domingo, 5 de setembro de 2010

Adeus norte! E análise cultural-religiosa.


Olá leitores! Bravos leitores que se arriscam a ler meus posts intermináveis sem saber se ao final vão ficar satisfeitos ou não! Enfim, hoje o post pode ser interessante pra alguns e desinteressante para outros.
Vou começar falando da situação atual. Está frio, muito frio, e ficando mais frio, é hora de fugir para as montanhas! Aliás, fugir para o Mediterrâneo! Engraçado como a temperatura pode cair em 15 dias, ontem em Helsinki na Finlândia, fiz uma excursão de bicicleta pela cidade, aquele ar frio, congelante, minha mão nem mechia mais, estava congelada, meu rosto também! Mesmo usando a blusa térmica, o frio que se sente nas outras partes do corpo compensa. E hoje em São Petersburgo na Rússia não foi muito diferente, visitei pela última vez a cidade mais bonita das capitais do Báltico, indo novamente em Petrodvoretz, ou Peterhoff, o Palácio de Verão dos Imperadores Russos. Muito bonito com suas estátuas douradas que são fontes, e seus jardins, aliás nos jardins vários passarinhos bonitos e esquilos vermelhos vieram pra cima de mim querendo comida, muito legal! Muito bonito mesmo! Também hoje teve Catedral de St. Isaak, a 4ª maior do mundo. Além de várias outras coisas. E, coisa que marca dos almoços na Rússia não é a vodka, é aquela sopa cremosa  deliciosa, hummm.
Bem, já falei que é a última vez na Rússia, então, consequentemente estou a caminho do Mediterrâneo! Aeee! Isso me anima bastante! E anima todo mundo aqui, acredito eu, é chato repetir demais o mesmo itinerário. O que estou aguardando mais é no próximo cruzeiro quando vamos parar em Lisboa! Dia 13 e 14 de setembro, quero comer MUITO pastel de Belém e bacalhau, se possível. É a melhor coisa que tem. De todos os lugares que ainda vamos, os que mais me interessam mesmo são Istambul e Lisboa, além dessas passaremos por La Coruña e Málaga na Espanha, Túnis na Tunísia, Dubrovnic, Katakolon e Kotor na Croácia, Veneza na Itália, Atenas na Grécia e Odessa e Yalta na Ucrânia. Espero que o tempo passe rápido nesses próximos dois meses, que estou ansioso. E espero que eu ainda esteja trabalhando na excursão até eu largar, porque não sei se vocês sabem, mas nesse navio é muito fácil a gente mudar de posição de uma hora pra outra, eu fiquei uma semana na recepção e já fui pra excursão, e o Pedro que divide cabine comigo, entrou na excursão, ficou 2 meses na excursão e foi transferido para a recepção. E tem várias outras pessoas que estavam em outro navio e foram enviadas para este, ou que estavam neste e foram para outro. Isso também não é difícil de acontecer, espero que não aconteça comigo!
Segundo minhas previsões dia 30 de outubro eu desembarco em Istambul, já vou ter tido a experiência que queria fazendo turismo de graça num navio, e com o dinheiro que ganhei completo a viagem com um mochilão pro Oriente Médio, antes de me enfiar num emprego público. Para este mochilão pro oriente médio, me inspirei bastante num blog de um colega que fez este ano o mesmo mochilão que quero fazer. O endereço do blog é o seguinte: www.sagaorientemedio.blogspot.com O blog é repleto de informações, perfeito para quem vai fazer mochilão praqueles lados! Valeu Marcelo!


Ah, e agora com mais de 2 meses de contrato começa a me dar alguma saudade da liberdade, de casa, de ter dois dias livres por semana pelo menos, de poder ir onde quiser, por exemplo ir numa chácara andar a cavalo, ou ir ao shopping, coisas simples que não percebemos como são importantes. Igreja também faz falta. O ruim da excursão, onde trabalho, é que não há liberdade, não há tempo para mim mesmo, sempre que saio é com a excursão, nunca posso fazer o que bem quero.
(Se você não se interessa pela minha análise cultural-religiosa das pessoas e lugares que visito, pare por aqui. Tchau. =))
Quem já acompanhava o blog desde o mochilão, sabe que eu sou muito ligados no aspecto religioso-cultural das pessoas e dos lugares onde visito. Eu queria hoje escrever um pouco sobre isso mas já vi que isso iria extrapolar um pouco os limites de tamanho de post considerado legível. Então vou fazer um breve comentário. Eu já tinha observado isso no mochilão de 2008, mas agora vejo com mais clareza. Infelizmente. Aqui na Europa, o que reina é a religiosidade vã, hipocrisia e iniquidade. Grande parte das pessoas nem é religiosa, o que eu acho até melhor! Antes frio, do que morno, morno se vomita. Grande parte das pessoas aqui é religiosa, como GRANDE parte dos italianos por exemplo. No sul da Europa impera o catolicismo, com as bases no Vaticano, nos países nórdicos impera o protestantismo com a igreja Luterana, e no leste, como Rússia, Romênia, Polônia impera o Catolicismo Ortodoxo.
É claro que não quero julgar ninguém, só observo a situação do mundo, pra depois poder falar pros outros qual é a situação do mundo, mas acho que muitas pessoas concordam comigo que é o tempo de Deus julgar o seu povo. Vou tentar descrever um pouco do que observei, os nórdicos tem fé, acreditam na Bíblia, só que acreditam que a igreja tem que se modernizar e a Bíblia de Paulo está desatualizada, então questões como aborto, divórcio, sexo antes do casamento, são coisas que não podiam antes, agora é outra coisa. Tanto que a Suécia por exemplo é o país do mundo com o maior número percentual de divórcios em sua população, é muito normal. Os ortodoxos seguem a tradição, desses não sei muito, mas o que dizem é que é mais tradição, grande da população só diz que é, mas não praticante, assim como muitos “católicos não praticantes” do Brasil. Os católicos do sul, bom, esses conheço de perto. Estou num navio italiano. Existem muitos que são não praticantes, mas muitos que são MUITO praticantes. Mas praticantes assim: rezam o terço, oram e fazem todas as orações e rezas sempre, respeitam as tradições, quando estão na Itália vão a missa, mas fora da igreja usam as roupas mais ousadas, mostrando tudo que podem, falam mal dos outros pelas costas, fazem intriga, MUITO preconceito, maldição, bebem e vão a baladas, fumam demais, sexo só depois do casamento como a Bíblia diz é piada, vivem a vida como o mundo, não são o sal da terra, não trazem esperança, só descrença. Sabem que a Bíblia foi alterada quando foi incorporada por Roma, selecionados apenas os evangelhos que interessavam, e alguns até dizem que o Vaticano é a maior máfia que existe no mundo. Ok, pode até ser a prostituta do Apocalipse, mas se pensa assim melhor se converter ao Islamismo e resolver praticar. Mas o difícil é praticar, esses me dizem: Eu tenho minha fé (e religiosidade) e estou contente com ela. Para estes eu digo: o próprio Satanás tem mais fé que qualquer um aqui na terra, e daí, isso não faz dele um santo. O importante é praticar o que se aprende na palavra. Sem isso, a fé é vã.
Claro que não é 100% das pessoas que são assim, alguns raros, deve ter algum, que deve praticar o que lê na palavra, entre os poucos que ainda lêem. Você se identificou com o povo europeu? Então te cuida fio! Eu vejo que a iniquidade impera hoje no mundo, e quando a iniquidade impera entre o povo de Deus, é tempo de Deus julgar o seu povo. E quero conhecer a cidade santa antes desse dia! Ou pelo menos durante esse dia! Haha.
Eu não me identifico muito com esse povo cristão, me identifico mais com os Islâmicos, porque ao menos grande parte deles pratica o que lêem e aprendem, não reina a hipocrisia, são mais coerentes. Eles não creem que a salvação se consegue apenas crendo em Jesus, que irão pagar por cada pecado, antes de ir ao paraíso, acho que por isso seguem a palavra, e fojem do que desagrada a Deus. Apesar da diferença de eu crer na salvação em Jesus, acredito que me darei melhor com os turcos e árabes.
Bom, fim, ainda escreverei mais sobre o tema! Ah, mas as igrejas dessas religiões aqui são as grandes atrações turísticas, grandiosas e cheias de ouro e imagens, e, ao mesmo tempo, vazias.
Leão de Lubeck, Alemanha


Lubeck, Alemanha


Helsinki by bike, Finlândia

Jardins de Peterhof, São Petersburgo

Petrodovretz, Sâo Petersburgo, Rússia

Jardins de Petrodovretz, Sâo Petersburgo, Rússia

Pássaros! ó!

Esquilo vermelho da Rússia! ó! Mão branca! ó!

Igreja Ortodoxa





Catedral de St. Isaak, São Petersburgo, Rússia

Adeus Rússia! Catedral do Sangue Derramado, em São Petersburgo, Rússia.

2 comentários:

Murray Clark disse...

Very interesting post, especially the part about the religions of Europe. Don't stop writing, I really enjoy reading your blog, it's giving me lots of travel idea.

From Murray Clark - Australia

Marcelo disse...

Ei Lucas! Grato por ter me mencionado! Valeu mesmo. E vou esperar vc ir pra ler teus posts a respeito do oriente médio!
abs

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...