quarta-feira, 24 de novembro de 2010

Pamukkale, o paraíso na Terra! Dias 16,17,18 e 19

Olha, eu sei que vários lugares nesta viagem vão me surpreender, mas com certeza um deles foi Pamukkale.

Peguei um ônibus da empresa Pamukkale em Selçuk, e em 3 horas já estava em Pamukkale, nem precisei ir para Denizli antes. E é sempre assim, pelo menos na Turquia, se você desce de um ônibus em uma cidade com bagagem, ou mochila nas costas, com certeza chegará alguem te oferecendo hotel. E não foi diferente em Pamukkale, veio um, e acabei indo ao hotel dele, que ficava ao lado. A área de Pamukkale é realmente pequena, com alguns hotéis e alguns restaurantes e só, mais nada. Então, o hotel se chama "Kale Guesthouse", não tenho muito o que reclamar, o preço era 10TL pra dormitório, mas fiquei em quarto simples por 20TL, com café da manhã. Mas não gostei do café da manhã que era muito limitado, e o quarto não tinha calefação, se não fosse o cobertor teria passado frio, e sem TV. Mas a internet era ótima! E tinha vista para as travertinas, a montanha branca.
Logo após não resisti e fui visitar Pamukkale, as travertinas, a cidade assentada sobre o mármore, sobre o castelo de algodão, Hierápolis.
Estava cheio de turistas, estudantes e trabalhadores turcos, visitando o próprio país por conta do feriado chamado Hajj, que os islâmicos fazem a peregrinação para Meca, é a semana inteira de feriado. Na subida, um "piá", leia-se garoto, guri ou menino, um piá turco de 18 anos que não falava nada de inglês veio falando turco comigo, ele estava com a irmã de 15 anos e um irmão de uns 10 anos. E ficou subindo comigo todo o tempo, com os irmãos, a irmã de 15 anos até falava um pouco de inglês, mas era tímida e levava um tempo pra começar a falar comigo, já o piá não parava de falar turco e eu só: aham. Mas conseguimos nos comunicar, fomos "conversando" até chegar lá emcima, até lá tiramos fotos com a minha e a câmera deles também. Na subida eu me impressionava com a beleza do lugar, lindo lindo lindo, um dos lugares mais bonitos que já conheci, me sentia pisando nas nuvens. Para subir à cidade de Hierápolis, ao sítio arqueológico, é necessário tirar os sapatos e subir descalço pelas travertinas, pisando naquele mármore branco com a água quente descendo, além das pequenas piscinas azuis no caminho. A cada piscina nós parávamos pra entrar e molhar o pé! Esse dia foi muito especial, realmente. 

Esse lugar, chamado Pamukkale, é um lugar especial no mundo, onde há mais de 40 fontes de águas termais e medicinais, com várias propriedades pra tratamentos de várias doenças. Como essa água quente brota do chão, ela traz consigo carbonato de cálcio, e esse carbonato de cálcio quando chega à superfície, se solidifica, e vira MÁRMORE TRAVERTINO. Então, vejam nas fotos, todo esse branco maravilhoso é puro mármore, na natureza, lindo de ver! Pamukkale significa "Castelo de Algodão".

Os antigos encontraram este lugar e fundaram uma cidade que foi muito grande e importante, a cidade de Hierápolis, sério, eu se fosse ter que trocar de vida por uma vida no passado, queria viver em Hierápolis! Eles tinham um resort aos seus pés! Depois visitei o sítio arqueológico, enorme, não consegui visitar tudo num dia, visitei o museu e o local onde um dos apóstolos de Cristo foi martirizado, Apóstolo Filipe morreu ali em Hierápolis. Neste dia, para fechar o dia assisti um dos pores do sol mais lindos que já vi! E vou  colocar fotos aqui pra compartilhar isto com vocês! Além deste vídeo:


Durante a noite, vi na internet o site do hotel ao lado e resolvi que no outro dia de manhã trocaria de hotel, e assim eu fiz. Fui para o Artemis Yoruk Otel, por apenas 5 liras a mais, agora pagando 25 liras turcas, eu tinha uma piscina externa enorme, e uma piscina interna aquecida e duas saunas, com águas das fontes naturais, das travertinas, ou seja, com propriedades medicinais! Ah, pagar 12 euros pra ter isso tudo, tá de brincadeira né? Isso com um quarto duplo suíte, café da manhã MUITO bom com buffet livre, e só a internet que não era muito boa, mas pegava no quarto! E foi bom este hotel também pra conhecer as pessoas, conheci um pessoal estudante, que faz Erasmus em Istanbul, uma espanhola que conheci na piscina, a Rebeca, ahhh eu acabei sem pegar contato dela depois da piscina e não consegui mais achar a criatura, eita! Falei também com franceses, e italianos, e falando italiano! É bom isso!!

Neste dia descobri que meu pai tinha finalmente se decidido e se resolvido, conseguiu ajeitar as coisas no Brasil, e na mesma hora comprou uma passagem de avião pela Turkish Airlines para Istanbul no outro dia! Então resolvi ficar mais dias naquele resort esperando ele chegar. Ele é aposentado, e sempre quis fazer essa viagem também, então por isso ele resolveu vir também, porque sozinho seria mais difícil!

Segundo dia fiquei só andando por lá e na piscina, mas no outro dia fui para Laodicéia! Lugar muito importante! Pelo menos para os cristãos! Os turcos nem dão muita importância, no hotel me falaram que nem valia a pena ir, eram apenas ruínas. Mas Laodicéia é a sétima igreja do Apocalipse, é a igreja morna, que representa a grande maioria dos cristãos hoje em dia, que têm um pé na igreja e outro pé no mundo, que misturam as coisas e não são coerentes por isso não dão o exemplo. Jesus fala que antes fosse frio, pois morno ele vomita. Morno mente para si mesmo. Eu, Lucas, aconselho a pessoa que está lendo, se ela for cristã, pra ela pensar se não é morna, se ela concorda com alguma coisa da Bíblia e outras não, e assim julga Deus, e é metade cristão, metade do mundo, ou seja, ahn? Cadê a coerência, seja uma coisa ou outra! Enfim, Laodicéia foi uma cidade bastante rica, pois estava no meio de uma rota de comércio e produzia têxteis. Tinha 2 teatros, o maior estádio da Ásia Minor e quatro banhos, com águas quentes, mornas e frias, um luxo! Segue o texto bíblico sobre Laodicéia:

Apocalipse 3:14-22
E ao anjo da igreja que está em Laodicéia escreve: Isto diz o Amém, a testemunha fiel e verdadeira, o princípio da criação de Deus:
Conheço as tuas obras, que nem és frio nem quente; quem dera foras frio ou quente!
Assim, porque és morno, e não és frio nem quente, vomitar-te-ei da minha boca.
Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;
Aconselho-te que de mim compres ouro provado no fogo, para que te enriqueças; e roupas brancas, para que te vistas, e não apareça a vergonha da tua nudez; e que unjas os teus olhos com colírio, para que vejas.
Eu repreendo e castigo a todos quantos amo; sê pois zeloso, e arrepende-te.
Eis que estou à porta, e bato; se alguém ouvir a minha voz, e abrir a porta, entrarei em sua casa, e com ele cearei, e ele comigo.
Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono; assim como eu venci, e me assentei com meu Pai no seu trono.
Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

 Então, publiquei um vídeo sobre isso e vou postar aqui:


Então no outro dia meu pai chegou de manhã, e não se abateu com as horas e horas de viagem, pois depois de enfrentar as 14 horas de avião, pegou mais 10 horas de ônibus até Denizli, e quando chegou já foi direto passear comigo! Fomos e entramos em Pamukkale! Eram 20TL para entrar, muito bom voltar lá! Depois entramos na piscina, linda, melhor piscina que já estive! Com colunas originais ao fundo, a água quente, com a fonte logo ao lado, de origem vulcânica, a água borbulhava, as bolhinhas grudavam na nossa pele, realmente medicinal essa água, milagrosa! Ficamos lá cerca de 2 horas, e depois fomos andar pelo resto da cidade, foi cansativo pois ela é muito grande, depois assistimos o pôr do sol com as travertinas. Mas o que eu não gosto muito, mas é por causa do mês que eu vim, de inverno, é que o pôr do sol já começa às 15:30, aquela foto que você vai ver do pôr do sol em Laodicéia foi tirada às 15:30. E 17h já é noite! E 20h já não há uma alma viva nas ruas da cidade, é uma cidade pequena. Isso encurta meu dia né!

Há também a opção de pular de asa delta por cima de Pamukkale, eu até pensei nisso, mas desisti, faço em outro lugar, custaria 120TL.

Bom, é isso, realmente impressionante este lugar, como os turcos dizem agora eu acredito, a 8º maravilha do mundo! É lindo este lugar, se a pessoa tem oportunidade, tem que visitar este lugar uma vez na vida! E aquela piscina, maravilhosa! Depois fui para a próxima parada: Antalya.

Fotos:
 Quando descobri que a água era quente, olha a cara da criança
 Piscinas naturais nas travertinas!
 Água límpida!
 Os turcos que me acompanharam
 A turca que também subiu comigo
 Olha, sem palavras né, lindo demais!!!
 Lugar da morte de um dos 12 apóstolos, apóstolo Filipe
 Paisagem linda!
 Pôr do sol em Pamukkale
 Laodicéia secou!
 Laodicéia, a sétima igreja do apocalipse
 Pôr do sol em Laodicéia, reparar na cidade abaixo do sol, foto boa né!! Haha
 Piscina histórica, medicinal, térmica, etc
 Queria uma dessas em casa
 Eu com meu pai, agora não estou mais sozinho!
180º em Pamukkale

4 comentários:

Dani disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Dani disse...

Oi Lucas

Ainda bem que sua inspiração voltou.

Estou precisando de um mergulho nessas águas medicinais ai tb!

Estou tentando não ser morna, é dificil, mas tb não quero ser vomitada!

Sucesso ai na viagem!

Marcelo disse...

Ae Lucas! Que legal que vai viajar com teu pai! Quando fui pra pamukkale, em Abril, as piscinas estavam secas... nem pude vê-las cheias. E de fato, é bem grande hierápolis! Boa viagem! Estou lhe acompanhando!

Jader Dias disse...

Muito legais as fotos. Como tira uma 180?

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...