quinta-feira, 16 de dezembro de 2010

Maloula, a cidade onde se fala a língua de Jesus, aramaico. - Dia 35

Hoje o post é sobre uma cidadezinha muito especial chamada Ma’loula. Esta cidade fica localizada no meio de uma cadeia de montanhas que se vê quando se sai de Damasco para o norte. Esta é uma comunidade que atravessou os anos um tanto que isolada do mundo, devido à dificuldade de se chegar até ela. Por este motivo as famílias desta cidade não tiveram muito contato e influência dos muitos povos árabes que governaram por tantos anos aquela região. Por isso a língua materna sempre se manteve a mesma, o ARAMAICO. Sim, esta é a língua que Jesus falava, além desta cidade existem somente mais duas cidades no mundo que ainda falam esta língua. Mas a modernidade tem finalmente entrado nestes lugares nestas últimas décadas, e a nova geração ainda fala aramaico, pois seus pais falam apenas esta língua, mas agora nas escolas eles aprendem árabe e inglês, aramaico só em casa. Por isso, acredito que a língua esteja prestes a morrer. E mais duas gerações, se houver.


No último post, postei um vídeo da saída de Damasco indo para Maloula, dá pra ver como que é o transporte aqui né, barato e animado. Vimos uma cadeia de montanhas imponente e bonita, desértica. E o motorista foi muito gentil nos levando até a porta do convento onde iríamos ficar, o Convento de Santa Tecla. Este convento abriga viajantes do mundo todo sem cobrar um centavo, eles apenas esperam que as pessoas dêem uma doação para a entidade. É um convento da Igreja Católica Ortodoxa. Fica no início da fenda que se estende até o outro lado da cadeia de montanhas. Eles tem quartos e camas e uma cozinha, tudo de graça. Mas eles não falam muito inglês lá não, tem que ser mais na mímica, e é fácil fazer mímica que quer dormir não é? Tente fazer aí!



A história do lugar é a seguinte: Acredita-se que uma jovem filha de um homem muito rico e poderoso que perseguia os cristãos se converteu ao cristianismo, isso nos primeiros anos de cristianismo, pouco depois da morte de Jesus. Então, pela traição ela foi perseguida, e fugiu, e quando chegou nesta montanha ela se viu encurralada pois elas eram muito altas e iam longe na cadeia de montanhas. Então ela foi na beira da montanha e começou a orar incensantemente para que Deus a ajudasse de alguma forma, foi então que ocorreu um grande terremoto que abriu uma fenda entre as montanhas, e ela pode passar pelo menos sem ter que subir nenhum morro. Ou pode se esconder por ali. E assim é o relevo da cidade hoje em dia, como se poderá ver em alguma foto, é possível passar em um mesmo plano para o outro lado, tranquilamente. Existem dois monastérios, este de St. Tecla em que dormimos e outro no alto de uma montanha para São Sérgio e São Bacchus, que abriga uma das igrejas mais antigas do mundo, do século IV.



Chegamos em um dia, dormimos, ficamos o outro dia visitando os lugares, dormimos, e no outro dia de manhã saimos para Beirute. E foi muito, a cidade é muito pequena, foi mais um tempo para relaxar, pois não há muito o que ver.



No primeiro dia estávamos com fome e procuramos um restaurante, só havia um na cidade toda, e não achei muito barato, mas comemos pois os mercadinhos estavam fechado e o restaurante estava fechando. Isso era 18h. No outro dia, dia de passeio, saimos para a fenda, que aliás começa bem ao lado de onde era o nosso quarto. Atravessamos, e aí subimos para o outro convento. No outro convento visitamos a igreja e ficamos lá um tempo, eles nos deram um vinho que parecia ser bastante bom, incrível como conseguem fazer vinho bom de uma terra tão seca. Então na lojinha de souvenirs havia vários presentes relacionando o aramaico, que é a característica mais interessante da cidade.



Depois de visitar o monastério, não tinha mais nada o que ver na cidade. Então fomos para o meio do mato, aliás, não tinha mato, só terra seca. Então fomos para a terra seca para subir a montanha, fomos nos aventurando, pois nem trilha tem. Mas não foi tão difícil, era só subir e achar caminhos que fosse possível escalar as pedras. Enfim, chegamos onde queríamos chegar, perto de uma cruz que fica bem na ponta de um penhasco altíssimo que marca a cidade. De lá, uma vista maravilhosa da cidade, em que é possível ver realmente um bloco de terra enorme que foi virado, com certeza por terremoto.




Descemos para o nosso monastério e eu estava um pouco frustrado por não achar muita gente que falasse aramaico comigo, pois eu não vou abordar em inglês um cidadão na rua pra ele me dizer que não me entende (em aramaico) e sair andando né. Mas então, na lojinha de souvenirs do Monastério de St. Tecla eu conheci a Hanan. Ela falava inglês e aramaico, além de árabe. Então eu pedi pra ela me ensinar algumas coisinhas. Inclusive ela me rezou o Pai Nosso (Lord’s Prayer) em aramaico, e foi tão legal! Ela me ensinou isso aqui, que eu escrevi:



Olá - Hello – Máhaba

Adeus - Good Bye – Alo aima maRs

Como você está? - How are you? - eR tioup

Qual é o seu nome? - Whats your name? - Mo esh maR? (masculine) Mo esh mish?  (feminimo)

Sendo que o “R” é um R tipo de carioca, no fundo da boca. Ou para quem não é brasileiro, como um R do fundo da boca de um francês. É!!! Como Jesus falava! Hehehehe.



Eu vou postar aqui ela falando o Pai Nosso em aramaico:




Neste dia compramos no mercadinho um miojo (nuddles) e fizemos a noite para comer. No outro dia partimos para Beirute, no Líbano. Indo para Damasco e depois tomando um ônibus (van) para Beirute.

Fotos:

 Hanan, me ensinando aramaico (tirei print do vídeo)
 Convento de Santa Tecla
 Igreja antiga, MUITO antiga
 Monastério de São Sergius e Damius
 O deserto da Síria
 Maloula vista de cima, perceba a fenda
 O burrinho de Maloula
Subi no topo daquela montanha LÁ atrás

3 comentários:

Marcelo disse...

Pois é, Maaloula é muito simpática. Mas pra chegar de manhã.. ficar lá o dia.. dormir e ir embora no outro dia. Clima de interior mesmo!

Legal o pai nosso em aramaico!

Unknown disse...

muito bom o artigo, parabens...
maaloula deve ser uma cidadezinha muito agradavel para se viver

Unknown disse...

mas concerteza ela teve influencia arabe e tambem da igreja catolica.pois o aramaico era escrito em caracteres hebraicos

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...