segunda-feira, 20 de dezembro de 2010

Nazaré - a cidade do Príncipe da Paz - Dias 39 e 40


Nazaré. Quem nunca ouviu falar no nome desta cidade? Qualquer um que um dia tenha escutado o nome “Jesus” ouviu falar em Nazaré, pois Ele é o Nazareno, como já diziam as antigas profecias que assim seria chamado. Como aqui em Isaías 9, 1-7:

Mas a terra, que foi angustiada, não será entenebrecida; envileceu nos primeiros tempos, a terra de Zebulom, e a terra de Naftali (Nazaré); mas nos últimos tempos a enobreceu junto ao caminho do mar, além do Jordão, na Galiléia das nações.
O povo que andava em trevas, viu uma grande luz, e sobre os que habitavam na região da sombra da morte resplandeceu a luz.
Tu multiplicaste a nação, a alegria lhe aumentaste; todos se alegrarão perante ti, como se alegram na ceifa, e como exultam quando se repartem os despojos.
Porque tu quebraste o jugo da sua carga, e o bordão do seu ombro, e a vara do seu opressor, como no dia dos midianitas.
Porque todo calçado que levava o guerreiro no tumulto da batalha, e todo o manto revolvido em sangue, serão queimados, servindo de combustível ao fogo.
Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu, e o principado está sobre os seus ombros, e se chamará o seu nome: Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz.
Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do SENHOR dos Exércitos fará isto.


Pois é, a cidade está muito ligada com Jesus, isto é o que a faz tão importante. A cidade se situa na Galiléia, região do hoje norte de Israel, mas que antes era uma região pacata, rota de comércio, com cidades pequenas. Só tomou realmente importância depois do nascimento de Jesus, sempre foi só um vilarejo sem importância, de agricultores, perto de vales.

Lá viviam José, descendente de Davi, e vivia Maria, a virgem. Ela já estava noiva de José quando um dia foi buscar água numa fonte, sozinha, e foi surpreendida por um anjo que lhe apareceu, este era Gabriel, o grande arcanjo, servo do Senhor. Depois quando estava sozinha em casa, Maria teve novamente a visão do arcanjo, e aconteceu assim, como escrito em Lucas 1,26-38:

E, no sexto mês, foi o anjo Gabriel enviado por Deus a uma cidade da Galiléia, chamada Nazaré,
A uma virgem desposada com um homem, cujo nome era José, da casa de Davi; e o nome da virgem era Maria.
E, entrando o anjo aonde ela estava, disse: Salve, agraciada; o Senhor é contigo; bendita és tu entre as mulheres.
E, vendo-o ela, turbou-se muito com aquelas palavras, e considerava que saudação seria esta.
Disse-lhe, então, o anjo: Maria, não temas, porque achaste graça diante de Deus.
E eis que em teu ventre conceberás e darás à luz um filho, e por-lhe-ás o nome de Jesus.
Este será grande, e será chamado filho do Altíssimo; e o Senhor Deus lhe dará o trono de Davi, seu pai;
E reinará eternamente na casa de Jacó, e o seu reino não terá fim.
E disse Maria ao anjo: Como se fará isto, visto que não conheço homem algum?
E, respondendo o anjo, disse-lhe: Descerá sobre ti o Espírito Santo, e a virtude do Altíssimo te cobrirá com a sua sombra; por isso também o Santo, que de ti há de nascer, será chamado Filho de Deus.
E eis que também Isabel, tua prima, concebeu um filho em sua velhice; e é este o sexto mês para aquela que era chamada estéril;
Porque para Deus nada é impossível.
Disse então Maria: Eis aqui a serva do Senhor; cumpra-se em mim segundo a tua palavra. E o anjo ausentou-se dela.


Maria ficou grávida, e quando foi dar a luz, viajou com José e teve o seu filho na cidade de Belém, próximo a Jerusalém e Jericó, numa manjedoura, pois não havia hospedaria disponível na cidade. Então Herodes, que havia contratado reis magos para encontrar o menino Messias que viria, não teve notícia dos magos, ficou enfurecido e mandou matar todos os meninos pequenos do reino. Então fugiram Maria e José com o menino Jesus para o Egito, e lá ficaram até a morte deste rei, quando então retornaram e habitaram na Galiléia, na mesma cidade de Nazaré. E ali Jesus cresceu em sabedoria, em sua infância e juventude. E apenas aos 30 anos começou realmente o seu ministério, mostrando o seu poder, 3 anos antes do sacrifício do Cordeiro.

Bom, é isso que faz Nazaré tão importante, onde Jesus foi anunciado e onde cresceu. Então hoje existe a Basílica da Anunciação, o ponto alto de Nazaré, construído sobre a casa de Maria. Considerou-se que aquela ruína de casa da época de Jesus era de Maria por causa das várias inscrições de cristãos primitivos e peregrinos nas paredes, com dizeres a Maria. Provavelmente conservaram a casa da virgem, pois sabiam a importância daquilo. Foi ali que o anjo Gabriel anunciou a vinda do Messias através da concepção imaculada de Maria através do Espírito Santo.

Tudo gira em torno da anunciação, então o segundo lugar mais importante é onde Maria teria visto pela primeira vez o anjo Gabriel, quando estava em um poço próximo a sua casa. Hoje ali existe uma igreja católica ortodoxa grega, ainda com o poço e a água corrente, a fonte jorrando água. É possível beber desta água.

Aí, outros lugares a se visitar em Nazaré são a igreja de José, onde havia a carpentaria; e outros lugares sem muita relevância. E o morro do precipício, onde teriam tentado matar Jesus depois de ele se anunciar que era o Messias na sinagoga da cidade, aliás, a sinagoga também é importante para se visitar.

Agora depois de tanta história, finalmente a minha. Pra mim esta cidade é muito importante por toda esta história, mas eu pretendia gastar ali um dia ou dois. Mas quando chegamos as nuvens já se ajuntaram, e houve grande tempestade. Entramos nas ruelas da cidade antiga, e seguimos as placas até encontrar o Fauzi Azar Inn, eu já havia lido os reviews sobre este hostel em Nazaré e queria encontrá-lo. Quando cheguei já me surpreendi, gostei demais da recepção calorosa, com o cara explicando tudo tudo tudo sobre a cidade, e também sobre a região, e como fazer o Jesus Trail, me deixando muito animado. Me mostrou o quarto, que era bonito com seu teto característico antigo com abóbodas, ou cúpulas. O banheiro era limpo, espaçoso, e moderno, fazia muito tempo que eu não via um banheiro como aquele, achei maravilhoso, tinha até banheiro com box de vidro! Aí ele me levou na cozinha, explicar que podia usar a vontade, que eles sempre tinham leite e ovos disponíveis pros hóspedes usarem, também havia forno, geladeira e microondas disponíveis, copos e talheres. Fiquei estasiado! A internet era também gratuita, e wifi. E o staff era só meninas que pareciam ser voluntárias, e muito simpáticas. Elas inclusive ficavam fazendo comida para os hóspedes, bolinhos salgados deliciosos, bolo de chocolate, e até janta completa! Precisa dizer mais? Melhor hostel de todo o Oriente Médio, sem dúvidas. Eles até ofereciam café da manhã por uns 9 dólares a mais, mas com aquilo tudo na cozinha, pra que café da manhã? E encontrei um pessoal muito legal no hostel, uma brasileira blogueira, uns gringos que viveram um tempo no Brasil e falam português, um português, uns franceses.

Mas choveu, no outro dia fomos debaixo de chuva para a Basílica da Anunciação. Fiquei muito tempo lá dentro. Existem muitas obras de arte retratando a virgem Maria por artistas de diferentes países e culturas. Engraçado como é diferente dependendo do lugar, a visão que cada um tem de Maria. A brasileira estava dentro da Basílica, e claro, era da Nossa Senhora Aparecida em seu manto azul com os pescadores. A mais estranha era a imagem dos Estados Unidos, credo. Mas a maior parte do tempo fiquei lá embaixo, na grota, onde houveram duas missas para grupos privados, uma delas em espanhol, eu acompanhei tudo. Ali é onde fica a casa de Maria, embaixo da Basílica, ali é onde desceu dos céus o anjo Gabriel para anunciar a vinda de Jesus. É esse o lugar tão importante de Nazaré. Quando o anjo do Senhor anunciou a chegada da salvação àqueles que a aceitassem. Lá encontramos um brasileiro missionário do Pará, Leonardo, que está vivendo e trabalhando neste lugar. 


Depois seguimos para a Igreja de José, logo ao lado. Há algumas escavações que dizem que era uma marcenaria, é, legal. Se for mesmo, é o lugar da Sagrada Família.

Depois subimos a rua até chegar no poço de Maria, onde fica aquela igreja ortodoxa grega que já mencinei. Entrei, fiz vídeo, tirei fotos, e bebi da água da fonte. É onde Maria teria visto o anjo Gabriel pela primeira vez. Eu gostei do lugar!


No mesmo dia, a noite, encontramos um restaurante chamado “Tishreen”. De longe o melhor restaurante que encontramos em Israel. A comida era ótima, o ambiente era ótimo, e as garçonetes de 18 anos magrinhas e pequenininhas, lindas e simpáticas. Este eu recomendo! Jantamos duas vezes lá e não ficou tão caro, mais barato que os restaurantes ou bares de esquina de pior qualidade. Inclusive agora eu vi no TripAdvisor que é o melhor restaurante de Nazaré segundo eles também.

O melhor hotel do Oriente Médio, o melhor restaurante do Oriente Médio. Só faltava a chuva ir embora! Mas não foi. Aliás, foi abençoada esta chuva. Eles estava em seca, a muito tempo não chovia e havia incêndios no norte de Israel, e bem quando chegamos começou a chover. No segundo dia choveu até pedra! E na minha cabeça! Bela massagem, hehe.

Como a chuva não foi embora, meus planos de no segundo dia começar o Jesus Trail foi por água abaixo, e ficamos em Nazaré. O português-francês que ficou amigo do meu pai, nos levou para alguns lugares altos, para ter vista panorâmica. Mas estava MUITO frio, e não dava pra ver nada, e quase tudo estava fechado, era domingo. Nazaré é reduto de árabes e cristãos, é a maior comunidade árabe de Israel. No domingo eu fui na igreja batista que eu tinha achado no sábado, mas fiquei meio perdido pois falavam só árabe. Falei com uns lá, e depois do culto teve festinha embaixo da igreja com salgadinhos e coca, e eu lá no meio comendo. Mas o culto é igualzinho no Brasil, a mesma coisa, mesmo tom de voz, mesma estrutura de culto. Única coisa é que a língua chega no meu cérebro embaralhada e eu tento decifrar usando a imaginação, só isso.

Então a chuva cessou, e no outro dia era só garoa e chuvas esparças, resolvemos encarar e sair para o mato. Fazer peregrinação, o Jesus Trail. Me deu dó de deixar aquele lugar tão confortável, mas eu queria seguir os passos de Jesus.

Fotos:
 A Cozinha do Fauzi Azar Inn
 Lounge do Fauzi Azar Inn, com vista para a Basílica e toda Nazaré
 A imagem brasileira de Maria
 A casa de Maria, onde ocorreu a anunciação
 Mais de perto
 Basílica da anunciação
 A sagrada família, na igreja de José, na carpentaria
 O poço onde Maria teria visto o anjo pela primeira vez. O poço de Maria.
 Restaurante Tishreen: garçonetes simpáticas, comida boa e famílias felizes
 O culto na Igreja Batista de Nazaré
 E choveu de pedra mesmo!
Visão Geral da parte de baixo da Basílica da Anunciação, onde fica a casa de Maria onde ocorreu a anunciação do nascimento de Jesus

Um comentário:

Marcelo disse...

Fauzi Azar é show mesmo. Tudo de bom! E ainda bem que vc não foi pra Tel Aviv.. capaz de vc querer casar com uma israelita! hahaha

O caminho da Jordânia ao Egito - Dia 57

Após uma noite inesquecível, nos preparamos logo cedo para sairmos o mais rápido dali para conseguir chegar no mesmo dia a Dahab, e sair d...