quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Capadócia! A Terra dos Flintstones!

Então, ocorreu que um dia, após outro dia, Lucas entrou num veículo chamado de ônibus e dormiu. Quando acordou descobriu que estava ele em outro período histórico, na verdade o ônibus o transportou para uma outra era, era uma máquina do tempo, e Lucas se viu chegando à terra dos Flintstones, aqueles do desenho animado. Barney!!!

Opa! Acorda! Hahaha, não, não foi um sonho, muito menos máquina do tempo, é que eu fui para a Capadócia. E o que é a Capadócia? è uma região central da atual Turquia, localizada entre três grandes vulcões que esculpiram uma paisagem única no mundo, tal paisagem inspirou o cenário do desenho animado "Os Flintstones", pois quando você se encontra nesta cidade você literalmente se sente na cidade dos Flintstones. Os vulcões tiveram grande atividade no passado, e por uma vez expeliram um material que formou um tipo de pedra ao passar dos anos, e depois expeliram outro tipo de material que formou outro tipo de rocha na região. A primeira camada é de um tipo de rocha mais fraco, arenoso, que se desgasta. Já a segunda erupção trouxe um tipo de pedra mais forte e resistente. Qual o resultado disto? A paisagem lunar. Existem muitas rochas que são como prédios com uma rocha grande equilibrada emcima, como um cogumelo. Para imaginar isto é só imaginar os prédios dos Flintstones.

Mas por que eu falo tanto em Flintstones? Duas razões, a primeira é paisagística, o cenário é igual, como se fossem edifícios, pessoas muitos e muitos anos atrás escavaram as pedras fracas e fizeram cavernas para elas viverem, e hoje o que se vê é como prédios da pré história, rochas altas como cogumelos, e com janelinhas, por vários andares. Segunda, pois realmente habitaram ali pessoas da pré história. A primeira figura ilustrativa, ou pintura, ou quadro registrada na história está no Museu Arqueológico de Ankara, e registra na Capadócia pessoas vivendo naquelas cavernas, e um dos vulcões em atividade, erupção. Ou seja, né, Flintstones!!!! Haha.

Mas, segundo os livros de história, os prmieiros povos a habitar ali, ou o primeiro "Império" foi dos hititas, começando cerca de 3000a.C. E nesta época começaram a morar nestas cavernas.

Agora sobre minha viagem mesmo, cheguei com meu pai de manhã depois de uma noite no ônibus vindo de Antalya, paguei 28 dólares pelo transporte de 10 horas que me economizou o hotel, então não ficou TÃO caro. Vim pela empresa Suha. chegamos 7 da manhã e fomos pra um albergue que encontrei na internet, o Anatolia Cave Pension. Acordamos os caras, e pegamos um quarto duplo, por U$17,50 cada um. É, poderia ter sido no Bed Rock Pension num dormitório por U$10,56 cada um, mas preferimos um quarto privado mesmo pra deixar as coisas lá. Mas, eu recomendaria este Bed Rock Pension, do outro lado da cidade mas muito bom! Principalmente no verão. Quando você entra na cidade de GOREME, é este o nome da cidade, você encontra várias daqueles morrinhos que são pedras, que parecem formigueiros, com as janelinhas, e fazem parte dos hotéis e hostels, então as pessoas podem dormir dentro delas. Como estava muito frio e não queríamos arriscar pegar uma caverna sem calefação pegamos o primeiro que encontramos num quarto normal. A minha prioridade era ter internet wifi livre e café da manhã incluso. E isto nosso hotel oferecia, além de que as camas eram boas e o banheiro também, tudo limpinho. A esposa do dono da pensão era muito legal! A Brit, enfermeira norueguesa que me ajudou muito no último dia, com informações sobre os próximos lugares a visitar na Turquia, ela me convenceu de ficar um pouco mais na Turquia pra visitar uns lugares importantes, como a cidade de Ur, uma das primeiras do mundo no começo da mesopotâmia ao lado da nascente do rio Eufrates, e cidade de Haran, ao lado, ambas foram habitadas por Abraão, o pai dos povos. Ela também indicou outras duas cidades que infelizmente não tive tempo de ir. E ela é muito simpática! Já falei né? Hehehe. Então, pensão legal! Quarto quentinho, pois estava FRIO!

O plano era ficar dois dias, no primeiro andar pelos vales e cavernas que são inclusos no Red Tour e no segundo dia fazer o Green Tour. Pois é impossível fazer sozinho, tivemos que pagar, é a 130Km a cidade subterrânea, e mais ou menos isso também o Green Valley.

Então, no primeiro dia fomos direto ao Museu Aberto de Goreme, que é um Patrimônio da Humanidade, cheio de igrejas dentro das cavernas, além das casas nas cavernas, é um conjunto daqueles cogumelos com casinhas e igrejas dentro. As igrejas eram escavadas na pedra e eram feitas pinturas nas paredes, com plantas da região, imagens representando as fases da vida de Jesus. Fui em várias, e uma delas era especial, tão especial que tiver que pagar mais 5 dólares para entrar nela (já tinha pago 10 dólares pra entrar no museu). A igreja teve suas pinturas conservadas, e as cores são vivas, como eram antigamente (pois as outras igrejas têm pinturas todas quase transparentes, de gastas), muito bonito mesmo! Se conservou assim pois nela não entrava muita luz, só uma frestinha, então não gastou a tinta. Mas por que tantas igrejas? Pois primeiro, ali se refugiaram os cristãos perseguidos, pelo menos alguns deles, e também ali viveram povos da civilização Bizantina, muito religiosa. Depois, os iconoclastas, durante um período do Império Bizantino, destruíram todas as imagens que haviam em igrejas no Império, inclusive destas igrejas nas cavernas, pois não era certo reproduzir imagens de Deus, assim como os israelitas fizeram com um cordeiro de Ouro e ofenderam a Deus, e Moisés destruiu a imagem. Então todas as imagens têm as suas faces destruídas, menos na igreja mais bem conservada, eu tenho um vídeo desta igreja na caverna e vou pôr aqui!

(vídeo igreja, ponho quando sair da Síria, que aqui não existe internet)

Depois do Museu fomos andar por um caminho onde eu olhava para um lado e via um prédio de pedra, com cavernas e janelas, olhava pro outro e a mesma coisa. E às vezes pedras menores com uma ou duas casas. Em algumas era impossível pra mim escalar mas em outras eu subi, escalei, e entrei. Tenho um vídeo de uma casa inteira escavada numa montanha, a casa dos Flintstones! Tem o corredor de entrada com os compartimento pra guardar coisas, a sala de estar, onde ele conversava com o Barney, a sala de jantar com uma mesa enorme pra comer as carnes frescas, com mesa para 25 pessoas, acho que cada família tinha mais ou menos isso de filho. Na sala de estar havia uma sacada, que tinha um caminho para ir para os quartos, as camas eram escavadas nas paredes também, buracos confortáveis nas paredes. Vou postar aqui o vídeo!

(vídeo casa, ponho quando sair da Síria, que aqui não existe internet)

Depois no mesmo dia subimos em um castelo de pedra na cidade próxima e vimos o vale ao pôr do sol. Neste dia fomos no restaurante SOS Restaurant, em Goreme, bem bonito, mas não gostei do atendimento, e a comida que veio era meio pobre, acho que fiquei mal acostumado com o restaurante de Antalya. Pelo menos o restaurante não era caro, apesar de estiloso.

No segundo dia acordamos cedo, tomamos nosso café da manhã na pensão, com uma vista muito bonita, e saimos para a excursão. Agora me senti como um simples excursionista! Que coisa! Doeu no bolso, 50 dólares. Mas vale. Pois eles levam, explicando as coisas, na cidade subterrânea, Green Valley, e a catedral de Selime, nas pedras, tudo a uns 120Km de distância de Goreme. Então, primeiro fomos até a cidade subterrânea, até chegar a Goreme eu não sabia da existência deste lugar, os primeiros que construiram estas, coisas, foram os hititas, milhares de anos atrás, aí os cristãos quando estavam sendo perseguidos aproveitaram estas cavernas e ampliaram e construiram mais. Até 20 mil pessoas viveram debaixo da terra neste lugar. Fui na cidade subterrânea de Derinkuyu, há uma pequena entrada que hoje fica no meio de um vilarejo. Descendo as escadas você entra na cidade, alguns túneis você tem que andar agachado e outros são mais espaçosos, há um buraco muito fundo, que servia de elevador e para a ventilação das cavernas, na cidade que fui havia 8 andares, no primeiro andar havia as cozinhas e os lugares para guardar os animais, tais como cavalos e ovelhas. Havia iluminação com fogo, claro, e no andar mais profundo estava o Hall principal, sala de encontro, além da igreja, em forma de cruz. Claro que não são todos os túneis que estão abertos aos turistas e não são todos os túneis que foram descobertos, então andamos pelo principal. Há no primeiro andar uma ligação entre as cidades, vimos um túnel que é a ligação com a cidade subterrânea mais próxima, túnel de 8Km de comprimento. Se não falei, pelo hititas era usado para se proteger dos perigos lá fora e pelos cristãos, que eram perseguidos por serem cristãos, foi refúgio, também na época dos islâmicos radicais ali foi um refúgio de cristãos. Mas sério, aquilo parece um formigueiro! Me senti num formigueiro humano! Nunca pensei que um dia eu ia entrar num formigueiro! Fiquei bem impressionado!

Depois disto fomos ao Vale Verde, um vale normal, mas bonito, com um riozinho no meio e várias igrejas nas pedras das paredes do vale. Depois almoçamos e fomos para a Catedral de Selime, que nada mais é do que uma montanha de pedra, que foi feita em uma catedral, fizeram cavernas para formar esta que é a maior igrja da região. Mas sem pinturas.

O plano era ir então para Antakya, mas quando voltamos à cidade, só havia mais uma vaga no ônibus para aquela noite para Antakya, então ficamos mais um dia. E valeu a pena.

No terceiro dia andamos por um vale chamado Pigeon Valley, e no fim vimos vários turistas voltando com cara de frustrados, uns explicaram para nós que as flechas que indicam o caminho, ao fim do vale, simplismente indicam na posição vertical, para escalar a parede do vale, e eles acharam impossível e tiveram que voltar por todo vale até Goreme. Aí resolvemos ir mesmo assim, pois achamos que não era tão assim. Chegamos no fim do vale e realmente, a flecha estava na vertical, e era alto, se tentasse escalar e caísse, era uma vez um mochileiro. Mas, resolvi encarar, eu gosto de escalar. Aí fui fui fui e, subi. Depois foi difícil conseguir convencer meu pai a tentar subir, porque era bem alto, mas ele também conseguiu, depois olhando pra baixo não acreditava. Aí ficou perto da cidade que iríamos,Uçhisar, com um castelo de pedra para visitar, assim o fizemos, visitamos o castelo e lá de cima tivemos uma vista privilegiada, com o vulcão que domina a Capadócia. Encontramos um canadense que eu encontrei ficou no mesmo hostel que eu na ilha de Rhodes, na Grécia, encontramos ele aqui perdido pela Capadócia, aí conversamos e tiramos fotos, colocarei uma aqui, ele tem 60 anos e está viajando pelo mundo sozinho. Depois caminhamos para o White Valley, muito bonito, primeiro pelas suas paredes imponentes, depois encontramos uvas no meio do vale, selvagens, perfeitas, docinhas, comi MUITA uva, pensei até que ia fazer mal, acho que comi mais de 1Kg, porque ali tinha árvores e árvores pesadas de uvas. Depois foi bonito passar pelos túneis no meio do vale. Inclusive aí resolvi gravar eu passando pelos túneis, e fui, e fui num que ainda não tinha ido, e fui andando, e via a luz no fim do túnel, lá longe, de repente a altura do túnel vai baixando, e baixando, e baixando, no fim tive quase que rastejar como soldado, pois o túnel estava com uns 60cm de altura, menos até, e eu gravando! Depois começa o Love Valley, que parece a Vila Velha de Ponta Grossa, cheio daquelas pedras que parecem cogumelos, e isso já era pôr do sol, valeu muito a pena este vale!

No mesmo dia, às 20h pegamos um ônibus pela Suha para Antakya, fomos até uma cidade próxima primeiro para fazer conexão, lá jantamos e fomos, chegamos em Antakya no outro dia às 07:00.

Mas enfim, valeu muito a pena ir à Capadócia, é um lugar único no mundo, terra dos Flitstones, dos cristãos que moravam em cavernas, dos "homens-formiga" (essa inventei agora, haha), da paisagem lunar que fascina, estava bem frio, mas suportável, pelo menos não nevou. Vale muito a pena conhecer este lugar, um outro Patrimônio da Humanidade.

Uma das milhares de igrejas  das cavernas que tem por aqui
A igreja mais bem preservada da Capadócia! Uma caverna!
Terra dos Flintstones! Não é verdade?? Igualzinho!
Andando por BedRock... Barney!!! (prédios altos da mais moderna civilização da Idade da Pedra)
Meu hostel. Das cavernas.
Dentro do Formigueiro.
A igreja, no 8º andar abaixo da terra desta cidade subterrânea.
Olha lá! Quem é na janela?
Catedral de Selime, esculpida na rocha.
Vista do meu café da manhã em Goreme
O Vale de Pigeon, e a parede (olha a altura) que tivemos que escalar.
O Castelo de Pedra e o canadense que tinha conhecido na ilha de Rhodes.
O Vale Branco e suas uvas deliciosas.
Passando pelas cavernas do Vale Branco.
Esta é a CAPADÓCIA!!! =D

4 comentários:

Marcelo disse...

Ei Lucas!! Que bom que tinham muitas uvas por ai! Que legal. A capadocia é realmente impressionante. Estou acompanhando!

Fê Costta disse...

Fála Lucas!!!

Gostei do seu blog! As fotos estão muito bacanas também! Vejo que seu pai contribui bastante como bom fotógrafo!! :)


Ainda em terras sírias? Já estamos de volta à Dubai! Quando eu baixar as fotos eu mando as suas.

Grande abraço e aproveita essa viagem maravilhosa! Se quiser dicas do Egito ou Jordânia, é só dizer.

Abs,

Anônimo disse...

Hum pensei que fosse um bezerro de ouro!?
shaushaush por nd não mas essas tuas roupas estão quase que andando sozinhas por aí.

Anônimo disse...

Oi, Lucas!
Estou indo para Cappadocia e como quero fazer o green tour e red tour, queria saber se vc indica com quem fazer. Os preços que consegui estão muito caros 80 e 90 euros.
Vc lembra (e teria algum contato) com quem fez esses passeios?
Grata pela atenção,
Lilyen

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...