quarta-feira, 17 de novembro de 2010

Ephesus - Selçuk - Dias 13, 14, 15

Você gosta de história? Você gosta de Grécia antiga? Império romano? Bizantino? Civilizações pré históricas? Helenísticas? Sim, você pode encontrar tudo isso num só lugar, na cidade de Selçuk, na Turquia!

EPHESUS! Que nome de peso! Este é um dos pontos do mundo mais importantes da história, praticamente um berço da civilização, também!

Cheguei em Marmaris, vindo da ilha de Rhodes, paguei 22 dólares só de taxa portuária! Mais 35 euros da passagem! E agora prometi que não mostro mais meu Seaman's book na fronteira, porque só me deu problema! O cara já estava carimbando meu passaporto quando viu o seaman's book aí resolveu investigar minha vida, queria saber todas as vezes que entrei e sai da Europa, e estou meio que pela Europa desde abril, então ele queria saber se eu tinha estrapolado os 3 meses de visto para turista, cara chato! Chegando Marmaris, andei com minha mochila por uns 5Km girando até encontrar a estação de ônibus, e quando cheguei lá não tinha mais ônibus para Aydin, cidade vizinha a Selçuk. Então resolvi ficar por Marmaris e peguei uma pensão de 15 liras turcas, cerca de 7,5 euros. Meu espírito consumista então tomou conta, quando percebi o paraíso de preços baixos que eu estava, depois de sair da Europa, pagar 7 euros no hotel, mais 4 euros por uma refeição completa, é o paraíso! E com música turca ao lado, e com aquela comida muito bem temperada, uma delícia! Eu amo Adana Kebab! E Marmaris é uma cidade praiana, cheia de comércio e muito viva! Gostei demais!

No outro dia peguei um ônibus para Aydin, e de Aydin a Selçuk uma van, paguei 6 liras pelo transporte, ou seja, 3 euros. Chegando, já na estação de ônibus me esperava o dono da Nur Pension, a mulher dele então veio para me buscar, e me levou para o albergue, me mostrando os principais pontos da cidade. Ela é muito simpática e faz você se sentir em casa! A pensão é bem boa, por apenas 15 liras turcas, ou 7,5 euros, você tem sua cama, check out flexível, café da manhã incluso, internet no quarto de alta velocidade. E até que limpinho, só não gostei muito do banheiro, não consegui tomar banho direito lá, ou a água sai fervendo (eu digo, pelando) a un 1000ºC, ou ela sai congelada a -10ºC, é demais, não mistura, aí tinha que ficar abrindo e fechando a água fria, pra me molhar na transição de um pra outro, que demorava uns 7 segundos mais ou menos, complicado! E o meu quarto tinha sacada.

Foi bom ter sacada, pra estender minha mochilinha, porque um gato preto cruzou meu caminho no primeiro dia, e logo em seguida minha garrafa de óleo de oliva precioso que é o melhor do mundo, do peloponeso, abriu, e começou a vazar, e deixou tudo inundado no óleo, e eu perdi cerca de metade do meu óleo.  =( Aí tive que limpar tudo e deixar a mochila pra secar. Não, era brincadeira, o coitado do gato não tem nada com isso, haha.

Então no primeiro dia visitei a 7º Maravilha do Mundo Antigo, o templo de Artemis. Esse templo dizem que foi construído pela primeira vez na Era de Bronze, no século 14 antes de Cristo, mas o seu formato principal, que é a maravilha, foi feito em 550 antes de Cristo, esse foi o primeiro templo deste estilo, e foi o maior. Era atração de todo o mundo conhecido. Foi destruído três vezes, reconstruído duas, então hoje restam apenas os restos. Andei por todo o local e tirei várias fotos e fiz até filme! Afinal, é uma das 7 maravilhas do mundo antigo né! É importante! No primeiro dia, fui também à uma mesquita, que é uma das mais antigas do mundo, a İsa Bey Mosque, construída em 1375d.C..


Aliás, aqui é um lugar importante, desde a pré história já era habitada, desde 6000a.C., observei isso vindo pra cá, a paisagem me lembrava muito a dos Flinkstones! Cheia de pedras, mas pedras bonitas, com formatos! E por aqui passaram muitas civilizações, toda história do mundo passou aqui, a pré história, idade de bronze, aí oficialmente fundada e foi da Lig Iônica, que era paralela à civilização grega, foi dos persas, seleucidas, egípcios, iônica novamente, dos macedônios, romana, bizantina, turca, otomana e depois, turca! Mas seu período de esplendor foi na época macedônica e romana! E um pouco da iônica também.

Então, no meu quarto do albergue estava uma japonesa, a Ayako, então eu sai com ela no segundo dia, coitada. Fiz ela andar demais! Fomos andando até Éfeso, e depois até a casa de Maria, e depois voltamos andando até Éfeso! Sorte é que aí pegamos carona até a cidade. Mas o bom é que com isso fortalecemos as pernas, e economizamos 100 liras turcas! 50 euros de taxi que não precisamos pagar, e ainda no caminho da casa de Maria, entrei no mato e achei umas árvores frutíferas com umas frutas muito boas que não sei o nome, parecia amora! Mas então, voltando, primeiro fomos a Ephesus.

Essa Ephesus foi fundada pelo general de Alexandre o Grande, após sua morte, seu nome era Lysímachus. Esta era uma cidade moderna, cultuava a deusa Artemis, e dizia-se que era a terra das amazonas, portanto as mulheres tinham os mesmos direitos dos homens, não havia discriminação. Todos tinha acesso à educação, era a prioridade, uma escola de medicina muito famosa nasceu aqui. Os estrangeiros não eram descriminados e também eram tratados com igualdade. A cidade chegou a ter 20.000 habitantes em seu auge, no período romano. Neste período romano, a cidade foi a capital da Asia Menor, diz que só perdia em tamanho e importância para Roma, era o maior porto, as pessoas tinham vida boa e com riqueza, havia o sistema mais moderno do mundo de aquedutos, com 4 que chegavam à cidade com 100 litros por segundo. Havia água quente nas residências. Mas a cidade depois perdeu importância, quando o mar se afastou, antes era o maior porto da Asia Menor, hoje está a 7Km de distância do mar. E muitos terremotos também contribuíram com a destruição.


Então, aqui assisti uma apresentação bem interessante das festas durante o período romano, luta de gladiores também, e publiquei um vídeo. Fui ao teatro, que é lindo, enorme, o maior teatro greco romano que já conheci. Então fomos para a Biblioteca de Celsus, e lá, quando estava fazendo o vídeo que vou colocar aqui em seguida, eu percebi que a MSC estava lá, aí já vi que seria um dia de multidões, multidões de turistas da MSC lotando tudo. Aí falei com o povo que trabalha com a excursão, mas, né, sabe como é staff, achei uns bem metidos, e nenhum tava fazendo o trabalho deles, tavam num grupo de 5 andando por conta pela cidade, enquanto deviam estar cuidadando dos grupos! Mas enfim, onde parei? Ah, a biblioteca, é o símbolo da cidade, do conhecimento que era cultivado ali. Depois andamos mais um pouco pela cidade, vimos todas as fontes e lugares importantes, e saimos. Sabem né, que esta cidade, ótima pra morar na época, foi onde viveram o apóstolo João e Maria mãe de Jesus, depois que Jesus foi crucificado, eles passavam direto por ali, e aqui nessa cidade eles morreram.


Depois, que eu fiquei com dó da Ayako, comecei a subir a montanha até a casa de Maria, e é uns 6Km de subida até lá, foi complicado! Já falei né, que no caminho paramos pra comer umas frutas nativas, muito bom! Até que chegamos, e foi muito bom. O lugar é muito especial. Parece que em 2005 um incêndio acabou com toda a região, que tem pinos e vegetação rasteira, mas quando o fogo chegou perto da casa de Maria, circundou a casa, e parou. Dizem que foi milagre, o fogo respeitou a casa. Enfim, entrei na casa filmando, não pode, mas, pelos meus leitores eu fiz isso, hahaha. Aproveitei a brecha dos soldados, sim, o lugar é guardado pelo exército. Perigoso! E, sei lá, é uma sensação diferente estar lá, de baixo da casa há uma fonte, e a água que nas ce lá já nasce com gosto de água benta! ahuahuahauhau... na verdade eu não sei se é água benta, mas é que a água tem um gosto leve de igreja, sei lá como explicar, só sei que é diferente! Mas é boa! Peguei uma garrafa de 1,5 litros no bar de bebidas e enchi! Vou levar pra Jerusalem e pra Galiléia e pra Belém, etc, Haha. E vou beber também. 
Ah! E lá eu descobri uma coisa que não sabia, que os muçulmanos consideram que Jesus é o Messias! Tudo bem, eu sabia que eles acreditam que ele voltaria, mas nunca tinha lido no Alcorão escrito que Jesus é o Messias. Está escrito no capítulo 3 versículo 45 do Alcorão: Maria, Deus dá as boas novas que é o seu Verbo, seu nome é Messias, Jesus, filho de Maria, grande honra terá ele neste e no próximo mundo, sentado ao lado de Deus. Sério, fiquei meio que estasiado quando li, e você? Leia aí!




Depois na volta, quando descemos os 6Km e chegamos a Ephesus, conseguimos uma carona para a cidade. Economizamos uns 4Km de caminhada. Além das 100 liras do taxi! A noite, como todas as noites na Turquia, comi um kebab, dui num restaurante chamado Old House Restaurant, no centro de Selçuk, na minha opinião o melhor, os preços são iguais, o ambiente é fantástico, e a comida sensacional! Nossa, promovi agora né! Mas a carne tava boa mesmo, diz que na alta temporada tem que reservar com muita antecendência pra comer ali, pois eles têm poucas mesas.

No meu último dia inteiro em Selçuk, visitei o que restava, a Basílica de São João, e o Museu de Ephesus. Na verdade, a manhã eu gastei tentando arrumar meu laptop. Alguma coisa aconteceu, e agora quando eu desligo ele, ele apaga todas as memórias, como se formatasse ele, então agora qualquer coisa que eu altere nele, não vai gravar. Aí como o computador foi comprado na Alemanha e está em alemão, só vou solucionar isto em janeiro no Brasil. A MINHA SORTE, foi que eu comprei em Istanbul por 90 euros um HD Externo muito bom, pequeno e leve, de 690Gb, e sempre ponho as fotos e vídeos nele, isso que me salvou, se não fosse isso teria perdido todas as fotos e vídeos desde julho, imagine!!!! 

Então, depois da crucificação de Jesus, os apóstolos foram perseguidos em Jerusalem, e Jesus confiou sua mãe para o apóstolo João, o mais novo entre os apóstolos, e João, depois de uns anos, partiu para a Asia Menor, com Maria e seus filhos, ali eles viveram até os últimos anos de suas vidas, ali perto, na ilha de Patmos, João foi exilado por 2 anos e escreveu o Apocalipse, e aqui, na AyaSulk Hill ele escreveu seu evangélio, e ali foi sepultado. Então foi construída uma tumba para ele naquele local, pois ele era uma pessoa muito importante na época. Após, foi construída a Catedral de Maria, no local da tumba, e depois em 531d.C. foi construída pelos bizantinos a majestosa Basílica de São João. Era pra ser a maior do mundo para honrar este apóstolo tão amado por Jesus, mas as limitações do morro fizeram com que ela fosse a 7º maior catedral já construída no mundo. Infelizemente ela não sobreviveu ao tempo, houveram terremotos que a destruíram, e depois foi esquecida pois não era de tanta importância aos turcos e otomanos. Esse lugar que eu visitei, fiquei lá umas 3 horas, andando por entre as meias paredes do local, imaginando como seria ela completa, as cúpulas, redomas. O mármore de ótima qualidade que havia ali, o mármore vermelho no altar. Ali está a tumba do último apóstolo vivo, é um lugar muito importante pra história da humanidade. Eu fiz um vídeo de 1.13Gb e postei no Youtube, graças a boa internet deste hostel! Vou postar aqui, podem alterar nas opções do vídeo para assistir em HD, é muito melhor! Ali, naquele mesmo local também ocorreu o Concílio de Ephesus em 431d.C., o terceiro concílio da história da igreja.


Depois disto visitei o Museu de Selçuk, com grandes tesouros encontrados nas escavações, tais como estátuas de Artemis encontradas em meio às ruínas do templo, e artigos encontrados nas casas de Ephesus, além de muitas estátuas bem conservadas, até que vale a pena pagar as 5 liras!
Aliás, falando em preço, Ephesus (20TL), Casas em Ephesus (15TL), Casa de Maria (12,5TL), St. John's Basilica (5TL), Museu de Selçuk (5TL), e 1 euro = 2 TL.

Bom, com isto eu acredito que terminei Selçuk, Ephesus, um dos lugares mais importantes da minha viagem, cidade de uma das igrejas do apocalipse e da  igreja que recebeu a carta aos Efésios, da Bíblia. Com tanta história acumulada. Amanhã sigo para Denizli, para ir a Pammukkale, encontrar um hostel, ver os lagos e fontes naturais de águas quentes, e Hierápolis. São 20TL até lá! Até o próximo post! E, to aprimorando o blog hein, primeiro fotos, depois vídeos, agora links! Pra retribuir, comentem!





 Mesquita de İsa Bey
 Uma das 7 Maravilhas do mundo antigo, Templo de Artemis
 Super Teatro de Ephesus
 Biblioteca de Ephesus com a Ayako
 As frutas da casa de Maria
 Casa de Maria, mãe de Jesus
 Ali naquela planície, era o mar que dava riqueza à Ephesus
 Noite do Kebab!
 Colunas corintianas! :P
 Tumba do Apóstolo João
 Ali não pude ir!
 Batistério de João!
 Basílica de São João
 Era assim a Basílica de São João
 deusa Artemis
Era assim a 7 maravilha do mundo antigo, agora só faltam 4!

4 comentários:

Murray Clark disse...

Awesome Post, now I want to go to Ephesus!!!
I never knew Ephesus existed until now.

The Library of Celsus looks spectacular and the Theater looks remarkable large but there doest seem to be much left of the Temple of Artemis :)

The House Of Mary must have been a very spiritually moving place to visit, I especially like the trees growing against the side of the house.
I didn't know holy water tasted different to normal water, you will have to bottle it and send some to Australia haha, I'm joking.

You remind me of Indiana Jones in some of the photos, particularly the ones titles "Basílica de São João" and "Colunas corintianas!", all you need is a hat like his :)

This was an excellent post and now I hope to visit Ephesus one day.

Jk Bueno disse...

Nossa!!! Me deu muita vontade estar nesses lugares!!!! Awsome!!!! :)

Primeira vez no blog, moro nos eua como au pair (au poor!!! :D) e depois do termino do programa, pretendo ser tripulante! Alguma dica especial???

Um grande abraço!

Jessika

Marcelo disse...

Ei Lucas! Que legais teus posts. Bem documentados e cheio de fotos e vídeos. Parabéns! Fantástica viagem. Aliás, estou revivendo os momentos em que passei por ai. Legal de mais. De fato, a casa de Maria tem uma energia muito especial, né? Eu enchi 2 garrafas de água.. mas logo as bebi! hehehe.. Que coragem ir à pé! Eu peguei carona pra subir o morro!

Laís disse...

Tudo bem?
Vi seu blog e estou querendo fazer uma viagem a Turquia, porém não sei onde ficar em Marmaris.. Você lembra o nome da pensão que você ficou?

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...