segunda-feira, 21 de junho de 2010

Como trabalhar em um navio? STCW e Workshop

Olá leitores!

Como disse antes, agora vou começar a escrever sobre trabalho em navio de cruzeiros. Eu já escrevi bastante sobre cidades e viagens de mochilão, agora vou ajudar àqueles que têm interesse e dúvidas nesse tipo de emprego.

Este tipo de emprego, é ótimo para aqueles jovens (idade máxima é de 35 anos) que querem conhecer o mundo mas não têm condições financeiras para turismo, querem conhecer não apenas o mundo, mas também diferentes culturas. A primeira opção que aparece é o intercâmbio, em que o intercambista trabalha e estuda. Porém neste tipo de experiência a pessoa conhece uma cidade ou poucas, e o dinheiro que você recebe gasta em comida, roupas, transporte, hospedagem, e em uma ou outra viagem pelas proximidades. Trabalhando em navios de cruzeiro, você tem hospedagem no seu local de trabalho, comida em buffet a vontade no seu horário de almoço, roupa lavada, academia, piscina (mini), bar com frequentes festas entre tripulantes, e pode conhecer muitos lugares, pois cada dia o navio está num lugar e se estiver em seu horário de folga é possível visitar como turista a cidade. E seu dinheiro? O tripulante junta, só vai gastar com coisas supérfulas como bebidas em festas, eletrônicos, roupas, comunicação e outros.  Bom, interessado? Então continue lendo.

O preço deste tipo de aventura da juventude é trabalho, muito trabalho. O tripulante terá muitas experiências de vida, mas em média vai trabalhar cerca de 12 horas por dia, TODO dia. Raramente e em alguns cargos haverá folga. Mas o que dizem é que acostuma. O salário depende para cada companhia, vou falar em breve. A qualidade de vida também depende da companhia. Mas a realidade é que existem muitas oportunidades, pois todos os navios que vêm para o litoral brasileiro são obrigados a empregar um mínimo percentual de tripulantes brasileiros. Mas não é só essa nossa vantagem, companhias marítimas querem oferer um clima agradável e receptivo, e todo o mundo considera o povo brasileiro alegre e extrovertido, ideal. Além disso as companhias admiram nossa flexibilidade, facilidade de aprendizado de línguas, facilidade de adaptação, entre outras características. Para os tripulantes de navios que atuam no litoral brasileiro, é necessário o certificado STCW, logo falo sobre. É necessário um mínimo de inglês, mas não fluência. O importante é conseguir se comunicar. A passagem para o exterior quando o embarque é lá, é pago pela própria companhia de cruzeiros, se o tripulante completar o período do seu contrato. O período de contrato gira em torno de 9 meses. Existem muitas empresas que recrutam para as companhias, agora vou falar sobre elas.

Empresas recrutadoras:

Vou falar de apenas três que são as que tive contato, existem outras, mas prefiro não comentá-las.

Infinity Brazil:  Empresa mais aniga no ramo no Brasil, funciona assim: você se cadastra no site, será procurado de acordo com a necessidade, será chamado geralmente para São Paulo ou Santos para uma entrevista. Você paga a passagem para lá, hospedagem, faz a entrevista, e volta, vão mandá-lo estudar algumas coisas para voltar (+passagem+hospedagem) e fazer a entrevista real com a companhia mesmo, para ver es consegue a vaga. Paga por algumas coisas como materiais, e depois vão indicar consultórios que podem ser caros para fazer exames médicos para ingresso, ou, se não for selecionado ficará a ver navios, esperando a próxima oportunidade. Eu não achei o processo atraente, não fiz nenhuma entrevista com eles. Mas a Infinity parece ter mais vagas, e se a pessoa tem experiência em algum cargo pode ser um bom negócio.
ISM Agency: Empresa se não me engano chilena, com escritórios no Brasil, fiz uma entrevista via skype com eles, para a companhia Costa Crocieres, foi bem coerente mas é o mesmo esquema da Infiny, garantia nenhuma de embarque, é apenas uma entrevista.

CECETH Work on Board: Bom, foi a agência que escolhi, na verdade fui encaminhado para ela. O processo para várias companhias é igual, o escritório fica em Curitiba, entrevistas, e é bom ter experiência. Porém o que gostei foi a garantia de embarque para a companhia MSC Cruzeiros. Funciona assim: você faz o workshop da CECETH, que é um intensivo de estudo sobre cargos do navio, e garante seu embarque, desde que tenha um básico de inglês, o preço, obviamente, pela garantia, é mais salgado. Mas pela garantia, vale a pena. Paguei R$750,00 pelo workshop e garantia de embarque. Para embarcar na MSC é necessário o STCW, que logo vou descrever, que custará mais R$750,00. Porém este investimento volta em apenas um salário integral vindo da MSC, ou seja, é um bom investimento. E para as outras empresas, também deverá ser pago o curso de STCW, geralmente ministrado pela empresa Rio Ship. Pelo que ouvi, hoje o preço para o Workshop é R$1000,00, ainda vale a pena. Se o candidato não possui experiência no cargo pretendido, e tem pouco inglês, a melhor opção é a do CECETH.


Cargos, descrição e salário:

Assistente de camareiro: Ajuda o camareiro, trabalha cerca de 12 horas por dia, em turnos. Começa ganhando cerca de U$1100,00 no primeiro contrato com gorjetas.

Camareiro: É responsável por determiados quartos, e tem auxílio de um ajudante. Recebe gorjetas, pode receber até cerca de U$4.000,00 por mês.

Hotel Cleaner: Pode trabalhar de dia ou a noite, limpando áreas externas do navio, como escadas, corrimão, chão. Trabalha das 07:00 as 19:00 ou das 19:00 as 07:00. Ganha cerca de U$1100,00 e gorjetas.

Assistente de Garçon: Trabalha nos restaurantes à la carte, no café da manhã, no almoço e no jantar. Leva e traz os pratos da cozinha para o restaurante. Ganha cerca de U$1100,00 além das gorjetas. 


Garçon: Serve à mesa, no restaurante à la carte, no café da manhã, almoço e janta, recebe gorjeta. Pode ganhar até U$4.000,00 no total depois de alguns contratos.

Auxiliar de piscina: Auxilia no que for necessário na área de piscina. Ganha cerca de U$1100,00.

Atendente de bar: Serve bebidas, nos bares da piscina e também em bares noturnos internos. Recebe gorjetas, pode fazer até cerca de U$2000,00. Mas o salário base é U$1100,00 na MSC.

Atendente de buffet: Vulgo Buffet Boy, trabalha no restaurante buffet que fica aberto o dia todo. Trabalha cerca de 12 horas diárias, como os outros. Ganha U$1100,00 e gorjetas, na MSC.

Bell Boy: Trabalha com a recepção, ajuda os passageiros no que for preciso, quando requisitado, leva malas para os quartos, leva os comunicados aos quartos. Ganha gorjeta. Ganha inicialmente U$1400,00, e imagino que ganhe bem gorjetas.

Vendedor: Precisa saber vender bem, se souber, pode ganhar bastante dinheiro, pedem experiência. Existem poucas vagas.

Fotógrafo: Ganha cerca de U$1400,00 e, tira fotos. Staff.

Recepcionista: A maioria das convocadassão mulheres, mas não é um cargo exclusivamente feminino, é necessário falar mais de uma língua extrangeira, existem variações deste cargo, pode ser recepcionista, "guia de excursões", escrever o diário de bordo de passageiros, ou ser o social host, que apenas precisa "fazer o social", estar bem vestido e com um sorriso no rosto pelo navio conversando com os passageiros. Ganha entre U$1500,00 e U$2000,00. Não ganha gorjeta. É staff.

Recreação: Existe uma equipe que organiza campeonatos, eventos de recreação, e o tripulante faz parte desta equipe. Não ganha gorjetas, ganha entre U$1500,00 e U$2000,00. É staff.

Existem outros cargos, claro, mas não quero me extender mais do que já estou. Outro detalhe, dependendo da companhia o salário varia bastante.


STCW:

Standards of Training, Certification and Watchkeeping. Certificado necessário para que trabalhar em navios de cruzeiro que passarem pelo litoral brasileiro, os da MSC passam. A Rio Ship é uma empresa que ministra. A pessoa assiste aulas, sobre temas como: sobrevivência no mar, combate a incêndio, evacuação de navio, aspectos técnicos sobre o navio. No curso existem aulas práticas de sobrevivência em mar, e de combate a incêndio. E é necessário passar com a nota mínima nas provas sobre os assuntos, ser aprovado. O tempo do curso não ultrapassa uma semana.

Como fiz o processo da CECETH, fiz o curso de STCW em março de 2010, e o workshop em abril, então vou escrever sobre o Workshop:

Aprendemos sobre todos os cargos oferecidos na MSC pela CECETH, com instrutores que já trabalharam nas funções em navios nos esclarecendo dúvidas sobre os cargos e com aulas práticas sobre os cargos com mais vagas: auxiliar de camareiro, e auxiliar de garçon.

Após isto, os futuros tripulantes devem fazer exames médicos para poderem embarcar, se a pessoa não tem plano de saúde pode gastar algum dinheiro nisto. É necessário exame de oftalmologista, raio-X de tórax, vacina de febre amarela internacional, exames de clínico geral e exames sanguíneos, inclusive negativa de HIV.

Então, agora vou falar de mim. Paguei R$1500,00 no total, STCW + Workshop, garantindo minha vaga, mas no primeiro salário já vou recuperar o dinheiro. Escolhi trabalhar de Bell Boy, pois se adequava melhor a mim. Vou colocar aqui algumas fotos, o contrato dizia que deverei ser embarcado entre junho e setembro de 2010. Portanto, contratualmente garantido. Porém no começo deste mês me contataram para trabalhar de hosts, que é staff, aí era irrecusável né, ainda que posso conseguir o que tanto queria, trabalhar de excursion hosts: com excursões com passageiros do navio em áreas turísticas das cidades portuárias. Ótimo não é?

Bom, escrevi nos cargos que alguns são staff. A diferença é hierárquica, então staff tem um restaurante melhor, acesso a mais lugares, mais privilégios, mas nem tanto, o que tem é olho gordo dos outros que acham que staff tem vida boa. Staff acessa certas áreas e as áreas de crew. Crew é a tripulação em geral, da área da cozinha, limpeza, etc. Existe o Crew Bar onde rolam muitas festas, muito cigarro e bebida (ergh). No Crew bar, assim como escadas, academia, e outros pontos, existe sinal de Wifi, para os tripulantes utilizarem internet no navio, ouvi dizer que em um navio da MSC o preço é 60 dólares por 24 horas, ou seja, cerca de 3 dólares por hora. A bebida é mais barata que para os passageiros, obviamente. Outro assunto interessante de abordar é sobre as culturas dentro do navio, por exemplo dizem que existe plena máfia lá dentro, como a dos indonesianos da cozinha ou da lavanderia, mas isso não conheço de fato. E é necessário agradar seu chefe, que lá não estão em vigor leis trabalhistas brasileiras. Dizem que a melhor qualidade de vida dos tripulantes é nos navios da Princess Cruises.

Ah, tem outras coisas para escrever, mas não hoje, já escrevi demais. Vou escrever mais uma vez antes de embarcar, e depois embarcado vou ter pouco tempo para escrever, mas vou escrever de vez em quando sobre como estará lá.

Eu resolvi trabalhar em navio de cruzeiro por causa da experiência de vida, depois, mais velho, com filhos, concursado, nunca mais vou poder fazer isto, eu posso ficar agora um contrato e voltar para trabalhar em terra, ou ficar lá algum tempo para juntar dinheiro, voltar e investi-lo em algo. O fato é que é a melhor opção para ganhar em moeda estrangeira e juntar dinheiro. E caso não dê certo, posso desistir e voltar qualquer momento. Então estou tranquilo.


Aula prática STCW.
Aula prática STCW.
Aula prática Workshop.

33 comentários:

Ulysses Augusto disse...

oi! adorei seu blog, principalmente a parte que fala sobre trabalho em navios. estou pensando seriamente em trabalhar em um, pois sou apaixonado por cruzeiros. já fiz 3 e não me canso. Seria bem legal embarcar num navio recebendo bem e viajando de graça, o trabalho é o de menos, pois em terra também se trabalha, ganha-se pouco e paga-se tudo aiaiai. vou começar meu curso de inglês agora em agosto. Vc sabe me dizer se o inglês exigido é muito rígido? sou formado em administração e tenho 24 anos, mas não tenho experiência na área de serviços, só administrativa. minha única experiência em navios é como turista aiaiia. axa q tenho chances?

Lucas Cavalheiro Bueno disse...

Não é preciso fluência em inglês para os cargos de crew. Básico a intermediário é suficiente, apenas para o básico de comunicação com seu colega de trabalho e chefe. Você pode fazer entrevistas e conversar com um selecionador perguntar sobre suas chances mesmo sem experiência, mas eu estava na sua situação e optei pelo esquema da CECETH. Abs.

ULYSSES AUGUSTO disse...

nossa! como vc é rápido aiaiaia muito obrigado. vou começar o curso de inglês agora e quando eu estiver um pouco seguro da lingua me candidato. possuo apenas fluência em espanhol, mas infelizmente não é um idioma muito aceito nas empresas. agora em outubro vou viajar no msc armonia e pegar um pouco mais de experiência em cruzeiros. abraço!

BARBARA disse...

oiaaa...seu blog e muito legal....vou tb como hostess pra msc...mas ja sera meu 4º contrato (tenho 2 pela ´rincess e 1 na island cruises)....podemos trocar ideia o q axa??? visite meu blog depois se quiser

Anônimo disse...

nossa só vi agora seu blog, mt bom ein garotão, haha
sou felipe do stcw lembra de eu? kk acho q vo embarcar em setembro, eu tive umas complicaçoes com passaporte, mas talvez ja teja tudo reolvido até lá

abração sr.aventureiro ;)

Lucas Cavalheiro Bueno disse...

Valeu cara! Vou escrever amanhã a noite aqui denovo! Vo tentar organizar melhor o histórico! E vo agora segunda feira q vem! Adiciona ae! E vo te add Barbara! =D

Anônimo disse...

vo favoritar aki, e passar pra uns colegas, vamo botar esse blog pra circular ;)

SENHORITA MI disse...

Muito Bom seu blog parabéns!

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog...
Estava com algumas dúvidas em relação a Ceceth e seu blog me ajudou muito... estava com receio de fazer esse curso que não é barato..rs.. e não ter garantia de embarque... mais vi que isso realmente é verdade...q temos garantia para embarcar na MSC...
To mais tranquila agora...e vou fazer esse curso...rs...

beijos..
boa sorte ai...

Anônimo disse...

Parabéns pelo Blog...
Estava com algumas dúvidas em relação a Ceceth e seu blog me ajudou muito... estava com receio de fazer esse curso que não é barato..rs.. e não ter garantia de embarque... mais vi que isso realmente é verdade...q temos garantia para embarcar na MSC...
To mais tranquila agora...e vou fazer esse curso...rs...

beijos..
boa sorte ai...

Anônimo disse...

Lucas, gostei muito desse post. Acho que há bastante dica legal e legal saber que você fez o curso na Ceceth. Também pretendo fazer lá. Abraço e sucesso.

nadiv disse...

ok boa noite, eu achei seu blog muito apropriado e bom, tem informacoes otimase gostaria de saber quanto de fato devo gastar, para embarcar em um desses navios a trabalho? tenho 37 anos, ainda é permitido trabalhar com esta idade? muito obrigado nadabe pinheiro.

Anônimo disse...

Legal o blog cara! tb estava com um mnte de duvidas e vc me ajudou a esclarece-las! vc acha q eles aprovarem o curriculo para ir ao workshop e complicado? tem alguma dica para ibcrementa-lo? abraço!!

Unknown disse...

OI Lucas,tudo bem?
Então, gostei muito do seu blog..
Entrei no site da Ceceth e vi que eles pedem experiência em navios e fluência no Inglês,mas eu não tenho nenhum dos dois..faço inglês já fazem mais de dois anos, mas ainda não sou fluente...
Quero muito trabalhar em navio, mas não sei nem por onde começar..
Vi algumas reportagens sobre esse tipo de trabalho, mas me pareceu mais fácil
Abs,

DAIAN C.S disse...

AMIGO VC ESTA DE PARABENS !!!!!! FIQUEI MAIS INTERESSADO AINDA.VLW BOA SORTE!!!

Mylla:) disse...

ola,sou do rio e estava pensando em fazer o STCW logo,antes de me candidatar. Mas,vc acha melhor eu tentar pela CECETH?Eu sou menina,posso ser bell girl?vc sabe me informar q tipo de cargo me da o direito de sair do navio nas paradas?
e quais eu terei um bom acesso ao navio? pq eu quero trabalhar,ganhar dinheiro,conhecer pessoas diferentes..mas tb quero ver os lugares ne! 8 meses no porao nao da! por favor....vc pode me ajudar?

Lucas Cavalheiro Bueno disse...

Camila: Se você não quer fazer "carreira" no navio, ficar vários contratos pra ter um cargo que ganhe um pouco a mais (camareira), é melhor você ir de night hotel cleaner, bar girl ou shop seller. Shop Seller só se você for boa em vendas, curtir isso, e tiver experiência E falar bem inglês. Se for trabalhar no bar, só precisa saber do nome das bebidas, mas vai acabar sendo a função q ganha mais entre as tuas opções, e night hotel cleaner, vc trabalha das 7 da noite às 7 da manhã, com pequeno intervalo, então se vc acostuma sempre vai ter o dia livre pra ir passear, mas vai ganhar o salário base. Mas as pessoas acham a função muito mais tranquilo q assistente de camareira, ou day cleaner. Opção também é Buffet Girl, q a maioria pega, tem tempo pra sai, mas é mais contadinho. Espero ter ajudado, beijos.

Allyne Fontes since 2005ღ αℓℓyиє • ♪♥ ♫ α Pεquεиα иoтáνεℓ disse...

olá, eu me decepcionei geral, fui trabalhar no MSC Musica, depois de tanto investimento com workshop, STCW, exames médicos, passaporte, vacinas e etc, só consegui recuperar o que gastei em 04 meses, qd resolvi voltar para casa. trampava de ass. cabin (utility) na vdd, cleanner, "day"...conheci o mundo "pelo vidro da janela" ... não tem como sair, pois vc só tem 01 hora de almoço, e nada é perto dos Portos, ainda mais qd são ilhas em Tender (lanchas), vc tem que ir a cabine, trocar de roupa, ir para fila d gangue para sair..já se foram meia hora..e as outras meia é qd vc consegue descer, já que os crew ´só descem depois dos passageiros..enfim...mt trabalho, pouco dinheiro, mt humilhação, mt injustiça....abraços!

Unknown disse...

Oi Lucas, gostei do seu blog... estou muito interessada em trabalhar em navios... fiz um curso de WELCOME ON BOARD, parecido com esse workshop que você fez e agora estou fazendo curso de bartender... se você puder me dar mais algumas dicas te agradeço!!! meu e-mail: ltetti_01@hotmail.com

Unknown disse...

Oi Lucas, foi eu que postei o comentário acima com o nome de Fernanda, mas meu nome é Luciana, é que não vi que minha irmã tinha logado no google e não tinha saído, por isso ficou com o nome dela, mas segue meu e-mail ltetti_01@hotmail.com. A dúvida continua a mesma rsrsrs abç

katy sayuri disse...

OIii LUcas !! NOssa ADorei seu Blog , sóh me deu ainda mais vontade de entrar nessa!!
Eu Adoro viajar , ainda mais pelo mar... sou louca para conhecer outros países... mais para isso éh preciso dinheiro ...
acho que encontrei a solução dos meus problemas ...
a Allyne em uns comentarios acima afirma que não dá para curtir nada ,que é tudo muito rápido ...Oque vc axa ??
gostaria de poder trocar mais ideia com vc , se puder me add no msn (katysayuri@hotmail.com) ou no face (katyuscia sayuri shiino)
BJinhuXXX

Eduardo disse...

ei vou estar embarcando agora no final do ano pela msc, e vou como hotel cleaner, vc sabe dizer se consigo gorjeta nesse cargo e se da pra subir de cargo atraves dele? desde ja agradeço.

Allyne Fontes since 2005ღ αℓℓyиє • ♪♥ ♫ α Pεquεиα иoтáνεℓ disse...

Eduardo....vc vai ralar pra caramba 12 horas por dia, se for nigth cleanner ainda dá sorte de aproveitar o dia, mas se for day....vai conhecer o mundo pela janela, pq a noite sempre o navio esta em navegaçao....e vc só tem 1 hora de almoço....ate vc trocar de roupa e ir pra fila da guangue ja acabou! qt a gorjeta, esqueça !!! vc nao pode aceitar dinheiro nas areas publicas !! e vc limpará areas publicas como hotel cleanner...apenas os camareiros e assistentes recebem gorjeta no quarto (cabines)

Nathalia disse...

Oi Lucas blz?

Seu blog me esclareceu muitas coisas. Mas queria te fazer uma pergunta:
Vc disse que fazendo o workshop pela CECETH, o embarque é garantido na MSC. Mas fui ver sobre isso no site da CECETH e não achei nada sobre embarque garantido :(
Nathalia

Nathalia disse...

Oi Lucas blz?

Seu blog me esclareceu muitas coisas. Mas queria te fazer uma pergunta:
Vc disse que fazendo o workshop pela CECETH, o embarque é garantido na MSC. Mas fui ver sobre isso no site da CECETH e não achei nada sobre embarque garantido :(
Nathalia

Anônimo disse...

Show de bola!!! Parabéns! Me tira uma dúvida, se eu usar óculos não posso embarcar?

Nickii disse...

Gostaria de saber se para ser bellboy precisa ser homem.

Crisna disse...

Olá, Lucas
Tudo bem? Bom, passei na entrevista para trabalhar em navio, mas estava lendo e vi que é um pouco tenso e cheio de exigencias e que as vezes os chefes são muito arrogantes e grossos, é isso mesmo? Sabe me dizer como é mais ou menos o trabalho e se vale a pena???
Obrigada

manu costa disse...

Oi Lucas!! foi recentemente selecionada pra trabalhar na msc company e estou com dúvidas a respeito da empresa,fui selecionada para trabalhar como hotel cleaner,gostaria de saber se tinha como trocar algumas ideias com vc se puder meu msn manucosta03@hotmail.com desde ja agradeço a atenção!! bjbj

Renan Bonette disse...

Olá Manu,tudo bem? Também fui selecionado para trabalhar como Hotel Cleaner na MSC pela rosa dos ventos. Gostaria de saber se podemos nos entrar em contato para conversarmos sobre o processo? Assim poderíamos trocar informações durante as etapas que ainda estão por vir aí.
Meu msn é renan_bonette@hotmail.com

Valeu!
bjo.

Cris Macabeus disse...

ola amigão, já me matriculei no curso da ceceth, vou fazer semana que vem, só uma pergunta, se vc puder me responder.

tem como escolher se vc quer embarcar no Brasil ou Europa, pois eu tenho medo de Avião kkk parece brincadeira mas é verdade.

agradeço

Unknown disse...

Gostei muito do seu blogger.
Parabéns.
E legal sempre passar informações pra galera que almeja tb experimentar a vida a bordo.

Unknown disse...

Existe uma idade máxima para entrar no mercado?Já rabalhei em varios hotéis.

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...