sábado, 6 de novembro de 2010

Veneza e Firenze (Florença) - Dias 1,2,3,4


SONO LIBERO!! Foi isso que eu disse, pensei, quando estava saindo do porto no dia 3 de novembro, em Veneza. De manhã fizemos o último ponto de encontro, a Maria Rosária até gravou eu falando, ou enrolando, em algumas línguas no me último ponto de reunião, depois fomos os 5 (Eu, Rosária, Giovanna, Iana e Verônica) de ônibus até onde o barco da última excursão sairia, o barco foi, a última excursão partiu, missão cumprida, tiramos algumas fotos e voltamos ao navio. Demos uma última ajeitada no escritório, trocamos fotos e pronto, acabou.
Tive um certo problema com minha mochila, acho que ela não aguentou muito o peso, e as duas alças de trás romperam, ou seja, eu estou agora com um saco, sem alça, e pesado, muito pesado.  Mas não tem quase nada na mochila, só materiais de higiene, alguns souvenirs, meu laptop e acessórios, uns papéis e uns extras, só. Pouca coisa. Acho que fui a pessoa que saiu com menos coisas do navio. Mas acho, ACHO, que pode ser que, quem sabe, há a possibilidade, de estar com cerca de 30Kg a mochila, mas, não sei o que pesa tanto! Tenho pouca roupa.
Fui de táxi pra praça de Roma dividindo com a Vanessa e o Andrea. Ficou 5 euros cada um, depois da praça foi cada um para seu canto. Eu carregando aquele saco pesado não consegui andar muitos metros, aí foi difícil achar um hotel bom pra mim. Primeiro que encontrei 80 euros, o outro 60 euros. Mas eu não tinha mais energia pra carregar o saco, então falei: Vou deixar aqui minha mochila ok, volto em 15 minutos. E falei do meu blog, que é visitado internacionalmente por pessoas interessadas em viajar e trabalhar em cruzeiros, que eu avalio e indico os lugares que eu vou, pros leitores se visitarem a cidade terem um lugar pra ir, ou não ir. Mostrei minha mochila cheia de bandeirinhas.  E sai em busca de um albergue ou um hotel mais barato. Achei um bem longe, por 45 euros sem café, o resto era tudo mais de 60 euros a noite.
Depois de, sem mapa, me perdi um pouco pelas ruelas da cidade (um labirinto), voltei pro hotel onde estava minha mochila, e lá estava o dono, a esposa e o recepcionista. Aí falei que eu ia pegar a mochila pra carregar até o outro pois me ofereceram por 45 euros. Aí o dono falou: Não, você fica aqui, por 45 euros mesmo. E me deram um quarto que pra mim é luxo,que já digo o que tem:
HOTEL TOLENTINI:  com banheiro privado, cama de casal bem grande (ou seja, poderiam ser 2 aqui em Veneza por 22,50 euros cada), armário, escrevaninha, tudo limpinho e bem arrumado, vista bonita, secador de cabelo, cafeteira elétrica, TV, sistema de aquecimento. Este hotel fica na via principal para andar da Piazza de Roma até a Piazza de San Marco, e fica a uns 5 minutos da estação de trem. Mas o preço oficial é 60 euros! Eu paguei menos porque tenho poder de negociação! Ou, porque é baixa temporada. Hehe. O quarto é muito bom, o staff também, apesar de que não é sempre que estão lá disponíveis, não é recepção 24 horas. Tem internet wireless disponível, mas na verdade eu não consegui conexão. E sem café da manhã. Em termos de mochileiro é ruim e caro, só o quarto é bom, mas considerando que era no centro de Veneza, uma cidade caríssima, e sem poder procurar, foi bom.
Então me encaminhei para a Piazza de Roma, pegar um ônibus para o aeroporto de San Marco, para mudar a data da passagem aérea, até então meu destino ainda era incerto. Chegando lá, encontrei uns passageiros do navio, uns italianos que trabalhavam no navio e também brasileiros que estavam desembarcando, fiquei com os brasileiros conversando. Chegando na Air France, falei que queria adiar a data do vôo que seria para hoje, ela falou que só precisava pagar 100 euros de multa, e pronto, paguei, e alterei pro dia 9 de janeiro, chego dia 9 de janeiro às 19:00 em São Paulo. Simples assim. Estava preocupado porque primeiro a incompetente da agente de viagens quis cobrar 600 euros pra trocar a data, eu achei absurdo e resolvi ter de ficar uns dias na Itália pra trocar no aeroporto mesmo, e li num blog por aí que tinha prazo de 72 horas antes do vôo para poder mudar a data, tudo mentira. Troquei a data 4 horas antes do vôo.
Aí voltei, encontrei minha sorella Maria Rosária esperando o ônibus em que eu estava chegando, para ir para o aeroporto, e também estava lá a Virgínia. Então me despedi delas denovo e  fiz um tour de Venice at night. Andei por toda Veneza, fui até a Piazza de  San Marco, aliás, não pensava que era longe assim. Me perdi bastante até descobrir o caminho de rato. Tem placas num caminho principal que leva de uma piazza a outra. Inclusive o meu hotel está neste caminho de rato. Visitei todos os pontos principais da cidade, e vou postar aqui as fotos! Comprei meu jantar e comi no hotel, comprei a lasanha caseira num restaurante muito bom, paguei 6 euros. Tá, essas despesas grandes eu tiro a diferença no Oriente Médio!
No outro dia sai cedo e comprei uma “super cola”, ou “super bonder”, para tentar arrumar minha mochila, parece que deu certo. Fui pra estação de trem às 09:10 porque meu trem sairia às 09:20. Então descobri que a estação que meu trem estava era outra, a Mestra, aí não deu, perdi o trem, troquei o horário para o próximo. No meio tempo aproveitei pra ir no mercado, comprar papel toalha, ou guardanapo, uma bolachinhas, coca, pringles, leite e tomate pomodoro! Aliás, muito bom o tomate, é de pegar e comer como se fosse morango.
Em Firenze, ou Florença, fiquei algumas horas e fui nos pontos principais da cidade. Firenze é uma cidade especial, era capital da sua região e uma das capitais do Renascentismo na Itália e Europa. Há muita arte pelas ruas, é um museu a céu aberto. Uma das cidades mais belas da Itália. Vou postar aqui algumas fotos da cidade. Mas pelo meu atraso (tá, agora aprendi, chegar sempre meia hora antes do combinado), só pude visitar Florença a noite, sem poder entrar nos museus. Em Florença estão os túmulos de Galileu Galilei, Dante, o original de Davi de Michelangelo está na Accademia de Firenze, a Sagrada Família de Donatello, aquele famosíssimo quadro de Vênus está lá também, penso que no Ufizzio, além de outros tesouros da humanidade, na opinião de muitos, é a mais bela cidade italiana, a mais rica em história, e realmente é. Você respira arte quando anda por Florença. Recomendo!
Peguei o trem de 22,50 euros para voltar para Veneza, só não sabia que demorava tanto, sai 21:50 de Firenze e cheguei  01:02 em Veneza Mestre, e não tinha mais trem, tive que esperar naquele frio até 01:33 para pegar o circular de ônibus (de graça). Cheguei 02:00 no hotel.
No outro dia de manhã fui até o terminal do porto comprar minha passagem para a Grécia, Veneza-Patras:  43,20 euros. Dei mais uma volta pela cidade, até Piazza de San Marco, entrei, toda alagada, piso todo desnivelado, realmente com a elevação dos mares não dou nem 15 anos para a Catedral de San Marco e o Palácio Ducale. Estes edifícios representam a riqueza, poder e sucesso decorrente do comércio dos burgueses renascentistas da “cidade-Estado” de Veneza, que conquistou tantas terras estrangeiras, e promoveu tanto a paz e crescimento pelo comércio e arte. Uma luz no fim do túnel depois dos anos de trevas feudais. Se quiser conhecer esta história viva venha logo, pois logo ela será uma Atlântida. Aí terá que fazer curso de mergulho antes de visitar! Hehe.
Foi uma peregrinação com aquela mochila do hotel até o porto, vou acabar com minhas costas, andei todo o caminho de 25 minutos até o navio. E a mochila está consertada mas não está mais flexível como era, porque passei super cola para fixar as alças. Então o peso não fica bem distribuído na bacia.
DICA AOS MOCHILEIROS: Sua mochila deve sempre colocar o peso sobre a sua bacia, e a parte de cima puxar tuas costas para trás, nunca se apoiar nas suas costas, assim você não cansa e consegue carregá-la. Não é mais esse o meu caso, conclusão: Sempre vou ter que pegar hostels próximos às estações de trem ou ônibus, para não andar tanto com ela. Pois a mochila grande o mochileiro só carrega de uma cidade pra outra, de um hostel pra outro. Para visitar os lugares sempre tem uma mochila pequena de 15 litros para carregar comida e primeira necessidade, leve.
Estou escrevendo isso aqui no navio Europe Palace da Minoan Lines, 30 horas de viagem 30 horas de viagem, mas pra mim é muito bom porque eu posso finalmente descansar, do trabalho no navio principalmente, e relaxar. Arranjei uma poltrona bem grande, do lado de uma tomada, então fico aqui como se fosse uma lan house, ou “internet cafe” sem internet. Posso ler, ver filmes, jogar PES 2011, ouvir música, escrever. Lá fora o dia está bonito, finalmente!
DICA AOS MOCHILEIROS: Na bolsa pequena leve comida, gaste 8 euros ou dólares no mercado e a comida dura por dois dias. Tenho aqui bolacha, pacote inteiro de pão fatiado, patê, mortadela, lasanha, coca, leite, água.
A Itália, eu não gostei muito da época que visitei, novembro, está realmente frio mas não nevando, então sempre nublado, com a temperatura em 5ºC, sempre friozinho, e a noite passa do 0. Quando é 14:30 o sol já está na posição, e 16:30 já está se pondo, então não tem dia, não tem porque visitar um lugar assim, turista quer é sol! Mas com certeza as cidades de Veneza e Firenze são duas das mais bonitas e importantes da Itália, ir para a Itália e não conhecê-las é quase como ir a Roma e não ir ao Coliseu!
Neste navio dá vontade de comprar as coisas, tudo com desconto, roupas e sapatos da Lacoste com 25% de desconto, perfumes e relógios com 20%,  óculos de sol com 15% de desconto. Vou por exemplo dar uma lista de perfumes e preços só para vocês terem uma idéia:
Feminino:  J’adore 75ml – 48 euros; Miss Dior 100ml – 62,40 euros; Lady Million 50ml - 56 euros
Masculino: Bleu Chanel 50ml – 37,60 euros;  Armani Code 50ml – 49,60 euros;  Ferrari 30 ml – 12,80 euros; Diesel only the brave 50ml – 34,40 euros; Gaulter Male 75ml - 34,60 euros; 1 Million 50ml – 32,80; Hugo Boss night 50ml - 35,60 euros.
ISSO TUDO É MUITO BARATO. Compare com preços do Brasil e até da Europa. Óculos também estão baratos, mas pena que não tenho mais espaço na mochila! =(
Dica para quem for viajar com o ferry de 40 euros: Se vier, traga toalha pois tem chuveiro, mas sem toalha. E se tiver um saco de dormir, melhor. Eu usei as almofadas das poltronas pra fazer minha cama!
Estou indo para Patras na Grécia, fica a 2 horas de ônibus de Atenas, de Atenas (Piraeus) pego um ferry para ilha de Patmos, onde foi escrito o Apocalipse! Escrevo de lá!

 Bravíssimos!
 CIAO para a última excursão
 Beeeelas!
 Acabou!
 Vanessa e Andrea
 O quarto de 45 euros.
 Estiloso, indo pro aeroporto adiar a data da passagem
 Pôr do sol em Veneza
 Praça de São Marco
 Gôndolas!
 Venice by night
 A vista
 Firenze
 Davi de Michelangelo
 A arte em Florença: o pintor, o músico, a obra de arte, e o mochileiro!
 Onde estão Galileu Galilei e Dante
 Accademia de Firenze, onde está a original de Davi de Michelangelo
 Venice, fria!
 Bela Veneza
Paláco Ducale e Catedral de São Marco, afundando
 Futura Atlântida
 Ciao Veneza! Ciao frio! Ciao Pôr do sol às 16h da tarde! Vou para a Grécia onde é mais calor!

8 comentários:

kakau martinez disse...

Muito bom!!!!!
Escuta fiquei num hotel ai em Veneza por 90 euros...uns 10 ou 15 min da Piazza San Marco...Hotel Malibran, com cafe da manha um quarto bem confortavel com cofre, mas sem internet...Na recepçao eles tinham um laptop para uso dos hospedes cobrando 3,00 por uma hora.
Alem disso para os hospedes eles ofereciam 10 por cento de desconto no almoço ou jantar...
Comi essa lazanha, q por sinal tava muito boa!!!!
Comprei num restaurante proximo a estaçao de trem Sta Lucia, a estaçao errada que vc esteve !!!!
Adorei Veneza...adorei!!!
Qdo fui tava calor sol... e lotadaça...tem fotos no meu orkut...
Pra variar seu blog eh o maximo...o maximo!!!!

Sds KAKAU

Ana Caroline disse...

que romântico veneza ♥

Murray Clark disse...

Anther excellent post!!!
I really liked the tips and hotel reviews, I hope you can add them to your next post.

Venice looks amazing! You have taken some of the best photos of Venice I have ever seen.
Calling Venice the "Futura Atlântida" was very funny, I laughed.
You were lucky to get the hotel for 45 euros. Thats where I will stay when I go to Venice.

Keep up the good work :)

Bárbara Ottoni disse...

lucas, vc esta de parabens viu!! com dicas minuncionsas para quem quer mochilar.......blz!!

Anônimo disse...

Super Lucas!!!!....hehehe

Grande abraço amigooo!!!!

=)
Hellen Pri

Raphael Medeiros disse...

Fala sério Lucas... Tem que contar a história inteiro, tem que falar que perdeu o trem em florença e só foi descer em arezzo... he he he.
Falando sério... fiquei numa dó quando o trem não parava e você ia ficando com cara de preocupado...hehehe. Mas fiquei feliz que pude ver aqui que você acabou curtindo um pouco Florença... muito legais suas fotos.
Abraço

Raphael (nos encontramos no trem, lembra?)

Lucas Cavalheiro Bueno disse...

Hahahaha, ah detalhe, esqueci de colocar! Hahaha.. Sabia q um dia vc iria vir aqui e falar isso! Hahaha

Mas é, minhas horas em Florença se encurtaram mais ainda, pq eu chegando lá, desci, perguntei pra moça da loja se ali era a estação principal q eu tinha visto no mapa, ae ela falo q era só a próxima estação, voltei pro trem, fui parar só em Arezzo, a alguns quilômetros dali, aí chegando lá tive que comprar um outro ticket pra voltar pra Florença, e voltei... pronto, história contada! Hahaha, 2 horas a menos em Florença, acontece! =P

Ah, me mande um e-mail aí pra entrar em contato: cavalheirobueno@gmail.com

Abs!

Anônimo disse...

Lucas, adorei as dicas, só não entendi onde fica o navio com os perfumes e roupas baratas, poderia me dizer????

Obrigada.

Leila Cutrim
leilacutrim@yahoo.com

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...