segunda-feira, 30 de agosto de 2010

O outro lado da lua

Bom, o post de hoje vai abordar o tema: O outro lado da lua. Mas não serei tão formal.

No último post eu escrevi num tom otimista minha função aqui dentro do navio, e realmente é isso, se você encarar assim, eu encaro, e então é tranquilo para mim. Turista Profissional, já que não dependo deste emprego, estou só de passagem, posso considerar que aqui estou sendo esperto e viajando de graça num hotel 5 estrelas pra muitos lugares e de tabela pagando o resto da viagem de mochilão que quero fazer.

Mas existe o outro lado da lua, o lado obscuro e escuro, que poucos se atrevem a descrever. Nossa, hoje estou dramático! Na minha função, a parte ruim não é tão ruim na verdade, só que trabalha todo dia, e dia de embarque trabalha diretão quase, umas 12 horas, diferente dos dias de portos que trabalha 12 horas mas é saindo em excursão. Outra coisa bem chata da excursão é que eu não tenho tempo pra mim mesmo, não tenho tempo de ir pra academia, ligo o computador na hora que deveria estar dormindo, e não posso sair nas cidades portuárias por conta, pois sempre estou com alguma excursão. Só isso. Mas pode acontecer de não ter tanta sorte como eu, e pegar um chefe maluco que te tira o couro.

É o caso de alguns colegas meus que foram comigo para este navio, assim como outros que foram para outros, vieram comigo, estariam agora completando 2 meses de navio, e já estão em casa no colo da mamãe, no aconchego do seu lar, comendo a comida predileta. Por que se é tão bom no navio? É, nem tudo são flores. Existem muitas funções que são consideravelmente pesadas, pras meninas que entram direto de Cabin Assistent Steward, ficar limpando 90 banheiros por dia por U$1.100,00 no fim do mês tem que ter muita força de vontade pra aguentar. Pras pessoas no buffet às vezes também é difícil, dependendo do chefe, ele te ferra no trabalho até não querer mais. E no restaurante nem se fala, é o inferninho, horário horrível, fica o dia todo em atividade, aquela correria o dia inteiro e muita pressão de todos os lados. Na recepção, se você vem de hostess, dependendo da chefia que está por trás pode ser um inferno ou o paraíso. Pressão dos passageiros com mala extraviada, item perdido, problemas na cabine, ou qualquer tipo de problema no navio sempre tem, mas se a pressão também vem de dentro, aí você fica prensado e é difícil aguentar. É muito estresse. O bom é que trabalha só 8 horas por dia, mas todo dia. Bom, pelo menos aqui eu não gasto 2 horas de trânsito pra ir e pra voltar do trabalho, e se tenho 2 horas de break para o almoço dá tempo até de dormir, não preciso ficar vagando pelo centro.

Geralmente, pessoas que não tem família, ou não tem apego à família, ou que querem fugir da realidade em terra, ou que querem um pouco de liberdade depois de tanto tempo preso, essas pessoas se dão bem no navio, e ficam mais de um contrato. Quando voltam para seus lares ficam deprimidos pela falta do ritmo do navio (pois estão desempregados e em casa sem o que fazer) e logo voltam pro navio. Mas sempre essas pessoas não são realmente felizes em terra, sempre tem alguma coisa. Outras pessoas são muito ligadas aos amigos em terra, à família, ou a alguma coisa em terra, e vêem a realidade no navio e preferem o conforto do seu lar, do que sofrer à toa aqui. Realmente para eles é melhor.

Eu sou um caso à parte, tenho muita ligação em terra, mas estou só viajando, só de “turista”, eu sei que não vou ficar nem um contrato, e logo volto, então estou muito tranquilo, só passeando, só estou pela experiência. Ontem, em Amsterdam, vi muito brasileiro voltando pra casa, no meio do contrato, acontece bastante.
Para quem vier trabalhar, na MSC, existem muitos capos que falam português, porque muitos dos subordinados são brasileiros, então provavelmente o teu chefe do Housekeeping vai falar português, assim como teu chefe mais direto, mas agora se for um indonesiano ou filipino teu chefe, e for mau encarado, esqueça. A maioria dos capos são italianos, mas existem muitos que fizeram carreira. O Capo Geral de Housekeeping desse navio é Hondurenho, 29 anos, trabalha a 10 anos em navio e começou como assistente de camareiro!

Ah, ontem o navio balançou muito, foi legal! Muita gente passou mal, o navio dava uns pulos legais! Hoje estou muito cansado, que hoje foi Dover, ontem Amsterdam, dois dias de porto, então foi pesado, e amanhã também é rotina pesada, que é primeiro dia de navegação do cruzeiro. Estou animado porque é o último cruzeiro no norte da Europa, já estamos até organizando as descrições pras excursões em Lisboa!! Maravilha! Eu amo Lisboa! Assim como eu amo Istanbul! Não vejo a hora de chegar nestes lugares! Em Lisboa estarei agora dia 13 e 14 de setembro, Istambul dia 30 de setembro. DIZ QUE, posso comprar óculos originais em Istanbul por 30 euros, óculos de marca, mas DIZ QUE são originais, me afirmam com absoluta certeza, pessoas que moram naquela região, mas eu ainda desconfio, se for mesmo, eu compro uns 2 ou 3. No deserto é necessário um óculos escuro.

Bom, acho que já deu pra ter uma noção que nem tudo são flores no navio, isso que nem falei da comida, que no começo tudo bem, mas depois... você entra gordinho e sai magro. Outra coisa é a cabine que é um cubículo, mas você acostuma. Eu por exemplo moro com um cara que é de Ponta Grossa, vizinho de cidade, que trabalha agora na recepção, também veio pelo CECETH. Temos frigobar na cabine, TV, estamos jogando aqui um Wii, cada um com seu laptop, é muito tranquilo. Como a internet custa 40 euros pra 24 horas, ou seja, 1,65 euros por hora, ou seja, 3 reais por hora, eu escrevo esse post no Word, depois entro na internet e só posto. É isso que vou fazer agora! Abraços! Comentem! Estou no meu 6º cruzeiro e só tenho mais 6 cruzeiros pela frente!

Como tava na Noruega e já postei fotos, e depois só portos de embarque, não tenho muitas fotos, deixo só uma:

segunda-feira, 23 de agosto de 2010

Profissão: Turista Profissional


Sera, aliás, no brasil ainda é pomeriggio, pero no lo só qui horari che adesso per te, alora, buona giornatta ou buona serata per tutti. Hehehe.

Descobri o nome da minha atual profissão, que ouso definir como a melhor profissão do mundo: Turista Profissional. Vou explicar a minha profissão, vai que alguém se interessa. O Turista profissional trabalha viajando, ele cada dia está num lugar diferente, e todo dia faz passeios e excursões. Ele trabalha num navio, e quando está no navio e não em terra, ele se dedica a vender excursões para os outros passageiros, porque quer que todos tenham o mesmo privilégio de estar nos melhores lugares a se visitar, assim como ele. Na hora de partir para um passeio, ele organiza o encontro do grupo que fará a excursão com ele, por isso utiliza stickers para os do grupo, microfone para anunciar a hora de ir passear, e um rádio para se comunicar com a chefe que está esperando ele com o ônibus lá fora do navio. Depois de todos estarem prontos no ponto de encontro, ele entra no ônibus e conhece os mais variados lugares, sem pagar nada, come do bom e do melhor, sem pagar nada, aliás, ganha pra isso. Ele não é guia, nem precisa explicar nada, é um mero turista, só acompanha o grupo como turista, se algo ocorrer, pode ajudar, como qualquer pessoa faria. E ainda avalia a excursão da seguinte maneira: Foi ótima! Foi boa! Foi. Ou, é... é. A rotina não existe, pois cada dia está num lugar. Além disso, você ganha moradia, comida, roupa lavada. Teu salário é R$2.800,00 por mês, e faz em média 3 cruzeiros por mês, se atinge a meta de vendas, ganha mais R$185,00 de bônus por cruzeiro com meta atingida. E nas horas que não está conquistando mais passageiros pras excursões, você pode ir em qualquer lugar do navio como qualquer passageiro, ir na discoteca, nos bares, teatro, salão de beleza, spa, como desejar.

Hoje, eu estive em Flaam, cidade linda, nunca vou esquecer, foi minha última vez aqui. Peguei um trem entre as montanhas dos Fjords, lindo. Fui até uma cidade num hotel de luxo, e comi um almoço de luxo, uns 5 tipos diferentes de salmão, comida de primeira, e muita, a vontade em forma de buffet. Além disso muita sobremesa, gelatina, pudim, 3 sabores de sorvetes deliciosos, comi muito. E a comida fica melhor porque é de graça, gratuitamente, um almoço que me custaria mais de 100 euros. Depois um tour de ônibus, subindo numa cachoeira que vinha das montanhas, e depois tirando muitas fotos de um vale lindo de tirar o fôlego de qualquer um.

Então, alguém se interessou pela minha profissão? Requisitos: falar no mínimo 3 idiomas, de preferência 4 ou mais. Falar não significa ser fluente, ou ter estudado 12 anos na escolinha de inglês pra ter o diplominha, significa ter a habilidade de se comunicar (entender e falar o básico) nas diferentes línguas. Se você é mulher, ter muita sorte, pois são em média 5 pessoas por navio que trabalham com excursão, dentre mais de 1000 tripulantes. Se você é homem, você precisa de um milagre de Deus, porque 90% das pessoas que trabalham com isso são mulheres, não me pergunte porque. Sou eu, 5 colegAs, e A chefa. Sou o 7º elemento. Se você é brasileiro, só entra com agência de recrutamento para trabalho a bordo. Não é um requisito, mas uma constatação, todos que trabalham na excursão têm curso superior. Sou só eu brasileiro, mais 4 italianas, uma espanhola e uma ucraniana. Portanto, se você é brasileiro, menos chance ainda.

Falando na chefa, na capa, eu me surpreendi, ela é bem gente boa, é estranho porque ela só tem 24 anos, mas tudo bem, só estou de passagem mesmo. Por exemplo, amanhã ela nos deu folga, bom hein. A única coisa que estragou meu dia foi que amanhã vou trocar de cabine, pra uma sem janela, mas tudo bem, aqui nesse navio é assim que funciona as coisas mesmo, na instabilidade. Tenho mais 6 cruzeiros e meio a fazer antes de continuar minha “viagem” fazendo mochilão pro Oriente Médio. Depois volto pra estabilidade, no Brasil.

Bom é isso aí, comentem minha profissão aí pessoal, gostaram?

Fotos de hoje em Flaam, Noruega:
Almoço pouco bom.
Eu subi lá!
Descrição? Putz.
Difícil descrever.
Italiana, brasileiro, ucraniana.
É isso aí colegas, viva a vida, veja as oportunidades e, coragem.

terça-feira, 17 de agosto de 2010

Atualizações

É, no navio o tempo passa rápido, já percebi isso. Não somente rápido no sentido de passar rápido, mas também no sentido de envelhecer as pessoas mais rapidamente, pois aqui o ritmo é outro, os dias passam e todos os dias são dias de muito trabalho, sem folga. Os chefes mais velhos aqui tem cerca de 35 anos, mas pelo menos pra mim, aparentam ter bem mais de 40, 50 quem sabe. Um chefe do hotel aqui tem 28 anos, mas aparenta ter mais de 40, com cabelo branco e tudo. Eu vou ficar pouco tempo, então provavelmente não vou perder essa minha cara de mais novo.

Bom, mas essa era só uma curiosidade. O fato é quem estou acabando meu 4º cruzeiro e agora vou começar meu último cruzeiro pela Noruega, última vez que vou passar pelos Fiords. E depois mais um cruzeiro nas capitais do norte e logo em seguida já iremos em direção ao Mediterrâneo. Mas a partida para o Mediterrâneo será só dia 10 de setembro, vamos passar por Lisboa, e vamos passar a noite do dia 13 para 14 de setembro lá. Vou comprar MUITO pastel de Belém, e comer bacalhau! E então dia 20 de setembro partiremos de Veneza para começar os cruzeiros que vão a Istambul. Serão 4 cruzeiros para Istambul, e então será o Dry Dock de 20 dias, e então o navio virá para o Brasil, partindo dia 25 de novembro. Mas porque estou falando disso? É para as pessoas que me acompanham saberem quando poderei deixar o navio. Este dia é o último dia que passarei por Istambul, que será dia 30 de outubro de 2010.

Agora informação útil aos futuros tripulantes:   O Dry Dock, sabem o que é? Eu não sabia. Agora sei. O Dry Dock é o tempo que o navio fica parado, sem passageiros, num só porto, para fazer a manutenção anual, este aqui, o MSC Opera, vai fazer 20 dias de Dry Dock em novembro este ano. No Dry Dock os tripulantes europeus pegam férias e vão pra casa custeados pela companhia, depois voltam pro mesmo navio, ou para outro. Já os passageiros brasileiros ficam encarcerados, trancados no porão até o dia de sair para atender os passageiros no fim do Dry Dock. Não, mentira, os tripulantes brasileiros têm que ficar no navio, trabalhando, os do House Keeping limpam o navio todo dia, como sempre. Os do restaurante também trabalham no restaurante ou para organizar as coisas para o próximo ano, na recepção sempre tem pelo menos uma pessoa. E eu, da excursão, não tenho nada o que fazer. Só tenho que ficar no navio.

Bom, na prática, para mim agora é o trabalho duro, depois no Dry Dock seria muito sossegado, e depois no crossing para o Brasil, teria passageiros brasileiros, e também no Brasil, então seria muito mais fácil para mim, ainda mais que no Brasil o pessoal não compra excursão, então tenho menos trabalho. E eu estou planejando sair no Dry Dock, o que significa que vou sair justamente quando o trabalho iria ficar fácil. Pois é, é isso mesmo, fazer o que.

A Caixa começou as convocações, e eu fiquei bem preocupado, pois eles estão chamando muita gente, já chamaram só este mês cerca de 430 pessoas para trabalhar no estado de São Paulo, 150 para o RJ, 100 para Brasília, e 30 para Belo Horizonte, que vai ter praticamente a mesma demanda que Curitiba. Para Curitiba, ainda não chamaram, mas logo começam. Já chamaram para a Região Metropolitana de Curitiba, Florianópolis, Joinville, Londrina, e várias cidades. Então minha preocupação seria que se me chamassem agora, eu teria 5 dias úteis para me apresentar para não perder a vaga, então ficaria bem apertado pra mim, porque não é tão simples abandonar um navio. Mas eu sei que vão me chamar exatamente na hora certa que é pra me chamar, ou seja, dezembro ou janeiro, no mais tardar fevereiro. Então estou tranquilo, sei porque comigo sempre as coisas acontecem no momento certo, pois eu espero pacientemente a hora certa das coisas. Afinal, cada coisa tem seu tempo. Então como sei que não vai ser possível de qualquer maneira terminar este contrato, nem que dará pra juntar muito dinheiro, é mais fácil decidir por fazer uma viagem de mochilão antes de virar funcionário público.

A princípio, eu iria desembarcar em Istanbul, e alugar um carro pra ir pelo interior da Turquia até a fronteira com a Síria, ou iria de ônibus mesmo, tem muitas coisas para se ver dentro da Turquia, o transporte dependeria do preço, mas como sou sozinho, provavelmente ônibus é mais em conta. Ficaria sempre em pensões e albergues, os preços nestes países são muito baixos, eu gastaria muito pouco dinheiro. Eu teria que comprar uma mochila para esta viagem, bem grande. Depois seria Síria, Líbano, Jordânia em Petra, Palestina, Israel e Jerusalém, o ápice da viagem e depois Jordânia para ir ao Mar Vermelho pegar um ferry boat para o Egito, e acabar a viagem no Cairo, onde iria conhecer as pirâmides e pegaria o vôo para o Brasil, por cerca de 800 dólares. No total da viagem eu não gastaria mais de 3mil dólares para ficar até 2 meses. Voltaria para o Brasil e seria chamado na Caixa em Curitiba, perfeito.

E é claro que não quero a Caixa para a vida inteira, é só um começo, vou continuar fazendo concursos públicos e estudando, nunca se deve parar de estudar.

Mais informações aos futuros tripulantes: Deixa eu me lembrar de algo, hum, muitas vezes a comida no Mess é muito ruim então é bom improvisar pegando pão, maionese, catchup e carne e fazer um sanduíche. Ou mesmo comprar Pringles por 2,20 euros, chocolate e coca. No crew shop também é bom de comprar relógios caros, óculos de marca e perfume. Já comprei 2 perfumes (Calvin Klein e Ferrari) por 30 euros cada. Óculos de marca (Dior, Raiban, Armani, etc), aqui se consegue a partir de 69 euros. Não tenham medo de warning, aqui diz que nunca se viu alguem ser demitido por causa de warning, só leva warning por motivos banais, do tipo: estava com a cabine suja no dia da inspeção.

Bom, sobre o último cruzeiro, vou por umas fotos aqui, conheci lugares novos como a Hermitage em São Petersburgo e o parque Tivoli em Copenhagen, vou por algumas fotos aqui. E meu chefe irá desembarcar daqui 2 dias, então já chegou minha nova chefa, ela tem só 24 anos (italiana), vamos ver como vai ser. E minha vida não está tão ruim, as vezes tenho excursão com almoço, aí ganho de graça o almoço, champagne, vinho, vodka (na Rússia), salmão, kaviar. Aliás, no navio também, ontem por exemplo no café da manhã comi na minha cabine pão com kaviar, coca, jogando xadrez, ouvindo um violino e piano de música clássica, e depois uma discussão teológica básica com o Pedro meu companheiro de cabine, e depois fui ao trabalho, nada mal. Haha.

E outra informação importante: Comprei créditos do Skype, é uma ótima opção aos tripulantes, paguei 28 reais (mais 10 reais de imposto brasileiro) para 60 minutos de ligação para celulares do Brasil, fica 0,47 centavos de real por minuto para celular, mesmo estando no meio do oceano, tendo internet, liga pra qualquer celular no Brasil. É bom ter, para aí ligar para por exemplo tua mãe, e falar: entra no skype, aí já desliga e aí se falam no skype de graça, com webcam (de graça vírgula, paga a internet do navio).

Palácio de Santa Catarina - São Petersburgo - Rússia.

Catedral de Saint Isaak - São Petersburgo - Rússia.

Dentro do Hermitage. São Petersburgo - Rússia.

Restaurante de São Petersburgo - Rússia.

Pôr do sol em São Petersburgo - Rússia.

São Petersburgo - Rússia.

Copenhagen - Dinamarca.

Copenhagen - Dinamarca.

Tivoli! Em Copenhagen - Dinamarca.

Tivoli - Copenhagen - Dinamarca.

terça-feira, 10 de agosto de 2010

Compras e planos

Bom, já que tenho blog, partilho idéias, mesmo elas sendo imprevisíveis ou malucas.

Hoje estou felicíssimo! Porque compras nos deixam assim, ainda mais com primeiro salário, e ele foi inteiro nisso. Fui na cidade de Rostock, na Alemanha, e comprei um laptop pra mim, um Sony VAIO... de acordo com minhas necessidades, MUITO BOM! Muito feliz, fazia muito tempo que eu não tinha um laptop bom, ou um computador bom. Esse aqui lê blu-ray e tem até entrada HDMI, acho que posso até jogar playstation nele se duvidar, haha. Comprei também um headphone que parece ser muito bom, e um mouse sem fio muito bom também! E estou postando dele agora, ouvindo uma música pra relaxar, já que o dia hoje foi tranquilo. Liberado pra sair sozinho pela cidade. Fato raro.

Então, a parte do plano é a seguinte: eu percebi que eu vou ficar apenas um contrato, mais provável que nem isso, pois estou esperando ser chamado pela Caixa, e eu vou trabalhar na Caixa, e vou dizer o porquê. Este tipo de trabalho aqui, é bom, faz você conhecer muitos lugares e conseguir juntar dinheiro bom se você ficar bastante tempo. E pra mim ainda mais, que estou na excursão, é muito sussegado pra mim, apesar da carga horária pesada e trabalhar todo dia, é tranquilo. Apesar de tudo, de ter conseguido coisas boas no navio e agora estar nessa situação, tenho que pensar no que é melhor. Um trabalho desses pra mim é só uma experiência, eu fui feito pra ser família, então eu não posso viver longe de tudo, no mar, sem vínculos, quem faz isso por muito tempo é que não tem vínculos na terra, eu tenho. Então, trabalhando 6 horinhas na Caixa vou ganhar em reais, e ter despesas, muito mais difícil de juntar dinheiro, mas há possibilidade de fazer carreira e aumentar bastante o salário. Mas esse é a pior situação pra mim, pois quando começar a trabalhar na Caixa vou estar estudando bastante pra outros concursos federais, e sempre vou fazer, e acredito que uma hora ou outra passo em um, e assim vou "me promovendo" na carreira pública, porque conhecimento se acumula, e a experiência conta muito pra se dar bem em concurso público. Então, vou sair do navio na hora que me chamarem, sem pensar duas vezes por isso, muito mais a estabilidade do que a aventura. A aventura eu já estou tendo.

Tenho 3 situações distintas:

1. Desembarcar começo de novembro, para fazer mochilão pelo Oriente Médio por minha conta, e voltar e não juntar dinheiro nenhum.
Eu ficaria até começo de novembro no navio, teria passado já 4 vezes por Istanbul, e sairia no dry-dock, quando o navio fica parado esperando para partir para o Brasil. Assim eu pegaria 3 salários, menos o que vou gastar até lá, e vou mochilar, conhecer o mundo. Já mochilei e conheço toda a Europa, como já sabem. Mas um outro sonho meu é conhecer o Oriente Médio, as cidades que Jesus passou, toda a carga cultural e lugares sagrados em Jerusalem. E se não fizer isso agora, que tenho tempo, difícil conseguir fazer depois.
Eu iria para Istanbul, de ônibus, ou carro alugado, iria passar pelo interior da Turquia, que tem muitos lugares bonitos, iria para a Síria, depois Líbano, depois Jordânia, Palestina, Israel e Jerusalem, depois Egito no Cairo, e de lá pegaria avião para o Brasil. É 800 dólares o avião para o Brasil. Voltaria sem grana, mas com uma baita experiência acumulada do navio e desse mochilão.

2. Desembarcar em janeiro de 2011, em SC, com entre 8 e 10 mil reais no bolso.
Ficaria todo tempo no navio, curtindo as excursões, como estou agora, compraria mais coisas pra mim, e voltaria com mais dinheiro que eu iria investir, ou gastar depois em alguma coisa.

3. Desembarcar no final do contrato, em abril de 2011, com 18 mil reais no bolso.
Desembarcaria com bem mais dinheiro, mas é difícil de acontecer isso porque é quase certeza que a Caixa chama antes de abril, então não vou cumprir todo o contrato.

A opção mais provável é a 2, mas a 1 tá ganhando espaço, estou pensando, se vale a pena. Porque eu sei que dinheiro é papel, dinheiro vai e vem, posso ganhar agora e gastar em besteira, posso ganhar agora e trocar por uma experiência de vida, e depois vou ter a vida inteira pra trabalhar e juntar dinheiro, então porque guardar e deixar de aproveitar o que se pode aproveitar?

Então, a quem ler isto, estou aqui muito bem, num trabalho ótimo, o melhor do mundo, que qualquer pessoa gostaria de ter. Mas estou pensando na opção 1. Aos leitores, podem comentar? Qual a melhor opção?

A decisão é minha, mas é bom saber o que as pessoas pensam, hehe. Opção 1 ou 2? O que você em meu lugar faria?

Ah, e não sei se já falei aqui, mas trabalhando 3 semanas com italianos na excursão, num momento tenso que embarcaram 600 italianos num mesmo dia, e nesse mesmo dia lotaram nossa desk fazendo bagunça querendo comprar excursões, comecei do nada a parlar italiano con tutti il passageri, l'informazioni della excursioni, pero misturando il español con il italiano, pero io he iniciato. Sei lá, escrevi do jeito que eu falaria, pra ver como to enrolado, mas é até impressionante isso, vou sair daqui falando italiano.

Hoje sai da Alemanha, amanhã é mar, depois Estocolmo, Helsinki e São Petersburgo.

Bom, é isso, boa sorte aos que ficam!

quinta-feira, 5 de agosto de 2010

Bom, muito bom!

Olá senhoras e senhores, voltarei a escrever aqui algumas coisas sobre essa vida a bordo.


Enquanto carrego as fotos no orkut, escrevo aqui. Agora comprei uma câmera boa com meu dinheiro de emergência, então as fotos tem 3Mb então fica mais difícil de publicá-las com essa internet que tenho no navio. Eu fui a Londres e meu chefe foi muito gentil em me convidar a ser o único da excursão que faria uma excursão aquele dia, para ir a Londres on your own, então pude andar por Londres sozinho por 3 horas naquele dia, foi muito bom, é raro alguem poder ir a Londres, foi minha primeira vez naquela cidade.




A cidade é bonita, mas prefiro outras, é interessante pela cultura ao contrário que eles tem pras coisas, mas de resto não achei tão bonita quanto Paris, mas é bom de conhecer aqueles ícones famosos como o Palácio de Buckingham e o Big Ben. E em Londres comprei a câmera, que filma em Full HD, posso ver os vídeos na TV grandona, e tira fotos panoramicas além de muitas outras funcionalidades, 12Mb, zoom óptico de 5x e até 12x no digital, é realmente muito boa, paguei apenas 99 pounds nela, e comprei também um chip de 2Gb, então em euros paguei 116 euros. O problema é que cada filme pequeno em HD já dá 100Mb, é difícil só ter 2Gb na máquina, vou ter que comprar um HD externo.

Eu recebi durante esse cruzeiro, no total vi que meu salário é de 52,57 dólares por dia trabalhado, e cada cruzeiro que atingimos a meta, ganhamos mais 100 dólares, isso dá bastantinho até, mas eu gastei uns 300 euros a bordo, incluindo 40 euros de internet, e 60 euros de perfumes, mais uns 100 e poucos euros em uniforme que comprei bastante, e o resto em pringles e coca, hehe, coca é 0,70 de euro e pringles é 2,20 euros. Agora eu trabalho em frente a uma loja que vende óculos, vai ficar difícil, daqui a pouco vou acabar comprando, aqui é 99 euros um rayban que no Brasil custa mais de 600 reais, quem sabe até 1000 reais. Vou comprar um pequeno que combina mais com meu rosto e um grande, acho. Haha.




Olha, eu realmente pensei que não ia gostar nada de trabalhar no navio, iria só pelo dinheiro e pra conhecer todos os lugares, pela experiência. Mas agora to começando a gostar, é até bom, trabalho em escritório, coisas de administração, e imprimir tickets e ir passear em excursão. Hoje peguei uma dutie importante no escritório, que é de fazer o relatório do cruzeiro e o relatório financeiro, coisa de administração, e em inglês, é como escrever no blog sobre o cruzeiro, hehe. Mas tem dias que cansa, ontem por exemplo, acordei 7h e comecei 07:30 o trabalho fazendo meeting points, depois fiz reentrada pra chegar as excursões que tinham voltado, depois almocei meio dia por meia hora e já fui pro meu ponto de encontro, e fiz a excursão com eles, subi e desci uma montanha na cidade com eles, depois voltei e fui quase direto pro escritório trabalhar na desk até 22:00, depois até 22:30 pra voltar pra cabine. Trabalhei 15 horas, cansa né. Já hoje acordei 09h pra começar ponto de encontro as 9:45, e já fui na excursão, cheguei 14h, almocei no buffet de passageiro, como se tivesse pagando, aí fui descansar, 17h tive que ver reentrada dos onibus das 17h as 19h, e depois das 19 as 21h na desk, hoje foi leve. O maior problema do navio é trabalhar todo dia, sem fim de semana, e estar longe da família, afinal, vida de turista cansa né!




Esse fim de semana vou passar pela Alemanha e vou comprar um netbook pra mim, aí vai ficar mais fácil pra fazer tudo, na verdade o netbook é pra minha mãe, mas vou usar aqui né!


Os Fjords na Noruega são lindos né, agora com a excursão pude ver melhor ainda tudo, fiz a melhor excursão de todas que já fiz e que vou fazer, caminhei por um vale que desce as montanhas dos Fjords, muito muito bom, 10Km que pareceram 100m, muito lindo demais!!! Perfeito o lugar.




Também fiz outras excursões legais, com almoço inclusive, e uma num museu que é como uma mina de cristais. Vou por umas fotos:

 Bom, agora vou-me. Que outra coisa legal da excursão é que você conhece os passageiros e faz amizade, agora por exemplo to indo na disco que um passageiro me convidou pra ir hoje a noite lá tomar alguma coisa e conversar, coisa não alcoólica né. Haha.


Até a próxima! Depois ponho fotos que agora não dá!



O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...