segunda-feira, 15 de novembro de 2010

Ilha de Rhodes - Dias 09,10,11 e 12


Ilha de Rhodes, lugar de muitas histórias, e MUITA história.
Essa viagem foi mais tranquila, sai às 02:00 e cheguei 09:00, isso é ótimo, pois assim economizo numa diária de hostel. E agora estou mais acostumado com o peso da mochila, andei desde o porto até a cidade velha normalmente e me perdi pelo labirinto que é aquelas ruelas dentro da cidade medieval, até que achei o hostel, ou pensão: Mango Rooms, o lugar é bacana, a lozalização é o melhor ponto a favor, exatamente no meio da cidade medieval. E internet rápida e livre pra WiFi. Mas o que aconteceu é que eu li no site: 15 euros por dia, cheguei lá e fui informado que é 15 euros SOMENTE se estiver em 3 pessoas, pra ocupar um quarto com 3 camas, assim ficaria 15 euros cada. Se quisesse um quarto single seria 28 euros. Aí eu fiz que ia sair, negociei, e acabei fechando por 20 euros. Já que é baixa temporada, eu tenho mais poder de negociação! Hehe. Mas o staff eu não fui muito com a cara não, grego, sabe como eu amo o jeito educado deles, mas mantive uma relação de: oi e tchau.
Agora vou falar um pouco sobre Rhodes, porque escolhi visitar esta cidade. Rhodes é quase que um berço da civilização, esteve presente em todos os momentos.  É uma ilha grande, um pouco mais que o dobro do tamanho da ilha de Florianópolis. Tem 3 cidades, visitei duas delas, hoje é uma ilha de muita história mas também frequentada por pessoas que procuram por boas praias.
Sempre o forte da cidade foi o comércio, desde muitos anos atrás, chegaram a habitar a ilha povos provindos provavelmente da Ásia Menor no século 15a.C., depois virou cidade-Estado grega, e no século 8a.C. ficou neutra na guerra do Peloponeso, e nessa época fazia comércio com Síria, etc, e era rica. Depois foi conquistada pelos Persas, já que depois da guerra do Peloponeso a cultura grega se enfraqueceu. Depois foi conquistada por Alexandre o Grande, depois ficou como que independente e fazendo comércio com o Egito, Alexandria, ficou muito rica. Isso foi no século 3a.C, aí Rhodes se armou inteira pra uma guerra que não aconteceu, e com o tratado de paz, venderam todos os armamentos e construiram uma das 7 MARAVILHAS DO MUNDO ANTIGO, o Colosso de Rhodes.  Tinha bases de mármore de 15 metros, e a estátua tinha 30 metros de altura, toda feita em bronze,  sobre a terra e sobre o mar, recepcionando os navios mercantes que chegavam à cidade, para construir levaram 12 anos, e em 54 anos deposi de completa, foi destruída por um terremoto. Não há rastros da estátua, apenas os registros em livros. Depois Rhodes foi Romana, quando recebeu o cristianismo pelo apóstolo Paulo, foi a primeira cidade grega em que Paulo esteve, aí foi dos Bizantinos, islâmicos, bizantinos, de guerreiros das cruzadas, do Império Otomano e depois Italiana, Alemã, Grega. Ah! Tive que resumir no final porque é muita história!
Enfim, andando pelas ruas da cidade eu me sentia no mundo medieval, na época das Cruzadas, com os melhores guerreiros cristãos passando por ali se preparando para a Guerra Santa. Muito bom! A cidade conserva esse clima! Vou por aqui um vídeo da cidade com esse clima medieval:


Então, ao lado da cidade medieval está a cidade nova de Rhodes, que é uma cidade de praia, e que praia! Primeiro dia já estava na praia aproveitando o sol, que água transparente! De ilha grega mesmo! Vou por nas fotos. E também conheci da cidade. Foi difícil para achar mercado, comi o que tinha restado de Patmos mesmo, não tive coragem de gastar 15 euros num pratinho de comida. Na verdade acabei gastando, 10 euros. Depois encontrei um mercado.
Visitei a Street of the Knights, nessa rua ficavam os alojamentos dos guerreiros, divididos por região. Havia o albergue dos Franceses, do Iberos e dos Italianos! Imagine o movimento que não era ali! Os melhores guerreiros se encontrando! Também há o Palace of the Masters, erguido nessa época. Várias catedrais, inclusive uma bizantina destruída, mesquitas, inclusive uma destruída e esquecida no meio da cidade, por acaso bem na frente da minha pensão! Primeira vez que vejo uma mesquita destruída. E bem na minha janela. Visitei também uma das 4 sinagogas mais antigas do mundo, os judeus prosperaram bastante ali no período Otomano, mas quando os alemães tomaram conta, não deixaram nem sequer um judeu vivo pra contar a história. Hoje a cidade tem somente cerca de 40 judeus. O nome da sinagoga é Shalom.
A cidade é infestada de gatos! Acho que eles prosperaram ali pela grande ofertas de ratos pra eles, é que, né, cidade medieval, devia ter muito rato.
Visitei a parte grega: Acrópolis de Rhodes, com o teatro e hipódromo. Depois em Lindos, 60Km de distância, a Acrópolis de Lindos, mais antiga que a Acrópolis de Atenas, que depois foi transformada numa fortaleza, então é interessante ver a mistura de tudo num só lugar!
E ali em Lindos está um lugar especial também, a Baía de Paulo. O primeiro lugar grego onde o apóstolo Paulo chegou, introduuzindo pela primeira vez o Cristianismo entre os gregos, com a cultura tão forte de politeísmo. Baía muito bonita por sinal, aliás, fiz este vídeo aqui, e falo em inglês também, acho que nos próximos vídeos que publicar vou falar em inglês também!


A noite lá na cidade velha é bem agitada, cheia de bares, e os bares lotados de adolescentes e universitários de Rhodes! E, cidade cheia de motos. Mas uma coisa me incomodava, é baixa temporada, tudo fechado, a cidade parece morta sem os turistas, no segundo dia que estive lá, chegou um navio grande da Costa Crociere, aí ficou um pouco mais animada a cidade, mas depois morreu denovo. É bom porque posso ficar sozinho nos lugares que quero, tranquilo e sem multidões empurrando, admirando, mas também não é muito bom. E também no inverno são menos barcos indo para a Turquia, eu pretendia ficar um ou dois dias, mas tive que ficar 3 dias inteiros, e o quarto dia pela metade na cidade, pra pegar o próximo barco para a Turquia.
E na saída, o cara da fronteira fez um carnaval com meu passaporte, eu mostrei (nunca mais faço isso) meu Seaman's Book, aí ele resolveu investigar minha vida, ficou um tempão para entender desde quando eu estava na Europa, se eu tinha saído dentro dos 3 meses de visto para turista e etc, no fim me liberou, eu estava trabalhando né!
Depois de 2 horas cheguei em Mármaris na Turquia, com 3 mochileiros que usam o www.couchsurfing.com , um argentino e dois franceses. Mas logo nos separamos na cidade, eu andei com a mochila uns 5Km para achar a estação de ônibus para ir para Selçuk. Normal, to ficando treinado! Mas, vou falar uma coisa: MUITO melhor na Turquia, me senti no céu, comida barata e hospedagem barata. Finalmente! Dormi em Mármaris, pois 17h aqui já é noite, e não havia mais ônibus para onde eu iria. Mas sobre a Turquia falo no próximo post!


 Ilha Grega!!
 Praia boa...
 Água boa...
 Praia na ilha de Rhodes... muito bom!
 A vespa!
 Lado de fora das muralhas
 Me sentindo na Idade Média, épcoa das Cruzadas
 Street of the Knights
 Catedral Bisantina
 Sinagoga Shalom
 Acrópole de Rhodes
 Acrópole de Lindos, e Baía de St. John
Baía de São João, delícia de lugar!

6 comentários:

Unknown disse...

Vc tá usando o MEU óculos!!! Nada disso!!!

Gilberto Serique Filho disse...

Muito bom o teu blog, Lucas. Tenho muita vontade de viajar mundo afora, conhecendo cidades e lugares, importantes e históricos. Estou me preparando para fazer meu 1º mochilão, por isso estou "descobrindo" sites e blogs para pegar algumas dicas e opções de itinerário.
Você tem alguma recomendação?
Valeu. Abraço!

Lucas Cavalheiro Bueno disse...

Gilberto, depende de tudo, quanto tempo você tem, o que você já conhece, quanto quer gastar, tem tantos lugares no mundo. E também que época do ano você vai. Pra visitar Europa é melhor em abril e maio, primavera. Veja meus arquivos, tem a Europa inteira em mochilão, inclusive em 2008. Dá pra ter uma idéia de o que você prefere, é bem pessoal a escolha de itinerário. Mas eu recomendo passar em Istambul! Abs.

Jessica: se ficar na mochila ele mofa e estraga, ou então é amassado pelo peso! Haha.

Bárbara Ottoni disse...

aula de historia aio vivo.....esse minino ta indo longe heim!!!!!!!!!

Anônimo disse...

Lukinhas,
adoreiiiiii essa ilha que lugar lindoooo!!! que cor da agua perfeita... apesar que aki tbm tem aguas azuis assim... ehehehe
continue nos abrilhantando com sua viagem... to adorando o blog... beijos amigo!!

Michell e Larissa disse...

Cara to indo para rhodes com minha e esposa e outra casal quero saber si a comida ai e muito cara e si tem algum conselho vou ficar em faliraki e no hotel so tem bf vlws dede ja abrçao

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...