quarta-feira, 15 de dezembro de 2010

Damasco, a capital mais antiga do mundo – Dias 32, 33 e 34

Depois de sair às pressas de Hamah, pegamos um ônibus e chegamos numa das cidades mais importantes do meu planejamento de roteiro: Damasco! Esta cidade é tão importante pois é a cidade mais antiga continuamente habitada do mundo, disputa com Jericó, mas são todas da mesma época! No segundo milênio antes de Cristo, alguns dizem que havia sido habitada muito antes. Na época de Jesus, aqui também foi caminho de muitos apóstolos, inclusive Saulo (Paulo) foi convertido quando chegava aqui, em Damasco! Essa cidade também foi capital do Império Omayad, e sempre foi uma importantíssima cidade para o comércio, menos para os Otomanos. Hoje é a capital da Síria.

Damasco possui um centro velho que é enorme, com muralhas, praticamente toda a cidade antiga de Damasco sobreviveu ao tempo, e aos diversos Impérios. Na verdade sendo reconstruída muitas vezes, pois houve destruição muitas vezes nestes bairros. Enfim, o que sobreviveu foi a construção mais importante e mais imponente nesta cidade, a Umayyad Mosque. Ela foi construída pelos Bizantinos, na verdade pelo Imperador Romano Constantino I, aquele que unificou novamente o Império Romano e transferiu a capital para o oriente, para a antiga Bizâncio, depois daquilo chamada Constantinopla. Ele foi o primeiro Imperador Romano cristão, por isso introduziu como religião oficial dos agora Bizantinos, o cristianismo. Então ele tinha poder sobre toda a Terra Santa e o Egito. De onde estava mandou buscar a cabeça de João Batista, que estava guardada num templo, e trouxe para a Basílica que ele iria construir. Esta Basílica é em Damascus, e foi construída mais ou menos em 320d.C., no lugar onde havia um antigo Templo de Jupiter. Depois os islâmicos conquistaram Damasco e começaram a dividir a Basílica com os cristãos, islâmicos para um lado da Basílica e cristãos do outro lado, ambos reverenciavam o tesouro que era os restos do profeta das duas religiões: João Batista. Até que em 715d.C. depois de quase um século dividindo o templo, os islâmicos fizeram várias reformas e aumentaram um monte e transformaram em mesquita a construção, uma construção que imitava a casa de Maomé, e num estilo bizantino, com tantos lindos mosaicos em ouro que tinha a pretenção de imitar o paraíso.

Pra mim é este o ponto fundamental de Damasco, ir para lá é obrigação estar neste lugar. Hoje é onde está a Tumba do grande conquistador Saladin, a cabeça do líder dos xiitas, o neto de Maomé chamado Husayn, e a cabeça de João Batista. Aqui também é onde muitos islâmicos acreditam que é onde Jesus vai voltar quando voltar ao mundo. Crença que eu estou distante de acreditar, haha, mas, é importante mencionar!

Então, chegamos e descobrimos como táxi é barato nesta cidade, pra levar nós dois mais as mochilas, sempre 1 ou 2 dólares. Então saimos da rodoviária de táxi e o motorista nos deixou ao lado do hostel que eu tinha o nome, indicado pelo Marcelo (http://sagaorientemedio.blogspot.com/) , o Alrabie Hostel. Cheguei lá e gostei, o jardim interno é lindo demais, vou até por uma foto aqui, é onde nós tomamos o café. O problema é que não tinha internet. Pagamos cerca de U$25,00 os dois para ficar num dormitório, e no outro dia incluso café com ovo cozido, chá, um pão, manteiga, salada. Eu ainda preferia os cafés da manhã com buffet aberto na Turquia! E aí visitamos a cidade, encontramos na cidade velha novamente a Fernanda blogueira e o Leonardo, com o guia local deles. Nós visitamos a mesquita e andamos até o outro lado da cidade e comemos um Kebab. Também nestes dias aproveitamos para comprar nossas passagens de avião de volta, porque precisávamos comprar a conexão do Cairo até a cidade onde vamos pegar o avião, eu por exemplo vou congelar por um dia em Veneza, dia 8 de janeiro.

No outro dia resolvemos ir para o Hostel ao lado, que não vou contar o nome, mas tinha internet wifi pelo menos, que no fim das contas acabou sendo inclusa. E o café era igual. Só que pegamos um quarto duplo, então o preço ficou U$32,00 para os dois juntos. Mas o ruim deste hotel é que, só depois do estrago fui perceber, minha cama era um ninho de pulgas do deserto! Aiaiai. Eu sou alérgico né, então as feridas ficaram ativas por uma semana. Mas pelo menos tinha internet!

Uma das coisas que não gostei da Síria é que não conseguia achar restaurantes com a facilidade que achava em qualquer lugar da Síria, só achava Gyros de Kebab, que em cada país eles chamam de um nome diferente, aí complica, eu queria comida. Tinha um perto do Hostel, mas não gostei muito da cara do cozinheiro. E no último dia encontramos um restaurante que não foi tão caro, e comi uma sopa cremosa e frango que nossa, deliciosa, considerei melhor até do que a da Rússia! Deliciosa!

Entrando na cidade velha você passa por um Souk (mercado, bazar) enorme, até chegar na Umayyad Mosque. E fomos uma noite apenas para este Souk para eu comprar alguma coisa. Há certas coisas que você encontra, na qualidade e preço, só aqui. Pois tem coisas aqui que são tão boas que em outros países são MUITO mais caros, e aqui são baratos. Aqui se deve comprar: Aromas e perfumes orientais, sedas da mais fina qualidade, doces sírios, sabonetes de óleo orientais, e o sorvete que é muito bom! Eu comprei o sorvete, comprei dois frascos de perfumes árabes femininos MUITO bons, o cheiro me lembra as donzelas quando passam aqui deixam aquele rastro de perfume no ar, e comprei duas sedas, que são uma maravilha para se tocar.

Falando em mulher, eu ia falar mais da mulher síria neste post. Então, eu quando cheguei em Aleppo vi muitas, mas todas com o rosto inteiro coberto. Uma inclusive eu vi tirando o véu que me fez perder o fôlego. E em Damasco eu vi mais mulheres, e sem véu, e bonitas do mesmo jeito! É que cada um tem um gosto, uns preferem bunda da brasileira por exemplo. Já eu prefiro um rosto delicado com traços fortes, cabelos escuros e pele clara, e mulher pequena de corpo, e eu encontro a fonte deste tipo de mulher aqui! Por isso eu gosto tanto, hehehe. Mas, né, tem que tomar cuidado, vai que um pai ve alguma coisa e me obriga a casar! Credo. Aqui nem dá pra apontar um ou outra, porque quando se anda pela rua você olha uma ali, aí outra ali, mas acaba falando é com a moça bonita da loja que você for. Olhar hipnotizante.

Outro tópico que queria abordar, (olha só!), é o dos preços de artigos de tecnologia aqui. Aqui se compra laptops, computadores, peças e acessórios por preços muito baixos. É tudo feito na China e a Síria tem boas relações de comércio com a China, além de que não tem impostos praticamente! Então fica muito barato. E se for comprar marca boa, é certeza que é original, o laptop que comprei na Alemanda também era Made in China. Tudo é Made in China. Um laptop que no Brasil custa R$4.000,00 aqui custa R$2.300,00. Eu fiz minhas comprinhas, hehe.

Há, na cidade velha, outros vários locais de interesse, para compras vários bazares com temas diversos, e também igrejas e catedrais importantes. Eu visitei o Museu Nacional da Síria, muito legal ver o que restos das civilizações da beira do rio Eufrates, da Mesopotâmia! E MUITO mais legal ver as lindas universitárias sírias desenhando as esculturas, fazendo aula de pintura ali, e paquerando o estrangeiro aqui. Aiai.

Então, ficamos três dias nesta cidade e eu gostei demais, pois não gastávamos quase nada e ficávamos muito bem, mas era hora de partir, e pegamos uma van, ou minibus, até Maloula, uma das três cidades no mundo onde ainda se fala a língua de Jesus, Aramaico. Olha no vídeo nosso meio de transporte indo pra Maloula!



Fotos:

 Uma síria arrumando o cabelo pra pôr o véu
 Pátio da Umayyad Mosque
 Dentro da mesquita sagrada
 Ali jaz João Batista
 Souk!
 Saída do souk, ou Bazar!
 A sopa cremosa e deliciosa! Com pedacinhos de peito de frango! Hmmmmm
 Museu Nacional da Síria
 Pergaminho
 Era de Peixes
 Marfim esculpido
 Desenhistas universitárias, sírias...
 Olha que delícia!
 Jardim interno do Hostel AlRabie! Tomando café da manhã.
 Tumba do grande conquistador Saladin
 Os mosaicos da Umayyad
 Domingo na mesquita
 Existem sírias cobertas
 E sírias descobertas =D

Um comentário:

Marcelo disse...

O olhar hipnotizante é o que faz a diferença. Exotismo que só sente quem tem o merecimento de olhar aqueles olhos grandes e negros. Lindas de mais! Damascus é incrível mesmo. Me senti bem os dias que fiquei por lá!

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...