terça-feira, 17 de agosto de 2010

Atualizações

É, no navio o tempo passa rápido, já percebi isso. Não somente rápido no sentido de passar rápido, mas também no sentido de envelhecer as pessoas mais rapidamente, pois aqui o ritmo é outro, os dias passam e todos os dias são dias de muito trabalho, sem folga. Os chefes mais velhos aqui tem cerca de 35 anos, mas pelo menos pra mim, aparentam ter bem mais de 40, 50 quem sabe. Um chefe do hotel aqui tem 28 anos, mas aparenta ter mais de 40, com cabelo branco e tudo. Eu vou ficar pouco tempo, então provavelmente não vou perder essa minha cara de mais novo.

Bom, mas essa era só uma curiosidade. O fato é quem estou acabando meu 4º cruzeiro e agora vou começar meu último cruzeiro pela Noruega, última vez que vou passar pelos Fiords. E depois mais um cruzeiro nas capitais do norte e logo em seguida já iremos em direção ao Mediterrâneo. Mas a partida para o Mediterrâneo será só dia 10 de setembro, vamos passar por Lisboa, e vamos passar a noite do dia 13 para 14 de setembro lá. Vou comprar MUITO pastel de Belém, e comer bacalhau! E então dia 20 de setembro partiremos de Veneza para começar os cruzeiros que vão a Istambul. Serão 4 cruzeiros para Istambul, e então será o Dry Dock de 20 dias, e então o navio virá para o Brasil, partindo dia 25 de novembro. Mas porque estou falando disso? É para as pessoas que me acompanham saberem quando poderei deixar o navio. Este dia é o último dia que passarei por Istambul, que será dia 30 de outubro de 2010.

Agora informação útil aos futuros tripulantes:   O Dry Dock, sabem o que é? Eu não sabia. Agora sei. O Dry Dock é o tempo que o navio fica parado, sem passageiros, num só porto, para fazer a manutenção anual, este aqui, o MSC Opera, vai fazer 20 dias de Dry Dock em novembro este ano. No Dry Dock os tripulantes europeus pegam férias e vão pra casa custeados pela companhia, depois voltam pro mesmo navio, ou para outro. Já os passageiros brasileiros ficam encarcerados, trancados no porão até o dia de sair para atender os passageiros no fim do Dry Dock. Não, mentira, os tripulantes brasileiros têm que ficar no navio, trabalhando, os do House Keeping limpam o navio todo dia, como sempre. Os do restaurante também trabalham no restaurante ou para organizar as coisas para o próximo ano, na recepção sempre tem pelo menos uma pessoa. E eu, da excursão, não tenho nada o que fazer. Só tenho que ficar no navio.

Bom, na prática, para mim agora é o trabalho duro, depois no Dry Dock seria muito sossegado, e depois no crossing para o Brasil, teria passageiros brasileiros, e também no Brasil, então seria muito mais fácil para mim, ainda mais que no Brasil o pessoal não compra excursão, então tenho menos trabalho. E eu estou planejando sair no Dry Dock, o que significa que vou sair justamente quando o trabalho iria ficar fácil. Pois é, é isso mesmo, fazer o que.

A Caixa começou as convocações, e eu fiquei bem preocupado, pois eles estão chamando muita gente, já chamaram só este mês cerca de 430 pessoas para trabalhar no estado de São Paulo, 150 para o RJ, 100 para Brasília, e 30 para Belo Horizonte, que vai ter praticamente a mesma demanda que Curitiba. Para Curitiba, ainda não chamaram, mas logo começam. Já chamaram para a Região Metropolitana de Curitiba, Florianópolis, Joinville, Londrina, e várias cidades. Então minha preocupação seria que se me chamassem agora, eu teria 5 dias úteis para me apresentar para não perder a vaga, então ficaria bem apertado pra mim, porque não é tão simples abandonar um navio. Mas eu sei que vão me chamar exatamente na hora certa que é pra me chamar, ou seja, dezembro ou janeiro, no mais tardar fevereiro. Então estou tranquilo, sei porque comigo sempre as coisas acontecem no momento certo, pois eu espero pacientemente a hora certa das coisas. Afinal, cada coisa tem seu tempo. Então como sei que não vai ser possível de qualquer maneira terminar este contrato, nem que dará pra juntar muito dinheiro, é mais fácil decidir por fazer uma viagem de mochilão antes de virar funcionário público.

A princípio, eu iria desembarcar em Istanbul, e alugar um carro pra ir pelo interior da Turquia até a fronteira com a Síria, ou iria de ônibus mesmo, tem muitas coisas para se ver dentro da Turquia, o transporte dependeria do preço, mas como sou sozinho, provavelmente ônibus é mais em conta. Ficaria sempre em pensões e albergues, os preços nestes países são muito baixos, eu gastaria muito pouco dinheiro. Eu teria que comprar uma mochila para esta viagem, bem grande. Depois seria Síria, Líbano, Jordânia em Petra, Palestina, Israel e Jerusalém, o ápice da viagem e depois Jordânia para ir ao Mar Vermelho pegar um ferry boat para o Egito, e acabar a viagem no Cairo, onde iria conhecer as pirâmides e pegaria o vôo para o Brasil, por cerca de 800 dólares. No total da viagem eu não gastaria mais de 3mil dólares para ficar até 2 meses. Voltaria para o Brasil e seria chamado na Caixa em Curitiba, perfeito.

E é claro que não quero a Caixa para a vida inteira, é só um começo, vou continuar fazendo concursos públicos e estudando, nunca se deve parar de estudar.

Mais informações aos futuros tripulantes: Deixa eu me lembrar de algo, hum, muitas vezes a comida no Mess é muito ruim então é bom improvisar pegando pão, maionese, catchup e carne e fazer um sanduíche. Ou mesmo comprar Pringles por 2,20 euros, chocolate e coca. No crew shop também é bom de comprar relógios caros, óculos de marca e perfume. Já comprei 2 perfumes (Calvin Klein e Ferrari) por 30 euros cada. Óculos de marca (Dior, Raiban, Armani, etc), aqui se consegue a partir de 69 euros. Não tenham medo de warning, aqui diz que nunca se viu alguem ser demitido por causa de warning, só leva warning por motivos banais, do tipo: estava com a cabine suja no dia da inspeção.

Bom, sobre o último cruzeiro, vou por umas fotos aqui, conheci lugares novos como a Hermitage em São Petersburgo e o parque Tivoli em Copenhagen, vou por algumas fotos aqui. E meu chefe irá desembarcar daqui 2 dias, então já chegou minha nova chefa, ela tem só 24 anos (italiana), vamos ver como vai ser. E minha vida não está tão ruim, as vezes tenho excursão com almoço, aí ganho de graça o almoço, champagne, vinho, vodka (na Rússia), salmão, kaviar. Aliás, no navio também, ontem por exemplo no café da manhã comi na minha cabine pão com kaviar, coca, jogando xadrez, ouvindo um violino e piano de música clássica, e depois uma discussão teológica básica com o Pedro meu companheiro de cabine, e depois fui ao trabalho, nada mal. Haha.

E outra informação importante: Comprei créditos do Skype, é uma ótima opção aos tripulantes, paguei 28 reais (mais 10 reais de imposto brasileiro) para 60 minutos de ligação para celulares do Brasil, fica 0,47 centavos de real por minuto para celular, mesmo estando no meio do oceano, tendo internet, liga pra qualquer celular no Brasil. É bom ter, para aí ligar para por exemplo tua mãe, e falar: entra no skype, aí já desliga e aí se falam no skype de graça, com webcam (de graça vírgula, paga a internet do navio).

Palácio de Santa Catarina - São Petersburgo - Rússia.

Catedral de Saint Isaak - São Petersburgo - Rússia.

Dentro do Hermitage. São Petersburgo - Rússia.

Restaurante de São Petersburgo - Rússia.

Pôr do sol em São Petersburgo - Rússia.

São Petersburgo - Rússia.

Copenhagen - Dinamarca.

Copenhagen - Dinamarca.

Tivoli! Em Copenhagen - Dinamarca.

Tivoli - Copenhagen - Dinamarca.

3 comentários:

JuNadal disse...

Salut, Lucas!!

Comendo pão com kaviar no café da manhã e com medo de ficar com cara de velho é??haha!!
Imagina, não vai ser tão cedo que vc perderá essa cara de piá!rs A não ser que continue a tomar Coca-cola pela manhã!!rsrs...brincadeira xD
Ei!!Gostei do preços dos óculos (Rayban) no crew shop! xD Como funciona?Vc tem acesso ainda?
Ah!Lindos lugares, lindas fotos!!

Bisous...

Max Duarte disse...

Aee Lucas,

to acompanhando seu blog.
Tá legal a viagem, continua postando ai...

Boa sorte
abraaço

Igor Neves disse...

Caramba, vc ta viajando ao redor do mundo mesmo!! A lista de países visitados já chegou a quanto??

acho que vc fez bem em terminar a jornada de cruzeiros e partir para o Mochilao.
Boa sorte com a Caixa! tomara que te chamem logo.

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...