quinta-feira, 11 de novembro de 2010

Ilha do Apocalipse – Ilha de Patmos – Dias 7 e 8


Aqui começa minha jornada, a minha viagem de mochilão planejada começava aqui, antes eu estava só no caminho entre Veneza e a ilha de Patmos, pra começar. Mas valeu a pena Firenze e Veneza! Apesar de caro
 Continuando a história de ontem, estava eu no Blue Start 1, chegando em Patmos, às 3 horas da manhã, com a seguinte dúvida na cabeça: e agora, para onde vou? Antes eu pesquisei na internet, e não achei nenhum albergue, e no Google Maps não mostrava o mapa da ilha direito para eu me achar entre as ruas! Eu tinha apenas um hotel anotado, que seria 30 euros a diária, o Villa Zacharo, eu teria que achar a rua que vai para uma ourta parte da ilha pra andar 100 metros do poro e encontrar o hotel. Mas quando cheguei, adivinha, logo uma pessoa com cara de egípcio me cercou me oferecendo o hotel que ele trabalha, ao lado do porto. Eu, como estava bem perdido com a minha mochila numa ilha desconhecida de madrugada, aceitei, ele ofereceu por 25 euros. Entrei no quarto e até gostei, frigobar, sistema de calefação, sacada, cama de casal, banheiro privativo, TV. Hotel Delfini. Só capotei, dormi.

Cheguei às 3 da manhã pois era o único navio que ia para esta ilha, depois descobri o porquê. O plano seria ficar um dia na ilha, mas logo descobri que ficaria 2, pois o próximo navio para Rhodes sairia só no outro dia, às 2 horas da manhã.

No outro dia, não senti muita segurança naquele hotel, não deixaria minha mochila sozinha lá, por isso troquei pelo Hotel Villa Zacharo, por 30 euros. Na verdade foi um bom preço, porque fiquei praticamente 2 dias no Hotel Zacharo por 30 euros, das 12h do dia 9 de novembro até 2h da manhã do dia 11 de novembro. O quarto tinha TV, geladeira, banheiro privativo, calefação, cama de casal muito bem arrumada e limpinha, duas sacadas, internet wifi gratuita no quarto, e o hotel é administrado por uma família portanto é um ambiente muito familiar, bem gostoso.

No 7º dia de viagem, descobri a ilha, fui até o local onde João teve a revelação do apocalipse, o mosteiro estava fechado, mas eu escalei as rochas por fora e fiquei do lado de onde ele teve as visões, contemplando a mesma paisagem que ele via a quase 2 mil anos atrás. Levei a Bíblia e acabei lendo ali todo o livro do apocalipse, até o capítulo 23. 

Depois de um bom tempo ali, continuei subindo a montanha e, andando por um caminho de pedra para pedestres antigo, muito antigo, com não sei quantos séculos de história, cheguei até o Sagrado Monastério de São João o Teólogo. Assim como a caverna do apocalipse, também é patrimônio da humanidade pela UNESCO. Sua construção começou em 1088, possui muralhas imponentes de 15 metros para antiga proteção aos piratas, e guarda relíquias dentro de suas muralhas, hoje ainda funciona como monastério para monges da religião Católica Ortodoxa, foi interessante entrar e ver uma daqueles velhos barbudos, com roupa preta e chapéu alto preto, lendo algum manuscrito.

Na verdade não visitei dentro no primeiro dia, estava fechado, então eu almocei meu lanche no terraço / telhado de alguma casa, com aquela vista da ilha toda, com aquelas casinhas brancas. Falando em casinhas brancas, fiquei depois andando por entre elas, realmente me sentindo e estando numa ilha grega! Então encontrei duas arquitetas no local, e elas me convidaram pra conhecer uma casa que elas iriam começar a trabalhar, uma casa muito grande, ao lado do monastério. Muito interessante conheceer por dentro o que a gente só ve por fora! Era uma típica casa grega, e MUITO antiga, filmei toda a casa, vou por aqui:

A ilha é muito pequena, e com poucos habitantes, apenas 2973 habitantes. Nos dois dias que estive aqui, encontrei apenas um casal de turistas perdidos, e uma família de franceses, só. Todos os restaurantes, bares e lojas e souvenirs vazios. E tudo fechando cedo. No segundo dia percorri praticamente toda a ilha a pé, devo ter andado cerca de 30Km, de um lado para o outro, vendo as paisagens.

Também no segundo dia, pude visitar o interior da caverna do apocalipse, patrimônio da humanidade, e pude ficar sozinho lá dentro, ouvindo o silência, por mais de 1 hora. E depois subi até o monastério, e entrei. Muito especial essa ilha!!! Muita benção estar aqui.

Apocalipse 1:9 – Eu, João, irmão vosso e companheiro na tribulação, no reino e na perseverança, em Jesus, achei na ilha chamada Patmos, por causa da palavra de Deus e do testemunho de Jesus. 10 Achei-me em espírito, no dia do Senhor, e ouvi por detrás de mim grande voz, como de trombeta. 11 dizendo: o que vês, escreve em um livro e envia às sete igrejas: Éfeso, Esmirna, Pérgamo, Tiatina, Sardes,Filadélfia e Laodicéia.

João estava exilado na ilha de Patmos porque influenciava muitas pessoas a se converterem ao Cristianismo, era o último apóstolo vivo, com seus 90 e poucos anos, então ficou 2 anos nesta ilha.

Enfim, agora estou a caminho de Rhodes, quando escrevo isso, quando eu postar provavelmente estarei já em Rhodes, paguei 27 euros pela passagem de Patmos para Rhodes, mas é de madrugada a viagem, então me economiza o valor de um albergue.

Hoje, na internet, me cadastrei no site www.couchsurfing.com , indicação do Breno. O Breno, que conheci indo de Veneza pra Atenas, está mochilando pela Europa utilizando o CouchSurfing, um dia antes de chegar numa cidade, ele envia uma mensagem no site para as pessoas que se disponibilizam para receber mochileiros do mundo em sua casa, aí alguem oferece a casa para ele, e ele vai. Ele disse que com isso está fazendo uma média de 25 euros de gasto por dia na Europa, eu nunca faria uma média tão baixa, ele faz. Me cadastrei no site porque quem sabe eu use, em alguma cidade que vou visitar. Falando em pessoas que conheci, a viagem entre Atenas e Patmos passei com uma grega chamada Eleni, estuda em Rhodes e estava com a família no Peloponeso, faz universidade pra ser professora de crianças, quem sabe encontro ela por Rhodes. E falando em pessoas, meu pai, que é aposentado, está morrendo de inveja minha e diz que quem sabe venha pra cá, está só arrumando as coisas e se der certo ele vem, porque a oportunidade é única, senão depois ele tem que fazer sozinho se quiser, então, espero a resposta nos próximos dias, se ele vier, vem pra Istambul e me encontra em Selçuk, na Turquia.

Ah, e se você pegar um ferry para uma ilha grega seja pontual, pois é muito rápido, ele chega e sai num espaço de tempo de apenas 10 minutos!

E, sobre a ilha de Rhodes, onde esteve uma das maravilhas da humanidade do mundo antigo, eu escrevo nos próximos dias!





 Ilha Grega
 Casas brancas
 O lugar da Revelação
 A vista que tinha João





 Patmos!

 Dentro da caverna do Apocalipse
 A ilha de Patmos
 E olha o fim do mundo: essa semana publicaram essa foto tirada pela Nasa, nossa pequena Via Láctea sendo engolida por duas bolhas enormes. Haha. Ginki Dama.

4 comentários:

Anônimo disse...

Ahhh, Lucas, isso de ir é só em sonho.hehehe. Só se a Luana for comigo. quem sabe na outra. Mas, sonhar, isso é possível pra qualquer um. Ainda mais lendo o teu blog aqui dá mais vontade ainda! Mas, fico aqui com a Luana te acompanhando, certo? Abs Achiles.

Unknown disse...

vc tem que colocar legenda em todas as fotos, não só em algumas

Anônimo disse...

Oi Lucas, sou a Claudia, lembra daquela família gaúcha que estava no cruzeiro que saiu de Veneza e foi até Ucrania? (e que sempre fazia passeios por conta própria....rsrsrs).
Dei uma olhada no blog,muito legal!! vc escreve muito bem e sendo simpático desse jeito vai looooonge!!

Boa sorte na tua volta ao mundo de mochilão!!

ccaggiani@yahoo.com.br

Anônimo disse...

Oi Lucas, sou Flávia, achei muito legal sua viagem a ilha de Patmos, penso também que muitos curiosos gostariam de ve-la. Achei surpreendente fantástico!!!

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...