chefe que está esperando ele com o ônibus lá fora do navio. Depois de todos estarem prontos no ponto de encontro, ele entra no ônibus e conhece os mais variados lugares, sem pagar nada, come do bom e do melhor, sem pagar nada, aliás, ganha pra isso. Ele não é guia, nem precisa explicar nada, é um mero turista, só acompanha o grupo como turista, se algo ocorrer, pode ajudar, como qualquer pessoa faria. E ainda avalia a excursão da seguinte maneira: Foi ótima! Foi boa! Foi. Ou, é... é. A rotina não existe, pois cada dia está num lugar. Além disso, você ganha moradia, comida, roupa lavada. Teu salário é R$2.800,00 por mês, e faz em média 3 cruzeiros por mês, se atinge a meta de vendas, ganha mais R$185,00 de bônus por cruzeiro com meta atingida. E nas horas que não está conquistando mais passageiros pras excursões, você pode ir em qualquer lugar do navio como qualquer passageiro, ir na discoteca, nos bares, teatro, salão de beleza, spa, como desejar.

Hoje, eu estive em Flaam, cidade linda, nunca vou esquecer, foi minha última vez aqui. Peguei um trem entre as montanhas dos Fjords, lindo. Fui até uma cidade num hotel de luxo, e comi um almoço de luxo, uns 5 tipos diferentes de salmão, comida de primeira, e muita, a vontade em forma de buffet. Além disso muita sobremesa, gelatina, pudim, 3 sabores de sorvetes deliciosos, comi muito. E a comida fica melhor porque é de graça, gratuitamente, um almoço que me custaria mais de 100 euros. Depois um tour de ônibus, subindo numa cachoeira que vinha das montanhas, e depois tirando muitas fotos de um vale lindo de tirar o fôlego de qualquer um.

Então, alguém se interessou pela minha profissão? Requisitos: falar no mínimo 3 idiomas, de preferência 4 ou mais. Falar não significa ser fluente, ou ter estudado 12 anos na escolinha de inglês pra ter o diplominha, significa ter a habilidade de se comunicar (entender e falar o básico) nas diferentes línguas. Se você é mulher, ter muita sorte, pois são em média 5 pessoas por navio que trabalham com excursão, dentre mais de 1000 tripulantes. Se você é homem, você precisa de um milagre de Deus, porque 90% das pessoas que trabalham com isso são mulheres, não me pergunte porque. Sou eu, 5 colegAs, e A chefa. Sou o 7º elemento. Se você é brasileiro, só entra com agência de recrutamento para trabalho a bordo. Não é um requisito, mas uma constatação, todos que trabalham na excursão têm curso superior. Sou só eu brasileiro, mais 4 italianas, uma espanhola e uma ucraniana. Portanto, se você é brasileiro, menos chance ainda.

Falando na chefa, na capa, eu me surpreendi, ela é bem gente boa, é estranho porque ela só tem 24 anos, mas tudo bem, só estou de passagem mesmo. Por exemplo, amanhã ela nos deu folga, bom hein. A única coisa que estragou meu dia foi que amanhã vou trocar de cabine, pra uma sem janela, mas tudo bem, aqui nesse navio é assim que funciona as coisas mesmo, na instabilidade. Tenho mais 6 cruzeiros e meio a fazer antes de continuar minha “viagem” fazendo mochilão pro Oriente Médio. Depois volto pra estabilidade, no Brasil.

Bom é isso aí, comentem minha profissão aí pessoal, gostaram?

Fotos de hoje em Flaam, Noruega:
Almoço pouco bom.
Eu subi lá!
Descrição? Putz.
Difícil descrever.
Italiana, brasileiro, ucraniana.
É isso aí colegas, viva a vida, veja as oportunidades e, coragem.

14 comentários:

Anônimo disse...

AHHHHHHHHHH
fala seria guri, vc ainda quer voltar pro BR tendo uma profissao dessas??????????????????

JuNadal disse...

Eu quero um trabalho assim!!!!!rs
Très bien, Lucas!!

bisous

thamara ES disse...

Ei Lucas.. passei por aqui e li alguns posts.. legal tua profissao.
mas aqui... poderia me falar sobre oa enfermeiros que trabalham a bordo, como é a vida? quais sao os principais motivos que levam passageiros ao "hospital" ou procurar atendimento médico?
dia 13/09 estou embarcando e estou ansiosíssima.
se puder, poste aqui mesmo uma resposta.. beijaoo :)

Bela disse...

Adorei seu blog...

estou indo para o musica mais certamente nao será nessa sua area rsrs...

Lucas Cavalheiro Bueno disse...

Olha Thamara, não conheço muito do centro médico do navio, sei que é um médico e umas duas enfermeiras. Acho que o trabalho é tranquilo lá, pq é só vc e o médico, tem horário de atendimento de umas 8 horas creio eu, mas tem q ficar disponível diretão se ligarem pro médico. Por exemplo ontem no ponto de encontro uma senhora de uns 85 anos caiu no chão, e abriu tudo a perna, mto frágil, aí o médico tava no almoço, teve q vir correndo pra fechar o joelho dela... é assim.. sempre alerta =)

mas de vez em qndo morre um né, trabalhar com terceira idade é assim

Anônimo disse...

Mila disse...

Olá Lucas tudo bom?
Eu estarei embarcando no MSC como hostess em breve, e gostaria de saber quais são as linguas mais usadas ai por vocês. eu tenho ingles espanhol fluentes e o frances intermediário, mas gostaria muito de trabalhar na excursão, então queria saber como funciona.
vou pela CECETH também.

Obrigada

Marcelo disse...

E ae Lucas!! Legal teu blog, cara. Meu, um amigo fez viagens em cruzeiros por 1 ano. Ele curtiu bastante. E agora, Oriente Médio, né? Vamos trocando idéias. Posso contar como foi minha experiência. Vc já leu o blog. Vale muito a pena ir!! Eu gostei muito!
Isso ae!
abs

Lucas Cavalheiro Bueno disse...

Mila! Pra q navio vc tah indo?? Onde ele vai estar? Pq se já estiver vindo pro Brasil vão querer é q vc fale português! ahuahuahua

E, com certeza vc vindo pra cá em 3 meses no MÁXIMO, vai tah falando bem italiano, eu em 3 semanas já tava arranhando, agora já to melhorzinho no italiano... e são essas línguas aí q eu tenho... e no mediterrâneo é essas linguas q precisa.. nada além disso fica tranquila ;)

me diz qual navio vc vai e me add no msn se quiser trocar uma idéia! Bejo!!

Lucas Cavalheiro Bueno disse...

E Marcelo! Muito boa tua viagem cara, vou copiar igualzinha! A quem ler isso recomendo o blog dele olhem lá! Hehehe... eu vou pro meu paraíso que é Istanbul, imagino que síria, e tb pra Jerusalém, q apesar de não tão barato é muito especial... aiaiai mal posso esperar

Anônimo disse...

OLÁ, ADOREI SUA PROFISSÃO,ESSA SEMANA UM AMIGO HAVIA ME FALADO QUE ESSA PROFISSÃO EXISTE E NÃO ACREDITEI. MAS VC A DESCREVEU DA MESMA FORMA QUE MEU AMIGO DISSE, E ACHEI O MAXIMO, GOSTARIA DE TER ESSA PROFISSÃO TAMBEM!
BOA SORTE, QUE DEUS TE ABENÇOE SEMPRE!! LU

carol disse...

lucas como é o nome da empresa que você trabalha?

Lucas Cavalheiro Bueno disse...

Trabalhava na MSC Cruzeiros

Anônimo disse...

Por quanto tempo você fica dentro do cruzeiro fazendo essas viagens ?
E por conta de quem tiver namorado(a) como fica ?

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...