segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O outro lado da lua

Bom, o post de hoje vai abordar o tema: O outro lado da lua. Mas não serei tão formal.

No último post eu escrevi num tom otimista minha função aqui dentro do navio, e realmente é isso, se você encarar assim, eu encaro, e então é tranquilo para mim. Turista Profissional, já que não dependo deste emprego, estou só de passagem, posso considerar que aqui estou sendo esperto e viajando de graça num hotel 5 estrelas pra muitos lugares e de tabela pagando o resto da viagem de mochilão que quero fazer.

Mas existe o outro lado da lua, o lado obscuro e escuro, que poucos se atrevem a descrever. Nossa, hoje estou dramático! Na minha função, a parte ruim não é tão ruim na verdade, só que trabalha todo dia, e dia de embarque trabalha diretão quase, umas 12 horas, diferente dos dias de portos que trabalha 12 horas mas é saindo em excursão. Outra coisa bem chata da excursão é que eu não tenho tempo pra mim mesmo, não tenho tempo de ir pra academia, ligo o computador na hora que deveria estar dormindo, e não posso sair nas cidades portuárias por conta, pois sempre estou com alguma excursão. Só isso. Mas pode acontecer de não ter tanta sorte como eu, e pegar um chefe maluco que te tira o couro.

É o caso de alguns colegas meus que foram comigo para este navio, assim como outros que foram para outros, vieram comigo, estariam agora completando 2 meses de navio, e já estão em casa no colo da mamãe, no aconchego do seu lar, comendo a comida predileta. Por que se é tão bom no navio? É, nem tudo são flores. Existem muitas funções que são consideravelmente pesadas, pras meninas que entram direto de Cabin Assistent Steward, ficar limpando 90 banheiros por dia por U$1.100,00 no fim do mês tem que ter muita força de vontade pra aguentar. Pras pessoas no buffet às vezes também é difícil, dependendo do chefe, ele te ferra no trabalho até não querer mais. E no restaurante nem se fala, é o inferninho, horário horrível, fica o dia todo em atividade, aquela correria o dia inteiro e muita pressão de todos os lados. Na recepção, se você vem de hostess, dependendo da chefia que está por trás pode ser um inferno ou o paraíso. Pressão dos passageiros com mala extraviada, item perdido, problemas na cabine, ou qualquer tipo de problema no navio sempre tem, mas se a pressão também vem de dentro, aí você fica prensado e é difícil aguentar. É muito estresse. O bom é que trabalha só 8 horas por dia, mas todo dia. Bom, pelo menos aqui eu não gasto 2 horas de trânsito pra ir e pra voltar do trabalho, e se tenho 2 horas de break para o almoço dá tempo até de dormir, não preciso ficar vagando pelo centro.

Geralmente, pessoas que não tem família, ou não tem apego à família, ou que querem fugir da realidade em terra, ou que querem um pouco de liberdade depois de tanto tempo preso, essas pessoas se dão bem no navio, e ficam mais de um contrato. Quando voltam para seus lares ficam deprimidos pela falta do ritmo do navio (pois estão desempregados e em casa sem o que fazer) e logo voltam pro navio. Mas sempre essas pessoas não são realmente felizes em terra, sempre tem alguma coisa. Outras pessoas são muito ligadas aos amigos em terra, à família, ou a alguma coisa em terra, e vêem a realidade no navio e preferem o conforto do seu lar, do que sofrer à toa aqui. Realmente para eles é melhor.

Eu sou um caso à parte, tenho muita ligação em terra, mas estou só viajando, só de “turista”, eu sei que não vou ficar nem um contrato, e logo volto, então estou muito tranquilo, só passeando, só estou pela experiência. Ontem, em Amsterdam, vi muito brasileiro voltando pra casa, no meio do contrato, acontece bastante.
Para quem vier trabalhar, na MSC, existem muitos capos que falam português, porque muitos dos subordinados são brasileiros, então provavelmente o teu chefe do Housekeeping vai falar português, assim como teu chefe mais direto, mas agora se for um indonesiano ou filipino teu chefe, e for mau encarado, esqueça. A maioria dos capos são italianos, mas existem muitos que fizeram carreira. O Capo Geral de Housekeeping desse navio é Hondurenho, 29 anos, trabalha a 10 anos em navio e começou como assistente de camareiro!

Ah, ontem o navio balançou muito, foi legal! Muita gente passou mal, o navio dava uns pulos legais! Hoje estou muito cansado, que hoje foi Dover, ontem Amsterdam, dois dias de porto, então foi pesado, e amanhã também é rotina pesada, que é primeiro dia de navegação do cruzeiro. Estou animado porque é o último cruzeiro no norte da Europa, já estamos até organizando as descrições pras excursões em Lisboa!! Maravilha! Eu amo Lisboa! Assim como eu amo Istanbul! Não vejo a hora de chegar nestes lugares! Em Lisboa estarei agora dia 13 e 14 de setembro, Istambul dia 30 de setembro. DIZ QUE, posso comprar óculos originais em Istanbul por 30 euros, óculos de marca, mas DIZ QUE são originais, me afirmam com absoluta certeza, pessoas que moram naquela região, mas eu ainda desconfio, se for mesmo, eu compro uns 2 ou 3. No deserto é necessário um óculos escuro.

Bom, acho que já deu pra ter uma noção que nem tudo são flores no navio, isso que nem falei da comida, que no começo tudo bem, mas depois... você entra gordinho e sai magro. Outra coisa é a cabine que é um cubículo, mas você acostuma. Eu por exemplo moro com um cara que é de Ponta Grossa, vizinho de cidade, que trabalha agora na recepção, também veio pelo CECETH. Temos frigobar na cabine, TV, estamos jogando aqui um Wii, cada um com seu laptop, é muito tranquilo. Como a internet custa 40 euros pra 24 horas, ou seja, 1,65 euros por hora, ou seja, 3 reais por hora, eu escrevo esse post no Word, depois entro na internet e só posto. É isso que vou fazer agora! Abraços! Comentem! Estou no meu 6º cruzeiro e só tenho mais 6 cruzeiros pela frente!

Como tava na Noruega e já postei fotos, e depois só portos de embarque, não tenho muitas fotos, deixo só uma:

4 comentários:

FÁBIO disse...

que legal lucas

Anônimo disse...

Filipenses 4:4-7 :)

Jeh M.

Anna Paula disse...

Não é fácil, todos dizem. Logo estarei a bordo para provar um pouco dessa loucura. Bjos.

carol disse...

lucas como você encontrou essa empresa que você trabalha?

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...