quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

O início do mundo. Antakya, Ur e Haran - Dias 26 e 27

Essa região do sudeste da Turquia é bastante importante por sua história antiga, é mais próxima do Oriente Médio mesmo, e da Mesopotâmia, então com isso já dá pra saber quantos povos passaram por aqui não é? Meu primeiro destino foi Antakya, então foquei numa outra parte da história, a história cristã. Antakya é uma grande cidade no sul da Turquia, e na fronteira com a Síria, fica perto da cidade de Adana, que é um pouco maior. A parte mais importante da história de Antakya na minha opinião é a história cristã. Aqui é Antióquia! Se você ler o livro de Atos dos Apóstolos na Bíblia, vai ler muito o nome desta cidade, Antióquia. Aqui foi onde os crentes na salvação em Jesus Cristo foram chamados pela primeira vez cristãos, e aqui foi fundada a primeira igreja cristã no mundo, ainda que um pouco escondida, nas montanhas, numa caverna, com um túnel dentro para servir de rota de fuga caso os perseguidores dos primeiros cristãos chegassem na igreja. Esta igreja, dizem que o próprio apóstolo Pedro ajudou na construção. Segundo a Bíblia, aqui os apóstolos encontraram júbilo, pois o povo aqui era bem fervoso. Aqui é onde começaram a pregar o evangelho para gentios, para os gregos, e depois disso que perceberam que a palavra de salvação de Jesus não era para os judeus somente, e sim para todos do mundo até os confins da Terra, que Jesus veio para a salvação dos que estão perdidos, das ovelhas perdidas, ora, o médico vem por causa do são ou do doente? E aqui os santos e anciãos oraram e receberam a revelação de Deus que Paulo e Barnabé deveriam iniciar viagens missionárias pelo mundo conhecido para espalhar a palavra de Deus pelo mundo, e assim o fizeram, revolucionando toda a história do mundo a partir de então.
Alguns exemplos de versículos da Bíblia que citam este lugar:

Atos 11, 19-27
os que foram dispersos pela perseguição que sucedeu por causa de Estêvão caminharam até à Fenícia, Chipre e Antioquia, não anunciando a ninguém a palavra, senão somente aos judeus.
E havia entre eles alguns homens cíprios e cirenenses, os quais entrando em Antioquia falaram aos gregos, anunciando o Senhor Jesus.
E a mão do Senhor era com eles; e grande número creu e se converteu ao Senhor.
E chegou a fama destas coisas aos ouvidos da igreja que estava em Jerusalém; e enviaram Barnabé a Antioquia.
O qual, quando chegou, e viu a graça de Deus, se alegrou, e exortou a todos a que permanecessem no Senhor, com propósito de coração;
Porque era homem de bem e cheio do Espírito Santo e de fé. E muita gente se uniu ao Senhor.
E partiu Barnabé para Tarso, a buscar Saulo; e, achando-o, o conduziu para Antioquia.
E sucedeu que todo um ano se reuniram naquela igreja, e ensinaram muita gente; e em Antioquia foram os discípulos, pela primeira vez, chamados cristãos.
E naqueles dias desceram profetas de Jerusalém para Antioquia.

Atos 13, 1-3
E na igreja que estava em Antioquia havia alguns profetas e doutores, a saber: Barnabé e Simeão chamado Níger, e Lúcio, cireneu, e Manaém, que fora criado com Herodes o tetrarca, e Saulo.
E, servindo eles ao Senhor, e jejuando, disse o Espírito Santo: Apartai-me a Barnabé e a Saulo para a obra a que os tenho chamado.
Então, jejuando e orando, e pondo sobre eles as mãos, os despediram.

Então é daqui que começou aquilo que fez nosso mundo ser como é hoje, então no mínimo é um lugar importante, concorda?

Pegamos um ônibus pela empresa de ônibus chamada Suha, por um preço alto, pelo menos eu achei, em dólares foi U$45,00 para cada um! Mas o ônibus era de qualidade, Tvs em cada poltrona, e travesseirinho pra dormir, eu só usei o travesseiro. Saímos na noite do 25º dia de viagem, e chegamos em Antakya no outro dia de manhã, o meu plano era alugar um carro, pois a Brit, do hostel em Goreme, me inspirou a conhecer essa região do início do Eufrates, e com um carro eu poderia visitar tudo o que queria em 2 dias, queria ir em Tarsus (cidade de Paulo), Urfa (Ur, onde nasceu Abraão), Haran (onde viveu Abraão) e na montanha e lago onde se inicia o rio Eufrates. Fomos ao centro de Antakya e já não gostei, achei um pouco feio, muita confusão, ninguém fala inglês, ninguém, carros, buzinas, buzinas, buzinas, AAAAAAAAHHHHH!! Então nos refugiamos num hotel que o recepcionista falava inglês, pois não achamos nenhuma loja de Rent a Car, como os muitos de Goreme. E eu tinha muita pressa em alugar o carro bem rápido pra dar tempo de fazer o que queria. O recepcionista do hotel falou que tinha um amigo que tinha uma locadora, ligo e acordo ele, ele veio e levou a gente na loja dele, nos trouxe num carro velho. Ele não falava uma palavra em inglês, mas o esperto começou a usar um tradutor na internet pra se comunicar comigo. Tinha dois pontos: primeiro que eu já sabia que é complicado pegar carro nessas lojinhas, não é confiável, e segundo que pela barreira da comunicação quis facilitar e fazer menos perguntas possíveis. Pelos pontos, o primeiro, eu estava completamente certo, e o segundo, completamente errado. Pagamos sem perguntar muita coisa e ele fechou tudo, e nos levou no carro velho a um posto de combustível, e falou, encham o tanque, esse é o carro de vocês. Aí percebemos que o que pagamos era por aquela tralha, que nunca aguentaria uma viagem até onde eu queria ir. Aí falamos que não, ele enrolou mais, acabamos indo pro hotel, quis o dinheiro devolta e ele dizia que não. O recepcionista no meio. Aí ele falou que arranjaria um carro melhor, se a gente pagasse um pouquinho mais. Aí trouxe o outro carro, esse já era bom, carro do ano e pouco rodado, com o tanque vazio. Mas aí já era quase meio dia, e ele não quis nos dar contrato nenhum, aí como confirmar que aquele carro é alugado? Que segurança tínhamos, e se na devolução resolvem cobrar mais? Recusamos e quisemos o dinheiro devolta, e nada, mais 1 hora e meia de enrolação e no hotel tive que deixar de ser tão cavalheiro pra não perder tanto tempo naquele trelele, e tive que ser mais firme com os dois vigaristas. Então consegui metade do dinheiro devolta, pagamos por dois dias, e ele devolveu um, foi o meio termo. Poderia ter brigado por tudo, mas meu tempo era valioso e preferi pegar e sair pra aproveitar o resto do dia. E foi proveitoso. Mas, conclusão disso tudo, quando viajar, NUNCA vá em lojinha de esquina de alugar carro, nem que seja a única opção, acho que isso é óbvio né?

Fomos de ônibus até a Igreja de São Pedro, a primeira igreja do mundo. Subimos às 14h e ficamos até a hora de fechar, 18 horas. Já era noite quando saímos, eu quis ficar lá o maior tempo possível, pra aproveitar, é só uma caverna, com buraquinhos na pedra onde colocavam incensos ou coisa do gênero, e mosaicos originais no chão, que a gente pode pisar, não acho isso muito cuidadoso. Dizem que a caverna era toda decorada, existem duas colunas, a entrada é fechada por uma fachada recente, há um púlpito no meio e a estátua de São Pedro atrás, do lado direito um lugar para água, quem sabe batismo, e do lado esquerdo um buraco para um túnel para subir a montanha, era a rota de fuga, caso os perseguidores achassem a igreja. É uma igreja pequena, fiquei lá só aproveitando, lendo a Bíblia, li o livro de Atos em toda parte que a história envolve um pouco da Antióquia, aquela igreja, a primeira do mundo. Até uns turistas quiseram tirar foto de mim, acho que acharam bonito eu ali do lado da entrada, na pedra da caverna lendo a Bíblia. Vimos um pôr do sol cinematográfico que vocês podem ver numa foto aqui, e fomos para a rodoviária, não queria mais ficar naquela cidade.

Chegamos na rodoviária 19h, e ficamos por lá até 2h da manhã, quando pegamos nosso ônibus para Urfa. Fiquei enrolando lá na internet, e no restaurante. Urfa, esta cidade é Ur, a famosa Ur, quando você lembra de tempos pré históricos lembra da cidade de Ur, não é? Então. O que dizem é que antigamente era um outro tipo de raça humana, com mais longividade, sem doença alguma, sem a caixa de pandora. Aí aos crentes, houve o dilúvio, e a Arca de Noé, segundo dizem, parou numa montanha que hoje fica no norte da Turquia. Dali desceram os descendentes de Noé, e eram um povo só, com uma língua, até que quiseram construir a Torre de Babel, para alcançar os céus, e Deus resolveu dar o passo pro novo rumo da humanidade, dividiu eles em povos e espalhou pelo mundo, com línguas diferentes e confundiu eles. Então aqui viveu a descendência dos primogênitos de Noé, até chegar a Abraão. E Abraão nasceu na cidade de Ur com seus dois irmãos, o irmão mais velho acabou morrendo e deixando um filho só. O pai de Abraão resolveu ir para Haran, e ali viveram. O povo era todo politeísta, e Abraão sempre acreditou que havia um só Deus e buscava a Deus. Então Deus foi seu amigo, e designou que Abraão seria o pai de muitos povos, que ele deveria deixar sua terra natal e partir para a uma nova terra, que fica onde hoje é Israel. Então todas as religiões monoteístas acreditam nessa história, que Abraão é o pai dos povos, dele saiu Ismael, o pai do povo árabe; Isaque, filho prometido de Sara, sua mulher, o pai do povo judeu; e vários outros filhos com servas que geraram os povos que prevaleceram no resto do mundo.

Gênesis 11, 25-31
E viveu Terá setenta anos, e gerou a Abrão, a Naor, e a Harã.
E estas são as gerações de Terá: Terá gerou a Abrão, a Naor, e a Harã; e Harã gerou a Ló.
E morreu Harã estando seu pai Terá ainda vivo, na terra do seu nascimento, em Ur dos caldeus.
E tomaram Abrão e Naor mulheres para si: o nome da mulher de Abrão era Sarai, e o nome da mulher de Naor era Milca, filha de Harã, pai de Milca e pai de Iscá.
E Sarai foi estéril, não tinha filhos.
E tomou Terá a Abrão seu filho, e a Ló, filho de Harã, filho de seu filho, e a Sarai sua nora, mulher de seu filho Abrão, e saiu com eles de Ur dos caldeus, para ir à terra de Canaã; e vieram até Harã, e habitaram ali.

Na verdade não há consenso se é esta cidade de Ur, ou outra situada no Iraque, mas os islâmicos acreditam que é esta Ur, pois não tem sentido o pai de Abraão ter viajado 550Km de Ur do Iraque até Haran, faz mais sentido que tenha viajado os 50Km de Ur até Haran.
De qualquer maneira, os islâmicos fizeram uma mesquita enorme no lugar onde acreditam que Abraão nasceu, no lugar onde há uma nascente qué é muito muito muito frutífera, sai muita água dessa nascente. E eles fizeram jardins com muitas águas, então onde Abraão nasceu é onde nasce muitas águas, e águas na interpretação de escrituras significa multidões, ou pessoas ou povos. E falando em multidão e água frutífera, nessas águas puras existem acho que milhões de peixer, todo juntos, são muitos mesmo, como se multiplicam fácil! E os turistas alimentam com pães e etc, então são gordos os peixes, e mimados. Uma boa maneira de representar a frutificação de Abraão, por ser o pai de todos.
Há também um local da mesquita, sagrado, que se entra prostrado pois a porta tem 1 metro, e ali você toma água, direto da fonte, dentro da mesquita. E eu tomei bastante. E os turcos são muito espertos, há vários banheiros em volta da mesquita, que cobram para usar! Haha. Gastei uma grana em banheiro esse dia. Há também a cidadela de Urfa, mas estava fechada, mas a mesquita já valeu muito a pena.

Neste mesmo dia visitamos Haran, a cidade onde Abraão viveu até seus 75 anos de idade. É um lugar meio desértico, casas de barro, lembra sertão brasileiro, só poeira. Uma mesquita que foi uma das primeiras no mundo e a primeira na região, em homenagem a Abraão. Um castelo e uma muralha. É a poucos quilômetros da fronteira com a Síria. Mas é uma terra mais virgem, melhor para imaginar como ali o tempo não passou, sendo uma das primeiras cidades do mundo, melhor pra imaginar tudo isto naquele lugar deserto do que numa cidade bem desenvolvida, como Urfa. Aliás, Urfa é muito melhor que Antakya, vi bastante organização ali e coisas prósperas, diferentemente de Antakya.

Então a noite fomos à rodoviária, pegamos um ônibus para Anrakya, chegamos 6 da manhã em Antakya e 8 horas da manhã já pegamos o ônibus para Aleppo na Síria, e o resto fica para o próximo post!

Mas, pensando bem, nesta visita deste post eu visitei os primórdios do mundo, o início da mesopotâmia, o início de tudo! Que importante!!!

A primeira igreja do mundo
 Antiga Antióquia
 Antakya
 Pôr do sol cinematográfico!
 A igreja de São Pedro
 Despedida da Turquia
 A vida em Haran
 Casa típica da região de Haran
 Uma das mesquitas mais antigas do mundo, em Haran
 Moto árabe!
 Transporte convencional: Minibus
 A entrada pra tomar água na fonte do local do nascimento de Abraão
 Onde nasceu Abraão, em Ur
 Os filhos de Abraão serão muitos
 Tua descendência chegará aos confins da Terra, se multiplicando
 Mesquita no local do nascimento de Abraão, em Ur.