terça-feira, 29 de abril de 2008

Romenia e Viena!

Olá!! Agora estou em Viena, e vou escrever sobre Romenia e Viena.

Saimos de Istanbul e eu tinha esperanca que o trem nao demorasse muito pra chegar em Bucareste, capital da Romenia. Por isso nao levamos comida pra viagem, afinal íamos só dormir no trem, sentados. A viagem demorou "só" um pouquinho a mais do que esperávamos, a viagem durou 21 horas. É. Chegamos bem a noite em Bucareste que nao deu pra procurar hotel, tivemos que dormir na estacao, os mendigos de Bucareste tambem vao dormir lá na sala de espera da estacao, foi bem legal, os mendigos romenos sao um pouco brigoes, ficavam se batendo por causa de uma cadeira pra sentar lá na sala de espera. Aí tá, pegamos um trem de manha com destino a Brasov. Ah, pela Bulgaria e até Bucareste era meio feio os lugares, parecia campo de guerra, um monte de prédio abandonado, quebrado, e fazendas, várias fazendas com ovelhinhas e pastores. Depois de Bucareste parecia que estávamos nos alpes austríacos, casinhas ao estilo alemao, em vales com montanhas nao tao altas, mas no horizonte víamos montanhas nevadas, campos verdejantes! Bem bonito.

Em Brasov a atracao é o Bran´s Castle. O castelo do Dracula. Chegamos e pegamos o onibus pra lá. O castelo é muito bonito, no alto de uma colina, bom, mais ou menos no alto de uma colina, tem passagens secretas, aquela regiao da Romenia que se chama Transilvania. Com varios bosques em volta. Entrando no castelo, varios objetos antigos, como espelhos, mesas, biblioteca, baus que pareciam caixoes, e tinha duas roupas que eram usadas pelo nobre que inspirou o Drácula. E tambem tinha a cama que dormia o tal lorde. Vou por a foto ali embaixo. E andando pelo castelo fazia aquele barulho de piso de madeira de filme de terror, e abrindo a porta também fazia aquele barulho: nhééé... bem legal! Pra informacao, o autor do romance Drácula se inspirou no nobre da Transilvania, daquele castelo, pois aquele "rei" foi uma pedra bem grande no sapato dos turcos, os turcos queriam entrar na Europa e pela Transilvania nao conseguiram, ele matava todos e ainda empalava eles pelo caminho pra deixar aquele cheiro gostoso de carnica e amedrontar os novos exércitos! Ah, se quiser saber o que é empalar procure na Wikipédia, meu blog nao esta nesse nivel. Ok, saindo de Brasov fomos direto a Viena, que chegamos no outro dia de manha. No trem conhecemos dois romenos que iriam participar da Maratona da cidade de Viena, fomos longe conversando, um deles é policial e me deu uma camiseta da polícia da Romenia, me contou bastante sobre o país dele, da história, de hoje como é a vida lá, que a maioria lá é católico ortodoxo nao praticante, coisas assim.

Ah! A Romenia é a terra do Logan! A cada 3 carros 1 é Logan! Incrível! A relacao é a seguinte: O número de Logan´s na Romenia por habitante está para o número de fusquinhas por habitante em Telemaco Borba, cidade da minha vó, e isso é bastante! Meu carro se sentiria em casa lá, todo táxi e carro de polícia é Logan e os carros particulares grande parte é Logan. É porque o Logan foi criado na Romenia, pela empresa Dacia, e depois exportado ao mundo depois que a Renault adquiriu a Dacia.

Viena, ahhh a cidade clássica! Chegamos aqui num dia concorrido pra hotel e albergue, todos da internet estavam lotados, por causa da tal maratona do domingo. Conseguimos por sorte uma pensao barata perto da estacao, o quarto gostei bastante, enorme, estilo de Viena. Agora estou em Viena, aqui é o berco da musica classica, aqui viveram genios da musica, como Mozart e Strauss. Aqui a música clássica evoluiu bastante pois o imperador aqui e toda família real gostavam muito disso e financiavam a música. E aqui estao construcoes e prédios enormes e muito bonitos, como o Palácio de Schonbrunn, que tem uns 1000 e poucos quartos, que pertencia a uma Imperatriz da Áustria. Além do palácio em volta existe um jardim enorme, mas enorme mesmo, e também tem labirintos que me diverti hoje andando por eles. As flores estavam debaixo da terra ainda, pena. No centro de Viena, no chamado Ring, tem uma catedral enorme ao estilo gótico, muito alta, além de outras várias catedrais espalhadas pela cidade, uma mais bonita que a outra. Um parque é muito bonito, o Stadtspark, onde fica uma estátua do músico Strauss dourada muito bonita tambem, nesse lugar há uma palácio, no qual eu ontem assisti um concerto com músicas de Strauss e Mozart, até gravei as mais famosas, muito bom. Ah, no domingo houve a maratona, os 8 primeiros colocados eram do Quenia. E foi engracao que a maratona inteira eles ficavam acompanhando em video o austriaco melhor colocado, e na chegada quando todos estavam felizes que ele chegou, ele no telao, vomitou bonito pra todo mundo ver, ai nao mostraram mais ele, coitado. O nosso amigo romeno completou a prova com 3 horas. Neste mesmo dia, por coincidencia estavamos andando pela rua quando chegaram milhares de motos Harley Davidson de todo canto e pararam perto de onde estavamos, e tinha uns caras de verde cantando tambem, aí chegou um onibus e chegou mais gente e todos fazendo festa. Descobrimos depois que eram os jogadores do time Rapid Wien, um time de futebol que ganhou o campeonato de futebol da Austria, e estavam indo pra comemoracao, numa praca enorme de Viena, e as motos estavam escoltando o onibus. Fomos na festa tambem, legal ver como o futebol faz parte da vida das pessoas no mundo inteiro, nao só no Brasil. Ah, na comemoracao encontramos um casal que mora em Viena e que estava no navio do MSC conosco, conversamos um pouco.

Uma coisa muito legal que descobrimos hoje foi as bicicletas! Em 53 pontos da cidade, ficam centrais com bicicletas para alugar. E a cidade é cheia de ciclovias. E voce pode pegar uma bicicleta e se voce devolver em menos de uma hora em qualquer um dos 53 pontos da cidade, voce nao paga nada, é de grátis! E é bem barato se voce usar mais do que isso, é só cadastrar o cartao de crédito para caso voce roube a bicicleta eles possam debitar 600 euros da tua conta. Isso funciona, e nao tem perigo de roubarem, e por exemplo a pessoa pode sair de casa, pegar uma bicicleta, chegar no trabalho, devolver a bicicleta e nao pagar nada, nao ter custos com transporte e nao poluir o meio ambiente! Poderia ser implantado em várias cidades brasileiras esse esquema, seria muito bom! Seria, se nao fossem os interesses politicos de empresarios aliados a politicos, típico do Brasil.

Bom, é isso, daqui dois dias estarei em Praga, Republica Tcheca! Tchau!


Videos: http://br.youtube.com/cavalheirobueno

Fotos:

Eu no Castelo do Dracula, na Transilvania.
Numa passagem secreta do castelo do Drácula, com cara de vampiro.
Na catedral de Viena, bem alta hein!?
No parque do palácio que assisti o concerto, com a estátua bonita de Strauss.
Durante o concerto em Viena.
Uma das igrejas de Viena, sao muitas e todas bonitas!
Bicicletas for free em Viena, muito bom hein!
Palácio de Schonbrunn e seu jardim.
Portal no Palácio de Schonbrunn.
Labirinto bem legal do Palácio de Schonbrunn em Viena!

11 comentários:

Anônimo disse...

Fusquinha em TBorba? Taix doido???
"I love Wien"!!! Aproveite bem essa cidade maravilhosa!!! Na minha memória eu tenho gravado o som de Viena! A música do Mozart, meu compositor preferido!
Se cuide.
Bjos

Anônimo disse...

qual é a camiseta que o romênio te deu??
ah, e nem tem tanto fusquinha em TB!
não esquece de comprar alguma coisa pra mã
e mandem cartão postal pro vô dálbio e pra aninha tbm...
o papai não falou mais comigo, pq?

Anônimo disse...

gostei da parte q dormiram na estação
kkkk
muita história pra contar...
bjoo

=]

Lorena disse...

Que massa! Tenho um amigo que mora justamente na Transilvania, mas não sei a cidade... Só sei que ele é romeno-húngaro, que lá tem bastante... E o castelo do Drácula, hein?? Que legal!

Ah, e Viena, eu acho que me sentiria extremamente emocionada de pisar na mesma terra que Mozart... Tudo muito lindo aí!
Ah, Lucas, e eu ri demais do coitado do maratonista que vomitou na frente das câmeras.... hahahaha! Coitado...

beijocas! e até mais!

Mariana Romais disse...

Eu ia te responder, mas não tem jeito de deixar scrap no teu orkut..!
Enfim, boa viagem por aí! =]

Anônimo disse...

Ai meu Deus, ele entrou num castelo!
*.*
Agora consigo acompanhar os posts.
Aguardando notícias (se conseguiu ou não ir pra República Tcheca)
Paz!

Leandro Neres disse...

hahahaha
Ta mto bacana tua viagem legal!
Legal deixar a gente viajar um pouquinho junto ;)
COntinue compartilhando momentos como o do nosso amigo maratonista =p

Leandro Neres disse...

Tinha esquecido de comentar sobre as Catedrais... Maravilhosas as igrejas, se tiver mais fotos vou querer em resolução original qdo tu estiver no Brasil =p

Anônimo disse...

oi Lucas,
encontrei teu pai ha uns 2 dias e ele me contou da aventura q vcs fizeram n Europa. Que maravilha ter essa oportunidade!
vi as fotos. Nossa!De tirar o folego...
mariza, mae da Caroline e da Natalia, lembra?

Anônimo disse...

Olá Lucas, seu pai me falou sobre o blog, dei uma olhada, li alguma coisa, viajei um pouco com vocês por aqueles lugares lindos e prometo: voltarei para ler e viajar mais um pouco. Conheci seu pai há anos e trabalhamos juntos e foi muito bom reencontrá-lo dias atrás, não sabia que ele tinha um filho lindo e inteligente, fiquei feliz em conhecê-lo por fotos. abraços de uma senhora que ainda não fez a viagem de navio (rsrsrs).
abraços
Sonia Minella

Unknown disse...

Fiquei contente em ler as coisas do teu blog. To indo pra Viena e pra Bucarest no final do mes, tava procurando trem noturno de viena pra burarest e aí deparei com teu blog. Alguma dica?
fania.18@gmail.com

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...